PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.



28 de março de 2024

  Quinta-feira da Semana Santa.  

  Ceia do Senhor.  

   Evangelho.   


Jo 13,1-15

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: ‘Nem todos estais limpos’. 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

  Meditação.  


Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1)

Uma das cenas da paixão de Cristo que mais chama atenção por sua beleza e por seu clima de intimidade é a Última Ceia, com o lava-pés. A celebração cristã da quinta-feira santa realça a instituição do sacramento da Eucaristia, do sacerdócio ministerial e o mandamento do amor fraterno.

Chama a atenção o fato do evangelista João não narrar a instituição da Eucaristia, como os outros evangelhos. Em seu lugar, ele apresenta o lava-pés. Lavar os pés não foi só um ato na vida de Jesus entre nós. Ele realizou sua missão, como servidor. O lava-pés é uma síntese da vida de Jesus. Entendemos que, com o lava-pés, Jesus quis mostrar que ele veio para servir, e assim nos pede para sermos servidores dos irmãos. Também nós devemos lavar os pés uns dos outros.

É possível que para João, o lava-pés seja muito mais do que um sinal do serviço. Não sei se consigo me explicar, mas o lava-pés é o amor de Jesus até o fim. Veja se eu estou pensando certo. João abre esse relato da última ceia, com essa expressão “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-se até o fim”. O que seria “amar até o fim”? Podemos entender que seria amar até o último momento de sua vida. Mas, também podemos entender que “amar até o fim” é amar intensamente, perfeitamente, até o máximo de amor possível.

Jesus amou os seus e os amou até o fim. Ele nos amou com o máximo amor. E como é que Jesus amou os seus? Bom, Jesus os convidou ao seu seguimento, anunciou-lhes a Palavra, revelando o Pai que o enviou. E o máximo de amor foi a auto doação de si mesmo. Como ele disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”. Nisto estava o amor até o fim, em dar a vida pelos seus. O amor de Jesus o levou a dar a sua vida para que nós fôssemos purificados do nosso pecado.

Por sua vida entregue livremente em nosso favor, Jesus alcançou o perdão dos nossos pecados, nos purificou. Do seu coração aberto na cruz, escorreu sangue e água. Sangue redentor. Água purificadora. Por sua morte, ele nos purificou, nos lavou. Sendo assim, podemos concluir que o lava-pés é uma representação visível do amor de Jesus pelos seus até o fim. Amor que, na sua auto doação amorosa, nos comunicou a vida de Deus, nos lavando da sujeira do pecado.

Vejam que, no texto, o verbo “lavar” aparece 8 vezes. O lava-pés é o amor de Jesus que se manifestou na sua morte redentora, nos lavando, nos purificando do pecado.




Guardando a mensagem

O lava-pés não é um detalhe curioso da vida de Jesus. Foi a vida mesma dele. Ele, por amor, fez-se nosso servo. E a obra maior do seu amor foi nos lavar do pecado, por meio de sua morte. Quando foi que finalmente ele nos purificou dos pecados? Na sua cruz, na sua morte, onde se entregou em nosso favor. A sua morte é o amor maior, o amor até o fim, porque ali realizou de forma suprema o amor pelos seus. O lava-pés é uma representação do amor de Jesus, amor até às últimas consequências.

Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pedro não queria que tu lavasses os seus pés. Ele viu que aquilo era um trabalho para escravo. E tu eras o Senhor. E ficamos pensando no que tu lhe disseste: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Pensando melhor, podemos entender essa palavra. Verdadeiramente tu nos lavaste do nosso pecado, por meio de tua morte. Ali, foi o máximo do teu esvaziamento, do teu abaixamento. Só lavados, purificados, podemos ter parte contigo, podemos estar em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz remiste o mundo. Amém.

Vivendo a palavra

Lembre-se que amanhã, sexta-feira da paixão, temos o compromisso do jejum, como gesto de comunhão com o Senhor em seu sacrifício e de solidariedade com os irmãos que estão passando necessidade. Jejum e Partilha.

Comunicando

No nosso Canal do Youtube, transmitiremos, hoje, a Missa dos Santos Óleos, diretamente da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa, Arquidiocese da Paraíba. A Missa na Catedral começa às 9 horas. Eu e dez missionários da AMA, estamos por aqui, animando a Semana Santa em uma das paróquias capital paraibana. Segue o link da Missa pelo whatsapp.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

24 comentários:

  1. Senhor Jesus lava os meus pensamentos negativo lava o meu coração nós precisamos tanto de ti senhor aumenta minha fé 🙏🏽🙌🏽

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos, bom dia padre João Carlos! Gratidão! Onde esta o link para missa?

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos. bom dia. Obrigada por essa reflexão. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos livre de todo mal. senhor tenha misericórdia de nós e livrai nos de todo pecado.obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  4. SENHOR JESUS,OBRIGADO POR TUDO,NOS LAVAR DO PECADO, PELO SEU SOFRIMENTO PARA NOS SALVAR,AJUDAI-NOS,A SERMOS OBIDIENTES AMÉM.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, sua benção . Obrigada senhor, nós ti adoramos Senhor, Jesus Cristo, nós ti bendizemos, porque pela Santa Cruz nos remiste o mundo. Amém. Senhor Jesus Cristo lave meus pulmões dessa tosse, que Deus abençoe a mim e a minha família, com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. SENHOR! Me faça amar até o fim meus irmãos, mas apesar de crer em ti, aumentai a minha fé para que eu seja digno de te pedir para atender meus pedidos. Peço pelo meu filho Ivan.

    ResponderExcluir
  7. Padre sua benção to recebendo meditação da palavra um amigo me manda yodos os dias nao sei começar o dia sem ouvir a mensagem do dia amém
    1MONTÃODE ABRAÇOS pro Senhor Jesus ti ama

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Jesus, mesmo sabendo de tudo que iria acontecer ainda, ou seja da traição de Judas e do negar de Pedro, que estava chegando a hora de Sua entrega, demonstrou todo Seu Amor e humildade possível quando se prostrou de joelhos para lavar os pés dos discípulos.
    Devemos observar que em momento algum fez aquilo com pressa ou mesmo de qualquer jeito, pelo contrário naquele momento quis nos transmitir toda calma, toda paciência e toda bondade de um coração sensível, compassivo e puro, aquele mesmo que devemos nos espelhar em todas nossas atitudes e decisões para o resto de nossas vidas.
    A atitude de Jesus, em se prostrar diante dos discípulos e lavar os pés de cada um, traduzindo em palavras nos fala a todo momento sobre o valor da humildade, da pequenez, ou seja não importa o que você é, nem o que você tem, qual seu cargo, se é patrão ou subordinado, não importa seu Status, a única diferença que importará é o coração de um para o outro, se está se purificando, limpo, convertido, pois a Sagrada Escritura afirma que, todos que aceitaram Jesus e pelo Sacramento inicial do Batismo foram limpos, se tornaram irmãos em Cristo, todos iguais perante DEUS, assim também sabemos que viemos do pó e voltaremos para o pó.
    " Se sabeis isto, e o puserdes em prática, (viver a humildade, o puro amor, a conversão, a bondade,.) sereis felizes.",.

    I São João 3,16
    [16]Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus, obrigada pela graça de assumir nossos pecados, ajuda-nos, proteja- nos sempre, perdoa nossas faltas. Tende misericórdia de nós, pobres pecadores.! Guia- nós em todas as nossas decisões.🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre , Deus nós abençoe e nós proteja, obrigada senhor pelo seu sim a favor de nós , te amamos te glorificamos ,obrigada pelo grande pastor que é, obrigada pelo dom da vida e perdão e mesericordia pelo nosso pecados

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre , obrigado pelas meditações
    Senhor Jesus Cristo lava me o meu coração, a minha mente e todo o meu ser lava o coração e a mente de todos os meus filhos e toda minha família amém

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus, lava todas enfermidade da minha cabeça e todo corpo, pensamentos negativos, doenças em nome de Jesus Amém

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus lava e purifica a vida dos meus filhos, Davi Mendes e Renata Mendes. Em nome de Jesus Amém.

    ResponderExcluir
  14. Sua bençao padre João! Pela saude e harmonia de minha familia! nesta quinta-feira da paixão possamos nos aproximar cada dia mais de Cristo e da sagrada família!Amém!

    ResponderExcluir
  15. Gabriela Alves28/3/24 10:51

    Ótima as suas pregações padre

    ResponderExcluir
  16. Senhor purifica os pecados de todos os meus familiares! purifica a minha mãe que precisa muito meu pai acamado com inchaço nas pernas
    minha irmã com bronquite
    e também purifique. a mim desse desânimo que sinto!

    ResponderExcluir
  17. Amém, gratidão pela sua pregação, muito linda. Que Deus nos dê uma semana Santa abençoada de muita luz saúde e paz.
    Gratidão meu Deus pelas bênçãos derramadas.

    ResponderExcluir
  18. Agradeço imensamente!
    Boa Tarde padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde! Amém 👏👏👏

    ResponderExcluir
  20. Amém que Deus lhe abençoe muito padre João Carlos

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor traz o entendimento para minha família. Que todos possamos nos perdoar e viver no amor. Obrigada pelo teu imenso sacrifício por nós q sequer o merecemos. Obrigada Senhor amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Pe João Carlos sua bênção para mim e toda minha família, Nós te adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos porque pela vossa Santa Cruz remiste o mundo

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus bendito, eu LHE agradeço pela vida de São Sebastião Pelczar. Todavia, me ajude seguir o caminho do serviço, do discipulado, do amor, da aliança, da graça e da obediência. Me ajude fugir do pecado e da idolatria. Me ajude participar da Santa Missa. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Olá bom dia padre João Carlos. Sou o padre José Manuel Guerra Brites, mccj que todos os dias reenvio as suas mensagens para centenas de pessoas, seja no Brasil como também em Portugal. O meu WhatsApp brasileiro deixou de funcionar e por isso gostaria que me enviasse o link e o áudio para o meu WhatsApp de Portugal. O número +351 925 121 004
    Muito obrigado por toda essa riqueza que nos partilha quotidianamente. Deus o abençoe e a todos da A.M.A.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Deus está cumprindo suas promessas.

   18 de maio de 2024    Sábado da 7ª Semana da Páscoa          Evangelho.     Jo 21,20-25 Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si...

POSTAGENS MAIS VISTAS