PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus reabriu as portas do paraíso.

Jesus reabriu as portas do paraíso.


02 de abril de 2024

   Terça-feira da Oitava da Páscoa.   



  Evangelho.  


Jo 20,11-18

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

   Meditação.  


Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18)

Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula. Uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado no Batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus, uma comunidade chamada Madalena.

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Olha os passos... 1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro. 2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo. 3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus. 4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo. 5º. Ela vê Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro. 6º. Ela reconhece Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome. 7º. Ela vai anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor. Sete passos de Madalena, sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus ressuscitado.

Veja que, no começo, tudo está meio em trevas. São os primeiros passos. Foi ao túmulo, quando ainda estava escuro, diz o texto. Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. Nesse texto, as palavras ‘túmulo’ e ‘choro’ se repetem várias vezes. O começo é ainda a escuridão da noite da dor, do sofrimento. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. É o segundo passo. Pressente alguma coisa, mas sem entender a sua profundidade. No terceiro passo, ela vai, aflita, comunicar aos discípulos que roubaram o corpo de Jesus. Ainda não tem a visão da fé. Depois, no quarto passo, vem o encontro com a tradição da fé que pode iluminar a compreensão da comunidade. Qual é, no fundo, o drama? Pelo pecado, fomos expulsos do paraíso. Conta o livro do Gênesis, que ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus. Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é este o caminho de Madalena, o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.

Prosseguindo um pouco mais - é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse ponto! Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo se torna missionário. ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’... disse Jesus, é a missão. E o sétimo passo é esse mesmo: anunciar aos outros “Eu vi o Senhor!”



Guardando a mensagem

Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, a de ontem e as de hoje. Podemos ver neste evangelho, os sete passos ou melhor o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no evangelho de hoje, contemplamos, em Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. No começo, ela viu que a pedra foi retirada do túmulo. Foi uma primeira descoberta. Depois, ela viu que o túmulo estava vazio. Foi aí que ela viu os anjos de branco, a Palavra de Deus ajudando a enxergar melhor e ver que as portas do paraíso foram reabertas. Finalmente, tendo te encontrado, ela pode ser tua testemunha: Eu vi o Senhor! Ajuda-nos, Jesus, a não ficar marcando o passo, mas progredir no conhecimento da verdade, para que ela nos ilumine e com ela possamos iluminar os outros. Tu és o caminho, a verdade, a vida. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o texto do Evangelho de hoje, bem devagar (Jo 20,11-18). Veja como Madalena aos poucos vai se dando conta da ressurreição de Jesus, até se tornar testemunha e anunciadora desta boa notícia. O caminho de Madalena é, com certeza, também o seu caminho.

Comunicando

Parece que você não participou do encontro bíblico de ontem, no Youtube. A Segunda Bíblica nº 04, estudando Livro do Profeta Ezequiel, está à sua disposição no  Canal Padre João Carlos.

Segunda-feira que vem, dia 08 de abril, teremos Encontro dos Ouvintes no Recife, na Paróquia de N. Sra. da Conceição, UR5 Ibura, às sete da noite. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

34 comentários:

  1. Anônimo2/4/24 00:02

    Jesus ressuscitou e há de vir e resgatar aquele que crer que Ele retornará. Vem Senhor Jesus!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/4/24 00:29

    Eu não perdi nenhum encontro aida graças a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/4/24 14:25

      Jesus. Aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🌻

      Excluir
  3. Anônimo2/4/24 02:05

    Obrigada Sr padre por nos alegrar com a palavra do evangelho todas as manhãs . Que Deus o abençoe grandemente 🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/4/24 03:49

    Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/4/24 14:26

      São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼❤️❤️

      Excluir
  5. Anônimo2/4/24 05:06

    Obrigado por essa meditação da ressurreição Deus te abençoe grandemente padre João Carlos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/4/24 06:00

    Obtigada por essa meditaçao

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/4/24 06:08

    Bom diaaaaaa padre João Carlos e a todos os meus caríssimos irmãos na fé.
    Quero agradecer muito pelo seu tempo que tem tirado para ler o evangelho e preparar a medicação de forma que ela possa ter eficácia nas nossas vidas!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/4/24 06:28

    Amém bom dia Padre João Carlos sua benção. Que meditação linda Deus Seja Louvado 🙏🙌

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/4/24 06:39

    Deus abençoe o terço dos homens e todas crianças e mulheres grávida amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/4/24 06:43

    Bom dia padre João. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/4/24 05:13

      Padre João Carlos, por sua intercessão, fazei com que o Senhor aumente todos os dias a minha Fé. Quero ser discípulo de Jesus

      Excluir
  11. Anônimo2/4/24 06:54

    Bom diaaaaa ! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/4/24 07:14

    Obgda padre João Carlos, sua benção 🕯️📖📿 Deus abençoe o senhor ✝️🛐

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/4/24 07:23

    Bom dia padre, Deus nós abençoe, senhor obrigada pelo dom da vida minha e dos meus filhos Lucas e Gabriel, senhor vós proteja e livra todo o mal de perto deles e toda a minha família, amem

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/4/24 07:23

    Viva nosso JESUS RESSUSCITADO, ELE está conosco todo dia, obrigado SENHOR, TE AMO amém.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/4/24 07:27

    Bom dia padre João Carlos sua bênção,Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/4/24 07:54

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, Ajuda~nos Jesus, para que ela nos ilumine e com ela possamos iluminar os outros.Tu és o caminha a verdade e a vida. Que nos abençoe, com saúde paz e fé. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/4/24 07:57

    Amém padre João Carlos bom dia. Obrigada por essa reflexão. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos livre de todo mal. senhor Jesus Cristo tem de piedade de nós e perdoa os nossos pecados. obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/4/24 08:14

    Bom dia abençoado Padre João Carlos e verdade eu preciso vencer esta batalha em nome de Jesus eu ainda estou sem saber o que faço da minha vida e família eu vivo na escuridão precisamos de muito tempo e luz pra todos nós família Brito Reis gratidão eternamente obrigado meu Deus a benção Padre João Carlos Deus abençoe todos nós Amém 🍀🤝🙏👨‍👨‍👦‍👦💒❤️

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2/4/24 08:31

    SENHOR JESUS! Eu creio em ti, mas aumentai a minha fé. Fazei com que eu possa ser discípulo teu. Pe. J.Carlos, por tua intercessão rogo pela recuperação de meu filho Ivan. Amém

    ResponderExcluir
  20. Anônimo2/4/24 08:49

    Senhor eu creio em te ,mais cuidar de mim pra aumentar a minha fé

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2/4/24 09:00

    Bom dia! Pde João Carlos sua benção .Vou acompanhar o estudo do Livro do Profeta Ezequiel no YouTube. Obrigada pelos ensinamentos. O Senhor é uma benção de Deus!

    ResponderExcluir
  22. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos o desespero a aflição de Maria Madalena quando não viu Jesus naquele túmulo, chorava e nem conseguia enxergar os anjos que estavam ali próximos, depois também imaginemos alegria, a felicidade de confirmar que Aquele que falou com ela era o próprio Jesus Cristo o Ressuscitado, o Mestre.
    Nas nossas vidas é assim também, quando diante dos problemas, dos desafios, ficamos todos confundidos, desesperados, sem saber o que fazer, mas quando entregamos nas mãos de DEUS e confiamos na sua infinita misericórdia e bondade, entendemos que por mais que possa estar difícil, que pareça impossível, Ele tudo pode e está sempre próximo de nós, sabe de todas as nossas tristezas e de nossas alegrias e tem o melhor para nossa salvação, assim também se confiarmos como Maria Madalena fez e assim também todos os Santos e Santas fizeram, contemplaremos a felicidade e a alegria plena para anunciar a Boa Nova e anunciar Jesus ressuscitado a todos,.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2/4/24 09:27

    Realmente é a pura verdade só está faltando as pessoas pra mais e tê muita fé em nome de Jesus Cristo.perdoeme tudo que não foi do teu agrado.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2/4/24 10:00

    Amem ja li a liturgia a 27anos apaz

    ResponderExcluir
  25. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor fazei que tua morte e Ressurreição não tenham sido em vão. Que todos nós possamos ser sempre muito fiéis a Ti e ao Teu imenso sacrifício por nós amém.

    ResponderExcluir
  26. Sua palavra Padre nos toca o coração em busca do caminho de jesus.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo2/4/24 12:46

    Bom dia Pe.João Carlos, sua Benção! Juberlita Ferreira, muito grata pela Meditação sobre o imenso amor de Jesus por nós, e a Páscoa da Ressurreição!!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo2/4/24 12:54

    Boa tarde Pe João Carlos, sua bênção, pra mim,e para todos de minha família, Senhor ,ajuda me a ser forte na fé , igual Madalena

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Que hoje possamos caminhar juntos ❤️ na direção certa, o caminho de Jesus, que é o nosso coração cheio de fé nesse milagre, o da Ressurreição!!!
    Gratidão!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  30. Anônimo2/4/24 16:37

    Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  31. Anônimo2/4/24 21:30

    texto maravilhoso

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Deus está cumprindo suas promessas.

   18 de maio de 2024    Sábado da 7ª Semana da Páscoa          Evangelho.     Jo 21,20-25 Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si...

POSTAGENS MAIS VISTAS