PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O chamado de todos à santidade.

O chamado de todos à santidade.


DOMINGO
  03 de novembro de 2024.  

Solenidade de Todos os Santos

  Evangelho.  


Mt 5,1-12a

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

   Meditação.   


Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)

Este é o domingo de todos os santos. Podemos compreendê-lo melhor, dizendo: este é o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Santo é Deus. Santos somos nós, pela graça que recebemos de sermos seus filhos; e também, mesmo que não seja suficiente, pelo esforço que fazemos para acolher e viver esse dom.

O apóstolo São João explicou, em sua primeira carta, que Deus nos deu um grande presente de amor. Que presente é esse? “Sermos chamados filhos de Deus. E o sermos de fato”. Ainda não se manifestou o que seremos, mas desde já somos filhos de Deus. Somos filhos porque estamos unidos a Cristo. Somos filhos e filhas porque o Espírito Santo foi derramado em nós. E São João explicou mais uma coisa: quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele.

Olha que graça tão grande, somos filhos de Deus. Temos o seu Espírito. Estamos unidos a Jesus, que é o filho unigênito. Somos filhos adotivos de um pai que nos ama sem medida. Ele foi capaz de entregar o seu filho único em nosso favor. Um pai amoroso e fiel.

Mas, nós somos pecadores. Pois é. Vivíamos afastados, de costas para Deus. Por isso, o Pai nos enviou Jesus e ele nos purificou com o seu sangue, isto é, com o sacrifício de sua cruz. No Apocalipse, São João viu uma multidão tão numerosa que não dava para contar: gente que lavou suas roupas no sangue do Cordeiro. Fomos purificados, lavados no sangue do Cordeiro.

No evangelho de hoje, Jesus vê a grande multidão que o procura, tanta gente. Sobe ao monte e senta-se para ensinar. Os discípulos se aproximam. Nessa pregação da montanha, uma das coisas que ele disse foi: “Sejam santos, como o Pai de vocês é santo”. E dá pra gente ser santo, imitando Deus? Bom, nós já fomos criados à imagem e semelhança dele. No batismo, pela fé, recebemos o dom da filiação divina. Então, se trata de a gente viver nessa graça, procurando imitar o nosso Pai no seu amor, imitando o seu filho Jesus, a quem temos como modelo e guia.

Foi nessa pregação, na Montanha, que Jesus proclamou as bem-aventuranças. Elas são o retrato do verdadeiro filho de Deus, o perfil dos filhos e filhas de Deus, no caminho da santidade. O primeiro que cabe nesse perfil é Jesus, o filho unigênito. O Papa Francisco, na Exortação Apostólica que escreveu sobre a santidade, dá uma explicação muito clara das bem-aventuranças: Bem-aventurados são os abençoados por Deus. Como diz o Salmo de hoje, Salmo 23 (24): “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador”.

No perfil que Jesus desenhou em sua pregação na Montanha, o filho ou a filha de Deus, nesse mundo, é alguém desapegado dos bens desta terra, solidário com as dores dos seus irmãos, manso nos seus relacionamentos, comprometido com a verdade e a justiça, misericordioso com o seu semelhante, respeitoso e correto em suas intenções e artesão da paz. 

Quem faz assim, esforçando-se para viver e agir como Jesus, imitando a bondade e a paciência do Pai, pode encontrar muita incompreensão, oposição, perseguição. Aí Jesus arremata a sua pregação, proclamando mais uma bem-aventurança, a da perseverança nas dificuldades e nas provações.




Guardando a mensagem

Este é o domingo de todos os santos, o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Deus nos deu um grande presente de amor: sermos seus filhos. Pela fé e pelo batismo, somos filhos de Deus, estamos habitados pelo Espírito Santo, somos filhos no Filho, Jesus Cristo. Jesus nos convida a ser e a viver aquilo que já somos por vocação: filhos de Deus. Foi assim que ele proclamou, no monte, as bem-aventuranças, o perfil do verdadeiro filho de Deus. O pobre em espírito é quem confia em Deus, não nos bens deste mundo. Os aflitos são os que sofrem também pelos outros, são os solidários. Os mansos são os que não agem com violência, mas prezam o diálogo e o entendimento. Os que têm fome e sede de justiça são os que se empenham em favor do bem comum, da transformação da sociedade. Os misericordiosos são os que, mesmo nos desencontros, tratam o seu semelhante com compreensão e caridade. Os que promovem a paz são os que trabalham pela reconciliação e pela convivência respeitosa entre todos. Por fim, Jesus orientou como reagir à incompreensão, à perseguição de que formos alvo por vivermos assim: fidelidade e perseverança. Esse perfil traçado nas bem-aventuranças é, em primeiro lugar, uma fotografia do próprio Jesus. E, assim, um ideal de vida para todos nós, seus seguidores.

Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, estamos festejando todos os santos e santas de Deus. Todos nós somos chamados à santidade. Nós que estamos por aqui, neste caminho da história, temos um ideal a seguir, ou melhor, uma pessoa a imitar: tu, Senhor Jesus, caminho, verdade e vida. Tu és o caminho traçado nas bem-aventuranças. Como diz a tradição, somos a igreja militante. De todos os batizados que já passaram por aqui, antes de nós, muitos, muitos mesmo já estão contigo, na glória. Alguns deles, a tua Igreja reconheceu a sua santidade de vida e nos deu como exemplos e intercessores. São os santos do céu, a igreja triunfante. Nós nos lembramos, hoje, também dos irmãos que se destinam ao paraíso, mas estão ainda em purificação de suas faltas, no purgatório. Eles são a igreja padecente. Todos, nós, os da terra, os do céu e os do purgatório somos os teus santos e santas. Dá-nos viver com fidelidade e perseverança nossa vocação à santidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você não pode deixar de ler o evangelho de hoje: Mateus 5, 1-12. Lendo, sublinhe, na sua Bíblia, a bem-aventurança que mais chamou a sua atenção.

Comunicando

No próximo dia 09, faço show em Fortaleza. Você da área metropolitana da capital cearense, está mais do que convidado. Vou deixar aqui o link pra você adquirir seu ingresso pela plataforma sympla.com.br. Outra opção é garantir o seu ingresso na recepção da da FM Dom Bosco.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


24/05/2022 - AMA em peregrinação ao Santuário de N. Sra. Auxiliadora- Jaboatão (PE)
No fundo: Réplica da Casa de Dom Bosco

23 comentários:

  1. Uma reflexão como essa é pra ler, reler e ler de novo, várias vezes, é uma catequese para a vida, pra quem quer seguir a vocação à santidade é uma direção a seguir.
    Muito obrigado Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde p João Carlos 🙏🏽🙏🏽🙏🏽

      Excluir
    2. Bom dia! Padre João Carlos obrigada pela reflexão. Gosto muito de refletir as Bem Aventuranças. A sua benção!

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua bênção a paz do Senhor e o amor de Maria Amém 🙏🌹❤

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado por tão grande bondade em nós proporcionar quão maravilhosa do Evangelho de hoje, Santo, Santo,Santo Senhor Deus do universo.

    ResponderExcluir
  5. bom dia padre sua Emília de hj foi para nossa conversão mesmo de sermos santos. obrigada e q Deus o abençoe sempre p nós exortar

    ResponderExcluir
  6. Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. A todos os Santos eu peço -lhes a proteção do Pai..pé.. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre obrigada pela linda palavras de Deus de hj Samos santo mais tbm somos pecadores

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Pe. João Carlos!
    Gostei bastante do formato escrito da homilia diária, mas confesso que senti falta de “ouvir” a mesma homilia “falada” pelo senhor!
    Seria muito bom tê-las em ambas as formas, pois em alguns momentos, como dirigindo um carro, viajando…ou fazendo alguma outra atividade, o áudio pode ser mais uma forma de alcance da palavra!
    Aproveito para agradecê-lo por semear e abastecer, diariamente, as nossas vidas com a Palavra!
    Que Deus o abençoe infinitamente!

    ResponderExcluir
  9. Em tempo: acabei de receber!!!

    ResponderExcluir
  10. Meu bom dia Pe João Carlos, peço sua benção para mim proteger. Dai-nós viver com fidelidade e perseverança nossa vocação a santidade senhor. Que sejamos perseverante em nossas vidas, para ter o dom da saúde, paz, amor e fé, para mim e a minha família e a todos meus amigos e para nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Parece me que nesta passagem, conhecida como o sermão da montanha, Jesus fez um resumo de todos os ensinamentos vividos por Ele, na Sua vida pública, assim estava transmitindo minuciosamente aos discípulos. Traduzindo, podemos entender que são Bem-aventurados, ou seja felizes, os que resistindo todas as interpéreis da vida, amarem a DEUS e acima de tudo realizarem a vontade do Pai, O defendendo sobre todas as coisas e também amar ao próximo como a nós mesmos, deixa bem claro que os humildes de coração contemplarão a face de DEUS e alcançarão o céu, porque transmitiram a paz mesmo nas aflições e nas tribulações continuaram evangelizando, perdoaram e souberam agradecer a DEUS em todas as experiências da vida, dando exemplos de que com a Graça Santificante e salvífica dos Sacramentos, entendendo e se esforçando para viver os princípios do Reino, com esperança e a fé sendo restabelecida constantemente pela perseverança Cristã, confiando como a exemplo de todos os Santos confiaram que é possível vencer e chegar até o fim honrando o Pai, o Filho e o Espírito Santo que nos guiará para todo e sempre, até recebermos a recompensa, o prêmio da eternidade,.

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito da sua voz,Pedre João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre e meus irmãos, onde recebo essa homilia em áudio ?

    ResponderExcluir
  14. O áudio hoje não recebemos

    ResponderExcluir
  15. Pode me adicionar no grupo do whatsapp eu escrevo a partir de Angola Luanda 924 196 875

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Somos filhos amados de Deus!
    Vamos realizar a Vontade do Pai. Amém ❤️
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  17. Que Deus nos abençoe sempre com a proteção de Maria Santíssima. Amém

    ResponderExcluir
  18. É muito gratificante acordar todos os dias e ouvir a mensagem de Deus 🙏🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  19. Que benção poder rezar com o senhor, Pe. João Carlos

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Nosso Bom Deus por ter nos dado Seu Filho Jesus Cristo para nos salvar com a sua morte na cruz .Amém.

    ResponderExcluir
  21. Olá boa tarde padre João Carlos.que bela reflexão glória a vós senhor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você sabe o que Jesus está dizendo.

   13 de dezembro de 2024.    Sexta-feira da 2ª Semana do Advento 1º dia da Novena de Natal dos Sócios da AMA    Evangelho    Mt 11,16-19 Na...

POSTAGENS MAIS VISTAS