06 de novembro de 2023.
Memória de São Carlos Borromeu, bispo
Evangelho.
Lc 14,12-14
Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
Meditação.
Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)
Quando o argentino Cardeal Jorge Bergoglio foi eleito Papa, o seu amigo brasileiro Cardeal Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo com um abraço, lhe disse ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Este é precisamente o recado do evangelho de hoje. Não nos esqueçamos dos pobres.
Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.
Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros.
Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos.
O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado.
O cardeal Jorge Bergoglio, agora Papa Francisco, não esqueceu o conselho do seu amigo brasileiro cardeal Cláudio Hummes. Agora é ele quem nos diz, com suas palavras, suas atitudes, suas viagens, seus escritos: “Não se esqueçam dos pobres”. Para ninguém esquecer mesmo, ele até criou o dia do pobre, que ocorre nesse mês de novembro.
Guardando a mensagem
Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos privilegiados, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos.
Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
a refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos de tua parte. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia, mesa da comunhão e da unidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Procure se informar se na sua comunidade existe algum trabalho em favor dos mais pobres.
Comunicando
Hoje é dia de Segunda Bíblica. Mesmo que você não esteja participando regularmente, o encontro de hoje será muito proveitoso para sua formação cristã. Marque logo sua bíblia em Ezequiel, capítulo 40. Vou esperar por você, às oito e meia da noite, no meu canal do Youtube.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai a minha fé.
ResponderExcluirJesus aumenta minha fé 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
ExcluirDeus proteja nós com manto sagrado
ExcluirPeço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNeste ensinamento direto ao chefe dos fariseus, Jesus mais uma vez também nos orienta a sermos como Ele, manso e humilde de coração, ou seja não buscar interesse algum, não querer se aparecer, Ele quer que façamos o bem sem se importar a quem e não esperar nada aqui em troca. Resumindo irmãos, se preocupar apenas em fazer a bondade e a caridade, assim como instrumentos de graça que somos, transmitir esperança a aqueles mais necessitados, esse sentimento de compaixão, acolhimento e misericórdia não há preço que pague mesmo, ver a felicidade e a gratidão daqueles que mais precisam, enfim com cada um fazendo a sua parte e dando exemplos, aos poucos iremos acabando com as diferenças adversas, principalmente a social, só assim construiremos uma sociedade mais justa, mais amorosa e igualitária,.
Atos dos Apóstolos 20,35
Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto Ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!
São José aumenta minha fé 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
ExcluirBom dia padre ,Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que eu ajude alguém que precise com que posso, senhor obrigada por tudo e perdão pelos meus pecados e mesericordia. Obrigada por senhor existir e mim ensinar a ser um ser melhor, amém
ResponderExcluirSenhor Jesus, obrigada por Sua Palavra, neste dia; nesta manhã! Ajuda-me a vivê-La e a construir o seu Reino aqui entre nós! Dai-nos ser mansos e humildes de coração e que a sua vontade seja feita, Amém!
ResponderExcluirInterceda a Jesus e à Maria por minha saúde! Amém!! Obrigada.
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus, Nisso Senhor Jesus Cristo nos ajude a ter fé, coragem para enfrentar os obstáculos da vida, nos protegendo e nos abençoando com saúde, paz, união e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirSenhor cuida de mim e de toda minha família 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos nós!
ResponderExcluirJesus permita-nos sempre lembrar dos pobres! Bendito seja o Teu Nome!
Aidael Andrade Bezerra
Que Jesus aumenta a minha fé somos todos iguais perante cristo.gloria a vós senhor
ResponderExcluir.
Que o espírito santo abençoe todos que precisam do pão de cada dia e aqueles que tão tem seu lar pra mora
ResponderExcluirUma abençoada semana a todos que faz parte desse trabalho tão importante referente a espiritualidade, pois ficamos mais felizes com esse ensino de evangelização. Abs e obg aos que trabalham na ama e a todos. A paz e bem a todos!
ResponderExcluir