22 de outubro de 2024
Terça-feira do 29º Domingo do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 12,35-38
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”
Meditação.
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar (Lc 12 ,37)
Você lembra da cara dos seus pais quando voltaram de uma viagem e encontraram a casa toda arrumadinha!! Puxa, eles ficaram muito contentes. E elogiaram sua responsabilidade, seu compromisso, seu esforço em fazer tudo bem feito. Esse é o tema do evangelho de hoje.
O tema é o da vigilância. Este tema é desenvolvido nos evangelhos, com diversas histórias e comparações. Recebemos uma tarefa e vamos prestar contas dela a qualquer momento. Precisamos estar atentos e vigilantes. Nada de dormir no ponto.
O empregado está esperando a volta do seu patrão, que foi a uma festa de casamento e volta a qualquer momento. É necessário que esteja acordado na hora em que o patrão voltar, para abrir a porta para ele, assim que bater. O patrão, de tão satisfeito, é quem vai por a mesa para o seu empregado.
Nessa alegoria, o senhor é o próprio Jesus. Ele viajou (é a ascensão ao céu), mas, vai voltar e ninguém sabe a hora certa em que vai chegar (é a sua nova vinda). O empregado sou eu, é você. Ficamos na responsabilidade de cuidar de sua casa, de sua família. A casa pode ser minha família (que não é minha), a minha comunidade (que não é minha), a organização a que pertenço. Nós não somos os donos, somos os empregados. Vamos prestar contas. Vamos ser avaliados. E a hora de sua chegada pode ser a qualquer momento, ele vem sem programação. Mas, vai ficar muito feliz se encontrar tudo em ordem. Vai cear com o seu empregado, contar as novidades de sua viagem, mostrar sua gratidão e sua confiança nele.
É certo que ele vem. E vem, definitivamente, no final dos tempos. Mas, de verdade, vem sempre. Vem numa grande oportunidade. Se não estamos preparados, perdemos (uma promoção, um concurso, um casamento, uma porta de realização, um salto em nossa vida espiritual). É, ele sempre vem. Se não vem, manda chamar a gente. É a morte. Essa é a hora da avaliação de nossa vida. Aprovados, iremos para o banquete eterno que ele mesmo nos servirá. Se não manda chamar, manda um aviso. É a doença. A doença me diz: você não está aqui pra sempre, você é frágil; você recebeu uma tarefa: valorize mais os meios que lhe foram dados para realizar a sua missão: a saúde, as pessoas que lhe querem bem, as qualidades, as capacidades que Deus lhe deu.
Guardando a mensagem
Jesus contou várias histórias ou alegorias para enfatizar a necessidade de estarmos vigilantes, no período de sua ausência física. Ele nos deixou responsáveis por sua missão, por sua casa, pelo bem do seu povo. Nós não sabemos quando ele voltará. E como ele não tem hora pra chegar, há sempre a tentação de a gente relaxar na execução das tarefas ou de abandonar o nosso posto de responsáveis. Ele chega a qualquer hora. Precisamos estar atentos, vigilantes, ativos. De prontidão. A alegria dele é, na hora em que chegar, ele nos encontrar acordados, à sua espera.
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar (Lc 12 ,37)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
disseste “que os seus rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas”. Rins cingidos é estar com o cinto afivelado, em posição de quem está pronto para sair ou realizar uma tarefa. Lâmpadas acesas é também o sinal de vigilância, de se estar desperto, de olho no que está acontecendo. Estás nos orientando, Senhor, a assumir uma postura de fidelidade e vigilância, na tensão de tua vinda a qualquer momento. Nós queremos esperar a tua volta, de maneira ativa, comprometida, operante. Queremos ver a tua expressão de satisfação, na tua volta, aos nos encontrares acordados, vigilantes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Durante o dia de hoje, diga várias vezes essa invocação que está no livro do Apocalipse: “Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20).
Comunicando
09 de novembro - Fortaleza, CE: Show no Shoppping Rio Mar Kennedy. Promoção da FM Dom Bosco.
14 de novembro - Campina Grande, PB: Palestra no Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
01 de dezembro - Juazeiro do Norte, CE: Palestra no Encontrão do ECC da Diocese do Crato.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Padre João Carlos você uma verdadeira lâmpada e sentinela que o Senhor nos deu. Não fico nem sequer dia sem a meditação do. Já se tornou o meu alimento espiritual. Partilho com os meus amigos e familiares a palavra. Sou Franciscanano Secular OFS Angola Luanda.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção oração pra mim e minha família padre João Carlos
ResponderExcluirMuito bom dia para si padre João Carlos e a todos os irmãos desta maravilhosa família de Deus. Que a graça de Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do espírito estejam connosco!
ResponderExcluirQuero mostrar a minha sincera gratidão para consigo padre João Carlos. Às suas mensagens da meditação da palavra sempre me surpreende. Sempre existe algo de grande ensinamento nelas. Entretanto, muito obrigado mais uma vez por ter mos explicado claramente esta mini parábola da volta de Jesus Cristo. Espero que ponhamos em prática e que sejamos anunciadores da boa nova!
Bom dia Padre. Peço sua benção.
ResponderExcluirMuitíssimo grata por sua catequese clara,simples e profunda, didática, dinâmica, contextualizada, criativa. A cada dia aprendo algo novo nas suas meditações. Partilho com meus contatos todos os dias. Que Deus lhe dê muitos anos de vida e saúde . Peço a Deus para ser uma pessoa vigilante.Perdão pelos danos wue causei na vida dos meus filhos por não estar atenta aos sinais.
Bom dia Padre João Carlos, peço sua benção,pra mim e para minha família.Em especial para meu marido que vez por outra está enfermo.Deus nos der saúde e paz . Amém.
ResponderExcluirSua benção Padre
ResponderExcluirEu creio em Jesus Cristo. As promessas que Ele fez sempre fará em nós uma diferença. Abençoe a mim, minha esposa e filhos e todos os meus amigos que estão passando por dificuldades financeiras, de saúde e paz espiritual. Amém!🙏
ResponderExcluirPadre João Carlos, peço Orações pra minha Família, minhas filhas Jorge Antônio Pessoa Fernandes, Maria Leonices Bentes Fernandes, Laura Teresa Bentes Fernandes, Larissa Bentes Fernandes tenha um dia Bastante Abençoado com muitas Graças e Bênçãos Amém Assim Seja
ResponderExcluirBom dia Padre, a sua bênção, peço orações por minha família e por minha saúde, recebo suas orações através de uma amiga que passa para mim todos orações os dias fico muito feliz e peço orações para ela orações ter este cuidado por mim ,Drus abençoe e proteja lá toda família 🙏🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌹🙏🏻🙌🏻🌹🕊️🤍 bom dia Padre João, sua benção 🙏🏻
ResponderExcluirevangeli.net
ResponderExcluir200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
0
Família
Meditando
Master
Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
terça-feira 22 Outubro 2024
Ver santos: São João Paulo II, papa
Terça-feira da 29ª semana do Tempo Comum
Baixar
Compartilhar
Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
Evangelho (Lc 12,35-38): Naquele tempo, o Senhor disse aos seus discípulos: Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!.
«Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento»
Rev. D. Miquel VENQUE i To
(Solsona, Lleida, Espanha)
Hoje é necessário reparar nessas palavras de Jesus: Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater (Lc 12,36) Que alegria descobrir que, apesar de ser pecador e pequeno, eu próprio abrirei a porta ao Senhor quando ele chegar! Sim, no momento da minha morte serei eu quem abra a porta ou a feche, ninguém o poderá fazer por mim. Persuadamo-nos que Deus nos pedirá contas não apenas pelas nossas ações e palavras, mas também pela forma como utilizamos o tempo (S. Gregório Nazianceno).
Estar à porta e com os olhos abertos é uma orientação-chave e, ao meu alcance. Não me posso distrair. Estar distraído é esquecer o objetivo, querer ir para o céu mas sem uma vontade operativa; é fazer bolas de sabão sem um desejo comprometido e avaliável. Ter posto um avental significa estar na cozinha, preparado até ao último detalhe. O meu pai, que era agricultor, dizia que não se pode semear se a terra não está no momento; para fazer uma boa semeadura é necessário passear pelo campo e tocar nas sementes com atenção.
O cristão não é um náufrago sem bússola, ele sabe de onde vem, para onde vai e como chegar; conhece o objetivo os meios para ir e as dificuldades. Ter isto em conta nos ajudará a vigiar e a abrir a porta quando o Senhor nos avise. A exortação à vigilância e à responsabilidade repetem-se com freqüência na predicação de Jesus por duas razões óbvias: porque Jesus nos ama e nos vela; o que ama não adormece. E, porque o inimigo, o diabo, não para de nos tentar. O pensamento do céu e do inferno não nos poderá distrair nunca das nossas obrigações da vida presente, mas é um pensamento saudável e encarnado, e merece a felicitação do Senhor: E caso ele chegue pela meia-noite ou já perto da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!(Lc 12,38). Jesus, ajuda-me a viver atento e vigilante cada dia, amando-te sempre.
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Feliz, pois, aquele a cuja porta chama Cristo. Nossa porta é a fé, a qual, si for resistente, defende a casa toda» (Santo Ambrósio)
«Jesus quer que nossa existência seja trabalhosa, que nunca baixemos a guarda, para acolher com gratidão e estupor cada novo dia que Deus nos obsequia» (Francisco)
«(...) A vigilância é a “guarda do coração” e Jesus pede ao Pai que nos guarde em seu Nome. O Espírito Santo procura incessantemente despertar-nos para esta vigilância (...)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 2849)
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
Quer colocar evangeli.net na sua web ?
O que é evangeli.net
Quem somos?
Doações
Falar conosco
Segue-nos no:
© evangeli.net
Associació Cultural M&M Euroeditors
Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa
Giane Ferreira
ResponderExcluirAmém! Muito forte a meditação, obrigado padre João Carlos Deus abençoe o padre.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirVigiai, orai, sedes humildes de coração, pratiques a caridade, assim também lembrando que o nosso corpo é o Templo Santo, morada do Espírito Santo.
Temos que estar preparados e prontos, Jesus Cristo, o Noivo virá a qualquer momento é nós Igreja somos a noiva, temos que abrir nossos corações sempre que Jesus bater, Ele quer fazer morada, precisamos ser vigilantes em oração para permanecermos no estado de graça e não nos deixar prender pelas ilusões passageiras dessa vida. Se vivermos iluminados pela fé, orientados pela Palavra e guiados pelo amor, não murmurando e sempre reconhecendo que tudo é Graça e Ele nos provê muito mais que precisamos, assim reconhecendo e agradecendo a DEUS em tudo, nada temeremos. Desta forma como Igreja, com os rins cingidos estaremos seguros e com a lâmpada da fé acesa e abastecida, perseverantes aguardando na esperança o retorno Glorioso do Salvador e Redentor do mundo,.
Boa tarde Pe João Carlos, sua benção. Venha Senhor Jesus. Venha Senhor Jesus Venha senhor Jesus . Venha Senhor Jesus, nos protegendo e nos iluminando, com saúde, felicidade, união, paz e fé, para mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirO senhor é o meu pastor e nada me faltará, o senhor é o nosso pastor e nada nos faltará!
ResponderExcluir