19 de agosto de 2024
Segunda-feira da 20ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mt 19,16-22
Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
20 O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Meditação.
O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?" (Mt 19, 20)
Ele já era um cara bacana. Já vivia os mandamentos de Deus. Mas, queria algo a mais. Olha a conversa dele com Jesus: “Mestre, o que é que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Resposta de Jesus: Cumprir os mandamentos. Aí Jesus citou cinco mandamentos e juntou aquele resumo “amar o próximo como a si mesmo”. “Isso tudo, eu já faço”, disse o jovem. “O que ainda me falta?”.
Então, o jovem estava querendo algo a mais. Aparentemente, estava pronto para dar um novo passo. Jesus viu que o terreno era bom e lhe fez um convite. É verdade que essa proposta não é pra todo mundo, ao menos nessa medida, não. E ela só pode ser feita a quem está numa boa caminhada com Deus. Jesus não arrodeou muito. Foi direto e claro. “Deixe tudo e venha me seguir”. Para ficar mais claro: “Venha fazer parte do meu grupo, assumindo o meu estilo de vida”.
Deixar tudo para seguir Jesus. O jovem ficou pensando: que coisa legal andar com Jesus, fazer parte do seu ministério, ficar bem pertinho dele. Coisa maravilhosa! Mas, ‘pera lá: ‘Eu tenho minha vida, minhas coisas... Deixar tudo? Não dá pra ser um visitante, um membro eventual, um seguidor à distância?’ Tudo isso passando na cabeça daquele moço de boa pinta, de boa família, acostumado a ter toda facilidade na vida. A cabeça estava a mil: ‘Jesus vive sem nada, andando de um lado pro outro com esse grupo de discípulos, sem nenhuma segurança financeira, longe da família, voltado completamente para Deus e o seu povo. Seria uma mudança radical demais em minha vida... e os meus bens, minha herança, a vida que eu levo? Valerá a pena?’
Jesus deu um tempinho para o moço pensar, tinha posto as cartas na mesa. “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem. Dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e me siga”. Pronto, foi água na fervura... Aquela alegria de quem estava procurando algo novo foi se transformando em tristeza... e ele foi se retirando, meneando a cabeça, meio envergonhado pela escolha que estava fazendo. Ficou todo mundo surpreso. Jesus esperava mais dele. E os discípulos ficaram pensando na escolha que eles mesmos tinham feito.
Puxa vida, Jesus não faz esse convite a todo mundo, não faz. Para segui-lo, sim, convida a todos. Mas, cada um levando sua vida normal, “normal” entre aspas, segundo o Evangelho. Mas, a alguns ele dirige esse convite tão radical. “Fiquem comigo, vivam como eu”. Aos poucos, na história do cristianismo, esse modo de seguimento de Jesus foi sendo organizado no que hoje se conhece como vida religiosa consagrada. Esse é o modo de viver de cristãos que aceitam o convite radical de Jesus de segui-lo mais de perto, imitando o seu modo de viver unicamente para Deus e para o seu povo, renunciando a acumular bens, a constituir família e sozinho tomar as decisões em sua vida. Nós, que acolhemos essa vocação, esse chamado tão especial, integramos as comunidades religiosas em nossas congregações, ordens e institutos de vida consagrada. Nem todo mundo entende a nossa vocação. Às vezes, nem nós mesmos. Mas, é o caminho dos que resolveram de coração acolher o convite de Jesus: “Deixe tudo e me siga”. É o caminho da perfeita caridade, como disse o Concílio Vaticano II.
Guardando a mensagem
Ao jovem, que já era um bom praticante dos mandamentos de Deus, desejoso de uma vida de perfeição, Jesus fez um convite muito especial: “deixar tudo para segui-lo”. Deixar tudo não é coisa fácil e esse moço era muito rico. Aí, apegado às suas coisas, ele optou por continuar na sua vidinha mesmo. Desde o começo do cristianismo, alguns homens e mulheres sentem-se chamados, por uma vocação especial, para seguir Jesus mais de perto, imitando o seu modo humano de viver para Deus e para o seu povo, pelo caminho dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. É uma escolha amorosa do Senhor. E uma resposta generosa de vários de seus discípulos e discípulas.
O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?" (Mt 19, 20)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
dentro da programação do Mês Vocacional, celebramos ontem, o dia da vocação à Vida Consagrada. As três coisas que marcam a vocação dos teus discípulos e discípulas consagrados na vida religiosa, Senhor, são também uma indicação para todos os teus seguidores. Três tentações podem afastar as pessoas de tua graça: agarrar-se aos bens deste mundo, desviar o amor a Deus para o apego exclusivo às criaturas e decidir sua vida sem atenção à vontade de Deus. Neste sentido, a vida dos teus consagrados pode ser um permanente aviso a todos os teus seguidores. Abençoa, Senhor, os irmãos e irmãs que integram os institutos, congregações e ordens religiosas. Fortalece o caminho vocacional dos jovens que estão em formação na vida consagrada. E não desiste de chamar muitos jovens generosos para o teu seguimento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Talvez nossa reflexão de hoje possa ajudar alguém a pensar neste tema da vocação à vida consagrada. Então, que tal compartilhar o áudio e o texto da Meditação de hoje com alguém em especial?
Comunicando
Estamos começando a Semana de Aniversário de nossa associação, a AMA.
Hoje, teremos Encontro dos Ouvintes, na área metropolitana do Recife. O encontro será na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Vila Rica, em Jaboatão. Começa às 18 horas, com o terço mariano transmitido pelas rádios. E prossegue com a Missa e Adoração Eucarística. Você pode nos acompanhar pelo rádio ou pelo Youtube. Procure "Canal da AMA".
Estamos enviando hoje um presente para todos os associados: um ebook chamado 'Cartilha do Sócio'. Tudo bonito e bem explicado.
Quarta-feira será a Missa de Ação de Graças pelos 28 anos de serviço missionário da AMA. A Missa transmitida pela Rede Vida, às 9 horas da manhã19 de.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI e te amo, mas aumentai a minha fé. Se eu claudicar segura a minha mão. Peço Senhor a cura da minha enfermidade de meus filhos Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus como seu representante fiel entre nós. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor peço pelo meu irmão neném a cura, ele está na UTI da Santa Casa mesericordia, senhor piedade e o cure , senhor basta una gota di seu sangue e ele ficará curado em nome de jesus , senhor peço também por saúde e sabedoria oara conseguir resolver algumas coisas e obrigada senhorbpir tudo e oerdao pelos meus pecados, amém
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Deus e misericordioso , Jesus amado, aumenta minha fé, estou precisando, que Deus nos proteja e nos livre de todo mal, com saúde, paz e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBoa Tarde meu querido padre João Carlos e a todos vós meus caríssimos irmãos na fé. Que a paz de Cristo esteja sempre presente em nossa vida! Que o Senhor conhecedor de todas as coisas nos mostre o caminho certo de caminhar como tentou fazer com o jovem rico, mas este recusou o convite mais precioso que alguém pode oferecer ao seu querido filho. Quero te agradecer querido padre pela graça de poder ver e ouvir a sua preciosa meditação para obter a força e o ânimo de enfrentar esses dias difíceis que estamos a viver nesses últimos anos. Que alegria do Senhor Jesus Cristo seja a nossa força 💪 irmãos!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirQuando Jesus respondeu a aquele jovem rico, já havia analisado toda a sua vida e varrido seu coração, conosco acontece da mesma forma, para nos tornar cristãos autênticos precisamos além de obedecer todos os mandamentos do Senhor, também devemos nos preocupar com o próximo, pois não conquistaremos o céu se nos dedicar apenas para nossos interesses, nosso crescimento, isto é em benefício próprio, temos que nos desapegar das concupiscências da carne, das coisas mundanas, claro que precisamos de conforto, mas só o necessário, sem ostentação nenhuma, sem acúmulo, sem apego a nada terreno, precisamos estar sempre leves, almejando o céu, assim devemos viver inteiramente para DEUS e os irmãos, sendo humildes de coração e servindo em favor dos mais necessitados, porque Jesus conhece nossas vidas, valoriza nossa humildade e sabe onde podemos servir e em que talentos conseguimos nos doar como instrumentos nas mãos de dEle para ajudar aumentar o Seu rebanho aqui e ajudar conduzi los com segurança ao Reino celestial,.
Bom dia Padre Deus abençoe sempre 🙏
ResponderExcluirBoa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família. Senhor fazei q possamos sempre ser teus seguidores dentro da missão q nos deste e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluir