PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Maria já está no céu, ressuscitada.

Maria já está no céu, ressuscitada.

 


   18 de agosto de 2024.   


Solenidade da Assunção 
da Bem-Aventurada Virgem Maria

 Dia da Vocação à Vida Consagrada


   Evangelho.   


Lc 1,39-56

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

    Meditação.    


Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

E este é um domingo especial na liturgia da Igreja no Brasil: a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Onde a Assunção foi celebrada no dia 15 de agosto, celebra-se, hoje, o 20º Domingo do Tempo Comum.

Vamos às leituras da celebração da solenidade da Assunção da Virgem Maria. No livro do Apocalipse, capítulo 12, o evangelista João conta que viu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol que deu à luz um filho e um dragão feroz que queria devorá-lo. O filho foi levado para junto do trono de Deus e a mulher refugiou-se no deserto. É um resumo maravilhoso da história da salvação: Uma mãe, Maria, revestida da grandeza de Deus; Um filho perseguido e, agora, vitorioso junto do trono do céu. Jesus, filho do eterno Pai e de nossa humanidade recebida de Maria, perseguido pelas forças do mal e da morte, está agora ressuscitado, glorioso, em Deus. Em Cristo ressuscitado, vemos a vitória de todos os filhos de Adão, de toda a humanidade. A voz ouvida resume tudo: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.

Na primeira Carta aos Coríntios, capítulo 15, São Paulo nos ajuda a tirar consequências de tudo isso: “Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda”. A ressurreição, como vitória final, está assegurada em Cristo para todos os que lhe pertencemos. E essa grande vitória alcançada por Cristo em nosso favor já vemos sinalizada em todas as pequenas vitórias em nossa vida, em todas as bênçãos e conquistas que pontuam o nosso caminho. Essa vitória total e definitiva que já avistamos, ao término da caminhada, vai iluminando nossa jornada.

O fracasso entrou no mundo com Adão. Com ele, entrou a morte. Mas, a vitória chegou por Jesus. Com ele, entrou a vida, a ressurreição dos mortos. A vitória será total quando a morte for derrotada. Quando olhamos para o horizonte, para onde nós estamos peregrinando, já vemos um homem ressuscitado dos mortos, Jesus, o filho de Deus. Ele está sentado à direita do Pai. Ele é a garantia de que lá também chegaremos, vencedores também sobre a morte. E ao lado de Jesus, já vemos alguém que também já está em Deus, representando toda a humanidade redimida. O Prefácio da Missa de hoje fala dela nestes termos: “Aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o povo ainda em caminho”. É Maria que lá está ressuscitada também.

O canto de Maria, o Magnificat, Lucas capítulo primeiro, está no coração da liturgia da palavra de hoje. Nele, nossa mãe canta as vitórias de Deus em sua vida e na vida do seu povo. “A minha alma engrandece o Senhor... porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Nossa mãe está louvando a Deus pelo que ele fez na vida de sua serva. Mas, também o bendiz pelo que ele está fazendo na vida do seu povo: “Ele mostrou a força do seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos, elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias”. O Senhor Deus está realizando suas promessas: fazendo justiça aos humilhados, destronando os potentados. Vitórias de Deus na vida de sua serva e na vida do seu povo.




Guardando a mensagem

Celebramos a Assunção da Virgem Maria. A Igreja proclamou, em 1950, esse dogma que o povo cristão já tinha no coração: Maria ressuscitou e está com Deus. Foi o que o Papa Pio XII escreveu na proclamação do dogma: “A imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Essa é uma bela conclusão da Palavra de Deus proclamada hoje. Jesus ressuscitou, como primícias, depois nós o seguiremos, ensinou Paulo com toda clareza. Na visão de São João, no livro do Apocalipse, a mãe de Jesus estava toda possuída pela glória divina, vestida de sol. O anjo a tinha saudado como “cheia da graça”, na anunciação. E Izabel antecipou essa declaração da Igreja reconhecendo a grandeza de Maria e saudando-a como Davi saudou a Arca da Aliança: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”. E Maria mesma, na sua humildade, hoje nos recorda: “O Senhor fez em mim maravilhas”. Jesus ressuscitou. Maria também já ressuscitou e foi levada para junto do seu filho. Nós também ressuscitaremos. Vamos todos estar com Deus. Essa é a grande vitória que estamos celebrando.

Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje é um dia para cantarmos as vitórias de Deus em nossa vida. Em nosso caminho e na história do nosso povo, apesar dos problemas e das dificuldades, são muitas as conquistas e vitórias. E nós reconhecemos, Senhor, que elas não são apenas obras nossas, são especialmente obra de Deus, misericórdias do seu coração. As nossas vitórias se completam e se plenificam na tua grande vitória sobre o pecado, o mal e a morte, na tua ressurreição. Vitorioso, és garantia de que chegaremos lá. E temos ainda outro testemunho desta tua obra admirável. Tua mãe já está contigo na glória. Ela é “aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o teu povo ainda em caminho”. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça hoje, uma prece em favor dos irmãos e irmãs das Ordens, Congregações e Institutos de vida consagrada. Como Maria, eles sinalizam no mundo que Deus é tudo em nossa vida.

Comunicando

Amanhã, segunda-feira, 19 de agosto, abrindo a Semana de Aniversário da AMA, teremos, no Recife, o Encontro dos Ouvintes. Será na Paróquia N. Sra. Aparecida, na Vila Rica, em Jaboatão.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


20 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos
    Peço oração para meus filhos william e Maria
    Que Nossa senhora os proteja em nome do senhor Jesus

    ResponderExcluir
  2. bom dia padre João Carlos. pelo oração pela minha família .e da minha Naiara. que Deus nos proteja sempre 🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Gratidão Senhor

    ResponderExcluir
  4. Padre nao fico um dia sem suas meditação. amo muito .mim sinto tao protegida 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos , sua benção. Que. Deus em sua infinita bondade e Nossa Senhora, esteja sempre. Conosco nem nos dando saúde, paz e fé, nos dando força e coragem, para viver a mim e a minha família. Amém 🙏 🙏🥰

    ResponderExcluir
  6. Queimaria nossa mãe que amou seu filhoneus possa nos amar e nos cobrir de bênçãos. Amem

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre , o senhor é meu pastor nada mim faltara. Senhor peço benção para mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família em especial pelo meu irmão neném que está na UTI da Santa Casa de mesericordia, entrego meu irmão em suas mães, que seja feito o melhor para ele , o livre do sofrimento. Senhor te peço perdão e mesericordia meus pecados e agradeço por tudopor obrigada principalmente pelo dom da vida , peco saúde e sabedoria , obrigada senhor por vc existir , nossa senhora rogai por nós, amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia 🌻 Gratidão ao meu Deus todo poderoso 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  9. Maria, Senhora Nossa, rogai por nós que recorremos a Vós.

    ResponderExcluir
  10. Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai a minha fé. Qdo eu claudicar segura a minha mão. Senhor JESUS em nome de N. Senhora que elevada junto a ti foi, peço -lhe a minha recuperação e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos, o senhor como instrumento de Jesus, intercedei por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Agradeço a Jesus e Maria pela minha vida , graças a Ele Ela estou viva . Amém 🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a alegria no encontro das duas primas, ambas grávidas naquele momento, Isabel gestando João Batista recebe na sua casa Maria a sua prima Bendita escolhida para conceber Jesus, na primeira palavra recebeu o Espírito Santo e João Batista já pulou de alegria, ali seu destino profético iniciava, o escolhido para ser o Precursor, preparando o caminho do Messias e quando adulto realizar o batismo até mesmo do nosso Redentor, assim levaria também a conversão conduzindo vida nova aos homens. Depois Isabel já ungida cheia do Espírito Santo, professa palavras de acolhimento e fortalece Maria que humildemente aceita e proclama as palavras mais lindas possíveis de agradecimentos e exaltação a DEUS, revelando toda a vontade do Pai para nós humanidade, com isso une o antigo e o novo testamento, assim a Ave cheia de Graça, a Arca sela a nova e eterna Aliança com todas as gerações dos seus filhos amados.
    Com toda certeza Maria é Santa, pois diante de inúmeras mulheres, foi a Escolhida, a Prometida como Bem-aventurada, a Arca da aliança, pois ninguém naquela época exclamou com tanta convicção, a então conhecida oração Magnífica, imaginemos;
    Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta de alegria em DEUS, meu Salvador”. No final ainda passou por tamanha angústia de ver seu Filho sendo entregue a todo injusto julgamento, sofrimento e martírio até morrer da pior forma na cruz, e ela superou tudo com tanta calma sem murmurar momento algum, por isso foi a Predileta, porque como Imaculada DEUS a capacitou e a preparou para ser o maior exemplo de humildade, de mulher e mãe, pois se tornaria Santa e a única assunta ao Céu e para sempre intercederia por nós junto a Trindade Santa,.

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙇 🙏. Maria De NAZARÉ ROGAI POR NÓS, BENDITA SOIS TÚ ENTRE AS MULHERES, CHEIA DE GRAÇAS 💟 PAZ , AMOR , MÃE DE JESUS E NOSSA, MEDIANEIRA JUNTO AO SEU FILHO JESUS SOCORREI-NOS NAS NOSSAS TRIBULAÇÕES! ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER PE.JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  14. AMÉM ao evangelho que Deus abençoe os nossos irmãos

    ResponderExcluir
  15. Os capítulos e versículos que encontrei na Bíblia, só falam de Jesus a direita de Deus??????
    Romanos 8:34
    S.Marcos 16:190
    Colossensses 3:1
    1 Pedro 3:22
    Hebreus 8:1
    1 s.joão2:1
    1 Timóteo 2:5

    ResponderExcluir
  16. Jesus, eu vos Amo de todo o meu coração.
    Jesus, lamento ter-vos ofendido.
    Que a Santíssima Virgem Maria, Imaculada Mãe de Jesus e nossa terna Mãe, nos alcance com os vossos olhos e com os raios de misericórdia emanados de suas mãos.
    Sagrada família, José, Maria e Jesus, tenham piedade e misericórdia de todos nós ! AMÉM.

    ResponderExcluir
  17. Amém 🙏🙏💐💐

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS