PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Um SIM generoso e fiel.

Um SIM generoso e fiel.




08 de abril de 2024

   Solenidade da Anunciação do Senhor.   



                       Evangelho                                


Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

                       Meditação                              

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Nove meses antes do Natal, celebramos, hoje, a solenidade da Anunciação do Senhor – o dia em que a iniciativa de Deus se encontra com a adesão de sua humilde servidora. É o mistério da encarnação do Verbo.

Primeiro, Maria ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.

Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.

Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a sua vontade, como serva. Entrega humilde, generosa, total.

É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumulou de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.




Guardando a mensagem

O “sim” de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas, hoje, dia da Anunciação do Senhor, não é dia de ‘não’, hoje é dia de ‘sim’, do ‘sim’ de Maria e do seu ‘sim’ generoso e fiel, meu irmão, meu irmã.

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Rezando a Palavra

Há dois anos, nesta data, o Papa Francisco fez a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Rezamos agora um trecho deste ato de consagração:

ó Mãe, acolhei esta nossa súplica: Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra; Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação; 
Vós, «terra do Céu», trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus; Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear; Rainha do Rosário, despertai em nós a necessidade de rezar e amar; Rainha da família humana, mostrai aos povos o caminho da fraternidade; Rainha da paz, alcançai a paz para o mundo. 

Vivendo a palavra

Renove sua devoção a Nossa Senhora. Nosso amor à Virgem nos leva, em primeiro lugar, à sua imitação. 

Comunicando

O convite é pra você participar conosco do Encontro dos Ouvintes de hoje, à noite. Você pode nos acompanhar pelo rádio ou pelo Youtube. O encontro de hoje é na Paróquia N. Sra. da Conceição, na UR5 Ibura, no Recife. 

Às 18 horas, rezaremos o terço mariano em rede com  diversas emissoras: FM Dom Bosco de Fortaleza, FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte, FM Dom Bosco de Abreu e Lima, FM Camaragibe de Matriz de Camaragibe, AL e pelas Webrádios Interativa, Igarafé, Eu amo minha Igreja e Rádio Amanhecer, a rádio da AMA. 

Em seguida, às 19 horas, teremos a Santa Missa, transmitida pela Rádio Amanhecer e pelo nosso Canal no Youtube. 

Hoje, solenidade da Anunciação do Senhor, participe conosco do Encontro dos Ouvintes!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Anônimo8/4/24 05:59

    Paz e bem padre João Carlos!
    Muito bom diaaaaaa meu querido padre, hoje é um dia mesmo especial, porque é o dia da nossa senhora do SIM. Rezemos para que a vocação cresça no mundo inteiro.
    Que tenhamos a coragem de responder como a nossa querida mãe, Maria respondeu a Deus com toda a simplicidade e disponibilidade para fazer a vontade dEle.

    ResponderExcluir
  2. Agenor Nascimento8/4/24 06:04

    Uma ótima semana a todos e permaneçam na paz do Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/4/24 08:20

      Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  3. Anônimo8/4/24 06:17

    Gratidão sempre, Padre João Carlos. Todos os dias escuto sua pregação e meu coração se enche de alegria. Repasso para minha família e amigos. Assim, sinto-me mais pertinho de Deus, por levar a Palavra da salvação.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/4/24 07:06

    Gratidão padre João Paulo, hoje escutei tua oração, tenho recebido todos os dias, só José abri, mamãe do Céu tocou meu coração, Gratidão meu Deus por dar o seu sim. Ajuda me a precerverar no meu sim.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/4/24 07:11

    Graças a Deus por este dia ,na presença de Jesus e Maria m

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/4/24 07:34

    Hoje é o dia do SIM... Sua benção, Padre João Carlos. Assim como Maria, acreditemos nas Providências Divinas. Acreditar é o passo mais importante... Bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/4/24 07:35

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Nossa Senhora e Nosso Deus misericordioso, nos abençoe com saúde e paz para mim e todos da minha família e amigos, sempre agradeço ao nosso Pe João Carlos, mim sinto feliz pelas meditações. Que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo nos proteja e nos livre de todo mal amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Maria ,cheia de graça, apresetais a minha família a Jesus para ele transforma-los a teu modo.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Quando o Arcanjo Gabriel foi anunciar a vontade do Pai para a Virgem Maria de Nazaré, usou da unção de tantas palavras convincentes, perfeitas, Divinamente enviadas para convence lá de que, Ela era a Bendita, a Ave cheia de Graça, a Escolhida como nova e eterna Arca da aliança, naquele momento Maria na sua pureza, na sua humildade não entendia como iria se concretizar se ela não conhecia homem nenhum e diante de tantas outras mulheres, para que Ela fora a escolhida a ser o Sacrário vivo, mas com certeza refletiu diante dos ensinamentos dos seus pais, com certeza Santa Ana e São Joaquim em sua caminhada cristã, de orações, devoções, respeitadas desde criança, na preocupação familiar em buscar a Sabedoria, cientes que tudo da Sagrada Escritura iria se cumprir, isso tudo que fez que com ela perdesse todo medo e insegurança, ficasse convencida que era um chamado de DEUS e precisava aceitar. Quando foi confirmado que até sua prima Isabel já idosa e ainda mais, considerada estéril, já estava no sexto mês da gravidez de João Batista.
    Maria cheia do Espírito Santo, então disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça- se em mim segundo a Tua Palavra!”
    Conosco o Pai age da mesma forma, quando Ele nos escolhe para uma vida nova, envia Seus anjos para nos acalmar, tirar os medos e convencer de tudo, e se aceitarmos, também estaremos cheios do Espírito Santo escutaremos tantas palavras acolhedoras, perfeitas que vão direto ao nosso coração, assim dotados da sabedoria quando convencidos damos o nosso Sim, aceitamos converter nossos caminhos e a seguir Jesus, perseverando dia a dia, na fidelidade a Sua Palavra, obedientes a Seus mandamentos, a Seus ensinamentos, também encontraremos a direção segura que nos leva a salvação, ai firmados na fé, guiados pelo Espírito Santo, alimentados pela Eucaristia e iluminados pela Luz da Palavra, passaremos por todas as tribulações e dificuldades adversas da vida, confiantes na Sua Misericórdia que é infinita, provando que para DEUS não existe impossível mesmo, conforme sabemos que Maria foi assunta ao céu, e Imaculada foi coroada como Rainha do Céu e da Terra, e todos os que aceitaram em tempo o chamado do Senhor, perseveraram em busca da Santidade, receberão a Coroa, contemplarão a face de DEUS e serão salvos, merecedores do convívio da vida eterna,.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/4/24 08:12

    Que Maria Santíssima nossa mãe interceda por nós neste momento difícil de saúde do meu esposo que hoje na reunião dos médicos tenha a mão de Deus e que seja feita a vontade de Deus e assim estaremos confiantes as tuas mãos senhor e estaremos firmes na fé Amém 🙏🏼❤️❤️❤️🙏🏼

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/4/24 08:20

    São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/4/24 08:42

    Que o SIM de MARIA, seja também o meu. SENHOR, eu creio em TI, mas aumentai a minha FÉ. Te peço pelo meu filho Ivan e meu neto que vai receber a primeira Eucaristia para que ele seja tocado por Deus. Que entenda perfeitamente esse gesto e ato.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/4/24 08:44

    Bom dia padre , Deus nós abençoe, senhor obrigada pelo dom da vida minha e dos meus filhos , senhor proteção e saúde e livramento, que sejam feito o certo para nós, obrigada por tudo , amém, senhor peço pela saúde de meu irmão neném o cure tenha piedade e mesericordia dele .

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/4/24 09:59

    São José e Nossa mãe Maria, aumenta nossa fé e dirigi nosso caminhar dando-nos sabedoria para enfrentarmos as decisões que necessitamos tomar.🙏🙌

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/4/24 10:43

    Bom dia com saúde e proteção divina Padre João Carlos, gostei muito do evangelho de Lucas e as explicações do senhor.
    Sua benção, gosto quando o senhor abençoe os ouvintes. Amém e Amém e Amém ❣️💔❤️🩵🙏🤝🤲👐🫶🙌👏

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8/4/24 11:35

    Obrigado padre Carlos , recebo todos os dia a meditação da palavra enviada pelo padre Mário de Carli, mim sinto muito bem ao ouvi a palavra de Deus transmitida pelo senhor ,sua benção tenha um dia abençoado por Deus sou Zenalia da cidade de Ibiquera.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/4/24 13:41

    Boa tarde Pe João Carlos, sua bênção,Sou muito devota de Nossa Senhora, graças a Deus 🙌

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/4/24 13:43

    Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós , que recorremos a vós 🙏🙏🙏♥️🌹

    ResponderExcluir
  19. Anônimo8/4/24 15:12

    Gratidão, Padre João Carlos
    Peço oração pela minha família Paz harmonia saúde Amém

    ResponderExcluir
  20. Anônimo8/4/24 15:53

    Gratidão padre João Carlos a sua benção. Maria é cheia de graça a humanidade de Maria é grandiosa Gerase em seu ventre o salvador. Jesus está contigo e conosco.gloria a vós senhor.

    ResponderExcluir
  21. Deus onipotente, eu LHE agradeço pela vida de Santa Julia Billiart. Entretanto, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, do serviço, da santificação, da obediência, da alegria e da fé. Me conceda a graça para ser uma boa morada do REDENTOR. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para fazer boas ofertas. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para vencer o medo e a perturbação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo8/4/24 18:04

    Edileudo Gomes, pede a Deus nosso pai todo poderoso que dê ao nosso irmão padre joão carlos, que tive a honra de conhece,-lo persualmente em uma missa que celebro na matris de São Francisco no bairro de Rio zDoce em Olinda a uns anosatras

    ResponderExcluir
  23. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Que assim como Maria possamos todos os dias dar o nosso sim ao Senhor e cumprir sua vontade amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS