PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O caminho dos que seguem Jesus.

O caminho dos que seguem Jesus.


   17 de fevereiro de 2024.   

Sábado após as cinzas


   Evangelho.   


Lc 5,27-32

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

   Meditação.   


Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

Chegamos ao 4º dia da Quaresma. A Quaresma é um programa de crescimento espiritual. A cada dia, um novo passo. Nestes primeiros dias, o convite é claro: seguir Jesus. Hoje, temos o exemplo de Levi, o cobrador de impostos. Um exemplo de resposta ao chamado do Mestre.

Jesus viu um cobrador de impostos (o tal Levi). Ele estava sentado na coletoria. Jesus o chamou: “Segue-me”. Agora, preste atenção à resposta dele: Deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, preparou em casa um grande banquete pra Jesus. No banquete, estava um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.

O evangelista narra a resposta de Levi em quatro ações: deixou tudo, levantou-se, seguiu Jesus e preparou, para ele, um banquete em sua casa.

Ele trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação pública de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. 'Deixar tudo' pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.

Curiosamente, o evangelista anotou que Levi, que deixou tudo, levantou-se. Parece uma observação sem importância. Mas, veja: Jesus o viu sentado e o chamou; Ele, deixando tudo, levantou-se. Sentado é o sinal de instalação, acomodação, enquadramento. Levantar-se é a atitude de quem está se desinstalando, saindo de uma posição cômoda para enfrentar um novo desafio. Levantar-se para pôr-se a caminho. O Papa Francisco escreveu na sua primeira Exortação Apostólica (Evangelii Gaudium) a Igreja tem que ser assim, “em saída”. O seguidor de Jesus, o cristão, há de ser uma pessoa “em saída”, disposta a caminhar, a empreender, a crescer, a partir. A igreja não é a casa dos acomodados, é o caminho dos que seguem Jesus.

Bom, ele deixou tudo (deu um novo rumo ao que era e ao que fazia), levantou-se (venceu a acomodação de sua situação) e seguiu Jesus. Seguir é fazer-se aluno, discípulo. E segue Jesus, com os outros discípulos, faz comunidade com eles. Isso é a Igreja, que nasce por obra do Espírito Santo unindo a Cristo os que se põem a caminho com ele.

E a quarta ação de Levi foi o banquete em sua casa. O banquete é o sinal de alegria, de festa, de celebração da ressurreição. Levi é um novo homem. Ressuscitado em Cristo. É o que se vai fazer na Igreja todo domingo: celebrar a ressurreição, com Cristo.




Guardando a mensagem

A Quaresma é um programa de crescimento em Cristo. Hoje, olhamos para a resposta de Levi. Jesus o chamou para o seu seguimento, como me chama e chama você. E Levi, numa resposta maravilhosa, completa (representada nas quatro ações), deixou tudo (deu novo rumo ao que era e fazia), levantou-se (rompeu com sua acomodação), seguiu Jesus (tomou Jesus como a direção de sua vida) e organizou um banquete em casa (celebrou, em comunidade, a vida nova em Cristo). É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus.

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)
 
Rezando a palavra

Senhor Jesus,
obrigado por tua santa Palavra. Ela hoje me faz compreender que a conversão envolve toda a minha vida: é um novo rumo em tudo o que sou e faço, sob a tua direção. Na verdade, como disseste, tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alegria, como Levi. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste quarto dia da quaresma, vá se preparando para o banquete da vida nova, a Eucaristia, que celebramos em comunidade, no dia do Senhor. Programe, prepare-se, convide outros. Amanhã, vamos celebrar o primeiro domingo da Quaresma.

Comunicando

Nós da AMA (Associação Missionária Amanhecer) estamos preparando três momentos para dar ainda mais qualidade espiritual à nossa quaresma: um show-orante para o próximo dia 25; a via sacra da fraternidade nas ruas do centro do Recife, na quarta-feira santa; e a semana santa missionária, que vamos realizar numa comunidade de João Pessoa, na Paraíba. Para o show do dia 25, estamos contando com a sua presença. Os ingressos estão disponíveis no site www.sympla.com.br ou pelo WhatsApp 81 3224-9284. Outra opção é você seguir o link que lhe enviei ontem. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Padre, linda reflexão. A música de Roberto Carlos com sua interpretação ficou maravilhosa. Abençoada seja sua missão. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde posso ouvir o áudio?

      Excluir
    2. Obrigado padre por nos ajudar nesta caminhada

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção ontem eu fiz ó jejum péla noite cheguei do trabalho e fechei minha boca pôr Jesus Cristo só tomei um pouco de água pra tomar o remédio rezei fiz meu pedido a jesus e mim deitei ele fez tudo péla a gente e faz .eu sempre.falo nós.samos o rebanhos dele amém padre até amanhã se Deus quiser muitas saúde.pra todos nós e paz

    ResponderExcluir
  3. Bom dia que palavra maravilhosa .Padre como faço pra ter a oração "audio"?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia povo de Deus,pedindo ao padre João Carlos bênçãos para nós todos,que tenhamos um abençoado e maravilhoso dia cheio de graças do Deus todo poderoso, ele é tudo de bondade para toda humanidade, se assim posso dizer.ele pai e filho e espírito santo,nós temos que acreditar pelo nosso dicernimento de espiritualidade e bondade durante nosso estágio nesse ou neste mundo, tão cheio de sofrimentos por escolhas por parte carnal.que Deus abençoe grandemente a todas e a todos..

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, obrigada senhor, pela sua santa palavra, que Deus nos envolva.minha vida e de nossa família, que mim abençoe com fé e sabedoria a todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏 🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia ! Padre João Carlos, nas suas orações peça por minha fé! Que Deus aumente a minha fé! Obrigada! Um bom início de semana. Eu, sou: Mary Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abençoe eu imeu esposo abençoa meus netinhos imeus filhos com paz isaude felicidade proteija de todos mau Teresinha ivitorio

      Excluir
  7. Bom dia padre, Deus abençoe nossa caminhada, amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Deus abençoe seu dia, pader João Carlos minha bênção amo te ouvir parabéns pela suas mensagens e suas canções linda abraço

      Excluir
  8. Fátima de Lúcia17/2/24 08:24

    Bom dia padre João Carlos amei todas essas palavras rlcas em entendimento e sabedoria 🙏🙏🙏🙏🙏 Deus abençoe sua saúde e lhe dê muita sabedoria

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    A atitude de Levi, é a mesma de muitos pecadores de ainda hoje, quando desejam e permitem a restauração da vida nova, confiando inteiramente em Jesus Cristo, quando se entregam fazem uma experiência verdadeira, única e sintam se chamados, assim numa determinada decisão de fé se convertem, mudando totalmente o rumo de suas vidas na direção de DEUS.
    É uma mudança tão grande, que quem não conhece se pergunta: Como pode aquele que fazia tudo aquilo de errado, que muitas vezes estava nas ruas, no mundo, desfigurado por vícios, conseguir mudar de vida assim, ele (a) era assim, já presenciei fazendo isso, fazia aquilo,.?
    Acredito que Isso acontece irmãos, porque DEUS quer nos mostrar que para tudo tem jeito, ou seja enquanto alguém estiver respirando ainda existe esperança, ainda pode ser renovado, transformado, restaurado através do Seu Santo Espírito e da nossa fé e perseverança. Assim DEUS na Sua infinita Misericórdia nos mostra também, que Ele escolhe os loucos para confundir os sábios, onde chama e conquista os escravizados, os doentes na Sua lógica do Amor,.

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja Jesus Cristo Maravilhoso hoje e sempre bom. Quero e vou continuar te seguindo meu Mestre. Te Amo muito Amém

    ResponderExcluir
  11. SENHOR! Eu creio em ti mas aumentai a minha fé. Peço pela saúde de meus filhos Ivan e tirai de outro filho a bipolaridade. Curai-me das minhas enfermidades..Salvai o Brasil do comunismo.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por todas as bençãos que recebemos todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor aumentai a minha fé sempre. É difícil largar tudo mas é o que precisamos fazer para sermos teus seguidores. Senhor cura meu netinho Bento e dai-nos muita fé amém

    ResponderExcluir
  13. Cristo é o caminho a verdade e a vida

    ResponderExcluir
  14. Amém ao evangelho. Deus, em nome de Jesus, fortaleça a minha fé. Abençoe a minha família e a dos amigos, em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  15. Amém meu Deus 🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde padre João Carlos!
    Gostei muito da meditação, obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos sempre escuto suas meditações Amém 🙏

    ResponderExcluir
  18. Jesus, aumentai a minha fé
    Peço -Vos saúde paz e bênçãos aos meus familiares

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite Amém 👐👐👐👐

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pelo sumo sacerdócio

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS