PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nossa resposta: a fé e a conversão.

Nossa resposta: a fé e a conversão.



   18 de fevereiro de 2024.   

1º. Domingo da Quaresma

   Evangelho.   


Mc 1,12-15

Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

   Meditação.   


Convertam-se e creiam no Evangelho! (Mc 1, 15)

Chegamos ao primeiro domingo da Quaresma. A Quaresma se inspira nos quarenta anos de peregrinação do povo hebreu pelo deserto em direção à terra prometida. Esta longa peregrinação foi como um grande retiro que ajudou o povo a encontrar a sua identidade de povo de Deus. Jesus também ficou quarenta dias no deserto, como que refazendo a peregrinação do seu povo. Passados esses dias, ele começou a anunciar que o Reino de Deus já estava chegando, como os que antigamente tinham anunciado ao povo a alegria de já se estar avistando a terra prometida.

O Reino de Deus é o novo tempo que está chegando. É a nossa terra prometida. No anúncio de Jesus, ele já nos diz como acolher o Reino que está às portas: “Convertam-se e creiam no evangelho!”. A fé e a conversão são a resposta à pregação do evangelho, ao anúncio do Reino de Deus que vem a nós. E o Reino vem a nós em Jesus e por meio dele. 

No final do evangelho de São Marcos, Jesus entrega a missão aos seus discípulos: anunciar o evangelho a toda criatura. O evangelho é a boa notícia de que o Reino de Deus chegou em Cristo, e por meio dele, como salvação para todos. Quem receber essa notícia maravilhosa (que é o conteúdo da evangelização), precisa dar uma resposta. E a melhor resposta é a fé. A fé, a adesão a Cristo. “Quem crer e for batizado, será salvo”. O batismo é o mergulho de quem crê no mistério da morte e ressurreição do Senhor, na sua páscoa.

Para meditar esse grande mistério de nossa aliança com Cristo, pelo batismo, nas águas de sua morte e ressurreição, nos é contada hoje a história de Noé. Do grande dilúvio, nasceu uma humanidade purificada, salva na arca, uma humanidade em aliança com Deus (Gn 9). Na primeira carta de Pedro, nos é dito que esta arca representa o nosso batismo (1 Pd 3). Na purificação das águas da morte redentora do Senhor, nasce um povo em aliança com Deus, nós. Está escrito: “À arca, corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação”. O tema do batismo também está presente no evangelho de hoje (Mc 1). Depois do batismo no Rio Jordão, Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto. E lá, ele estava entre os animais selvagens, como Noé em sua barca. 

Neste domingo, podemos identificar mais um passo na subida dos 40 degraus, que podem representar a Quaresma: “Crer no evangelho” - Crer na boa notícia de que o Reino de Deus chegou em Cristo como salvação para nós. É como o aviso de que já se estava avistando a terra prometida, a terra da liberdade e da fartura. Crer é acolher com alegria essa boa notícia. E a boa notícia, no final das contas, é o próprio Jesus, sua presença e sua ação nos purificando com sua morte e nos pondo em aliança com Deus; e nos levando, pelo seu Santo Espírito, a traduzir o Reino neste mundo em fraternidade, solidariedade, justiça, paz, reconciliação. 




Guardando a mensagem

São quarenta dias, o tempo da quaresma. Podemos pensar em quarenta degraus, a serem subidos passo por passo. E já vamos no quinto-dia desta subida. No primeiro degrau, estava escrito: partir com humildade (foi a quarta-feira de cinzas). No segundo, seguir com Cristo. No terceiro, jejuar para crescer. Ontem, quarto passo, na história de Levi: vencer a acomodação. O passo de hoje pode ser este: crer no evangelho. O evangelho é a boa notícia de que o Reino de Deus chegou com Jesus. A fé e a conversão constituem a nossa resposta à pregação do evangelho. No batismo, celebramos a fé que acolhe esta boa notícia. Nele, somos purificados nas águas da morte e da ressurreição do Senhor. É a nossa páscoa com ele. A fé neste evangelho ilumina a nossa vida, nos ajudando a enfrentar e vencer os problemas e as tentações. A fé nos faz anunciadores e construtores de um mundo onde já brilhem os sinais do Reino de Deus: a liberdade, a unidade, o amor. 

Convertam-se e creiam no Evangelho! (Mc 1, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
quando começamos a quaresma, ouvimos estas tuas palavras, ao recebermos as cinzas: “Convertam-se e creiam no evangelho”. E estamos entendendo que a boa notícia, o evangelho, é que “o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo”. Crer neste evangelho é a resposta que esperas de nós, a acolhida de tua pessoa divina e humana entre nós. A tua obra redentora nos põe em aliança com Deus e nos reconcilia com todos os seus filhos e suas criaturas. Pela fé e pela conversão, acolhemos o Reino de Deus que nos chega como salvação. Pelo batismo, somos purificados nas águas de tua morte e renovados em tua ressurreição. Viver nessa verdade é viver em páscoa. Neste primeiro domingo da Quaresma, queremos renovar nosso ‘sim’ ao teu chamado, nossa adesão ao teu evangelho, nosso amor à tua Igreja. Nela, nós recebemos o santo batismo, pelo qual estamos em comunhão contigo e, por meio de ti e do Santo Espírito, unidos uns aos outros formando um só corpo. Dá-nos, Senhor, a graça de viver nesta fé e de anunciá-la com palavras e ações que, neste mundo, expressem fraternidade, construam a justiça e edifiquem a paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Ouça com atenção as leituras da liturgia de hoje. Lembre, com gratidão, do seu batismo. Reze por todos os que, em sua família, foram batizados. Peça a graça de serem fiéis e viverem unidos a Cristo e à sua Igreja. 

Comunicando

De hoje a oito dias, domingo próximo, às quatro da tarde, começa o nosso Show-Orante, lançando o meu novo álbum musical. Será no Teatro Boa Vista, no Recife. Você também pode acompanhar de casa, através de uma transmissão exclusiva. Adquira já o seu ingresso. Siga o link que lhe enviei ontem ou solicite o seu ingresso pelo Whatsapp 81 3224-9284. 


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos,sua benção, que nesse primeiro domingo da quaresma, queremos renovar nosso sim ao teu chamado. Que Deus nos abençoe com fé, saúde e paz para mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre. Sua benção para continuarmos na palavra,neste primeiro domingo da quaresma.🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Padre João Carlos benção de Deus o senhor existir pra ler todos os dias essas homilia lindas e transmitir pra gente. Eu gosto por demais e sempre estou na fé com o meu Deus todo poderoso. Peço hj aí senhor fale no meu nome na missa pela passagem do meu aniversário,Rosana monteiro dos Santos Brito amém

    ResponderExcluir
  4. Bom padre João Carlos , sua benção pra mim toda minha família,

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe. João Carlos, a sua Homilia é diferenciada, ela nos incorpora no Evangelho com nossas vivências atuais com os ensinamentos escritos há 2.000 anos. Nilberto GCM de Russas-Ce.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia querido e amado padre João Carlos neste primeiro domingo quaresma peço bênçãos para mim e meus familiares e os demais,pois este período quaresmal precisamos de muitas bênçãos para ficar forte espiritualmente e caminhar a percorrer o verde iro caminho que é sem dúvida o caminho de Jesus Cristo o nosso Salvador.que tenhamos um abençoado domingo na paz.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Como pode Jesus ficou no deserto 40 dias sobre a tentação de satanás, não rendeu momento algum e nem murmurou.
    Muitas vezes nós ficamos nas tentações deste mundo 40 minutos já somos seduzidos e nos rendemos caindo no pecado.
    Que o exemplo de Jesus Cristo nosso Salvador, através da fortaleza da Palavra do Evangelho gere em nós Sabedoria, sobriedade e discernimento, assim seja a nossa força e confiança necessária para todo e sempre continuar acreditando que mesmo nas dores, nas fraquezas, nas dificuldades e em todas as tribulações e tentações diárias, se acreditarmos que DEUS Pai estava com JESUS e ainda hoje está conosco, desta forma seremos mais que vencedores pois Ele já venceu na cruz até o último dos inimigos a morte, hoje Cristo ressuscitado luta ao nosso lado com Seu Santo Espírito, assim podemos ter a confiança, se DEUS é por nós, quem será contra nós,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes Galdino Jacareí eu creio no Evangelho e estou me esforçando em escutar a palavra de Deus ê passar a frente aos meus irmãos meus familiares e amigos gosto de ler e meditar a palavra a muitos anos tenho o propósito padre João Carlos de ler o evangelho todos os dias e rezar o terço as vezes rezo o Rosário e meu propósito desta quaresma é participar das caminhada quaresma da penitência nas sexta feira se Deus vou conseguir todo faço um propósito e cumpro graça s a deus

      Excluir
  8. Bom dia, Padre
    João Carlos, sua benção.
    Peço oração para meu filho e minha família que nesta quaresma toque no coração ❤️ deles para a convenção.🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Deus abençoe 🙌

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos . Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Cura meu netinho Bento Senhor. Que possamos viver a Quaresma seguindo os ensinamentos de Jesus amém

    ResponderExcluir
  11. Sua bênção padre João Carlos Rezende por minhas necessidades financeiras e saúde rezo pelo o senhor tbm não esqueço amo escutar o senhor Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Pe João Carlos sua bênção Que Jesus nos fortaleça para poder nos subir mais esses trinta e cinco degraus da Quaresma 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde a todos vocês meus caros irmãos na fé e a você padre João Carlos. Agradeço muito pelo seu tempo que me tem dado!

    ResponderExcluir
  14. Só sinto gratidão pela mensagem. Confio em Jesus e na Força Divina! Que Deus esteja sempre comigo e com minha família! Silêncio e fé durante a Quaresma, confirmando o Amor Incondicional de Deus em minha vida.
    Gratidão
    Aidael

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre obrigada por mim ensinar com cada evangelho

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por sua mensagem linda

    ResponderExcluir
  18. Glória a vós Senhor! Muito obrigada Sr. Padre João Carlos pela meditação. Deus abençoe hj e sempre 🙏 permita com que os seus filhos sejam o exemplo de Cristo nosso Senhor aquele que pelos nossos pecados morreu na cruz e ficou 40dias no deserto sendo tentado pelo Diabo mais ainda assim em momento algum rendeu.🙏🥺

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS