PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você vai jejuar nessa quaresma?

Você vai jejuar nessa quaresma?

 



   16 de fevereiro de 2024.   

Sexta-feira depois das cinzas

   Evangelho   


Mt 9,14-15

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

   Meditação   


Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)

Chegamos ao terceiro dia da Quaresma. É muito importante que a gente não perca nenhum dia desse programa de crescimento que é a Quaresma. O passo a ser dado hoje é sobre o jejum, como expressão de nossa conversão.

A pergunta veio de um grupo muito querido de Jesus, os discípulos de João. Jesus tinha participado do batismo de João Batista, no Rio Jordão. João o tinha apontado como Cordeiro de Deus. E alguns dos discípulos do Batista tinham se tornado discípulos seus. Então, a pergunta deles era séria. Não tinha segundas intenções. E o que eles queriam saber? Queriam saber por que os seus discípulos não praticavam o jejum como eles e os fariseus? A resposta de Jesus foi essa: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. O que Jesus quis dizer com isso?

Podemos entender todo o ministério de Jesus como a renovação da aliança com Deus. Jesus veio pra isso: para restaurar a comunhão com Deus que foi destruída pelo pecado (desde Adão) e pela infidelidade de Israel, o povo da Aliança. Não é à toa que o evangelho de São João praticamente comece com as bodas de Caná, o casamento que precisou da intervenção de Jesus para dar certo. A aliança, à moda do casamento, é entre Deus e o seu povo. Jesus é o noivo. Veja o que ele respondeu: enquanto o noivo está presente (ele), os amigos do noivo (os discípulos) não podem jejuar. Mas, depois que o noivo for tirado do meio deles (a sua morte), eles jejuarão.

O jejum é uma expressão de nossa conversão. Bom, nossa primeira conversão foi celebrada no batismo, nas águas, sinal sacramental da ação do Santo Espírito. Lá, fomos lavados dos nossos pecados. Mas, infelizmente, continuamos a cair, a falhar, a pecar. Por isso, precisamos estar em permanente atitude de conversão. Deus sempre nos perdoa. Mas, para isso, precisamos da conversão do nosso coração. O jejum é uma forma de cultivamos essa conversão. Ficamos tristes pelo pecado que cometemos. Esse sentimento do reconhecimento de nosso pecado, da dor que sentimos por nossa infidelidade a Deus, é expresso também nas práticas externas do jejum, da esmola e da oração. Essas práticas nos ajudam a cultivar a conversão interior e a implorar a misericórdia de Deus, o seu perdão. Ele que já nos purificou pela água do batismo, pode também nos purificar pelas lágrimas do nosso arrependimento. Nosso arrependimento ou contrição nos leva à confissão dos nossos pecados no Sacramento da Reconciliação.

O jejum tem, então, essa conexão com Deus, a quem ofendemos e a quem demonstramos nosso arrependimento, cultivando a conversão do nosso coração. Mas, o jejum tem também uma conexão com minhas atitudes em relação aos meus irmãos. No livro do Profeta Isaías, o próprio Deus nos diz qual a verdadeira obra que ele espera de nós, o jejum que ele prefere. São obras pelas quais procuramos, em relação ao nosso próximo, o alívio do seu sofrimento, a libertação da opressão, a partilha do pão, do teto e da roupa com os mais sofridos.





Guardando a mensagem

O jejum é uma forma de penitência, pela qual me uno ao padecimento de Cristo, em sua paixão. É também um gesto de amor fraterno, no sentido de que me faço solidário com quem está em dificuldade. Você pode jejuar em qualquer dia na Quaresma. O mínimo está previsto pela disciplina da Igreja: na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da paixão. A abstinência de carne às sextas-feiras da Quaresma também faz parte de nossa caminhada penitencial, nesse período. Além do alimento, a gente pode fazer jejum de televisão, de barzinho, de bebida alcoólica, de açúcar, de sobremesa, de cigarro, de internet, de redes sociais... Renunciar, pra ficar mais resistente, pra ter mais força interior, para unir-se a Cristo em sua cruz e aos irmãos em suas necessidades.

Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)

Rezando a palavra

Senhor nosso Deus,
que te deixas comover pelos que se humilham e te reconcilias com os que reparam suas faltas, ouve como um pai as nossas súplicas. Derrama a graça da tua bênção sobre nós que estamos em Quaresma, desejosos de ouvir a palavra do teu filho Jesus, de ser fieis à vida de oração pessoa, e de praticar a penitência e a caridade, em preparação das celebrações da Santa Páscoa que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Bom, não temos pra onde correr. A prática da palavra de hoje é o jejum, jejuar. Se você passou batido(a) na quarta-feira de cinzas, tem ainda a sexta-feira da paixão. E, hoje, como todas as sextas da quaresma, é dia de abstinência de carne. Você sabe, essas práticas externas têm valor se cultivarem a conversão do coração em relação a Deus e aos sofredores.

Comunicando

Como é que está indo a sua Quaresma? Levando-a a sério, mesmo? Estamos hoje no terceiro dia de nossa caminhada quaresmal, subindo o monte, com o Senhor. Lembro o desafio lançado para este início de quaresma: você ter, ao lado de sua bíblia, um caderno de anotações, o seu diário espiritual. Segunda-feira, vou lhe perguntar se já está tudo certo por aí... pra gente fazer as primeiras anotações. 

Outra recomendação. No último domingo deste mês de fevereiro, vamos realizar um Show lançando o meu novo álbum musical. Eu vou lhe dizer: mais do que um show, estamos preparando um lindo momento de oração: oração com arte, com música, com espiritualidade. Quem está na área metropolitana do Recife, pode ir pessoalmente partcipar do show no Teatro Boa Vista. Quem está distante como você, pode também participar de casa, nos acompanhando por uma transmissão exclusiva. Os ingressos estão à venda no site www.sympla.com.br ou pelo WhatsApp da AMA: 81 3224-9284. Para facilitar, estou lhe enviando o acesso para você saber mais sobre o show e adquirir seu ingresso. Por favor, clique no link que estou lhe enviando.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

27 comentários:

  1. Bom dia padre que Deus abençoe todos que Maria passa a frente amém

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe sempre padre pelas suas iniciativas com a gente nessa quaresma vou começar a mudar muito as minhas atitudes obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comecei a minha quaresma.
      Deus seja louvado.
      Fiz Ano passado foi muito proveitoso, este ano será melhor.
      Deus seja louvado
      Amém 🙏 🙏🙏🙏

      Excluir
    2. Sou Maria de Lourdes do Ibura, meu jejum vai ser rezar toda madrugada(04:00) o Rosário Quaresmal com as irmãs do Inst. Resed os quarenta dias e ajudar alguém necessitado bom final de semana 🙏❤

      Excluir
  3. Deus te abençoe sempre, ouço todos os dias seu programa... Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Que Deus a becoe sempre o senhor padre.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe nosso dia Maria passa na frente!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos,muito obrigada por estar me acompanhando nesta quaresma,quero fazer diferente desta vez, com a graça de Deus e o senhor. Quero conhecer seu programa por gentileza. O pecado me entristece. Não quero mais permanecer assim na desobediência .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, que nessa quaresma, nos incentive por jejuar, por amor em Cristo Jesus.Que Deus nos conceda, saúde e paz a mim e a toda minha família e ao Nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Amém Gloria a Deus, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre , Deus nós abençoe, obrigada senhor por tudo ,senhor tenha piedade e mesericodia de todos da minha familia , afaste todo o mal e nós livre da maldade das pessoas, obrigada senhor por vc existir, senhor eu creio mas aumenta a fé, amém

    ResponderExcluir
  10. MENSAGEM LINDA E VERDADEIRA. E, O CARDÁPIO UMA MARAVILHA.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe. João Carlos,,escuto todos os dias a reflexão gosto muito compartilho com várias pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Rosario 16/224 09:10
    Bom dia Padre João Carlos . Escuto todos os dias a meditação do Evangelho com o Senhor. Tem me ajudado bastante na minha vida e na caminhada missionária. Grande abraço para o senhor e toda equipe.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia pe. João Calor, tenho um grupo VINDE ESPÍRITO SANTO, onde o senhor esta presente com a sua meditação, reze por meu filho que fara cirurgia poroximo dia 20, suspeta de câncer. Sua benção 🙏🙏💔

    ResponderExcluir
  14. Olá, muito boa tarde padre João Carlos e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    O Jejum, sem dúvida nenhuma é uma das formas melhor para se combater o mau e também de se aproximar de DEUS, pois assim estamos na mortificação, negando a vontade da carne, até mesmo vencendo o pecado da gula e vivendo verdadeiramente a vontade do Espírito, estamos permitindo que o Espírito Santo nos purifique na essência Divina.
    A relatividade que Jesus faz nesta parábola é perfeita, o noivo é Ele mesmo, e os convidados somos nós a humanidade, assim como forma de alerta nos afirma que chegará um dia que Ele será retirado do nosso meio, já nos revelando quando seria escolhido para derramar o Seu preciosicimo sangue Redentor na cruz e resistindo a tudo inclusive a tentação no deserto por quarenta dias "em jejum e oração" para nos garantir a salvação, a felicidade plena.
    Assim nos prova que é possível vivermos o Projeto de Santidade, sendo fiéis a Seus mandamentos e com nossas vidas agradecidos ao Plano Perfeito do Pai, sendo fiéis a Sagrada Escritura e lutando para sempre contra o pecado, evitando assim todos os sofrimentos desnecessários até Ele retornar ou chegar nossa hora e sermos merecedores da coroa celestial e portadores da vida eterna,.

    ResponderExcluir
  16. Gratidão meu Jesus por estares dentro de nós, nos conduzindo pelas Suas mãos. Seja sempre feita a Vossa Vontade e, não a minha.
    Obrigada Senhor pelas graças em minha vida.
    Aidael

    ResponderExcluir
  17. Que Deus abençoa O senhor e a familia do senhor 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Amem que o amor nos une e Abençoe sempr!

    ResponderExcluir
  19. O amor de Deus é uma benção 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos . Sempre temos muito a agradecer por tudo que Deus nos dá. Peço saúde para mim e minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Na Quaresma temos q realmente fazer o jejum e abstinência pois nada é tão grande quanto o q o Senhor fez por nós derramando seu santíssimo sangue para nos salvar. Aumentai sempre a minha fé Senhor e cura meu netinho Bento e dai-me entender que tudo é no Teu tempo amém.

    ResponderExcluir
  21. DEUS LHE ABENCOE DESDE QUE CONHECI A PALAVRA DE DEUS NAO LARGOU MAS. EU SÓ DE ANGOLA

    ResponderExcluir
  22. Deus abençoe o senhor padre

    ResponderExcluir
  23. Que deus a beçoe o senhor padre

    ResponderExcluir
  24. Amém a palavra é confortante aos nossos corações

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS