18 de fevereiro de 2024.   
1º. Domingo da Quaresma
Evangelho.
Mc 1,12-15
Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
Meditação.
Convertam-se e creiam no Evangelho! (Mc 1, 15)
Chegamos ao primeiro domingo da Quaresma. A Quaresma se inspira nos quarenta anos de peregrinação do povo hebreu pelo deserto em direção à terra prometida. Esta longa peregrinação foi como um grande retiro que ajudou o povo a encontrar a sua identidade de povo de Deus. Jesus também ficou quarenta dias no deserto, como que refazendo a peregrinação do seu povo. Passados esses dias, ele começou a anunciar que o Reino de Deus já estava chegando, como os que antigamente tinham anunciado ao povo a alegria de já se estar avistando a terra prometida.
O Reino de Deus é o novo tempo que está chegando. É a nossa terra prometida. No anúncio de Jesus, ele já nos diz como acolher o Reino que está às portas: “Convertam-se e creiam no evangelho!”. A fé e a conversão são a resposta à pregação do evangelho, ao anúncio do Reino de Deus que vem a nós. E o Reino vem a nós em Jesus e por meio dele. 
No final do evangelho de São Marcos, Jesus entrega a missão aos seus discípulos: anunciar o evangelho a toda criatura. O evangelho é a boa notícia de que o Reino de Deus chegou em Cristo, e por meio dele, como salvação para todos. Quem receber essa notícia maravilhosa (que é o conteúdo da evangelização), precisa dar uma resposta. E a melhor resposta é a fé. A fé, a adesão a Cristo. “Quem crer e for batizado, será salvo”. O batismo é o mergulho de quem crê no mistério da morte e ressurreição do Senhor, na sua páscoa.
Para meditar esse grande mistério de nossa aliança com Cristo, pelo batismo, nas águas de sua morte e ressurreição, nos é contada hoje a história de Noé. Do grande dilúvio, nasceu uma humanidade purificada, salva na arca, uma humanidade em aliança com Deus (Gn 9). Na primeira carta de Pedro, nos é dito que esta arca representa o nosso batismo (1 Pd 3). Na purificação das águas da morte redentora do Senhor, nasce um povo em aliança com Deus, nós. Está escrito: “À arca, corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação”. O tema do batismo também está presente no evangelho de hoje (Mc 1). Depois do batismo no Rio Jordão, Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto. E lá, ele estava entre os animais selvagens, como Noé em sua barca. 
Neste domingo, podemos identificar mais um passo na subida dos 40 degraus, que podem representar a Quaresma: “Crer no evangelho” - Crer na boa notícia de que o Reino de Deus chegou em Cristo como salvação para nós. É como o aviso de que já se estava avistando a terra prometida, a terra da liberdade e da fartura. Crer é acolher com alegria essa boa notícia. E a boa notícia, no final das contas, é o próprio Jesus, sua presença e sua ação nos purificando com sua morte e nos pondo em aliança com Deus; e nos levando, pelo seu Santo Espírito, a traduzir o Reino neste mundo em fraternidade, solidariedade, justiça, paz, reconciliação. 
Guardando a mensagem
São quarenta dias, o tempo da quaresma. Podemos pensar em quarenta degraus, a serem subidos passo por passo. E já vamos no quinto-dia desta subida. No primeiro degrau, estava escrito: partir com humildade (foi a quarta-feira de cinzas). No segundo, seguir com Cristo. No terceiro, jejuar para crescer. Ontem, quarto passo, na história de Levi: vencer a acomodação. O passo de hoje pode ser este: crer no evangelho. O evangelho é a boa notícia de que o Reino de Deus chegou com Jesus. A fé e a conversão constituem a nossa resposta à pregação do evangelho. No batismo, celebramos a fé que acolhe esta boa notícia. Nele, somos purificados nas águas da morte e da ressurreição do Senhor. É a nossa páscoa com ele. A fé neste evangelho ilumina a nossa vida, nos ajudando a enfrentar e vencer os problemas e as tentações. A fé nos faz anunciadores e construtores de um mundo onde já brilhem os sinais do Reino de Deus: a liberdade, a unidade, o amor. 
Rezando a palavra
Senhor Jesus, 
quando começamos a quaresma, ouvimos estas tuas palavras, ao recebermos as cinzas: “Convertam-se e creiam no evangelho”. E estamos entendendo que a boa notícia, o evangelho, é que “o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo”. Crer neste evangelho é a resposta que esperas de nós, a acolhida de tua pessoa divina e humana entre nós. A tua obra redentora nos põe em aliança com Deus e nos reconcilia com todos os seus filhos e suas criaturas. Pela fé e pela conversão, acolhemos o Reino de Deus que nos chega como salvação. Pelo batismo, somos purificados nas águas de tua morte e renovados em tua ressurreição. Viver nessa verdade é viver em páscoa. Neste primeiro domingo da Quaresma, queremos renovar nosso ‘sim’ ao teu chamado, nossa adesão ao teu evangelho, nosso amor à tua Igreja. Nela, nós recebemos o santo batismo, pelo qual estamos em comunhão contigo e, por meio de ti e do Santo Espírito, unidos uns aos outros formando um só corpo. Dá-nos, Senhor, a graça de viver nesta fé e de anunciá-la com palavras e ações que, neste mundo, expressem fraternidade, construam a justiça e edifiquem a paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 
Vivendo a palavra
Ouça com atenção as leituras da liturgia de hoje. Lembre, com gratidão, do seu batismo. Reze por todos os que, em sua família, foram batizados. Peça a graça de serem fiéis e viverem unidos a Cristo e à sua Igreja. 
Comunicando
De hoje a oito dias, domingo próximo, às quatro da tarde, começa o nosso Show-Orante, lançando o meu novo álbum musical. Será no Teatro Boa Vista, no Recife. Você também pode acompanhar de casa, através de uma transmissão exclusiva. Adquira já o seu ingresso. Siga o link que lhe enviei ontem ou solicite o seu ingresso pelo Whatsapp 81 3224-9284. 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


 
 
 
 
 
.jpeg) 
 
 
Bom dia Pe João Carlos,sua benção, que nesse primeiro domingo da quaresma, queremos renovar nosso sim ao teu chamado. Que Deus nos abençoe com fé, saúde e paz para mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia Padre. Sua benção para continuarmos na palavra,neste primeiro domingo da quaresma.🙏
ResponderExcluirBom dia! Padre João Carlos benção de Deus o senhor existir pra ler todos os dias essas homilia lindas e transmitir pra gente. Eu gosto por demais e sempre estou na fé com o meu Deus todo poderoso. Peço hj aí senhor fale no meu nome na missa pela passagem do meu aniversário,Rosana monteiro dos Santos Brito amém
ResponderExcluirBom padre João Carlos , sua benção pra mim toda minha família,
ResponderExcluirBom dia Pe. João Carlos, a sua Homilia é diferenciada, ela nos incorpora no Evangelho com nossas vivências atuais com os ensinamentos escritos há 2.000 anos. Nilberto GCM de Russas-Ce.
ResponderExcluirBom dia querido e amado padre João Carlos neste primeiro domingo quaresma peço bênçãos para mim e meus familiares e os demais,pois este período quaresmal precisamos de muitas bênçãos para ficar forte espiritualmente e caminhar a percorrer o verde iro caminho que é sem dúvida o caminho de Jesus Cristo o nosso Salvador.que tenhamos um abençoado domingo na paz.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirComo pode Jesus ficou no deserto 40 dias sobre a tentação de satanás, não rendeu momento algum e nem murmurou.
Muitas vezes nós ficamos nas tentações deste mundo 40 minutos já somos seduzidos e nos rendemos caindo no pecado.
Que o exemplo de Jesus Cristo nosso Salvador, através da fortaleza da Palavra do Evangelho gere em nós Sabedoria, sobriedade e discernimento, assim seja a nossa força e confiança necessária para todo e sempre continuar acreditando que mesmo nas dores, nas fraquezas, nas dificuldades e em todas as tribulações e tentações diárias, se acreditarmos que DEUS Pai estava com JESUS e ainda hoje está conosco, desta forma seremos mais que vencedores pois Ele já venceu na cruz até o último dos inimigos a morte, hoje Cristo ressuscitado luta ao nosso lado com Seu Santo Espírito, assim podemos ter a confiança, se DEUS é por nós, quem será contra nós,.
Lourdes Galdino Jacareí eu creio no Evangelho e estou me esforçando em escutar a palavra de Deus ê passar a frente aos meus irmãos meus familiares e amigos gosto de ler e meditar a palavra a muitos anos tenho o propósito padre João Carlos de ler o evangelho todos os dias e rezar o terço as vezes rezo o Rosário e meu propósito desta quaresma é participar das caminhada quaresma da penitência nas sexta feira se Deus vou conseguir todo faço um propósito e cumpro graça s a deus
ExcluirBom dia, Padre
ResponderExcluirJoão Carlos, sua benção.
Peço oração para meu filho e minha família que nesta quaresma toque no coração ❤️ deles para a convenção.🙏
Bom dia. Deus abençoe 🙌
ResponderExcluirBom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos . Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Cura meu netinho Bento Senhor. Que possamos viver a Quaresma seguindo os ensinamentos de Jesus amém
ResponderExcluirSua bênção padre João Carlos Rezende por minhas necessidades financeiras e saúde rezo pelo o senhor tbm não esqueço amo escutar o senhor Deus te abençoe
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos sua bênção Que Jesus nos fortaleça para poder nos subir mais esses trinta e cinco degraus da Quaresma 🙏🙏🙏
ResponderExcluirBoa Tarde a todos vocês meus caros irmãos na fé e a você padre João Carlos. Agradeço muito pelo seu tempo que me tem dado!
ResponderExcluirSó sinto gratidão pela mensagem. Confio em Jesus e na Força Divina! Que Deus esteja sempre comigo e com minha família! Silêncio e fé durante a Quaresma, confirmando o Amor Incondicional de Deus em minha vida.
ResponderExcluirGratidão
Aidael
Boa tarde Padre obrigada por mim ensinar com cada evangelho
ResponderExcluirBoa Noite Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigada por sua mensagem linda
ResponderExcluirGlória a vós Senhor! Muito obrigada Sr. Padre João Carlos pela meditação. Deus abençoe hj e sempre 🙏 permita com que os seus filhos sejam o exemplo de Cristo nosso Senhor aquele que pelos nossos pecados morreu na cruz e ficou 40dias no deserto sendo tentado pelo Diabo mais ainda assim em momento algum rendeu.🙏🥺
ResponderExcluir