PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ele estava com fome.

Ele estava com fome.




   19 de fevereiro de 2024.   

Segunda-feira da 1ª Semana da Quaresma



   Evangelho   


Mt 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.


   Meditação  


Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos? (Mt 25, 44)

Estamos fazendo, juntos, o caminho da Quaresma. Já estamos no sexto dia de nossa caminhada. O foco de hoje está no serviço da caridade, uma das áreas de atenção neste tempo de penitência.

Ontem, o evangelho mencionou que Jesus esteve no deserto por 40 dias e foi tentado por Satanás. Uma das tentações de Jesus, e nossa também, é a do poder opressor. O diabo disse que estava no comando dos reinos do mundo e que passaria tudo pra Jesus, contanto que ele o adorasse. Adorá-lo seria trair Deus, trocar Deus pelo diabo. A resposta de Jesus foi: “Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás”. Veja como aí aparece serviço. “Só a ele servirás”. Jesus definiu a sua missão como serviço. “Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”. Os seus seguidores participarão do seu Reino, na medida em que forem servidores, como ele.

No evangelho de hoje, aparece claramente este tema do serviço, da caridade. Em Mateus, capítulo 25, Jesus fala de si mesmo como o rei pastor que, no final da história, reúne todos os povos, separando as ovelhas dos cabritos. As ovelhas irão para a vida eterna, os cabritos irão para o castigo eterno. O critério do juízo é muito simples e prático: você ter servido aos necessitados, mesmo sem se dar conta de que era a Jesus que estava servindo. Só isso. Se você amou a Jesus, servindo os irmãos em suas necessidades, você tem acesso ao Reino preparado pelo Pai desde que o mundo começou. “Venham benditos do meu Pai!” Se não amou Jesus nos irmãos sofredores, o final é triste. “Afastem-se de mim, malditos!”.

Jesus faz uma lista de seis tipos de necessitados: o faminto, o sedento, o estrangeiro, o nu, o doente e o preso. É uma lista simbólica de todos os sofredores. Estranhamente não é uma lista de sete, como se podia esperar, para ser uma obra perfeita. Acho que a resposta é muito simples: o sétimo é o próprio Jesus.

O discípulo é um imitador do Mestre. Jesus, em sua missão redentora entre nós, foi um servidor. Para não ficar qualquer margem de dúvida, no final, ele lavou os pés dos discípulos. Nossa avaliação, diante de Deus, será sobre nossa imitação de Jesus: se servimos aos irmãos necessitados, como Jesus que, cheio de compaixão, aproximou-se dos pobres, dos enfermos, dos oprimidos como servidor.




 
Guardando a mensagem

Esta página do evangelho é um ensinamento precioso sobre o serviço, sobre a caridade, mas tem uma grande novidade. Já sabíamos que o amor ao pobre, ao necessitado e ao sofredor se realiza com ações, com compromisso, com a construção de uma sociedade inclusiva, com respeito pela dignidade humana de cada um, de cada uma. E Jesus acrescentou uma grande novidade: No amor aos “irmãos mais pequeninos”, como ele os chamava, está-se amando, servindo e honrando a ele mesmo. Jesus se sente defendido, protegido, promovido, amado quando fazemos isso aos sofredores. Ao servir os pequeninos, estamos imitando Jesus e mostrando nosso amor por ele. 
A Campanha da Fraternidade é uma escola quaresmal de caridade. Com a Campanha deste ano, estamos revendo nossos relacionamentos como espaços de amizade social: respeito, inclusão, solidariedade. 

Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos? (Mt 25, 44)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ajudar os pobres até que ajudamos. Somos todos sensíveis às campanhas de solidariedade, à esmola, ao socorro aos humilhados deste mundo. Ajudar os pobres não é tão difícil. Amar os pobres, como tu o fizeste, aí já é mais difícil. Difícil, porque amar é reconhecer a grandeza daquela pessoa desfigurada pela doença, pela droga, pelo desamparo; porque amar é engajamento na conquista dos seus direitos, no compromisso cidadão por uma sociedade justa e sem violência. Amar é comprometer-se com o outro, é entrar na comunhão com ele. Aí é bem mais difícil. Dá-nos, Senhor, que nesta quaresma, passemos de “ajudar os pobres” a “amar os pobres”. Que a nossa preocupação com a fome dos nossos irmãos e irmãs seja expressa em atitudes, cuidados, ações preocupadas com o bem de todos, especialmente dos mais frágeis e desprotegidos. Seja bendito o teu santo nome. hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Estou contando que você já tenha o seu diário espiritual. O diário espiritual é apenas um caderno para suas anotações, um lugarzinho onde você possa ir anotando as inspirações que o Senhor lhe der e os compromissos de crescimento que você vai assumindo. No seu caderno, hoje, reproduza a lista dos necessitados que o evangelho repete quatro vezes hoje. Faça apenas a lista dos 6 tipos de necessitados.

Comunicando

Hora de adquirir o ingresso para acompanhar, no Teatro ou em Casa, o Show-Orante do próximo domingo. Para informações, entre em contato pelo Whatsapp 81 3224-9284. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

24 comentários:

  1. Bom dia PAZ e bem .Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Jesus Cristo te peço por intercessão de nossa senhora, me dá uma fé inabalável amém.

      Excluir
    3. Santa vivência na genética, ética profética e noética....

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos e todas e todos que lhe ajudam nessa tão linda caminhada que todos os dias nos traz muitas graças ,com essa linda meditação tão rica em detalhes e bondades aos leitores do drasil e do mundo,são graças maravilhosas que não pagamento por elas, só o Deus todo poderoso lhes paguei dando muita saúde para o senhor e equipes de trabalhos, e nós na medida do possível possamos também dá a nossa pequena contribuição se assim posso dizer.continui firme e forte com esta linda evangelização a distância tão linda e maravilhosa todos os dias para amenizar as dores do nosso povo tão sofridos com tantas mazelas provocadas por terceiros que não sabemos quais as finalidades desses hovives males, se assim posso dizer.substituam esses males pelo o amor uns aos outros, aproveitando neste período tão lindo que Deus está nos dando de presente nesta quaresma, vamos devolver com aquilo que Deus quer que façamos, praticar a paz.tudo pela paz e violência já mais.paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre gratidão pelas palavras
    Devemos sempre ajudar o próximo . Louvado seja Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Pe.Joao Carlos.Estou muito lisonjeada que vendo e aprendendo,

      Excluir
    2. Ajudar os pobres é fácil, difícil é amar os pobres,; como diz o texto , Senhor dai-nos um coração que só saiba amar, para que possamos amar nossos irmãos assim como o Senhor nos pede! Amém 🙏

      Excluir
    3. Obrigado suas Meditação eu quero ser uma nova criatura Obrigado padre João Carlos

      Excluir
  4. 👏👏👏🙏⭐💫

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos, quando Jesus disse: amar o próximo como a ti mesmo, já estava resumindo tudo isso.
    Contudo devemos sempre fazer o melhor que podemos, desejando o melhor ao nossos irmãos, porquê da mesma forma estamos fazendo ao próprio Cristo.
    Conforme o evangelista Mateus nos afirma, desde a criação do mundo, ou seja, desde a nossa existência estamos sendo acompanhados e avaliados por um DEUS Uno e Trino, que é Onipotente, Oniciente e Onipresente, assim no dia do julgamento final seremos separados, os justos que entenderam quais os princípios do Reino, perseveraram no amor até o fim e foram fiéis, esses receberão a graça do convívio dos eleitos, a vida eterna. Infelizmente por outro lado aqueles que se mantiveram com os corações insensatos, maldosos, orgulhosos e pretensiosos, e não se converteram, escolheram permanecer impuros e nem aceitaram Jesus como o Caminho, Verdade e Vida em tempo, pois só pensaram em si próprio, prevalecendo com os corações duros e incencíveis, sem compaixão nenhuma, não foram solidários, nem caridosos e nem se compadeceram com o sofrimento dos marginalizados, dos mais necessitados, enfim viveram sem se preocupar com o próximo, esses irão para o castigo eterno, onde o fogo não se apagará e haverá rugir de dentes,.

    ResponderExcluir
  6. Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo!🙏 Mais uma vez, obrigada pela mensagem Sr. Padre Carlos. Espero que o Papai dos céus nos conceda o dom e a graça… Nos dê a capacidade de metermos em prática as 7 necessidades da lista de Jesus e a capacidade de amar o próximo sobre tudo os pobres que muitas das vezes ajudamos mais não amamos, não reconhecemos a grandeza daquela pessoa disfigurada 😥 como ele tem feito sem distinção da raça nem da cor pele . Dá-nos Senhor, que nesta quaresma passemos de ajudar os pobres e amá-los . Amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, lista de 6…

      Excluir
    2. Bom dia padre salve Maria!!, obrigado por continuar a ser este servo de Deus obediente ao magistério da igreja católica apostólica Romana

      Excluir
  7. Bom dia padre ,Deus nós abençoe, senhor wte eu sempre andei no caminho hoje di senhor , obrigada e perdão, senhor hoje venho oefur pelo meu irmão neném que vai fazer o procedimento e que ele não sofra e der tudo certo , que ele esteja melhor , amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia e boa tarde a todos e para si padre João Carlos.
    Espero que esteja tudo bem consigo e com a sua amada comunidade!
    Hoje, só gostaria de agradecer mais uma vez a sua grande sabedoria sobre o evangelho.

    ResponderExcluir
  9. Amém, bom dia 🙏 padre João Carlos sua benção 📿🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Quero agradecer por tudo que Deus nos dá todos os dias e e pedir saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Que nós possamos seguir os seus preceito da quaresma todos os dias e não só agora: olhar para o próximo com muito amor, principalmente pelos mais necessitados. Senhor obrigada por tudo e cura meu netinho Bento Senhor amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Quero agradecer por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor, que possamos sempre praticar esses seus preceitos e ajudar sempre os mais necessitados com muito amor e atitudes . Cura Senhor o meu netinho Bento e aumenta sempre a minha fé amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, meu nome é Márcia, moro em Curitiba- Paraná e todos os dias ouço o evangelho através do padre, a palavra de Deus é um bálsamo de conforto, acolhimento e amor!
    Agradeço a Jesus pela graça de termos a oportunidade de ouvirmos todos os dias a palavra do Senhor através do padre João Carlos, que nos passa a explicação do evangelho com tanta simplicidade e sabedoria!
    Que Jesus abençoe a todos nós!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Pe João Carlos,sua benção, que Deus nos ajude a ser solidário,com os pequeninos e aos pobres, em nossa quaresma pascoal, que Deus nos ajude nos proteja, com fé, saúde e paz, para mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde abençoada Padre! Que Deus nos inspire onde podemos ser úteis!
    Ninguém pode julgar ou acusar o que não conhece, mas todos podemos amparar um indefeso!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  15. Deus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São Conrado. Entretanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, do profetismo, do amor, da salvação, da caridade, da evangelização, da justiça, da obediência e da santificação. Me ajude viver os VOSSOS mandamentos. Me ajude fugir do pecado, do rancor, do ódio, da vingança, da injustiça, da exploração e da calunia. Me ajude ter o santo temor. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ser justo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Como faço para receber todos os dias a palavra de Deus? Quem envia é uma amiga de minha mãe mas nem sempre ela manda pra gente. Gostaria de receber todos os dias 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O segredo do nosso testemunho.

06 de maio de 2024   Segunda-feira da 6ª Semana da Páscoa.     Evangelho. Jo 15,26–16,4a Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,...

POSTAGENS MAIS VISTAS