PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não deixe a Quaresma começar sem você!

Não deixe a Quaresma começar sem você!

 


   14 de fevereiro de 2024.   

Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma

   Evangelho.   


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

   Meditação.  


E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério. Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.

No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um modo novo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito.

A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.

O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que deixamos de consumir.

A CARIDADE, sem busca de reconhecimento, nos faz realizar gestos de fraternidade. Concretamente, fazer alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha da comida, da roupa, da água... Jesus fala de gestos de atenção em direção aos famintos, sedentos, enfermos, encarcerados, maltrapilhos... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, na Quaresma também se fala de esmola. Mas, muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na Quaresma é a partilha do que temos com quem está passando necessidade.

Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Neste ano, a Campanha tem como tema "Fraternidade e Amizade Social". A reflexão e as ações de fraternidade nos ajudam a qualificar nossa Quaresma, com a conversão na caridade.




Guardando a mensagem

A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para nós católicos. Quarenta dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos nos preparando para entrar, com Jesus, em Jerusalém para celebrar, com ele, a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma!

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O caminho quaresmal tem indicações muito práticas para vivermos esses 40 dias de conversão e crescimento em Cristo: a oração, o jejum, a caridade. Um santo propósito nesse momento pode ser esse: "Quero levar a sério esta quaresma".

Comunicando

Somos, em geral, muito ocupados, dispersos e com pouca disciplina na oração pessoal e na leitura bíblica diária. O nosso caminho com Cristo nos pede mais. Estou lhe dizendo isso para motivar você para o desafio deste Tempo de Quaresma. Posso dizer qual vai ser o desafio?... Bom, o desafio deste Tempo de Quaresma é você ter, ao lado de sua bíblia, um diário espiritual. Pode ser uma agenda ou um simples caderno para suas anotações. Já está na hora de você ter um lugarzinho para registrar alguma coisa do seu caminho com Cristo. Preciso lhe perguntar... Você topa o desafio?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

49 comentários:

  1. Maria Batista- Santo André- SP Amo ler e escrever, mais confesso que sou meio desorganizada, com tantos cadernos, nunca sei onde escrevi minhas anotações. Obrigada pela meditação e pelo desafio. Aceito com certeza padre João Carlos. GRATIDÃO por tudo. GANHEI da minha amiga Gláucia Honma um caderno especial com o símbolo da AMA.

    ResponderExcluir
  2. Preguiçosa em escrever. Aceito o desafio senhor padre. Obrigada pela sua dedicação

    ResponderExcluir
  3. Sim aceito o desafio

    ResponderExcluir
  4. Aceito o desafio Senhor Padre.🙏🏻

    ResponderExcluir
  5. Aceito o desafio! Deus o abençoe e proteja sempre, padre João Carlos!🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre aceito o desafio

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, Equipe e todo povo de Deus! Sou Josefa Maia, sou de Jucás/Ce. Tenho uma dificuldade muito grande de redigir, mas no nome de Jesus topo o desafio.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos e a todos que nós que fizemos parte desta linda e amada família de Deus. Hoje, gostaria muito de agradecer mais uma vez padre João, e também desejar a todos uma ótima quarta das cinzas e uma continuação de um excelente tempo de reflexão e partilha da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos Ribeiro sdb pedindo sua benção para mim e meus familiares e os demais do Brasil e do mundo,é como as leituras da meditação diz que está quaresma precisamos muito ficar bem atentos às leituras do evangelho de um modo especial ,vou fazer de tudo para dá a imha pequena contribuição no que for possível, ora repassar as meditações ou fazendo o que for necessário para a grandeza da palavra de Deus,pois eu já faço esse trabalho com muito cuidado, quero melhorar mais ainda com ajuda dos anjos e dos santos visíveis e invisíveisois existem no meio de cada um de nós se assim posso dizer.que tenha os uma quarta feira de cinzas com muita paz e oração jejum e caridade, Deus ver tudo isso e ele dará a sua recompensa. Paz e bem para todas e todos do Brasil e do mundo. Que Deus abençoe ao senhor e sua equipe de trabalho e também aos seus familiares.paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre que Deus abençoe nós todos amém

    ResponderExcluir
  12. Sim, aceito o desafio .
    Quero Senhor Jesus estar mais e mais perto de Ti , que minhas ações sejam verdadeiras e profundas e humildes , ajuda-me Senhor a ser o que em Teu pensamento já sou.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre , Deus nós abençoe e nis proteja a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e vida a minha família, perdão e mesericordia para todos nós e gratidão por tudo. Amém

    ResponderExcluir
  14. Sim, aceito, eu já pratico, mas será mais intenso na quaresma.

    ResponderExcluir
  15. Sim padre,precisamos fazer isso, num tempo tão importante espíritualmente,a quaresma,Deus seja bendito amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos sua bença eu aceito sim pois gosto muito de escrever

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, nessa quaresma nos ajude a fortalecer esse tempo de quaresma, ajude a mim e a minha família. Abençoando todos nós com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos.sua benção 🙌eu aceito o desafio.

    ResponderExcluir
  19. Sim vou fazer o possível para cumprir o desafio.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre gosto de ler mais o tempo as vezes é curto e passo o dia sem ler mais sempre leio um pouco aceito e muito obrigado pelas mensagens vejo todos os dias

    ResponderExcluir
  21. Peço oração para minha,também peço oração emprego para meu filho.

    ResponderExcluir
  22. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada por essa reflexão. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos livre de todo mal. uma abençoada quaresma pra todos nós. obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  23. Aceito o desafio. Deus me dará forças.

    ResponderExcluir
  24. SENHOR! Já conversamos..Atendei a minha prece! Obrigado pela sua presença na minha vida.

    ResponderExcluir
  25. Aceito o desafio!! Irei me dedicar as orações nessa quaresma. Obrigada Padre.

    ResponderExcluir
  26. Senhor já conversamos..Atendei aminha prece obrigado pela sua presença na.minha vida amém Jesus Cristo só gratidão por tudo amém bjs ❤️‍🩹 💞 ❤️‍🩹 💞 ❤️‍🩹

    ResponderExcluir
  27. Padre tenho preguiça de ler, reza por mim ,vou fazer o possível para este desafio

    ResponderExcluir
  28. Sim Padre, aceito o desafio.

    ResponderExcluir
  29. Ir.Antonia14/2/24 10:41

    Pe.João Carlos, aceito de coração o desafio. Sou da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário. Esse desafio faz parte do nosso carisma. Este tempo de quaresma é muito especial para nossa Congregação. Sou muito grata pelas suas meditações diárias. Me ajudam muito. Repasso para 250 pessoas todos os dias. Caro abraço, ir.Maria Antônia, Montanha - ES

    ResponderExcluir
  30. Sim Padre, aceito o desafio.

    ResponderExcluir
  31. Glória a Vós Senhor!
    Não podemos ser como os hipócritas, em querer mostrar tudo que fazemos, porque desta forma querendo ou não estamos confundindo a caridade e assim o orgulho a vaidade e até a prepotência prevalecerá, com isso mesmo sem querer, estaremos focando o orgulho e sucesso próprio.
    Pelo contrário irmãos, precisamos ser mansos e humildes de coração e nos esforçar para viver o amor e a reconciliação, conforme Jesus Cristo foi e é.
    Pois se para DEUS o Status, a grandeza, a ostentação tivesse algum valor, o Pai não escolheria Seu Filho Unigênito para vir ao mundo e viver com a maior riqueza material e esbanjadora do mundo, ou seja como Rei teria o maior Status visível e possível, mas então pensamos porquê será que pelo contrário quis que Ele mesmo como DEUS, destinado a Reinar viesse ao mundo, nascesse sem conforto algum, num estábulo, numa manjedoura e vivesse no nosso meio da forma mais simples e humilde possível e morresse da forma mais cruel da época, na cruz ?
    Com certeza para que valorizássemos em tudo no ser humano a essência da pureza, da humildade e da simplicidade, que reflete em cada um a intimidade a entrega, a serenidade e confiança em DEUS.
    O Cristão, deve cada vez mais desapegar e não se preocupar com a justiça humana, pois com certeza se viver a exemplo de Jesus Cristo, a maior justiça estará sendo construída a cada dia, a recompensa maior já está se materializando, que é o Céu, não existe prêmio maior, pois sabemos que lá tudo é bom e perfeito,.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Eu aceito. Tenho meu caderninho, mas falho bastante. Agora farei com mais disciplina. Gratidão por nos orientar, padre 🙏

    ResponderExcluir
  33. Lindo amei sua explicação e a música também.
    Bom dia com saúde e proteção divina Padre João Carlos, sua benção. 😇🫡💔💘❤️‍🔥🙌🫶👐🤲🤝🙏👏.
    Agora vamos ri um pouquinho pensei que o senhor ia falar mulheres não pode lavar pratos os quarenta dias ia ser bom demais. Amém 🤣🤣

    ResponderExcluir
  34. Gosto muito de ouvir suas explicações sobre o evangelho de todos os dias.
    Abraço com a certeza absoluta que Jesus Cristo de Nazaré e o nosso salvador e libertador e protetor. Amém e Amém e Amém. Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor que eu possa entender que Tu tens o teu tempo. Continuo a Te pedir pela cura do meu netinho Bento. O problema aconteceu qdo ele tinha 8 meses e agora já com 5 anos, ainda não fala nem anda. Dai-me Senhor paciência e muita fé para esperar o Teu tempo amém.

    ResponderExcluir
  36. Sim eu topo!

    ResponderExcluir
  37. Sim eu creio e aceito viver o Amor Incondicional de Jesus em minha vida.

    ResponderExcluir
  38. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde padre João Carlos,amei esse desafio pois , já faço,e quando passei a receber sua meditação,m a graça de Deus,ai que fiquei mais apaixonada pela leitura,do santo Evangelho,além das demais que vem como as primeiras e segunda leitura,e com suas meditações só tenho a agradecer ao senhor Padre João Carlos,por contribuir tanto para minha compreensão.somente Deus e nossa senhora, para lhe recompensar.

    ResponderExcluir
  40. Peço a sua benção padre João Carlos, nesta caminhada quaresmal quero pedir que Deus me conceda forças para que eu possa continuar em oração todos os dias durante está caminhada e também praticar os encinametos deixados por nosso senhor Jesus Cristo que assim seja a vontade de Deus Pai amém

    ResponderExcluir
  41. Deus Eterno, Criador de todas as coisas! Eu LHE agradeço pela vida de São Valentim. No entanto, me ensine seguir o caminho do discipulado, do arrependimento, do perdão, da bênção, da fé, da conversão, da humildade, da caridade, da reconciliação, da justiça, da santificação, da oração, da salvação, da evangelização, da graça e da penitência. Me ensine fazer bons jejuns. Me ensine ser benigno, compassivo e cheio de misericórdia. Me ensine fugir da infâmia e da hipocrisia. Me ensine ser zeloso com o que é sagrado. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  42. Sim aceito!🙏🏼

    ResponderExcluir
  43. Margarida aceito sim

    ResponderExcluir
  44. Aceito desafio senhor padre

    ResponderExcluir
  45. Eu sou Andrezza e aceito

    ResponderExcluir
  46. Aceito o desafio, vivenciei essa esperiência ano passado, fiz as leituras diárias, fiz as anotacões dos pontos fortes. Foi muito marcante a experiência na minha espiritual. Agradeço ao Pe. João Carlos por esse carinho com seus ouvintes de nos proporcionar essa valiosa riqueza de ensinamentos da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS