PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Começou o grande retiro.

Começou o grande retiro.



   15 de fevereiro de 2024.   

Quinta-feira depois das cinzas


   Evangelho   


Lc 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

   Meditação.   


Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Então, começamos, ontem, a caminhada de 40 dias em direção à Páscoa do Senhor. Começamos a Quaresma. É como se tirássemos esse tempo para caminhar com Jesus, aprendendo os seus ensinamentos, o seu modo de pensar e de agir. É um grande retiro, em companhia dos irmãos, no seguimento de Cristo. Seguimento de Cristo: precisamente, é esse o foco de nossa meditação de hoje, segundo dia da Quaresma.

Jesus falou para todos: “Se alguém quiser me seguir...”. Eu quero! E você? Então, escutemos as condições que ele vai colocar: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga”. Renunciar a si mesmo significa a gente se tirar a si mesmo do centro. É que no centro de nossa vida estamos nós mesmos. A gente pensa e age assim: ‘isso é bom pra mim, isso me faz bem, isso eu gosto, isso eu quero ou não quero pra minha vida’. No centro, estou eu mesmo, o que me agrada, o que me convém. Agora, Jesus está dizendo que para quem quiser segui-lo, tem que ser diferente: é ele que deve estar no centro. Renunciar a si mesmo. Não dá pra você seguir Jesus, continuando no centro. Entendeu?!

Aí ele completou: “Tome a sua cruz cada dia e me siga”. Ser cristão não é deixar de ter problemas, você sabe muito bem. Tomar a própria cruz é condição para seguir Jesus. E o que é tomar a cruz de cada dia? É assumir, com toda responsabilidade, o peso que a vida lhe entrega: problemas de saúde, dificuldades financeiras, desencontros dentro de casa, crises sociais... Tomar a cruz cada dia é não correr dos compromissos ordinários da existência: trabalhar, fazer feira, acompanhar os filhos, conviver com a vizinhança, estudar... As obrigações, compromissos e problemas do dia-a-dia não nos impedem de seguir Jesus. É com essa cruz que o seguimos.

Jesus começou falando do seu caminho, de como ele sofreria muito, seria rejeitado pelos grandes do seu povo, seria morto e ressuscitaria. O caminho do Filho do Homem, como ele gostava de se referir a si mesmo, não seria um caminho cômodo, nem fácil. O caminho da verdade, da coerência, da honestidade é um caminho doloroso. Sofrimento, rejeição, morte... e ressurreição, ao final. A vitória se colhe em meio a lutas, renúncias e dificuldades.

Jesus não quis pegar o atalho da vitória sem luta, do conchavo com os poderosos ou da solução mágica para os problemas. Foram essas, aliás, as tentações do demônio, depois de um jejum de 40 dias.




Guardando a mensagem

Jesus nos chama para segui-lo, mas nos indica que é preciso renunciar a estar no centro, para no centro estar a santa vontade de Deus. E nos lembra que no seu caminho tem cruz. É claro que Jesus não nos está chamando simplesmente para o sofrimento. Seria masoquismo. Ele está nos convidando a tomar a estrada que ele tomou: o caminho da simplicidade, da fidelidade, da verdade..., do amor aos pequenos, os preferidos de Deus. Esse não é um caminho fácil. O mundo, pervertido pelo desejo de enriquecimento, de prestígio, de luxúria, não aplaude o discípulo de Jesus. Mas, o nosso caminho é o caminho de Jesus.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu, que és Deus, percorreste o caminho humano para nos deixar um modelo a seguir. Mas, não é fácil, Senhor, assumir o teu caminho. A tentação do mais fácil, do prazeroso, a cobrança da opinião dos outros... muita coisa nos empurra para um caminho sem renúncias. No fundo, preferimos um caminho sem sofrimento, a vitória sem luta, o amor sem doação. Ajuda-nos, Senhor, a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A Quaresma é uma caminhada rica de estímulos para o nosso crescimento. É como uma subida ao monte com Jesus, em 40 passos. O próprio Jesus, ontem, nos deu três indicações para vivermos bem este tempo: oração, jejum e caridade. É uma jornada de crescimento, de compromisso. A propósito, ontem anunciei o desafio de você ter, ao lado de sua bíblia, um diário espiritual, um caderno de anotações. Muita gente quis saber se é uma coisa especial que eu tenha para vender. De jeito nenhum. Compre um caderno em qualquer livraria. Ele será especial se você o utilizar bem para o seu crescimento espiritual. Por falar nisso, você topou o desafio?

Comunicando

Caso tenha um tempinho, gostaria muito de encontrar você na Santa Missa que celebro hoje, como todas as quintas-feiras, às 11 horas, pelo rádio e pelas redes sociais. Será mais uma oportunidade pra você começar bem a Quaresma. Durante a Missa, vamos assumir o compromisso de seguir fielmente o caminho quaresmal. Desejando colocar sua intenção na Santa Missa, use o formulário que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

54 comentários:

  1. Meu pedido a Jesus: pela saude e recuperacao de meu filho André Ricardo. Abencoe Senhor a minha familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙏🏼

      Excluir
    2. Pe João Carlos minha intenção é para que as famílias abracem sua cruz de acolher as pessoas difíceis ou atípicas da família e seguir a Jesus!

      Excluir
    3. Padre João Carlos a minha intenção é agradecer a Deus por tudo. E pedir pela minha família, pela cura e libertação de meu esposo do vício do álcool, José Olavo Ponte. E já agradeço por graças alcançada.🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    4. Quero pedir pela cura e libertação do meu filho. Do álcool e cigarro .desde já agradeço

      Excluir
    5. Meu Senhor Jesus, também quero te agradecer por todas as graças que tenho recebido. Obrigada meu Deus, gratidão sempre. AMÉM

      Excluir
    6. Solange Aparecida Figueira.15/2/24 12:14

      Bom dia ! Padre João Carlos .Eu sem conhecer o senhor tenho um profundo respeito e carinho por intermédio da minha grande amiga Fátima das crianças assim conhecids. E muito bom ouvir e ver .tudo que o senhor faz..Deus o abençoe sempre o e a Fátima também .Fique na paz de Jesus e Maria

      Excluir
  2. Bom dia Jesus, meu pedido é por minha família, meu filho, nora e Neto, que eles voltem a frequentar a igreja católica, e para mim tbm,me ajuda permanecer na fé.

    ResponderExcluir
  3. Peço saúde e conversão para mim , minha família, e para os pobres moradores de rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼 Marcelo

      Excluir
  4. Que o espírito santo abençoe todos que Maria passa a frente nas nossas casas amém

    ResponderExcluir
  5. Peço oração pra mim e meu esposo e pra toda minha família e para toda as pessoas do mund inteiro

    ResponderExcluir
  6. Bênçãos em minha família, esposa, filhos, irmãos, mãe, sogros. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Que o Senhor nos abençoe e nos dê perseverança nessa caminhada dos 40 dias da Quaresma, que nenhum de nós desista! Amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia na paz com todas e a todos do Brasil e do mundo,peço ao padre João Carlos bênçãos para todos nós que fazemos partes diretamente ou indiretamente dessa caminhada tão árdua mas de muito valor espiritual,que essa quaresma possamos
    Ter ou obter muitos frutos.que tenhamos uma abençoada quinta feira depois das cinzas.paz e bem para todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Peço por me mesmas por meus filhos e por todos da minha família

    ResponderExcluir
  10. Bom dia 🌻🌸📿 sua Padre João Carlos 🙏

    ResponderExcluir
  11. Meu pedido é para que meu marido retorne ao lar e tbm que meu filho se reconcilia com o filho dele. Que meu neto reconheça que foi ingrato e procure pelo pai para a reconciliação e o perdão.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre a sua benção,peço oração para meu esposo Carlos Henrique que é caminhoneiro é que escuta todos os dia a mensagem e peço também para meus filhos , minha mãe para mim e família.

    ResponderExcluir
  13. Abençoe Senhor a minha caminhada quaresmal.. da-me forças para carregar a minha Cruz.. que as dores e espinhos que se apresentarem no caminho sejam esmagados com a luz do teu amor. Abençoe a minha família com bêncãos de saúde e paz. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Peço orações pela minha fidelidade aos propósitos que fiz para viver bem a Quaresma

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre sua benção, peço por minha família e por minha conversão!

    ResponderExcluir
  16. Me abençoe senhor que eu possa fazer a sua vontade

    ResponderExcluir
  17. Ofereço essa oração a todos os irmãos e que Deus possa abençoar a cada um de nós. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  18. Peço que o senhor continue guiando meu caminho e meus propósitos. Peço que ilumine meu amigo que irá realizar uma prova decisiva hoje, que o senhor continue guiando seu caminho e seus objetivos e que o melhor se concretize.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia a todos e para si padre João Carlos!
    Muito obrigado pela partilha da sua grande sabedoria. Eu quero que você reze para os países que estão na guerra, na crise política, e principalmente para os doentes de toda parte do mundo. Também para os sem tetos, os órfãos, às viúvas e para os mais vulneráveis.

    ResponderExcluir
  20. Amém sua bênção padre pesso oração pela convenção de minha família que Deus nos abençoe no segundo dia da coresma

    ResponderExcluir
  21. Olá Padre João Carlos... peço aqui uma bênçãos e orações pelo mundo inteiro. Que as pessoas encontrem em Jesus Cristo a sua salvação e paz!

    ResponderExcluir
  22. Peço pela saúde minha e de minha família, que o Espírito Santo esteja sempre presente em nossas vidas amém.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João Carlos, a sua bênção em nome de Jesus Cristo eu te peço.
    Peço oração pela PAZ do mundo 🌎 em especial pelo nosso BRASIL!!!! Que DEUS tenha misericórdia e nós livre do comunismo em nome de Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo,nos ajude a responder o teu chamado, queremos ti seguir com fidelidade, eu e a minha família,nesse tempo de quaresma. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Quero SENHOR que sejas centro na minha vida. Mas, aumentai a minha fé para que eu tenha forças para carregar a minha cruz!

    ResponderExcluir
  26. Bom Dia ! Peço orações por Saúde, Paz e Proteção, para mim e minha família!🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre João Carlos peço a benção de Jesus Cristo para minha família que nos abençoe e ao mundo que essas guerras tenham um fim ! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  28. Peço muita proteção a minha família. Senhor os ilumine de muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  29. Que Jesus mantenha minha moradia pois não tenho casa própria moro em casa de herdeiros e agora querem me tirar.que Jesus na sua infinita misericórdia me ajude a me manter.

    ResponderExcluir
  30. Peço oração por minha filha Paula Linhares,crises de ansiedades,desempregada...por minha caminhada com cristo; que eu possa consolidar á minha entrega;de discípula na pastoral da saúde PNS DE FATIMA; Cajazeiras PARAÍBA!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia padre , Deus nós abençoe, obrigada senhor por tudo e perdão e misericórdia, amém

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Peço pela saúde de Dárcio Charnobay!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, padre João Carlos, sua benção. peço pelo meu filho que ele consiga um tralha e por minha saúde🙏🙏

    ResponderExcluir
  34. Bom dia! Peço que eu vença o medo,receio de dirigir.

    ResponderExcluir
  35. Padre João Carlos, peço orações para minha família e em especial pra minha filha Sarah dos Santos Elias. Para que ela volte a frequenta as missas dominicais .

    ResponderExcluir
  36. Assumir a nossa cruz, significa nunca mais ter depressão.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Padre João Carlos gratidão a Deus por cada dia da minha vida!

    ResponderExcluir
  38. Glória a Vós Senhor!
    Observamos irmãos, que Jesus momento algum afirma que ser cristão é fácil, pelo contrário exige muita dedicação e determinação nossa em renunciar as coisas que nos prende ao mundo, ou seja as paixões da carne.
    Assim somos instruídos a fazer como Ele mesmo fez, provando para todas as gerações da humanidade que é possível, nos afirmando: Quem deixar tudo, ou seja as coisas terrenas, aquelas falsas alegrias, as distrativas e passageiras por mim ganhará a vida eterna.
    De que adianta ter tudo neste mundo se não conquistarmos o prêmio maior que sabemos ser, o descanso na morada eterna, o Céu?
    Por isso que devemos nos esforçar o máximo possível para sermos fiéis e obedecer seguindo a mesma ordem que Jesus nos fala: renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me, não podemos inverter essa ordem, assim aproveitando a Graça Santificante dos Sacramentos, vivendo a lógica do Reino, com todo o esforço na autenticidade Cristã aqui na Terra, escolhendo sempre as coisas do alto, sendo perseverantes, preocupados com o servir na alegria e no amor, sempre se doar, fazendo o melhor para DEUS e para os nossos irmãos, evitar ao máximo murmurar e pecar, pois só assim estaremos tomando nossa cruz e entregando nossas vidas a Jesus Cristo, retribuindo O por já ter nos ensinado tudo e nos ter salvo, oferecendo Sua vida por Amor a humanidade sem reservas em remissão de nossos pecados,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José Neto, meu grupo gosta dos seus comentarios

      Excluir
  39. Quero pedir a deus muitas bençãos sobre meu filho e minha filha e me ajuda a te mais fé abençoe também minha família

    ResponderExcluir
  40. Divino Espírito Santo esclarecer a minha inteligência e fortificai a minha vontade , para seguir , sempre a Vontade de Jesus. Preciso de bênçãos para as minhas filhas Raquel e Michele . Amém Senhor. Aidael

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Que Deus nos ajude a viver bem esse tempo da quaresma nos preocupando sempre com o próximo e tendo muita fé amém.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde padre João Carlos.topei simo desafio,como já citei ontem . é muito importante,e valioso,eu não tenho palavras para lhe agradecer.que jesus Cristo continue lhe abençoando,e o Espírito santo concedendo_lhe cada dia mais dicernimento.

    ResponderExcluir
  43. Deus de toda justiça, eu LHE agradeço pela vida de São Cláudio. Entretanto, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, da salvação, da bênção, da ressurreição, da evangelização, da vida, da felicidade e da obediência. Me conceda a graça para guardar os VOSSOS mandamentos, as VOSSAS leis, os VOSSOS decretos e os VOSSOS preceitos. Me conceda a graça para escutá-Lo com amor. Me conceda a graça para fugir do pecado, do erro e da idolatria. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para carregar a minha cruz. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  44. Padre sua benção!! Estou fazendo meu diário espiritual .Hoje é o segundo dia. A minha penitência vai ser acompanha_lo com esse diário durante a quaresma.Jesus é ,e sempre será o centro da minha vida e da minha família.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS