PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Cuidado com esse fermento.

Cuidado com esse fermento.


   13 de fevereiro de 2024.   

Terça-feira da 6ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mc 8,14-21

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”


   Meditação.   


Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).

Os discípulos estavam discutindo a respeito de pão, de comida. Eles tinham se esquecido de levar pão para a viagem. E olha que eles tinham presenciado Jesus alimentar a multidão com poucos pães, por duas vezes. E até, nesta ocasião, tinham recolhido vários cestos de sobra de pães. Mas, estavam discutindo, se desentendendo, um pondo a culpa no outro... a discussão estava esquentada. Foi quando Jesus fez uma advertência que eles não entenderam: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Eles não entenderam. E você entendeu?

Jesus aproveitou a situação para ajudá-los a pensar. Ele queria que eles prestassem atenção ao modo como ele conduzia a sua missão. Esse era o bom fermento que eles precisavam imitar. Era assim que eles precisavam agir. Ficassem atentos ao modo como Jesus fazia as coisas. Mas também prestassem atenção ao modo como os fariseus se comportavam em suas práticas. Comparando, poderiam perceber uma grande diferença. "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!"

E como era o fermento de Jesus, isto é, com que sentimentos, atitudes e valores Jesus estava no meio do povo? Com que fermento, ele fazia o seu pão, realizava a sua missão? Os discípulos podiam ver... Jesus agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Aqui estava toda a diferença. Agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Vamos explicar melhor. Compaixão é uma palavra frequente nos evangelhos falando do encontro de Jesus com os sofredores, os doentes, os excluídos. Compaixão é amor, misericórdia, ternura, solidariedade, tudo junto. Agia movido pela compaixão. E valorizava a partilha, isto é, a participação de cada um, colocando o seu pouco em comum. Ele recebeu a partilha da criança – alguns pães e poucos peixes – e repartiu com todos. Ele mesmo estava a serviço do seu povo. Não se comportava como um senhor poderoso, mas como um servo. Veio para servir, não para ser servido. No final, lavou os pés dos discípulos, para não restar qualquer dúvida sobre isso. Compaixão, partilha e serviço. Esse é o fermento de Jesus.

Os discípulos precisavam estar atentos também ao fermento dos fariseus e de Herodes, para ver a diferença. E tomar distância do estilo deles. Em que consistia o fermento deles? Consistia em agir com hipocrisia, com desprezo às pessoas e buscando sempre os próprios interesses. Jesus desmascara o comportamento hipócrita deles: exigem dos outros, mas eles mesmos não praticam; criam leis para os outros, fingindo que as cumprem. Hipocrisia. Mas também desprezavam os pobres, tomando-os por ignorantes, iletrados, pecadores. O que Herodes queria mesmo era riqueza e poder. Herodes é o poder opressor que perseguiu e decapitou João Batista. Esse é o fermento mal, o dos fariseus e o de Herodes: hipocrisia, desprezo ao povo e busca de privilégios.




Guardando a mensagem

O fermento de Jesus é o modo como ele se conduz na realização de sua missão. Três palavras podem definir o bom fermento do Mestre: compaixão, partilha e serviço. O estilo dos fariseus e o estilo de Herodes continuam hoje de outra forma. No fundo é o mesmo: buscando vantagens para si mesmos, desprezando os mais simples e fazendo apenas o jogo da aparência. Esse estilo não pode ser imitado por nós, nem pelos nossos líderes, nem pelos ministros da Igreja. Somos imitadores de Jesus. Precisamos guiar nossas ações pelo fermento de Jesus.

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós somos os teus discípulos. E tomamos para nós essa tua chamada de atenção. Em nossa vida, em nosso trabalho, em nossa convivência em família ou em sociedade, é assim que precisamos viver: com o bom fermento do teu modo de agir. O teu fermento é o amor solidário, a valorização da partilha na busca de soluções e o espírito de serviço aos outros. Disseste para termos cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. O fermento dessa turma é conhecido: não fazerem o que ensinam, discriminarem tudo que é popular e a gananciosa corrida para se dar bem a qualquer custo. Obrigado, Senhor, por teu ensinamento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

É bom você ler com calma o texto da Meditação de hoje. Há muito o que pensar, clarear, acolher. 

Comunicando

Amanhã é a Quarta-feira de cinzas. Com esta celebração em que se faz a imposição das cinzas na cabeça de todos os membros do povo de Deus, começa o tempo da Quaresma. Se ainda não o fez, defina em que horário você vai participar da celebração das cinzas, amanhã. Não deixe a Quaresma começar sem você. 

Pe João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Bom padre João Carlos Ribeiro, peço sua benção e também para todos os meus que são a mimha fã
    Mídia e os demais,peço força para que nesta quaresma que logo mais vai começar, eu quero pedir força ao espirito santo de Deus que possa dá a mimha valiosa contribuição missionária para levar e expandir a palavra de Deus aos demais que estão sofrendo muitas dores física e espiritual se assim posso lhes dizer,eu gosto das suas meditações e com elas cresço bastante para ajudar os terceiros.que tenhamos uma ótima terça feira de Carnaval com paz no coração de cada pessoa do drasil e
    Do mundo.paz e bem para todas e todos.

    ResponderExcluir
  2. Amém,Gratidão e Esperança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🌺🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Amém 🙏
      Gratidão sempre...

      Excluir
    3. amém é muita paz pra ó mundo inteiro

      Excluir
    4. Gratidão Jesus Cristo abençoe sempre os seus filhos

      Excluir
    5. Gloria a vos senhor 🙇

      Excluir
  3. Nossa como Jesus Cristo é Maravilhoso . Eu sem Jesus não sou nada te Amo muito meu Jesus hoje e sempre Amém. Esteja sempre comigo e com minha família Amém. Sua Bênção Padre João

    ResponderExcluir
  4. bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família e a minha também até amanhã se Deus quiser 🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia 🌻 sua benção padre João Carlos que Deus continue abençoando o senhor com sua sabedoria gosto muito de sua homilia.Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção. Obrigada senhor pelo teu ensinamento, que Deus, nos conceda, saúde,paz, união, felicidade para mim e a minha família. Pela recuperação de minha irmã senhor Jesus. Por nosso Pe João Carlos, que Deus permaneça em sua missão cristã. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Amém que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre. Gratidão senhor por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre sua benção para mim e todo o povo de Deus. Pedimos a paz para os países em guerra, que Deus toque no coração das lideranças para que ponham fim as guerras.

      Excluir
  8. Bom dia padre, Deus nis abençoe, senhor primeiro te agradecer por tudo e principalmente pelo senhor existir , obrigada pelos meus filhos Lucas e Gabriel , vós livre de todo o mal e me der muita saúde e sabedoria iara ajudar minha família, senhor peço pelo meu irmão neném saúde e cura,perdão e mesericordia oelos meus pecados.amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre a sua benção para minha vida e de toda minha família. Que Jesus continue nos abençoando e que todos nós continuemos espalhando esse amor de Cristo em todos os corações. Sou assídua a palavra de Deus,sem ouvi_lo todos os dias ,meu dia n é o mesmo,sem a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Devemos ter muito cuidado, para não duvidar do Poder de DEUS nas nossas vidas, aí está a comparação do fermento dos fariseus e Herodes.
    Jesus deu a vida por nós, e continua a realizar tantos milagres em nossa volta, até mesmo diretamente em nossas vidas ou na vida dos nossos, que firmados na fé possamos reconhecer e tenhamos também a certeza que Sua providência e Sua misericórdia é infinita.
    O fermento fariseu que Jesus se referia naquela época, hoje nos tempos atuais entendemos que seja a influência mundana, a falsidade, o julgamento, tudo que nos leva a manter um coração endurecido, a promiscuidade, a ganância, aquilo que alimenta sem limites nosso ego, o orgulho sem medidas, a vaidade sem controle, soberba, enfim tudo que nos incentive a pecar e nos afastar do Amor de DEUS. Para rompemos com tudo isso, precisamos aumentar nossa intimidade com DEUS e negar tudo que nos quer distrair e nos faz afastar da presença do Senhor, desta forma entendemos a explicação dos conceitos do Reino, traduzindo as sobras na multiplicação dos pães, em relação aos números, doze significa as doze tribos de Israel, os doze Apóstolos escolhidos, foi como tudo começou e sete com significado de totalidade, para todas as nações, povos, gerações. Entendendo os designos de DEUS, assim pela ação do Espírito Santo com nossos corações abertos contemplaremos todos os momentos bons e enxergaremos com a fé diretamente o Poder de DEUS nas nossas vidas, más enquanto estivermos envolvidos e até mesmo presos ao ativismo e secularismo das alegrias passageiras, não conseguiremos entender, nem tão menos compreender o que é essa alegria verdadeira,.

    ResponderExcluir
  11. Senhor! Permanecei em minha família guiando a todos pelo caminho correto. Saúde a todos. Peço também Senhor pela LIBERDADE do nosso BRASIL que está sendo consumido pelo COMUNISMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito preocupante mesmo, que Deus tenham compaixão do nosso país

      Excluir
  12. Anônimo, á alegria verdadeira é quando estarmos! Verdadeira mente. com Dêus no coração nada impedi dê cermos felizes

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos, bom dia, obrigada por essa reflexão. Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos livre de todo mal. tomem cuidado com o fermento dos fariseus...obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Como essa mensagem de Jesus cabe nos dias de hj ao povo em relação aos que estão no poder no BR atualmente, hipocrisia, luxúrias, mentiras, sede de poder, dominação, humilhação, perversidade, etc. Estamos sendo vítimas desse feemento. Mas não deixemos os fermentos dos Fariseus e de Herodes tomar conta dos corações de nossos corações!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Realmente nosso país está a um passo do comunismo, que Deus nos dê fé e tenha misericórdia do nosso país amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos é muito bom ouvir suas pregação só tem gratidão a Deus por todos os dias eu ouvir suas mensagens e repare pra farias pessoas estou aprendendo muitos Sou grata a Deus por muitas coisas boas na minha família e tbm pô momentos difícil que passei ! Foi os momentos difícil de dor depressão que minha fé aumentou mais só gratidão só agradecer obrigado senhor Jesus Cristo !! Te desejo padre João Carlos vida longa paz saúde Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  17. Amém gratidão hj e sempre., bom dia

    ResponderExcluir
  18. Gratidão sempre por tantas bençãos!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  19. Bom-dia com a graça e a benção desta mensagem deste amado padre eu gosto muito de ouvir essas meditacao amem

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Padre João Carlos Ajuda nos Senhor a ser seguidores de seu fermento de Amor e Solidariedade com nossos irmãos Amém que assim seja M das Mercês M da Cunha

    ResponderExcluir
  21. Deus de toda bondade e paciência, eu LHE agradeço pela vida de São Martiniano. Contudo, me ajude suportar a provação. Me ajude alcançar a coroa da vida. Me ajude seguir o caminho do amor, do discipulado, da partilha, da caridade, da fé, da obediência, da verdade, da perfeição e da luz. Me ajude fugir do pecado, do mal, da tentação, da enganação e da concupiscência. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ter um coração bom, para acolher e viver a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado padre João Carlos.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos meu nome e Sonia sua benção moro no enterior do CE gostaria muito de recebe o audio da meditação da palavra diaria pois recebo de uma colega que me envia a mais de três anos só tem dia que ela acaba esquecendo ..Eu tenho um grupo onde passo para mais ou menos 40 pessoas .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS