PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A marca da liderança de um cristão é o espírito de serviço.

A marca da liderança de um cristão é o espírito de serviço.



   28 de fevereiro de 2024.   

Quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma

   Evangelho.   


Mt 20,17-28

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

  Meditação.   


Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)

A mãe de dois discípulos – Tiago e João – fez um pedido a Jesus: quando ele estivesse no poder, reservasse uma posição de destaque, no seu governo, para os seus dois filhos. Um à sua direita e outro à sua esquerda. Apesar do exemplo de Jesus, os seus colaboradores mais próximos, os apóstolos, estavam também tentados pela sede de poder. E já começavam a disputar cargos, posição, prestígio. Nem eles estavam entendendo a proposta de Jesus, nem a família deles. Pretendiam uma posição privilegiada (um à direita e outro à esquerda) ao lado de Jesus e, claro, acima dos outros.

Logo essa pretensão dos dois discípulos espalhou um mal-estar na comunidade dos apóstolos. O poder como prestígio, irmão gêmeo do enriquecimento duvidoso, semeia logo a discórdia, a desunião, a inveja e a competição doentia. É que ele agride gravemente o espírito comunitário. Essa tentação do poder-prestígio é um perigo para um cristão, pois o faz renunciar ao que aprendeu no Evangelho: o amor solidário, o respeito pela dignidade do outro, o espírito de serviço.

Você pode até pensar: esse negócio de poder não tem nada a ver comigo. É um assunto para quem ocupa altos cargos na Igreja ou para os políticos de Brasília. É aí que você se engana. Todo mundo tem uma relação com o poder. Mesmo que não esteja em uma função de comando, está numa relação com quem comanda. E aí se mostra qual é a sua concepção de poder: o poder-prestígio ou o poder-serviço. O poder no mundo chega a ser um ídolo. Uns se fazem de deuses e outros de seus adoradores. Para cada mandão, na República como na Capela, há sempre um séquito de pessoas subservientes e bajuladoras.

Os discípulos tinham diante de si o exemplo de Jesus e o modelo da própria sociedade. O mau exemplo vinha dos fariseus, da turma do Templo, do próprio ambiente religioso. E nisso, é claro, imitava-se as disputas de poder da classe dominante, da corte de Herodes, do Sinédrio. Jesus, no jejum do deserto, tinha enfrentado essa tentação. O diabo tinha oferecido o poder sobre todos os reinos do mundo a Jesus, se o adorasse. Jesus reagiu. Submeter-se só à vontade de Deus. Nada de aliança com o mal. O poder-prestígio é sustentado por alianças perigosas e concessões à falcatrua, à propina, à troca de favores.

O exemplo de Jesus foi bem outro. Ele deu exemplo com sua vida, suas escolhas e deixou esse precioso ensinamento: eu não vim para ser servido, mas para servir. O exercício do poder em Jesus não afastava as pessoas de si e nem o isolava dos outros. Como Mestre no seu grupo de discípulos, puxava o diálogo, responsabilizava cada um e, para admiração de todos, chegou a lavar os seus pés como um empregado fazia. Servir - essa palavra deve marcar a vida de um cristão em cargos de liderança ou em postos de comando. Servir. Não ser servido. Colocar-se a serviço dos outros, do bem, da justiça, diferentemente do poder-prestígio que se serve dos outros, que busca o seu benefício pessoal, que quer ser o maior.




Guardando a mensagem

A tentação do poder-prestígio estava presente também no grupo dos discípulos de Jesus. Jesus exerceu o poder-serviço. E o ensinou claramente. Não veio para ser servido, mas para servir. E disse mais: Vejam como o poder é exercido na sociedade, percebam a opressão dos grandes. Entre vocês, não deve ser assim.

Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
somos a tua Igreja e nossa presença na sociedade precisa ser pautada pelo espírito de serviço. Animados pelo teu evangelho, queremos fomentar a fraternidade em nosso ambiente de trabalho, de convivência, em nossas famílias, pois, servir é a marca do cristão. Ajuda-nos, Senhor, a não incorporar na Igreja a tentação do poder-prestígio do mundo. Antes, levemos para a sociedade nossa experiência de poder-serviço vivido na comunidade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), anote essa frase de Jesus e escreva o que você entende dela: “Entre vocês, não deverá ser assim” (Mt 20, 26).

Comunicando

Resultado da consulta sobre o encontro bíblico semanal que propus ontem. 717 pessoas mostraram-se interessadas. 32% preferem na segunda-feira. 67% querem que seja à noite. E 81% recomendam que haja inscrições para os participantes. Então, o encontro bíblico semanal será nas noites de segunda-feira. Em breve, abriremos inscrições. O estudo neste ano será sobre o Profeta Ezequiel, um livro do Antigo Testamento. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Obrigado padre João Carlos por essa meditação Deus te abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção oração para mim e minha família 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. O caminho do Senhor é sempre de serviço!🌹

      Excluir
  3. Obrigada padre as reflexões tem ajudado muito a nossa vida espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bênção pesso oração pela minha conversão é dá minha família

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Padre João Carlos! É maravilhoso começar o dia ouvindo as suas mensagens. É o meu alimento diário.

    ResponderExcluir
  6. Amo as suas orações e meditação

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajude a servimos os mais necessitados. Que Deus abençoe nossa família com saúde e paz, que mim conceda saúde e fé. Obrigada por tudo Senhor Jesus. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Eu quero receber essa meditação todos os dias que o senhor Jesus nos guarde

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    Gostaria de receber essa meditação todos os dias, ela nos ajuda muito a viver a palavra. Uma amiga repassa pra mim e e divulgo pra várias outras.
    Padre, o Senhor é uma benção em nossas vidas 🙏
    Muito obrigada Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  10. Obrigado padre que Deus abençoe a irmã

    ResponderExcluir
  11. Bom dia João Carlos sua benção oração para mim e minha família. Hoje é o meu aniversário quero que o senhor faça uma oração pra mim estou completando 60 anos.obg que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Jesus Cristo, do início ao fim sabia do seu destino, da Sua missão Salvífica, que seria sofrer de todas as formas no escárnio da multidão, e mesmo sendo um DEUS Poderoso precisava como humano ser obediente, assim se entregou para morrer na cruz e por sua Paixão nos libertar, nos salvando do pecado eterno, para que fosse pago o preço da nossa salvação. Mesmo assim foi até o fim assumindo toda nossa culpa, jorrou até o fim Seu preciosicimo Sangue Redentor e quando acabou ainda jorrou toda água do corpo, assim vencendo a morte ressuscitou ao terceiro dia e nos garantindo o direito a vida eterna.
    DEUS todos os dias, nos dá a oportunidade de na comunhão contemplar esta imensidão do humano no Divino, isto é o Santo Sacrifício que se revela na Santa missa, pela transubstanciação do pão e do vinho que se torna Corpo e Sangue Redentor, que nos renova para uma vida nova a cada comunhão.
    A mãe dos filhos de Zebedeu não sabia mesmo o que estava pedindo, prioridade, diferença para seus filhos dentre os outros discípulos.
    Claro que Jesus não concederia esse desejo, pois para DEUS todos somos filhos amados do Pai, Ele nos ama por igual sem diferenciar Santos e pecadores, todos sem distinção ao nascermos, quando aceitamos Jesus já recebemos a marca indelével, a marca da Promessa, só depende de nós entender que, também viemos ao mundo para servir e agradecidos pela Graça Salvífica escolhermos fazer o bem e perseverar até o fim no caminho da salvação,.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos! Peço vossa oração e benção a meu filho Ivan, que é um fiel discípulo de Jesus. Ele é portador de uma patologia que necessita da benção de Deus para curar. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda a minha família, nós proteja e afaste todo o mal de perto de nós, e obrigada por tudo e perdão e misericórdia pelos nossos pecados, amém

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos e para si padre João Carlos. Agradeço muito à sua disposição!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos, Deus aumente a minha fé, tenhamos um ótimo dia

    ResponderExcluir
  17. Bom dia
    Suas meditações diárias sobre o Evangelho nos ensina a compreender melhor e de forma simples.
    Que Deus o abençoe e cada vez mais te dê sabedoria para nos ensinar.
    E as músicas que o Senhor canta no final das meditações tem tudo a ver com o que foi explicado. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que temos e que Ele continua nos oferecendo todos os dias principalmente saúde. Senhor peço a cura do meu netinho Bento que TB precisa de um milagre. Fortalece minha filha e meu genro assim como a pessoa q cuida dele com muita fé. E pela Clarinha Senhor que vai extrair as duas mamas por causa do câncer, cura Senhor, como o Senhor sabe ela é uma moça de muita fé . TB te peço q aumente sempre a minha fé amém.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Padre João Carlos
    Peço oração pela saúde da minha irmã Isabel
    Peço mais fé luz sabedoria e paz

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! Parabéns padre João Carlos,que linda meditações ,quantas dúvidas me foram esclarecidas,que nossa senhora Auxiliadora lhe dê muita saúde,e força para que sua missão evangelizadora perpetue longamente.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos! Obrigada por nos enviar todos os dias a meditação, nos ajuda muito na caminhada de fé, e nos faz ajudar os outros também..., aqui em casa todos somos evangelisados e os amigos também. Os enfermos ficam contentes quando ouve o audio da medutacao. Deus te ilumine guarde proteja sempre padre João. Sabe padre! Eu tenho um lindo sonho; de ouvir o senhor cantando o oficio de nossa senhora, e no momento da oração o senhor rezar assim como rezou o pai nosso😍🙏 vai ficar magnifico. Vou esperar com muito carinho esse sonho acontecer. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde abençoada para todos nós! Humildemente só peço a graça para que meus filhos sejam honestos, simples e que sejam vencedores na graça de Deus!
    Gratidão
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Pe João Carlos sua bênção Que possamos imitar Jesus Servir e não ser servido 🙏

    ResponderExcluir
  24. Aliás que possamos imitar Jesus Viver para servir e não para ser servido 🙏♥️

    ResponderExcluir
  25. Obrigado padre João Carlos eu sou Maria da Conceição moro no interior do Amazonas chama _se novo céu peço as suas orações pra mim e minha família.muito obrigada que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  26. Ó Senhor bom e clemente, eu LHE agradeço pela vida de São Romão. Entretanto, me conceda a graça para vencer o sofrimento, a opressão e a conspiração. Me conceda a graça para seguir o caminho do bem, do profetismo, do discipulado, do serviço, da caridade, da adoração, da intercessão, da oração, da lei, da sabedoria e da ressurreição. Me conceda a graça para dá bons conselhos. Me conceda a graça para viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fugir do mal, da irritação e da ira. Me conceda a graça para viver na VOSSA presença. Me conceda a graça para viver a minha vocação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite,parabéns a essas pessoas que escrevem essas lindas mensagens,pois eu Leo todas, elas nos a Judá no crescimento da nossa espiritualidade que Deus abençoe a todas e todos.paz e bem e muita saúde.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado padre João Carlos, por poder fazer me a refletir a palavra de Deus. Jesus eu confio em vós

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS