PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nem tudo que reluz é ouro.

Nem tudo que reluz é ouro.



   27 de fevereiro de 2024.   

Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma

   Evangelho   


Mt 23,1-12

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

   Meditação.   


Não imitem as suas ações (Mt 23, 3)

No evangelho de hoje, Jesus está fazendo uma denúncia muito forte contra os mestres da Lei e os fariseus. Afinal, quem eram eles? No tempo de Jesus e das primeiras comunidades cristãs, os fariseus e seus mestres constituíam um grupo muito forte no meio do povo de Deus. Formavam uma espécie de confraria de homens observantes da Lei de Moisés. Eram muito influentes e respeitados pelo povo.

Esse movimento começou no tempo do exílio. Com a destruição do Templo e o exílio de uma parte da população para a Babilônia, os sacerdotes perderam sua função e sua influência na religião. Foi-se formando um movimento leigo que manteve a religião judaica não mais em torno do Templo, mas em torno da Lei. Na volta do exílio, esse movimento continuou a crescer junto às sinagogas. Um historiador da época, Flávio Josefo, calculou que havia uns 6.000 homens nessa confraria por todo o país, no tempo de Jesus. Eles zelavam para que a Lei de Moisés fosse cumprida em todos os seus detalhes. Muitos deles estudavam bastante essa Lei escrita e oral, frequentando escolas de grandes mestres. E passavam a explicá-la ao povo nas sinagogas e no Templo de Jerusalém também. Esses grandes catequistas eram chamados mestres ou doutores da Lei.

Com certeza, os fariseus eram um grupo muito próximo de Jesus. Mas, fizeram grande oposição a ele, talvez por inveja ou mesmo porque Jesus ensinasse de maneira diferente e isso desestabilizava a liderança deles. E Jesus percebeu neles alguns defeitos muito sérios. Quais? Eles exigiam demais do povo, quando na verdade eles não praticavam tudo aquilo. Eles desprezavam quem não conhecesse a Lei ou não estivesse em condições de cumpri-la. Na verdade, em seu legalismo, eles fecharam o coração e não acolheram Jesus e a sua mensagem.

Na passagem de hoje, Jesus está alertando o povo e os discípulos para fazerem o que eles ensinam, mas não imitarem as suas ações. ‘Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem’. E aí ele fez uma lista completa de sete falhas do comportamento dos fariseus e de seus mestres; defeitos que os novos líderes do povo de Deus precisavam evitar. Com certeza, a preocupação de Jesus era com os novos líderes de sua comunidade, seus apóstolos e quem viesse a ocupar o seu lugar na animação das comunidades: não imitarem os mestres e os fariseus.

E por que não devem imitá-los? Olha os pecados que Jesus denunciou: ensinam, mas não praticam; amarram fardos pesados nas costas dos outros; fazem tudo para aparecer; exageram nos símbolos religiosos (largas faixas na testa e no braço com trechos da Lei e longas franjas na túnica); estão atrás de privilégios; gostam de ser cumprimentados em público; adoram ser chamados de mestres. Sete defeitos dos fariseus e seus mestres. Essas são tentações permanentes também no meio do povo de Deus de hoje; Coisas que as lideranças das comunidades cristãs não podem imitar, de jeito nenhum.




Guardando a mensagem

A palavra de Jesus nos ensina a estar atentos para não nos deixarmos iludir apenas por uma fachada religiosa. Como diz o ditado: “nem tudo que reluz é ouro”. Como os fariseus de ontem, há muita gente falando de Deus, mas seu real interesse não é a glória de Deus e o bem dos seus irmãos. Como os fariseus, há muito interesse em prestígio, em dinheiro, em benefícios pessoais. Há quem ensine, mas não viva. E quem ensine, sem responsabilidade com a doutrina dos apóstolos. E dentro de nossas comunidades, estejamos atentos para que o estilo fariseu não se instale.

Não imitem as suas ações (Mt 23, 3)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu estavas preocupado com a tua Igreja, para ninguém copiar o estilo dos mestres e fariseus do teu tempo. Os fariseus bem que poderiam ter sido os teus principais colaboradores na pregação do Evangelho. Mas, o tempo todo, ficaram se confrontando contigo, levantando suspeitas, dizendo que agias por obra de Satanás, te perseguindo. Liberta, Senhor, tua Igreja de qualquer vestígio de imitação dos defeitos do movimento dos fariseus. Que o teu Santo Espírito continue nos guiando e purificando para realizarmos bem a nossa vocação de comunidade missionária que leva tua Palavra de amor a todos os povos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze pedindo ao Senhor que não nos deixe cair na tentação dos fariseus, repetindo os seus sete defeitos.

Comunicando

Neste ano de 2024, na Igreja no Brasil, está previsto o estudo do Profeta Ezequiel, um livro do Antigo Testamento. O ponto alto dos estudos será, claro, no mês da Bíblia (setembro), mas o estudo é para o ano todo.  Neste sentido, estamos planejando um estudo bíblico semanal, sobre o Livro do Profeta Ezequiel. Os encontros semanais de estudo serão através do Canal do Youtube. Neste momento, estamos fazendo uma consulta sobre o melhor dia e horário. Para saber sua opinião, estou enviando-lhe um formulário em anexo.


ENCONTRO BÍBLICO SEMANAL - CONSULTA: https://forms.gle/xDXaTeZL9bhnbVNQA

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Obrigada padre João Carlos por essa meditação Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Bomdia Padre João Carlos obrigado meu Deus gratidão eternamente pela minha saúde mental física e Espiritual Deus abençoe todos nós Amém 🤝🙌🙏❤️👨‍👩‍👦‍👦💒

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre deus abençoe pela meditação da palavra todos os dias edifica a minha vida meu nome e Regina Aparecida Alves Bazilio são Paulo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos! Como é bom ouvir é ler a palavra de Deus logo cedinho!! Agradeço a Deus por tudo que tem me proporcionado e ao senhor por compartilhar conosco todos os dias dessa riqueza que é a palavra do Senhor!! Eu me chamo Maria José e moro em Gurupi Tocantins.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos,sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoe com saúde, fé e felicidade para mim e a minha família. Obrigada Deus e Pe João Carlos pelas orações, que correu tudo bem, na cirurgia de minha sobrinha que Deus abençoe em sua recuperação. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, graças a Deus, parabéns para ti e a sua querida sobrinha!

      Excluir
    2. Excelente Reflexão!!! Gratidão sempre, sempre!!! Sob a proteção,de São Dom Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora, que Deus o Ilumine , cada vez mais! Amém

      Excluir
  6. Ótima reflexão.
    Muito obrigado padre!

    ResponderExcluir
  7. Maria do Céu Cortez27/2/24 07:08

    Bom dia Padre. Agradeço a Deus por colocá- lo em minha vida, ouvindo todos os dia a palavra divina. Isso me conforta a alma e estou aprendendo cada vez mais como seguir a vida e ajudar o proximo! Obrigada Padre por tudo! Que Deus lhe abençoe poderosamente!

    ResponderExcluir
  8. ÊLLÊN DA Silva Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos nós que fizemos parte desta nossa amada casa de Deus e principalmente para ti padre João Carlos. Que o espírito Santo te sustente sempre com a sua graça de fortaleza e de conselho!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Padre João Carlos Deus te abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    A Palavra da Salvação continua nos ensinando os conceitos do Reino, afirmando que o segredo está na humildade, no servir, no escondimento e na obediência, em fazer sempre o bem e todas as coisas sem chamar atenção, sem demonstrar orgulho, sem ostentar, porque se DEUS Pai valorizasse Status com certeza faria Seu Filho Jesus Cristo o mais rico visível e materialmente possível, más se O quis totalmente ao contrário, com certeza isso tem um propósito, pois sabemos que nosso Salvador mesmo sendo Rei nasceu numa manjedoura em um local mais simples possível, sua primeira respiração foi estrume de vaca, sua cama não tinha conforto nenhum, teve uma família humilde em toda sua trajetória de vida e só nos deixou exemplos de entrega, servidão, obediência, simplicidade, fé, caridade, perseverança, confiança e em tudo transmitiu o Amor. Com certeza para nós aprendermos algo com tudo isso, para que entendamos que DEUS supre todas as nossas necessidades com Sua providência Divina, Ele sabe o que é o melhor para cada um e nós, não precisamos de muito para sermos felizes, não precisamos nos mostrar conforme os mestres da lei e fariseus faziam, nem se exaltar para ninguém, pelo contrário como Cristãos devemos a todos os momentos responder e agir com amor também, servir, nos preocupar e fazer o melhor ao próximo e aos mais necessitados a exemplo do Mestre, sempre,.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Padre João Carlos, pela partilha diária, tem sido muito edificante para mim e para o grupo de oração da qual faço parte.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos 🌹 🙏 🌹 🙏🏻 Eu só tenho a dizer gratidão por trazer a palavra de Deus até nos 🙌🙌

    ResponderExcluir
  14. Samara Raposo Carvalho27/2/24 12:02

    Olá, bom dia!
    Obrigada pelas orações e reflexões diárias! Minha vizinha Graça aqui de São Paulo é quem me passa todos os dias. É uma benção! Me sinto renovada, fortalecida! Uma luta diária dia após dia. Obrigada, Padre João Carlos! Deus abençoe a missão e vida do senhor.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Tenho muita a agradecer por tudo que Deus nos dá todos os dias, em especial nossa saúde. Senhor continua nos abençoando com saúde a mim e toda minha família e cura meu netinho Bento, cura Senhor. Que possamos estar sempre prontos a ajudar o próximo sem querer nada em retribuição, só assim estaremos seguindo Teu caminho. Livra Senhor o nosso país do comunismo amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde abençoada para todos nós! Deus é o nosso Pai e está em todos os lugares , no céu, na Terra, em nós, nos animais e nas plantas! Não espere que Deus apareça para você. Somos nós que devemos buscar ver Deus, com amor e humildade em tudo ao nosso redor e agradecer.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos a sua benção. Que Deus continue ti abençoando.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos, obg por tudo ,saúde para sua mãe e o senhor que é essa inspiração.de Deus .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS