PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A festa na casa do pai do filho pródigo.

A festa na casa do pai do filho pródigo.


  02 de março de 2024.   

Sábado da 2ª Semana da Quaresma

  Evangelho   


Lc 15,1-3.11-32

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

  Meditação.   


Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete (Lc 15, 23)

A história que Jesus contou, você conhece bem. O filho mais novo saiu de casa. Gastou a sua herança toda e caiu em grande miséria. Mas, um dia, voltou arrependido. O pai o recebeu de braços abertos e fez uma festa para celebrar a sua volta. O filho mais velho estava fora, e ao voltar viu o barulho da festa e não quis entrar na casa. É a parábola do filho pródigo.

É claro que toda esta parábola tem no centro o tema da misericórdia. Deus é misericordioso, por excelência. E nós, apesar de pecadores, estamos sendo chamados a acolher o seu abraço de pai compassivo que nos restaura como filhos e a ser misericordiosos com os nossos irmãos, imitando o nosso bom pai.

Revendo esse texto hoje, me dou conta que no centro da história há uma festa, um banquete. Olha só as palavras que aparecem: festa, festejar, alegria, dança, música. Onde é a festa? Na casa do pai. Qual é ponto central da festa? O banquete. Olha o versículo 23: “Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete”. E qual é o motivo da festa? A volta do filho, a acolhida do pecador arrependido. Há um intenso clima de alegria e de celebração pela volta do pecador. E foi por causa dessa comemoração, negando-se a aderir aos sentimentos do pai, que o outro filho não quis entrar na casa.

E você sabe por que esse “banquete” me chamou a atenção? Por causa da Santa Missa. A Eucaristia é um banquete, uma ceia festiva. “Felizes os convidados para a ceia do Senhor”. Essa festa na casa do pai do filho pródigo está em continuidade com os banquetes que Jesus participava na casa dos amigos e convertidos: Levi, Zaqueu, Lázaro e suas irmãs... A ceia é uma festa para a acolhida do filho perdido, a festa de sua conversão. “Haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por 99 justos que não precisam de conversão”, disse Jesus. A Santa Eucaristia é uma festa para celebrar a volta do filho pródigo, a sua comunhão restaurada com o Pai. Veja que a Missa começa sempre com o ato penitencial, em que o pecador confessa a Deus e aos seus irmãos que pecou “por sua culpa”, "por sua culpa", por sua “tão grande culpa”. A Santa Missa é, então, o banquete em que se celebra a misericórdia do Pai que acolhe o pecador; que me acolhe, filho voltando pra casa.

É, alguém pode até estranhar, e com razão. E dizer, sim, mas “a missa é o sacrifício de Jesus”. Com certeza, mas é também a ceia, o banquete da comunhão dos filhos com o Pai, por meio de seu filho Jesus, que se oferece por nós, renovando o sacrifício de sua cruz. É a reedição da última ceia de Jesus com seus amigos, na véspera de sua paixão. Mas, veja o que é surpreendente: esse aspecto do sacrifício está presente também nessa parábola do filho pródigo. Sim, o banquete é do novilho cevado. E o filho mais velho ainda fala do cabrito, que o pai nunca deu para ele festejar com os seus amigos. “Novilho” lembra o sacrifício dos animais no Templo. Então, estamos bem no clima da liturgia, no tema do sacrifício de Jesus. Na cruz, ele se ofereceu qual cordeiro imolado na páscoa. Não há mais necessidade de sacrifícios de animais, pois o cordeiro de Deus já foi imolado, em perdão dos nossos pecados. E a volta do filho pródigo, a sua acolhida pelo Pai misericordioso, foi possível pelo sacrifício redentor de Cristo Jesus. É o seu sacrifício que renovamos na Santa Missa.




Guardando a mensagem

Neste 17º dia da Quaresma, véspera do dia do Senhor, a parábola do filho pródigo nos traz uma bela catequese sobre a Missa. A Santa Eucaristia recebe uma boa explicação nessa parábola do filho perdido e encontrado. Três significados maravilhosos da Santa Missa estão aí comentados: o sacrifício de Jesus que nos restaurou como filhos, o banquete da comunhão dos filhos na mesa do seu Pai e a ação de graças pela restauração do filho perdido. Afinal, a Missa se explica pela misericórdia de Deus. É a celebração da conversão do pecador, da vida nova de filho na comunhão dos irmãos, do amor imenso do Pai manifestado no sacrifício redentor do filho. A Missa é a festa da misericórdia.

Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete (Lc 15, 23)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
segundo a história que nos contaste, os dois filhos estavam perdidos. Os dois precisavam reingressar na comunhão da casa do pai. O mais novo tinha saído de casa e voltou. O mais velho tinha saído para trabalhar e, na volta, não quis entrar na casa. A conversão era necessária para os dois. Um pecou contra o pai porque o traiu, esbanjando os seus bens. Outro pecou contra o pai porque não o imitou em sua misericórdia, acolhendo o seu irmão. Então, todos precisamos de conversão. Ajuda-nos, Senhor, a voltar pra casa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Esta parábola do filho pródigo já está nos preparando para a Missa do 3º domingo da Quaresma. A sugestão é você se planejar para não faltar à Santa Missa dominical.

Comunicando

O 18º passo em nossa caminhada quaresmal é fazer um bom exame de consciência, com o propósito de se confessar antes da Páscoa. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Anônimo2/3/24 06:38

    Bom dia Pe.Joao Carlos.Sou de Sao Paulo Capital.Abstinência de carne é não comer carne.A meu ver e segundo a evolução do mundo e da espiritualidade deveríamos nos abster de carne de um ser vivo é não apenas carne vermelha mas de ave e peixe seres vivos.E oferecer nossa ajuda a tanta gente que passa fome.Nurimar Maria Falci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/3/24 08:32

      Bom dia Padre João Carlos. Sou Zeneida Alencar de Abreu. Quero lhe dizer que achei lindo a sua comparação da Festa do Filho Pródigo com a Santa Missa Obrigada,pois ir a Missa hoje para mim vai ter mas esse sentido A Missa é o Banquete da Misericórdia, do Amor de Deus se doando e recebendo,acolhendo o pecador. DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE. REZE POR MIM.

      Excluir
  2. Anônimo2/3/24 07:04

    Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que Deus nos ajude em nossa missão de Cristão , para vivermos bem nossa vida, com saúde e paz a mim e minha família e a todos meus familiares, parente e amigos, abençoando e protegendo, recuperação de minha irmã, sobrinha e netinha. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/3/24 07:52

    Bom Dia Padre João Carlos meu nome é Ana Paula peço sua benção e a minha primeira vez na sua página d benções

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/3/24 08:07

    Bom dia, Padre João Carlos sou Contância Ponte peço suas orações pelo meu esposo que sofre com o vício do álcool e pela minha filha que sofre com depressão. Que são José Olavo e Ana Heliza. Obrigada por tudo, você tem mim ajudado muito com suas mensagens que é a palavra de Deus. Gratidão 🙏🏻Que lhe abençoe grandemente 🙏🏻

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/3/24 08:14

    Primeiro a sua bençao padre. Sou nervosa, luto para ver a vida com a felicidade masnem sempre consigo. Reze por mim
    Que eu seja mais fervorosa e me entregue a Deus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/3/24 08:29

    Amém, Deus perdoai meus pecados!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/3/24 08:35

    Bom dia padre, Deus nós abençoe, peço por toda a minha família e por mim e meus filhos, perdão e mesericordia e obrigada senhor. Amém

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/3/24 09:03

    Bom dia padre! Suas homilias diárias muito me ajudam a começar bem o dia. Quem de nós já não se portou como filho mais novo ou o mais velho? Que desejemos conseguir um dia imitar o Pai na sua bondade, misericórdia e amor! Que Deus continue te abençoando abundantemente e te protegendo sempre contra todo o mal!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/3/24 09:30

    Bom dia, não recebi a mensagem da meditação de hoje.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/3/24 10:08

    Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/3/24 10:14

    Bom dia, padre João Carlos,sua benção. Que o exemplo do filho pródigo, sirvam de exemplo para todos nós que nós sigam perdoando e semdo pessas melhor a cada dia.🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/3/24 10:39

    Bom dia. Paz e bem

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por todas as bençãos que recebemos de Deus todos os dias. Senhor cura meu netinho dessa síndrome neurológica e a Clarinha desse câncer. Realiza o milagre neles Senhor. Que todos tenhamos um final de semana abençoado amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde abençoada para todos!
    Com as palavras do Evangelho de hoje, vemos primeiramente o Amor Incondicional que Deus tem por Seus filhos, a alegria do reencontro e o perdão.
    Depois fica claro a Gratidão que devemos sentir e a Caridade , que deve ser o caminho a seguir. Oh! Deus fazei o nosso coração ❤️ generoso ser semelhante ao Vosso.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/3/24 14:58

    Boa tarde João Carlos. Obgda por tanto nos ensinar,a compreender, melhor o santo Evangelho.que este mês que se inicia seja de muita paz e mais amor ao próximo .desejo muita paz e saúde pra o senhor .

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/3/24 16:25

    Padre estou me reconperando de uma cirurgia no joelho, missa só virtual cada 15 dias não sei se um dia vou poder ir a missa. É tão difícil pedir favor e ver não querem carregar me sinto um fardo pra pessoas.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/3/24 16:42

    Padre sua oração e palavra do dia ajuda muita gente eu mesma tem ajudado e muito que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  18. Gabriela Alves2/3/24 16:43

    É uma benção sua oração e palavra do dia

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2/3/24 21:50

    Pé. João Carlos,me chamo Marconi,e peça pra o sr.intermediar,junto a JESUS CRISTO E o ESPÍRITO SANTO DE DEUS,que me restabeleça a minha SAÚDE MENTAL E ESPIRITUAL,trazendo e organizando a minha como eu nasci,com aSABEDORIA INFINITA DE JESUS CRISTO NOSSO AMADO PAI,e eu estarei grato para sempre,nos SÉCULOS AMÉM 🙏🏻🙌🏾

    ResponderExcluir
  20. Anônimo2/3/24 23:14

    Esse Evangelho de hj é tremendo, nós faz sempre refletir como cristão e como participar da sagrada eucaristia. Rezo por todos os doentes e desempregados.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS