PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Desamarrando as sandálias.

Desamarrando as sandálias.




   06 de janeiro de 2024.   

Sábado do Tempo do Natal antes da Epifania


   Evangelho.   


Mc 1,7-11

Naquele tempo, 7João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.



   Meditação.   


Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias (Mc 1,8)

No calendário popular, hoje, 06 de janeiro, é Dia de Reis, a comemoração da visita dos Magos a Belém. No calendário litúrgico da Igreja no Brasil, esta festa, chamada de Epifania, ficou para domingo que vem. Epifania é a manifestação de Jesus como salvador de toda a humanidade. É o que contemplamos na visita dos Magos do Oriente ao Menino Jesus. 

O evangelho de São Marcos, lido hoje, apresenta Jesus que vai se batizar com o profeta João, no Rio Jordão. Quando Jesus saiu das águas, o céu se abriu e desceu sobre ele o Espírito Santo. E ouviu-se uma voz do céu confirmando que ele era o Filho Amado.

João Batista tinha dito que, depois dele, viria alguém mais forte do que ele. Só de prever o encontro com Jesus, João declarou não ser digno nem de se abaixar para desamarrar as suas sandálias. Lavar os pés do seu senhor era o serviço do servo, do criado. João estava dizendo que não se sentia digno desse serviço, tão elevado era o Messias que ele estava anunciando.

João mostrou-se muito humilde. Mas, Jesus foi mais longe ainda. Você se lembra da cena do lava-pés? Jesus levantou-se, tirou o manto, cingiu-se com uma toalha, abaixou-se e foi lavar os pés dos seus discípulos. Uma cena muito forte. Jesus, o Senhor, faz o papel de servo, de criado, lavando os pés dos seus subordinados. Mesmo Pedro estranhou aquilo e não queria que Jesus lavasse os seus pés.

O gesto de Jesus de lavar os pés dos seus discípulos sublinha o modo como ele exerceu a sua missão: abaixando-se ao assumir nossa condição humana, servindo, lavando-nos os pés, purificando-nos do pecado, tomando o nosso lugar na cruz.

Jesus abaixou-se para nos encontrar em nossa pequenez, em nossa humanidade. Ele fez-se servo. Ele nos lavou com o derramamento do seu Santo Espírito. Respondamos a esse amor com um amor sincero, mesmo sabendo que não somos dignos nem de sermos seus servos, de nos abaixarmos para desamarrar as sandálias dos seus pés.




Guardando a mensagem

Meditamos, hoje, sobre o amor de Jesus que se manifestou em vir a nós, com tanta humildade, colocando-se na fila dos pecadores, para receber o batismo de João. Assim, já vamos nos preparando para celebrar a Epifania do Senhor, a sua manifestação como salvador de toda a humanidade. É a mensagem da história da visita dos Magos que vamos celebrar domingo que vem. 
Ele fez-se servo obediente, como disse o profeta Isaías. São Paulo também falou dessa condição de Jesus, na carta aos Filipenses: ele foi servo obediente até à morte de cruz.
 O nosso amor a Cristo nos leva à sua imitação. Assim, amemos de verdade os nossos irmãos, como o Senhor nos ama. Nós somos também servidores dos nossos irmãos. 

Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias (Mc 1,8)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
mostraste grande humildade indo se batizar com João Batista. João, sabendo de tua grandeza, achou que não era digno nem de se abaixar para desamarrar as tuas sandálias. E nós ficamos lembrando que toda a tua missão foi essa de servo, de servidor, lavando os nossos pés, com grande amor e humildade. Tu nos purificaste com o sacrifício de tua cruz. Nós nos damos conta que esse é o caminho que precisamos trilhar, à tua imitação. Dá-nos, Senhor, a graça de sermos também servidores dos irmãos, testemunhando nossa comunhão contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Em preparação da celebração deste domingo, a Festa da Epifania do Senhor, adiante a leitura do evangelho: Mateus 2,1-12.

Comunicando

Amanhã, faço show na cidade de Barra do Choça, na Arquidiocese de Vitória da Conquista, Bahia. É o Novenário do Senhor do Bonfim, padroeiro do município. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Anônimo5/1/24 22:42

    Padre João Carlos, sua pregação, show de Evangelização, são legítimos para minha vida.Deus o abençoe copiosamente 💕💕💕❤️❤️👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/1/24 00:30

      Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️❤️❤️, Ivonete pereira de carvalho!

      Excluir
  2. Anônimo6/1/24 02:41

    Linda pregação Padre, estava mesmo precisando para entender sobre a Epifania do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/1/24 03:18

    Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo, Pela graça da SUA sabedoria, dada ao sr. Pe. João Carlos, para nos transmitir a Sua vontade. Peço q o Senhor nos conceda a graça de entendimento e de pormos em prática, esse grande Seminário de Vida Nova no Espírito. 👏👏👏👌

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/1/24 05:35

    Bom dia a todos que evagelhisa a Santa palavra do Senhor Salvador amém

    ResponderExcluir
  5. Ir. Vilma- calvariana6/1/24 06:14

    Desejo um bom show amanhã. Deus o abençoe e abençoe o povo dessa cidade da Bahia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/1/24 06:41

    Ótima reflexão padre, nos faz abrir a mente para sermos melhor como cristãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/1/24 10:04

      Jesus amumenta a minha fé Marcelo

      Excluir
  7. Anônimo6/1/24 06:44

    Amém 🙏 Bom dia Padre João Carlos sua benção 🙌 Deus seja louvado ao Nosso Senhor Jesus Cristo 🙏Paz é Bem

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/1/24 06:56

    Amém, bom dia!? Deus perdoe nossos pecados 😇🙏📿

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/1/24 07:29

    Que senhor permaneça sempre com as nossas famílias nos orientando para que o mal não prevaleça em nossos caminhos que pode sempre está forte na presença de Deus. Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/1/24 23:51

      Padre João Carlos. DEUS LHE dê muita sabedoria e nos transmita todos ensinamento da igreja católica.

      Excluir
  10. Anônimo6/1/24 07:34

    Amem muito lino

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/1/24 07:43

    Bom dia. Por favor Padre, como faço para receber o evangelho diariamente pelo whatsapp? Meu número 81 99948-1926 Janduy, Caruaru PE

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/1/24 07:56

    É uma benção de Deus, todos os dias ouvir o evangelho, Nossa Senhora te proteja e fortaleça com saúde e paz .

    ResponderExcluir
  13. Leitura orante de Marcos 1,7-11
    Senhor Jesus, anunciado como grande por João que batizava os que aceitavam o caminho de conversão para a confirmação da fé. Que eu reconheça, pelo auxílio do Espírito Santo, que preciso ser humilde para ser digno das promessas de Cristo e me sinta amado e bem querido por Deus.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Novamente meditando o Batismo do Senhor, podemos observar a perfeição Divina, pois analisando Jesus Cristo não precisava do batismo de João, Ele um DEUS homem, ainda mais sabendo que seu primo não tinha o Poder do Espírito Santo.
    Más, podemos constatar que mais uma vez Ele nos deixa o exemplo, demonstrando pureza, humildade e vencendo o orgulho, igualando- se a nós homens de carne e sangue, diminuindo- se e abaixando na frente de João, como todos os outros faziam.
    Que a cada dia possamos ser mais e mais humildes, vencendo todo tipo de soberania, grandeza, orgulho, Status, etc,.
    Todos nós somos irmãos (iguais, semelhantes) perante DEUS, por isso devemos ajudar uns aos outros, sem julgamentos, sem disputas desnecessárias, sem intolerância qualquer, enfim devemos nos unir e não nos separar do bem querer de DEUS, assim também o Pai Criador falará: Tu és meu filho amado, em ti posso me alegrar, colocar minha confiança,.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/1/24 11:14

    Eu creio e confio em Deus 🙏🙌🙏 Amém 🙏🙌🙏🌹🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, bendito seja a Deus, que nos reuniu o amor de Cristo. Que Deus abençoe todos nós, com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/1/24 13:35

    Boa tarde Padre João Carlos eu não tenho palavras para lhe agradecer pelas Orientações que o Senhor nos dá Isso me deixa muito feliz em ouvir todas essas palavras Gratidão 🙏🙌

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/1/24 13:58

    Muito obrigado pelo evangelho e meditação de hoje. Espero que o teu show corra muito bem!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6/1/24 16:08

    Boa tarde ! Padre João Carlos,muito obgda por nos preencher com esses maravilhosos, dicernimento,da meditação da palavra do santo Evangelho. Fiquei muito feliz porque o senhor destinguiu sobre o de reis a visita dos magos, e sobre a festa da epifania.suas explicitacões,me faz a cada dia me aproximar,mais do santo Evangelho.muito obgda

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6/1/24 21:16

    Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/1/24 23:04

    Boa noite padre! João Carlos, gosto muito de ouvir a palavra de Deus .só ela me a Calma e a única sertesa tudo vai dar certo, em Cristo Jesus nosso senhor Jesus Cristo 🙏

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6/1/24 23:07

    EU Creio espero confio 🙏❤️🕊️

    ResponderExcluir
  23. Anônimo6/1/24 23:07

    EU Creio espero confio 🙏❤️🕊️

    ResponderExcluir
  24. Anônimo7/1/24 07:23

    Padre João Carlos, diariamente uma amiga muito querida

    ResponderExcluir
  25. Um bom final de semana abençoado para todos nós. Obrigada por tudo Senhor amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS