PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os presentes que o menino Jesus ganhou

Os presentes que o menino Jesus ganhou



   07 de janeiro de 2024.   

Solenidade da Epifania do Senhor

   Evangelho.  


Mt 2,1-12

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei4, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

   Meditação.  


Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes (Mt 2, 11)

Toda criança, no seu nascimento, ganha presentes. Ganha fralda, mamadeira, sabonetes, brinquedinhos... Tios, avós, padrinhos, conhecidos cada um traz uma coisa. Sinal de satisfação pela chegada do bebê e reforço nos laços de amizade com a família da criança. O menino Jesus também ganhou presentes, no seu nascimento. Estranhos viajantes chegaram a Belém para visitá-lo. Depois de reverenciá-lo, deram-lhe presentes. Na verdade, presentes de pouca utilidade imediata, mas tudo bem.

Hoje é o dia da festa da visita dos magos ao menino Jesus, o Domingo da Epifania, celebrada popularmente como festa de reis. A cena está narrada no evangelho de São Mateus. Os magos do Oriente viram surgir uma estrela e chegaram a Jerusalém procurando “o recém-nascido rei dos judeus”. Depois de idas e vindas, consultas aos sábios e uma conversa com o rei Herodes, seguiram para Belém. A estrela voltou a aparecer e os conduziu ao local onde estava o bebê. Depois da visita, seguindo orientação de um sonho, voltaram por outro caminho, não dando ao rei a informação do endereço da criança. 

O evangelho não nos diz o significado dos presentes que o menino ganhou: ouro, incenso e mirra. A tradição, porém, nos tem oferecido muitas indicações. O ouro, mineral nobre e valioso, pode significar o reconhecimento de Jesus como Rei, como filho de Davi. O incenso, uma resina cheirosa usada no culto, pode representar o reconhecimento de Jesus como Deus. A mirra, uma substância perfumada usada para embalsamar os corpos dos falecidos, pode significar o reconhecimento de Jesus como Homem, sujeito à morte. 

O certo é que mesmo ainda hoje, existe o costume de, ao se fazer uma visita a uma pessoa importante, levar um presente. Na Bíblia, há também muitos exemplos disso, especialmente quando se trata de um visitante do Oriente. Lembre o caso da Rainha de Sabá que foi a Jerusalém fazer uma visita ao rei Salomão. Está no segundo livro das Crônicas que “ela deu ao rei quatro mil e duzentos quilos de ouro e grande quantidade de especiarias e de pedras preciosas”. Esses presentes são o reconhecimento da rainha do Oriente à grandeza e à sabedoria do rei Salomão.

A partir desse exemplo da rainha de Sabá e de muitos outros na Bíblia e na história dos povos antigos, é possível entender que os presentes dados a uma personalidade são sinal de aliança e submissão. Os magos do Oriente, ao abrirem seus cofres e oferecerem presentes ao menino estavam demonstrando amizade ao futuro rei e reconhecendo sua supremacia sobre eles. Ofereceram aquilo que de mais precioso os representava. Suas regiões eram produtoras de riquezas e especiarias. Incenso e mirra eram produtos valiosos transportados por comerciantes dessas regiões. 

Por outro lado, vemos, à distância, que os presentes antecipam a boa acolhida que os pagãos dariam à pregação do evangelho. Com os magos, compreendemos que Jesus é o salvador de toda a humanidade. 




Guardando a mensagem

Os presentes oferecidos no nascimento de uma criança reforçam os laços de amizade com sua família. Os presentes dos magos mostraram a adesão das nações pagãs ao Salvador, que veio para todos. Os magos ajoelharam-se diante do menino e o adoraram. E ofereceram-lhe algo de precioso que representaram consideração, submissão e aliança com o novo rei. O ouro pode representar suas posses, suas rendas, sua riqueza. O incenso pode representar sua religiosidade, suas crenças. A mirra pode representar o cuidado com a vida, o corpo e sua preocupação com a imortalidade. Se os presentes dos magos podem representar submissão e aliança com o novo rei recém-nascido, podemos nos perguntar que presentes representam hoje nossa adesão a Jesus, nosso Deus e Salvador. 

Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes (Mt 2, 11)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
os presentes dos magos, por um lado, revelaram o reconhecimento deles em relação à tua realeza, à tua divindade e à tua humanidade. Por outro lado, os presentes foram sinal de sua adesão à tua pessoa, de submissão ao teu senhorio e de aliança contigo. Que presentes poderíamos trazer a ti, como compromissos neste início de ano, Senhor? O ouro pode representar nossos ganhos, nossa sobrevivência, nossas posses. O dízimo pode ser o nosso ouro. O incenso pode representar nossa vivência religiosa, nossa adoração. A missa dominical pode ser o nosso incenso. A mirra pode representar nosso compromisso com a vida ameaçada, com as crianças pobres, com os desempregados. Nosso empenho na campanha da fraternidade deste ano pode ser a nossa mirra. Recebe, então, Senhor, os nossos presentes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Primeiro, leia em sua Bíblia, o evangelho de hoje: Mt 2,1-12. Segundo, leia o texto desta meditação (se ainda não o fez). 

Comunicação

Hoje, faço show na Diocese de Vitória da Conquista, na Bahia. É a festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade de Barra do Choça. Segunda-feira, dia 08, o show será na festa de Santo Amaro, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, PE. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb  

17 comentários:

  1. Dá-se a um projeto de paz, também é fazer uma aliança com o recém nascido,pois sua chegada mostrou luz ao mundo,apresentamos diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que esse ano , nosso empenho pela companhia da fraternidade, seja nosso compromisso com os mais necessitados. Que Deus nos abençoe sempre a mim minha família e todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/1/24 07:00

    Que a paz do senhor Jesus Cristo abençoe sempre nossas famílias nossas orações abite em nossas vidas,casas igreja assim seja amém
    Bom. Dia a todos com Jesus Maria e José .
    Nossa família nossa eh

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/1/24 07:28

    Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/1/24 07:51

    Bom dia padre João Carlos sua benção saúde e paz na nossas vidas 🙌 até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/1/24 08:04

    Bom dia! Padre João Carlos, meu nome é Sebastiana Maria, 64anos, moro em Alto Dois Carneiros -Jaboatão dos Guararapes _PE. Peço sua benção e oração pela minha saúde que cada dia estou sentindo muitas câimbra e dores no corpo, causada, fui aí ao médico de inflamação na venosa ore por mim, preciso continuar minha jornada de vida ver meus netos crescer se formar. Um forte abraço Deus te abençoe sou sua ouvinte do watts SAP e YouTube

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/1/24 08:49

    Bom dia padre João Carlos que a paz do senhor esteja com todos nós Amém

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/1/24 09:07

    SENHOR! Eu acredito mas aumentai a minha fé. Se digno for peço pela recuperação de meu filho Ivan! Amém.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/1/24 10:00

    BOM DIA. PAZ E BEM. COMO ESSA MENSAGEM ME AJUDA BASTANTE...

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Nem mesmo o rei na época, Herodes que dominava tudo, teve a chance de saber onde exatamente seria o nascimento do Messias.
    DEUS Pai é tão Perfeito que revelou através da estrela guia para os magos, que passaram por Herodes afirmaram a profecia prometendo voltar para revelar a confirmação onde nasceu o Rei dos judeus.
    Imaginemos a cena quando os três reis magos chegaram lá e viram o parto, foram conquistados pelo Espírito Santo naquele ambiente tão simples, mas tão puro e tão cheio de Amor, o que levaram como presente era o que na época tinham de maior valor para cada um oferecer, ouro, mirra e incenso. Assim DEUS mais uma vez pelo Anjo sussurrou em seus ouvidos avisando para não voltarem na direção de Herodes, resumindo, o Plano de DEUS, quando Ele está no controle tudo é muito perfeito, podemos ter certeza que nada sai errado. Ai também deve estar sempre nossa confiança, precisamos confiar que DEUS sabe o que é melhor para cada um de nós independente do que estamos passando, na Sua Onipresença Ele está em todos os lugares, com Sua Oniciencia sabe de todas as coisas e em Sua Onipotência tem todas as forças possíveis para nos guiar, proteger e salvar, só precisamos ser fiéis, obedientes, verdadeiros e perseverantes,.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Como todos os dias tenho muito a agradecer pela minha família. Peço a Deus q continue nos dando saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Creio Senhor mas aumentai a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/1/24 15:51

    Boa tarde ! Obgda padre João Carlos,por mais esse presente,como é gratificante,ler a leitura do evangelho,e logo após ter toda essa explicação na meditação .o senhor nos deixa tão bem esclarecido,que é impossível não compreender.meu muito obgda.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/1/24 16:16

    Glória a vós senhor gratidão por tudo que enviaste para nós esse lindo evangelho meditação que nós descha feliz meu ano novo não poderia ser molho foi e muito gratificante o mesmo desejo para osenhor todos do grupo minha gratidão minha benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus bendito, eu LHE agradeço pela vida de São Raimundo Penafort. Contudo, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do conhecimento, do profetismo, do apostolado, da alegria, da adoração, da santificação, da obediência, da revelação, da graça, da luz e da herança eterna. Me ajude fugir do pecado, da perturbação, e das trevas. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude viver o Evangelho. Me ajude fazer boas ofertas. Me ajude ter bons sonhos. Me ajude viver na VOSSA presença. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/1/24 20:27

    Muito valiosa a reflexão

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8/1/24 03:42

    O senhor é da teologia da libertação? Pois está divulgando a campanha da fraternidade.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/1/24 17:39

    Eu queria receber a mefitacao5 pelo zap, mais meu celular foi roubado agora tô com outro contato 86 988003-2812

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS