06 de novembro de 2023.
Segunda-feira da 31ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 14,12-14
Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
Meditação.
Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)
Quando o argentino Cardeal Jorge Bergoglio foi eleito Papa, o seu amigo brasileiro Cardeal Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo com um abraço, lhe disse ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Este é precisamente o recado do evangelho de hoje. Não nos esqueçamos dos pobres.
Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.
Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros.
Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos.
O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado.
O cardeal Jorge Bergoglio, agora Papa Francisco, não esqueceu o conselho do seu amigo brasileiro cardeal Cláudio Hummes. Agora é ele quem nos diz, com suas palavras, suas atitudes, suas viagens, seus escritos: “Não se esqueçam dos pobres”. Para ninguém esquecer mesmo, ele até criou o dia do pobre, que ocorre nesse mês de novembro.
Guardando a mensagem
Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos privilegiados, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos.
Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
a refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos de tua parte. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia, mesa da comunhão e da unidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Procure se informar se na sua comunidade existe algum trabalho em favor dos mais pobres.
Comunicando
Deixei passar o feriado de finados com seu final de semana para anunciar o desafio de novembro. Preparado? preparada? O desafio de novembro é ler o evangelho do dia. Ler o evangelho do dia. Você ouve a Meditação, que bom, graças a Deus! Agora, veja, mais importante do que a Meditação é o evangelho que está sendo meditado, não acha? Quando enviamos o áudio, vai também um resumo com a citação bíblica e o link para o evangelho e o texto da Meditação. Então, você pode ler o evangelho do dia em sua bíblia ou, clicando no link, você o tem no seu próprio celular.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia senhor padre e que Deus o abençoe. Farei isso com confiança e obrigada pelo alimento de hoje
ResponderExcluirBom dia, a sua bênção Pe. João Carlos. Obrigada por nos ofertar o alimento diário nas homilias memoráveis. Topo sim, essa desafio.
ExcluirNão consigo mais, começar meu dia, sem essas orações da manhã, assim como as orações da noite Boa Noite Meu Jesus. Obrigado Padre.
ExcluirBom dia. A Paz do Senhor e o Amor de Maria esteja com todos nós. Faz algum tempo que tento seguir a palavra diária sempre surge empecilhos , apartir de hoje em nome de Jesus vou conseguir.
ResponderExcluirBOM DIA PADRE. OBG POR NOS PRESENTEAR TODOS OS DIAS, COM A MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, DE MANEIRA COMPREENSÍVEL A TODOS NÓS 🙏🏻
ResponderExcluirVera Caxambu mg amor ouvir suas meditações Padre João Carlos, ouço no horário da 1 da manhã que bem tranquilo e posso prestar bem atenção que um horário ciliencioso e me faz mto bem. Que Deus abençoe o Senhor e a todos nós. Amém!!!
ExcluirPadre pesso sua benção pra mim e minha família
ExcluirBom dia na paz do Senhor obrigado padre João Carlos,o senhor é uma benção nos conforta através da oração. Sempre estou compartilhando com os irmãos muito obrigado
ResponderExcluirSou de Fortaleza-Ce gratidão.
Bom dia padre João Carlos, a sua benção! Gratidão por estes momentos tão importantes , estou buscando melhorar a cada dia. Obrigado, Deus o abençoe !
ResponderExcluirBom dia padre
ResponderExcluirSua benção, padre. Em minha comunidade fazemos sempre doações para pessoas que vivem em situação de pobreza ... precisamos doar mais para quem necessita. Ainda temos muito o que aprender.
ResponderExcluirOh Padre. Farei com toda dedicação. Jesus é fiel.
ResponderExcluirEstá é fácil padre por que já faço todos os dia. Muito obrigada por tamanho carinho.
ExcluirTô lendo todo dia a palavra eu estou gostando muito quero aprender cada dia mais
ExcluirMuito bom padre, eu li o evangelho de hoje, que coisa linda.. obg padre Deus abençoe sempre sua vida 🙏
ExcluirBom dia! Sempre leio antes de ouvir. Serei mais constante este mês.
ExcluirBom dia padre João Carlos meus dias ficaram diferentes depois que passei a receber o áudio com a sua meditação sou muito grata ao padre Jacó que me manda todos os dias. Eu peço todos os dias que Deus aumente a minha fé para poder chegar à santidade.
ExcluirMe chamo Elza stopassoli e moro em palhoça Santa Catarina.
Deus o abençoe na missão de pastor
Glória a voz senhor
ResponderExcluirStela Silva, eu já tenho hábito de ler a mensagem
ResponderExcluirTodos os dias.paz e bem
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos, abençoe a nossa semana. Amém 🙌
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos , uma experiência nova pra que já surtiu efeito me sinto gratificado por ler o evangelho, obrigado
ResponderExcluirGratidão pela pela palavra. Amém
ResponderExcluirHernagila Costa obrigada Jesus por mais um dia e pelo alimento de cada dia e sim gosto de ajudar os pobres, ajudarei sempre
ResponderExcluirA Paz de Cristo! Já faz algum tempo, que a minha primeira Ação do dia é ler o evangelho e suas explicações, é um alimento para a alma, gratidão
ResponderExcluirBom dia Padre sua bênção eu tenho o hábito de ler a bíblia todos os dias muito obrigado por esse ensinamento
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos,a sua benção,como me sinto feliz depois que todos os dias ouço o evangelho e suas meditações obrigada por nós evangelizar abraço
ResponderExcluirBom dia me ajuda ajuda muito ouvindo tds os dias os áudios minha tia manda todas as manhãs 🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos sua benção, gostei do desafio. Já estou lendo o evangelho do dia. Meu nome é edna Souza sou de maracaçumé Maranhão
ResponderExcluirObrigada Padre João Carlos por mais esta oportunidade. O Senhor é um grande incentivador e evangelizador.
ResponderExcluirDeus lhe abençoe sempre!
Conceição Melo, Recife - Gratidão por tanto amor em suas palavras, Pe.
ResponderExcluirBom dia, Padre. Que bela reflexão. O pedido de ler o Evangelho todos os dias nos torna vivos, cheios do Espírito Santo de Deus. Obrigada por tanta beleza em suas palavras.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos quer Deus os abençoe com suas lindas orações. Amém.
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe, senhor primeiro quero agradecer e depois te pedir misericórdia e piedade e perdão meus meus pecados, pedir livramento para dois filhos Lucas e Gabriel e proteção e também para toda a minha família, amém
ResponderExcluirAmem
ExcluirBom dia meu servo amado de Deus
ExcluirMe chamo Luísa, sou de Pedro II no Piauí e recebo suas reflexões através de um amigo q tenho em São Paulo. Sou ministra da palavra e me emociono com tantas palavras lindas q saem de sua santa boca.
Deus abençoe o Senhor
Sou rosilda de escada pé. Confesso que escuto o áudio todos os dias.mas não leio.
ExcluirMas me comprometo que de hoje em diante ler o evangelho e a meditacão, gratidão padre João por suas explicações e agradeço de coração sua dedicação em lançar propostas assim tão dignas que nos faz ter desejo de cumprir. Deus continue lhe abençoando e iluminando com muita sabedoria
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNeste ensinamento direto ao chefe dos fariseus, Jesus mais uma vez também nos orienta a sermos como Ele, manso e humilde de coração, ou seja não buscar interesse algum, não querer se aparecer, Ele quer que façamos o bem sem se importar a quem e não esperar nada em troca. Resumindo irmãos, se preocupar apenas em fazer a bondade e a caridade, assim transmitir um pouco da misericórdia infinita do Pai a aqueles mais necessitados, esse sentimento não há preço que pague mesmo, ver a felicidade e a gratidão daqueles que mais precisam, enfim com cada um fazendo a sua parte e dando exemplos, aos poucos iremos acabando com as diferenças adversas, principalmente a social, só assim construiremos uma sociedade mais justa, mais amorosa e igualitária,.
Atos dos Apóstolos 20,35
Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto Ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!
Bom dia, padre João, que tenhamos uma semana abençoada.
ResponderExcluirBom dia!!!
ResponderExcluirA sua benção Pe:João Carlos
Muito obrigada por me ensinar todos os dias com tua reflexão.
Gratidão🙏
Amém bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏sim Padre estar fácil pois tenho hábito de ler todos os dias a meditação 📖uma semana abençoada pra todos nós 🙌📿DEUS O ABENÇOE SEMPRE 💙
ResponderExcluirBom dia Padre sim todos os dias leio todos os dias estou amando a experiência que possa colocar em prática em nome de Jesus eu vou conseguir.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos sua benção obrigada pela meditação do evangelho de todos os dias que recebo ,leio e medito é para mim um momento muito sagrado e confortante para o meu dia . Gratidão Senhor por sua vida e vocação.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirGlória a Deus por todos os dias da minha vida! Meu Senhor e meu Deus piedade e misericórdia do nosso Brasil e do mundo inteiro. Muita paz e saúde para todos nós. Amém 🙏
ResponderExcluir06/11. hoje é o meu aniversário 73 anos de saúde e paz ❤️ Gratidão meu Senhor e meu Deus pela minha vida, família e tudo que tenho recebido de vós meu Senhor e meu Deus. Te amo JESUS.
ResponderExcluirBom dia! Padre João Carlos vou tentar fazer esse desafio de ler a palavra de Deus do dia! Obrigada! Padre por me encetivar ler o evangelho, Deus lhe e nos abençoem 🙏 paz e bem
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço sua benção, obrigada por mais um desafio lê o evangelho todos os dias do mês de novembro,vou lê sim, só que não encontrei o link, já leio a meditações todos os dias, mim sinto grata. Que Deus abençoe, com saúde e paz para mim, minha família, todos os pobres e crianças do mundo inteiro. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirMARIA Claudia Paulino na DOM LUSTOSA. FORTALEZA. Recebo todas NOITES as Meditações com o o EVANGELHO....fico feliz com a Palavra de DEUS....e AGRADEÇO ao padre ......que o conserve .nesta obra. ..saúde e paz....Deus é AMOR. Infinita é a MISERICÓRDIA. AMÉM.
ExcluirGlória a vós senhor bom dia padre João Carlos minha benção jesus descha Claro que quando fizermos uma festa convida us bobre us cego us alvejados que veremos feliz nó céu gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha gratidão padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós meu abraço bom dia
ResponderExcluirBom dia, Padre João Carlos, sua benção! Encontro de corações! 💕🙏🏼
ResponderExcluirBom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. TB leio todos os dias e gosto muito das suas meditações. Agradeço Senhor por tudo q nos dá e por poder ler a tua palavra. Qdo pensamos nos pobres, temos q lembrar q muitos sequer sabem ler, por isso é importante o áudio. Senhor obrigada por tudo, peço saúde pra mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Hj em especial quero pedir por uma amiga q amanhã vai fazer uma biópsia e TB por mais dois amigos q estão em tratamento. Curai Senhor a todos e olhai por aqueles q sequer conseguem atendimento. Uma semana abençoada para todos amém.
ResponderExcluirAmém 🙏🏽
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos sua benção peço o ração por mim e minha família obrigada
ResponderExcluirPadre João Carlos uma abençoada tarde , graças a Deus por receber todos os dias o resto do evangelho o link da meditação já a 5 anos o que cada dia poço aprender mais sobre a palavra de Deus não perco nem um dia sequer Deus abençoe sua missão a cada dia mais
ResponderExcluirGiane Ferreira
ResponderExcluirBoa tarde! Que o Senhorinho Deus pai continue abençoando o padre João Carlos, estarei sempre lendo o evangelho.
Juberlita Ferreira ,Boa Noite Pe.João Carlos o Evangelho de hoje é um grande e exemplo a seguir!Sua bênção Padre!!!
ResponderExcluirOlha que crueldade!
ResponderExcluirNa nossa sociedade, o pobre é marginalizado por ser pobre.
Visto como marginal, as oportunidades da vida se fecham para ele.
Sem oportunidade, sua pobreza aumenta.
Se fica mais pobre, mais marginalizado se torna.
Quanto mais marginalizado, mais se fecham as oportunidades... e assim por diante.
O que podemos fazer para romper este círculo de crueldade?
Boa noite Padre João Carlos que Deus o abençoe sempre suas homilias são perfeitas obrigada por nos trazer a palavra todos os dias🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia . Eu topo o desafio de ler o evangelho do dia
ResponderExcluir🙏🏾
ResponderExcluir