PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Um lugar para os mais pobres no seu coração.

Um lugar para os mais pobres no seu coração.


30 junho 2018 - Almoço com pobres de Roma



   06 de novembro de 2023.   

Segunda-feira da 31ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 14,12-14

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

   Meditação.   


Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)

Quando o argentino Cardeal Jorge Bergoglio foi eleito Papa, o seu amigo brasileiro Cardeal Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo com um abraço, lhe disse ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Este é precisamente o recado do evangelho de hoje. Não nos esqueçamos dos pobres.

Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.

Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros.

Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos.

O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado.

O cardeal Jorge Bergoglio, agora Papa Francisco, não esqueceu o conselho do seu amigo brasileiro cardeal Cláudio Hummes. Agora é ele quem nos diz, com suas palavras, suas atitudes, suas viagens, seus escritos: “Não se esqueçam dos pobres”. Para ninguém esquecer mesmo, ele até criou o dia do pobre, que ocorre nesse mês de novembro. 

O 7º dia mundial do pobre vai acontecer no próximo dia 19 de novembro, com o tema «Nunca desvies o teu olhar de algum pobre» (Tb 4, 7). Em sua mensagem, o Papa escreveu: "O Livro de Tobias ensina-nos a ser concretos no nosso agir com e pelos pobres. Interessar-se pelos pobres não se esgota em esmolas apressadas; pede que restabeleçamos as justas relações interpessoais que foram afetadas pela pobreza".




Guardando a mensagem

Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos privilegiados, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos.

Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos de tua parte. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia, mesa da comunhão e da unidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Procure se informar se na sua comunidade existe algum trabalho em favor dos mais pobres. 

Comunicando

Deixei passar o feriado de finados com seu final de semana para anunciar o desafio de novembro. Preparado? preparada? O desafio de novembro é ler o evangelho do dia. Ler o evangelho do dia. Você ouve a Meditação, que bom, graças a Deus! Agora, veja, mais importante do que a Meditação é o evangelho que está sendo meditado, não acha? Quando enviamos o áudio, vai também um resumo com a citação bíblica e o link para o evangelho e o texto da Meditação. Então, você pode ler o evangelho do dia em sua bíblia ou, clicando no link, você o tem no seu próprio celular.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

61 comentários:

  1. Bom dia senhor padre e que Deus o abençoe. Farei isso com confiança e obrigada pelo alimento de hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a sua bênção Pe. João Carlos. Obrigada por nos ofertar o alimento diário nas homilias memoráveis. Topo sim, essa desafio.

      Excluir
    2. Não consigo mais, começar meu dia, sem essas orações da manhã, assim como as orações da noite Boa Noite Meu Jesus. Obrigado Padre.

      Excluir
  2. Bom dia. A Paz do Senhor e o Amor de Maria esteja com todos nós. Faz algum tempo que tento seguir a palavra diária sempre surge empecilhos , apartir de hoje em nome de Jesus vou conseguir.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA PADRE. OBG POR NOS PRESENTEAR TODOS OS DIAS, COM A MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, DE MANEIRA COMPREENSÍVEL A TODOS NÓS 🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Caxambu mg amor ouvir suas meditações Padre João Carlos, ouço no horário da 1 da manhã que bem tranquilo e posso prestar bem atenção que um horário ciliencioso e me faz mto bem. Que Deus abençoe o Senhor e a todos nós. Amém!!!

      Excluir
    2. Padre pesso sua benção pra mim e minha família

      Excluir
  4. Bom dia na paz do Senhor obrigado padre João Carlos,o senhor é uma benção nos conforta através da oração. Sempre estou compartilhando com os irmãos muito obrigado
    Sou de Fortaleza-Ce gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos, a sua benção! Gratidão por estes momentos tão importantes , estou buscando melhorar a cada dia. Obrigado, Deus o abençoe !

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre

    ResponderExcluir
  7. Sua benção, padre. Em minha comunidade fazemos sempre doações para pessoas que vivem em situação de pobreza ... precisamos doar mais para quem necessita. Ainda temos muito o que aprender.

    ResponderExcluir
  8. Oh Padre. Farei com toda dedicação. Jesus é fiel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está é fácil padre por que já faço todos os dia. Muito obrigada por tamanho carinho.

      Excluir
    2. Tô lendo todo dia a palavra eu estou gostando muito quero aprender cada dia mais

      Excluir
    3. Muito bom padre, eu li o evangelho de hoje, que coisa linda.. obg padre Deus abençoe sempre sua vida 🙏

      Excluir
    4. Bom dia! Sempre leio antes de ouvir. Serei mais constante este mês.

      Excluir
    5. Bom dia padre João Carlos meus dias ficaram diferentes depois que passei a receber o áudio com a sua meditação sou muito grata ao padre Jacó que me manda todos os dias. Eu peço todos os dias que Deus aumente a minha fé para poder chegar à santidade.
      Me chamo Elza stopassoli e moro em palhoça Santa Catarina.
      Deus o abençoe na missão de pastor

      Excluir
  9. Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  10. Stela Silva, eu já tenho hábito de ler a mensagem

    ResponderExcluir
  11. Todos os dias.paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, abençoe a nossa semana. Amém 🙌

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos , uma experiência nova pra que já surtiu efeito me sinto gratificado por ler o evangelho, obrigado

    ResponderExcluir
  14. Gratidão pela pela palavra. Amém

    ResponderExcluir
  15. Hernagila Costa obrigada Jesus por mais um dia e pelo alimento de cada dia e sim gosto de ajudar os pobres, ajudarei sempre

    ResponderExcluir
  16. A Paz de Cristo! Já faz algum tempo, que a minha primeira Ação do dia é ler o evangelho e suas explicações, é um alimento para a alma, gratidão

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre sua bênção eu tenho o hábito de ler a bíblia todos os dias muito obrigado por esse ensinamento

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos,a sua benção,como me sinto feliz depois que todos os dias ouço o evangelho e suas meditações obrigada por nós evangelizar abraço

    ResponderExcluir
  19. Bom dia me ajuda ajuda muito ouvindo tds os dias os áudios minha tia manda todas as manhãs 🙏

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos sua benção, gostei do desafio. Já estou lendo o evangelho do dia. Meu nome é edna Souza sou de maracaçumé Maranhão

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Padre João Carlos por mais esta oportunidade. O Senhor é um grande incentivador e evangelizador.
    Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  22. Conceição Melo, Recife - Gratidão por tanto amor em suas palavras, Pe.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Padre. Que bela reflexão. O pedido de ler o Evangelho todos os dias nos torna vivos, cheios do Espírito Santo de Deus. Obrigada por tanta beleza em suas palavras.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João Carlos quer Deus os abençoe com suas lindas orações. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre , Deus nós abençoe, senhor primeiro quero agradecer e depois te pedir misericórdia e piedade e perdão meus meus pecados, pedir livramento para dois filhos Lucas e Gabriel e proteção e também para toda a minha família, amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu servo amado de Deus
      Me chamo Luísa, sou de Pedro II no Piauí e recebo suas reflexões através de um amigo q tenho em São Paulo. Sou ministra da palavra e me emociono com tantas palavras lindas q saem de sua santa boca.
      Deus abençoe o Senhor

      Excluir
    2. Sou rosilda de escada pé. Confesso que escuto o áudio todos os dias.mas não leio.
      Mas me comprometo que de hoje em diante ler o evangelho e a meditacão, gratidão padre João por suas explicações e agradeço de coração sua dedicação em lançar propostas assim tão dignas que nos faz ter desejo de cumprir. Deus continue lhe abençoando e iluminando com muita sabedoria

      Excluir
  26. Glória a Vós Senhor!
    Neste ensinamento direto ao chefe dos fariseus, Jesus mais uma vez também nos orienta a sermos como Ele, manso e humilde de coração, ou seja não buscar interesse algum, não querer se aparecer, Ele quer que façamos o bem sem se importar a quem e não esperar nada em troca. Resumindo irmãos, se preocupar apenas em fazer a bondade e a caridade, assim transmitir um pouco da misericórdia infinita do Pai a aqueles mais necessitados, esse sentimento não há preço que pague mesmo, ver a felicidade e a gratidão daqueles que mais precisam, enfim com cada um fazendo a sua parte e dando exemplos, aos poucos iremos acabando com as diferenças adversas, principalmente a social, só assim construiremos uma sociedade mais justa, mais amorosa e igualitária,.

    Atos dos Apóstolos 20,35
    Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto Ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, padre João, que tenhamos uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!!!
    A sua benção Pe:João Carlos
    Muito obrigada por me ensinar todos os dias com tua reflexão.
    Gratidão🙏

    ResponderExcluir
  29. Amém bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏sim Padre estar fácil pois tenho hábito de ler todos os dias a meditação 📖uma semana abençoada pra todos nós 🙌📿DEUS O ABENÇOE SEMPRE 💙

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre sim todos os dias leio todos os dias estou amando a experiência que possa colocar em prática em nome de Jesus eu vou conseguir.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Padre João Carlos sua benção obrigada pela meditação do evangelho de todos os dias que recebo ,leio e medito é para mim um momento muito sagrado e confortante para o meu dia . Gratidão Senhor por sua vida e vocação.

    ResponderExcluir
  32. Glória a Deus por todos os dias da minha vida! Meu Senhor e meu Deus piedade e misericórdia do nosso Brasil e do mundo inteiro. Muita paz e saúde para todos nós. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  33. 06/11. hoje é o meu aniversário 73 anos de saúde e paz ❤️ Gratidão meu Senhor e meu Deus pela minha vida, família e tudo que tenho recebido de vós meu Senhor e meu Deus. Te amo JESUS.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia! Padre João Carlos vou tentar fazer esse desafio de ler a palavra de Deus do dia! Obrigada! Padre por me encetivar ler o evangelho, Deus lhe e nos abençoem 🙏 paz e bem

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, obrigada por mais um desafio lê o evangelho todos os dias do mês de novembro,vou lê sim, só que não encontrei o link, já leio a meditações todos os dias, mim sinto grata. Que Deus abençoe, com saúde e paz para mim, minha família, todos os pobres e crianças do mundo inteiro. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARIA Claudia Paulino na DOM LUSTOSA. FORTALEZA. Recebo todas NOITES as Meditações com o o EVANGELHO....fico feliz com a Palavra de DEUS....e AGRADEÇO ao padre ......que o conserve .nesta obra. ..saúde e paz....Deus é AMOR. Infinita é a MISERICÓRDIA. AMÉM.

      Excluir
  36. Glória a vós senhor bom dia padre João Carlos minha benção jesus descha Claro que quando fizermos uma festa convida us bobre us cego us alvejados que veremos feliz nó céu gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha gratidão padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós meu abraço bom dia

    ResponderExcluir
  37. Cecília Assis6/11/23 09:41

    Bom dia, Padre João Carlos, sua benção! Encontro de corações! 💕🙏🏼

    ResponderExcluir
  38. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. TB leio todos os dias e gosto muito das suas meditações. Agradeço Senhor por tudo q nos dá e por poder ler a tua palavra. Qdo pensamos nos pobres, temos q lembrar q muitos sequer sabem ler, por isso é importante o áudio. Senhor obrigada por tudo, peço saúde pra mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Hj em especial quero pedir por uma amiga q amanhã vai fazer uma biópsia e TB por mais dois amigos q estão em tratamento. Curai Senhor a todos e olhai por aqueles q sequer conseguem atendimento. Uma semana abençoada para todos amém.

    ResponderExcluir
  39. Amém 🙏🏽

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Padre João Carlos sua benção peço o ração por mim e minha família obrigada

    ResponderExcluir
  41. Padre João Carlos uma abençoada tarde , graças a Deus por receber todos os dias o resto do evangelho o link da meditação já a 5 anos o que cada dia poço aprender mais sobre a palavra de Deus não perco nem um dia sequer Deus abençoe sua missão a cada dia mais

    ResponderExcluir
  42. Giane Ferreira
    Boa tarde! Que o Senhorinho Deus pai continue abençoando o padre João Carlos, estarei sempre lendo o evangelho.

    ResponderExcluir
  43. Juberlita Ferreira ,Boa Noite Pe.João Carlos o Evangelho de hoje é um grande e exemplo a seguir!Sua bênção Padre!!!

    ResponderExcluir
  44. Paulo R Queiroga6/11/23 18:22

    Olha que crueldade!

    Na nossa sociedade, o pobre é marginalizado por ser pobre.

    Visto como marginal, as oportunidades da vida se fecham para ele.

    Sem oportunidade, sua pobreza aumenta.

    Se fica mais pobre, mais marginalizado se torna.

    Quanto mais marginalizado, mais se fecham as oportunidades... e assim por diante.

    O que podemos fazer para romper este círculo de crueldade?

    ResponderExcluir
  45. Boa noite Padre João Carlos que Deus o abençoe sempre suas homilias são perfeitas obrigada por nos trazer a palavra todos os dias🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  46. Bom dia . Eu topo o desafio de ler o evangelho do dia

    ResponderExcluir
  47. Ângela Correia Pedro7/11/23 13:08

    🙏🏾

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Seu "sim" seja SIM.

  15 de junho de 2024 .   Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Mt 5,33-37 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS