PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você também tem uma desculpa?

Você também tem uma desculpa?



   07 de novembro de 2023.   

Terça-feira da 31ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho   


Lc 14,15-24

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.



   Meditação.   


Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: venham, pois tudo está pronto (Lc 14, 16)

Não faltam desculpas para quem não quer participar da Igreja. Não encontra tempo para ir à Missa, não encontra motivação para viver em comunidade a sua fé. “Ah, não posso, não tenho tempo, ando muito ocupado. Ou: vivo para o trabalho, quando chego em casa não tenho mais ânimo pra nada. Ou ainda: ah, quem tem família, com filhos pequenos ainda, não tem condições de participar”. Essas desculpas já eram dadas no tempo de Jesus.

E o próprio Mestre ilustrou uma história com as três desculpas que ele ouvia sempre. Alguém preparou uma bela festa e convidou um bocado de gente. Um disse que não podia ir porque tinha comprado uma terra e estava louco pra ver o novo sítio. Outro tinha adquirido cinco juntas de bois para lavrar a terra e ia começar o serviço. Um terceiro tinha se casado e, claro, mandou pedir desculpas, não podia ir à festa. Os primeiros convidados não foram, que decepção!

O que tinha comprado o campo representa bem os que têm muitos bens e não se lembram de nada mais fora deles. Pode ser uma casa, uma empresa, uma fazenda, um negócio. Se não se tomar cuidado, os bens podem virar donos da gente, serem nossos senhores. A gente é que tem que ser dono das coisas, não o contrário. Os bens materiais podem se tornar um verdadeiro deus ao qual me sacrifico ou sacrifico os outros. E Jesus disse bem claro que não se pode servir a dois senhores, a Deus e aos bens materiais, representados no dinheiro. O apego aos bens materiais leva muita gente a não frequentar a Igreja, a não se lembrar do Deus verdadeiro. Já tem seu próprio deus.

O que ia lavrar a terra com seus novos bois bem pode representar os que não acham tempo para Deus por causa do trabalho. O trabalho parece que é tudo, não dá mais tempo para mais nada. Uma boa desculpa para não pisar na Igreja. Diz que não dá tempo, que está cansado. Mas a pessoa não vive só para trabalhar. No início da Bíblia, se diz que Deus trabalhou seis dias na criação do mundo e no sétimo, descansou (Gn 1). E o livro do Êxodo comenta: “Seis dias trabalharás, no sétimo descansarás, que é o repouso do teu Deus” (Ex 10). Parar, celebrar, ir à Igreja é um modo de reconhecer o senhorio de Deus em nossa vida. Não somos escravos. Por isso, paramos, pausamos o trabalho, celebramos a liberdade dos filhos de Deus. Reconhecemos que Deus é o nosso único Deus e Senhor.

Aquele que disse que tinha se casado e por isso não podia ir à festa representa os que têm responsabilidade na família e por isso se consideram impedidos de ir à Igreja. Então, a família tomou o lugar de Deus? E Jesus tinha alertado: “Quem amar seu pai e sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem amar seu marido ou sua esposa ou seus filhos mais do que a mim, não é digno de mim”. Se Deus é o mais importante, então uma visita em casa não pode me impedir de ir à Missa. Nem uma festinha em família, ou uma criança pequena. Deus é Deus e merece o melhor de mim, do meu tempo, do meu amor. “Amar a Deus sobre todas as coisas, acima de todas as pessoas”, este é o mandamento.

Não faltam desculpas para quem não quer participar da Igreja. Os bens materiais que me prendem, o trabalho que me toma todo o tempo, a família que precisa de mim. Apesar da resposta negativa de muitos, Deus continua nos chamando para a festa, que é o Reino de Deus. E abrindo suas portas para outros mais desapegados, mais disponíveis, mais fiéis.





Guardando a mensagem

Jesus comparou o Reino de Deus com o banquete que um pai de família preparou e para o qual convidou muita gente. Os primeiros convidados não compareceram. Esses faltosos alegaram razões para sua ausência: a compra de um sítio, o plantio com uma junta de bois, o casamento recente. Essas três desculpas podem representar grande parte das nossa desculpas para vivermos ausentes da vida da Igreja: o apego aos bens materiais, os compromissos do trabalho, os apelos da vida em família. Mas, nada pode nos afastar de Deus ou nos impedir de participar dos atos religiosos, pelos quais, como Igreja, adoramos o Senhor nosso Deus. A mesa está pronta, nos avisa o Senhor. Não nos esquivemos deste maravilhoso convite. Nada de desculpas.

Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: venham, pois tudo está pronto (Lc 14, 16)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
foram três desculpas pelas quais os primeiros convidados se disseram impedidos de participar do banquete. Um tinha comprado uma terra e queria vê-la; outro ia testar cinco juntas de bois que tinha comprado para arar a terra; e o outro, estava de lua de mel. Gente voltada para seus negócios e para o seu casamento, sem tempo para participar do banquete de Deus. Senhor, não queremos repetir isso em nossas vidas. Não queremos perder esse convite maravilhoso para participar do Reino de Deus. Queremos estar contigo, ao redor da tua mesa, participando de tua alegria. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pense um pouco... Peça a ajuda do Santo Espírito de Deus. Qual é a desculpa número um pra você não participar muito mais da vida da Igreja?



Comunicando

Ontem, lançamos o desafio do mês de novembro: "Ler o Evangelho do dia". No formulário, recebemos 1.356 respostas. 87% dizendo que topam o desafio e 12% dizendo que vão tentar. E você, você topou o desafio? 

Sexta-feira próxima, dia 10, vou estar com a equipe da AMA na cidade de Bananeiras, na Paraíba, para uma Missa com os Ouvintes da Rádio Integração. No sábado, dia 11, estaremos em Campina Grande, para um show na Feira Católica, às 16 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


Veja como andam as respostas sobre o Desafio de "Ler o Evangelho do Dia:"

 




66 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu topo

      Excluir
    2. Eu aceito

      Excluir
    3. Sim eu aceito o desafio

      Excluir
    4. Aceito o desafio. Honro e glorifico ao meus Deus Onipotente🙌🙌🙌

      Excluir
    5. Eu ja leio um capitulo todo dia

      Excluir
    6. Rosilda maria topo sim

      Excluir
    7. Sim! Já leio diariamente há mto tempo. Vou manter meu compromisso. Obrigada por suas sábias palavras!

      Excluir
    8. Eu topo o desafio.

      Excluir
    9. Eu topo

      Excluir
  2. Bom dia, comecei neste. Momento ,hoje dia 7 há 3 53 da manhã.E irei até o final,deste desafio .Obrigada que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu topo e peço ajuda do Espírito Santo de Deus para me ajudar a cumprir essa promessa como tbem ir assistir as missas e celebrações na comunidade AMEM

      Excluir
    2. Assumo este compromisso,

      Excluir
    3. Bom dia Padre sua benção topo sim ler o evangelho que Deis lhe abençoe sempre

      Excluir
    4. Eu topo o desafio.
      Já leio todos os dias.e participo da Santa missa. Graças a Deus.❤️amo de mais!

      Excluir
    5. Eu topo

      Excluir
    6. Que Espírito Santo me ilumine para conseguir cumprir AMÉM 🙌🙌🙌

      Excluir
    7. Boa Noite 🌙 padre João Carlos. Primeiro peço a sua benção.
      Meu nome é Maria Josecilia Marcelino Silva. E moro em parajuru Beberibe Ceará. É com muito amor e carinho que aceito o seu desafio. Vou ler o Evangelho e a reflexão do senhor. Pois ela é perfeita. Que JESUS lhe abençoe e nossa Senhora cubra você com o vosso manto sagrado beijos!!!

      Excluir
    8. Eu já leio todo dia...

      Excluir
  3. Topo com.certeza sr Padre, é uma das maneiras de aprender mais sobre a palavra de Deus.Agradeco a Deus todos os dias pelo trabalho do sr Padre,a minha fé fortificar muito...Que Deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Todos os dias leio o evangelho e a meditação da palavra aqui postado. Gratidão

    ResponderExcluir
  5. Eugênia Fortaleza-Ce padre João Carlos bom dia, estou cumprindo o desafio estou conseguindo fazer graças a Deus, e compartilho sempre que posso muito obrigado nos ajuda muito a palavra de Deus muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre Eu já leio todos os dias acompanhando juntamente com o vídeo,tudo e uma benção 🙏🏼 Obrigado Senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João!
    Topo sim !
    Peço a perseverança a fé para continuar me aproximando cada dia mais da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  8. Paz e Bem Padre ! A poucos dias recebi de uma amiga o link ! Tenho feito diariamente a reflexão, um grande aprendizado da palavra de Deus, tem mim ajudado bastante no crescimento da fé.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    Padre João Carlos, eu topo o desafio

    ResponderExcluir
  10. Eu leio a liturgia todos os dias, junto com a meditação da palavra do Padre João Carlos e ainda envio para os amigos em uma lista de transmissão

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, com certeza toparei ler o evangelho todos os dias, já respondi no formulário. Que Deus nos abençoe com saúde, fé, esperança a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Florival Primo7/11/23 07:01

    Sim, topo!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, é uma benção ouvir suas meditações todos os dias. Eu acompanho as suas meditações a muito tempo e compartilho com todos os grupos da minha igreja que participo, grupo do cenáculo, grupo da catequese, grupo da minha família, é uma alegria imensa ouvir o senhor falar de uma maneira bem compreensiva ..amo as suas pregações. Concerteza eu aceito o desafio é já faço esse desafio .Que o espírito santo os conduza sempre em sua missão. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Sim, eu topo!

    ResponderExcluir
  15. Sim,eu topo o desafio

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Eu já faço todos os dias .Vou continuar fazendo.

    ResponderExcluir
  17. Aceito . Com carinho medito à Palavra de Deus todos os dias é o meu alimeto da vida espiritual.

    ResponderExcluir
  18. Glória a Vós Senhor!
    DEUS nos chama de todas as formas para participar desta festa, o banquete celestial, núpcias do Cordeiro que nos é oferecido todos os dias imolado na cruz, Jesus Eucarístico o Pão do céu, mas Ele também respeita nosso livre arbítrio, se não quisermos seguir o seu caminho do Reino.
    Guiados pela Igreja somos chamados a conhecer melhor a Palavra, viver melhor em comunidade a humildade de espírito, purificar o coração e fazer o melhor aos nossos irmãos, buscando a Graça de DEUS para nossa salvação. Se não aceitarmos este convite inventando sempre nossas desculpas, Ele que é Amor, Misericórdia pura sempre continua mandando os Seus enviados em todos os lugares imagináveis para encher a Sua casa com aqueles mais necessitados, mas nós se não aceitarmos certamente cairemos na escuridão e muito provavelmente não teremos mais a chance de sermos convidados para entrar no paraíso celestial,.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Pe João Carlos!
    Obrigada pelo incentivo para a leitura da Bíblia!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre. DEUS nós abençoe. Obrigada senhor pelo dom da vida minha e dos meus filhos e toda a minha familia, nis proteja e afaste todo o mal e nis der o livramento, amém

    ResponderExcluir
  21. Edileuza Mourao de Belém/Pá. Eu topo, na verdade já tenho o hábito de rezar direto da Bíblia o Santo Evangelho, depois leio a reflexão que o senhor encaminha para seus leitores, etc…
    Mas, as vezes não consigo fazer a leitura. Vou tentar todos os dias do mês de novembro e continuar, sempre!!

    ResponderExcluir
  22. Todas as minhas reuniões do Apóstolado da Oração eu coloco o áudio do Evangelho do dia.
    Um Santo dia para o padre João Carlos e a todos colaboradores destas mensagens lindíssima. Abraços fraternais.

    ResponderExcluir
  23. Sim eu topo o desafio com muito carinho e gratidão.

    ResponderExcluir
  24. Rosa Lúcia7/11/23 08:08

    Sim, eu topo o desafio.

    ResponderExcluir
  25. Amém bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏 🙌📖📿

    ResponderExcluir
  26. Boa diaaaaaa, vou sim Pe, João Carlos, amém.

    ResponderExcluir
  27. A bênção Padre! Eu já faço a leitura todos os dias.

    ResponderExcluir
  28. Que a paz do senhor esteja conosco

    ResponderExcluir
  29. Obrigado padre João Carlos. Depois de eu ler Lucas, só agora eu entendi a que se referia o convite de Deus. Que Deus abençoe a todos nós em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  30. Como fazer para não ficar anônimo?

    ResponderExcluir
  31. Bom dia! Eu vou tentar!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Eu topo o desafio. Porque eu já vivo esta alegria de Ler o Evangelho todos os dias e vou ficar mais atenta ainda. Muito obrigado! Deus!!

    ResponderExcluir
  33. Aparecida7/11/23 10:24

    Bom dia fico feliz em receber essa palavra obrigada Padre J.Carlos pelo ensinamentos...

    ResponderExcluir
  34. Estou lendo todos os dias, amém

    ResponderExcluir
  35. Bom dia fico muito feliz em receber sua palavra

    ResponderExcluir
  36. Paulo R Queiroga7/11/23 14:17

    Acredito que esse tipo de desculpa de que nos fala o evangelho de hoje seja, muitas vezes, autêntico e sincero. E também assim seria nos dias atuais. A questão é que a sinceridade não nos exime da responsabilidade pela recusa ao convite que Deus nos faz a todo instante.

    Mas, mesmo assim, não é raro nos protegermos com o escudo da sinceridade cada vez que colocamos os nossos interesses à frente dos assuntos da fé e da vida na igreja. “Desculpa, mas sinceramente hoje não dá. Hoje não posso. Já tenho compromisso para amanhã”... É difícil.

    É difícil, principalmente, quando não temos em mente um tipo de fé e um tipo de igreja exclusivamente voltados para o alto. Fé e igreja que não contemplam aqueles que padecem das dores deste mundo: as vítimas da pobreza, da violência, das perdas, da injustiça e de tantas outras que possamos nos lembrar. Essa fé e essa igreja de poucas exigências são até fáceis de abraçar porque não requerem grandes compromissos de nossa parte.

    Falo de algo mais exigente. Falo de uma fé que, além de olhar para o alto, olha também para os mais necessitados. Falo de uma igreja que verdadeiramente esteja em saída, como nos ensina o Papa Francisco. Uma “Igreja que toma a iniciativa, sem medo de ir ao encontro dos afastados, de chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos”.

    Como estamos respondendo aos convites de Deus? Continuamos a arranjar desculpas, ainda que sinceras?

    ResponderExcluir
  37. Sua bença padre João, conheço muitas pessoas que buscam dessas desculpas para n ir a igreja,a começar pelos membros da minha família, ninguém vai a igreja qndo chamo para irem tdos procuram desculpas, ums diz que está cansado,outro diz que n tem roupas adequadas,outras há n fiz unhas e cabelos ,enfim ninguém vai,isso é entristece.

    ResponderExcluir
  38. Ó Deus Pai, eu LHE agradeço pela vida de São Vilibrordo. Entretanto, me ajude ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude seguir o caminho do amor, do serviço, do profetismo, do bem, do ensinamento, da graça, da fé, da exortação, da caridade, da oração, da esperança, da bênção, da hospitalidade, da santificação, da humildade, da evangelização, da solidariedade, da simplicidade, da solicitude, da alegria, da misericórdia e da perseverança. Me ajude fazer boas obras. Me ajude fugir do pecado e do mal. Me ajude ser zeloso e fervoroso. Me ajude vencer as tribulações e as perseguições. Me ajude participar piedosamente da Santa Missa. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  39. O evangelho de hoje é a repetição do de ontem....

    ResponderExcluir
  40. Topei o desafio sim, a palavra de Deus sempre será bem vinda em minha vida.

    ResponderExcluir
  41. Sim. Eu aceito o desafio.

    ResponderExcluir
  42. Eu sou Josefa souza peixoto.
    Eu aceito o desafio.
    Eu sou de jaguaribe Ceará.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia sua benção padre mim chamou Maria eu gosto muito de ouvir suas meditações e queria receber todos os dias como fazer

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Seu "sim" seja SIM.

  15 de junho de 2024 .   Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Mt 5,33-37 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS