PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nossa vocação à santidade.

Nossa vocação à santidade.



  05 de novembro de 2023.   

Solenidade de Todos os Santos

   Evangelho.   


Mt 5,1-12a

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

   Meditação.   


Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)

Este é o domingo de todos os santos. Podemos compreendê-lo melhor, dizendo: este é o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Santo é Deus. Santos somos nós, pela graça que recebemos de sermos seus filhos; e também, mesmo que não seja suficiente, pelo esforço que fazemos para acolher e viver esse dom.

O apóstolo São João explicou, em sua primeira carta, que Deus nos deu um grande presente de amor. Que presente é esse? “Sermos chamados filhos de Deus. E o sermos de fato”. Ainda não se manifestou o que seremos, mas desde já somos filhos de Deus. Somos filhos porque estamos unidos a Cristo. Somos filhos e filhas porque o Espírito Santo foi derramado em nós. E São João explicou mais uma coisa: quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele.

Olha que graça tão grande, somos filhos de Deus. Temos o seu Espírito. Estamos unidos a Jesus, que é o filho unigênito. Somos filhos adotivos de um pai que nos ama sem medida. Ele foi capaz de entregar o seu filho único em nosso favor. Um pai amoroso e fiel.

Mas, nós somos pecadores. Pois é. Vivíamos afastados, de costas para Deus. Por isso, o Pai nos enviou Jesus e ele nos purificou com o seu sangue, isto é, com o sacrifício de sua cruz. No Apocalipse, São João viu uma multidão tão numerosa que não dava para contar: gente que lavou suas roupas no sangue do Cordeiro. Fomos purificados, lavados no sangue do Cordeiro.

No evangelho de hoje, Jesus vê a grande multidão que o procura, tanta gente. Sobe ao monte e senta-se para ensinar. Os discípulos se aproximam. Nessa pregação da montanha, uma das coisas que ele disse foi: “Sejam santos, como o Pai de vocês é santo”. E dá pra gente ser santo, imitando Deus? Bom, nós já fomos criados à imagem e semelhança dele. No batismo, pela fé, recebemos o dom da filiação divina. Então, se trata de a gente viver nessa graça, procurando imitar o nosso Pai no seu amor, imitando o seu filho Jesus, a quem temos como modelo e guia.

Foi nessa pregação, na Montanha, que Jesus proclamou as bem-aventuranças. Elas são o retrato do verdadeiro filho de Deus, o perfil dos filhos e filhas de Deus, no caminho da santidade. O primeiro que cabe nesse perfil é Jesus, o filho unigênito. O Papa Francisco, na Exortação Apostólica que escreveu sobre a santidade, dá uma explicação muito clara das bem-aventuranças: Bem-aventurados são os abençoados por Deus. Como diz o Salmo de hoje, Salmo 23 (24): “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador”.

No perfil que Jesus desenhou em sua pregação na Montanha, o filho ou a filha de Deus, nesse mundo, é alguém desapegado dos bens desta terra, solidário com as dores dos seus irmãos, manso nos seus relacionamentos, comprometido com a verdade e a justiça, misericordioso com o seu semelhante, respeitoso e correto em suas intenções e artesão da paz. Na minha conta, são sete bem-aventuranças.

Quem faz assim, esforçando-se para viver e agir como Jesus, imitando a bondade e a paciência do Pai, pode encontrar muita incompreensão, oposição, perseguição. Aí Jesus arremata a sua pregação, proclamando mais uma bem-aventurança, a da perseverança nas dificuldades e nas provações.




Guardando a mensagem

Este é o domingo de todos os santos, o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Deus nos deu um grande presente de amor: sermos seus filhos. Pela fé e pelo batismo, somos filhos de Deus, estamos habitados pelo Espírito Santo, somos filhos no Filho, Jesus Cristo. Jesus nos convida a ser e a viver aquilo que já somos por vocação: filhos de Deus. Foi assim que ele proclamou, no monte, as bem-aventuranças, o perfil do verdadeiro filho de Deus. O pobre em espírito é quem confia em Deus, não nos bens deste mundo. Os aflitos são os que sofrem também pelos outros, são os solidários. Os mansos são os que não agem com violência, mas prezam o diálogo e o entendimento. Os que têm fome e sede de justiça são os que se empenham em favor do bem comum, da transformação da sociedade. Os misericordiosos são os que, mesmo nos desencontros, tratam o seu semelhante com compreensão e caridade. Os que promovem a paz são os que trabalham pela reconciliação e pela convivência respeitosa entre todos. Por fim, Jesus orientou como reagir à incompreensão, à perseguição de que formos alvo por vivermos assim: fidelidade e perseverança. Esse perfil traçado nas bem-aventuranças é, em primeiro lugar, uma fotografia do próprio Jesus. E, assim, um ideal de vida para todos nós, seus seguidores.

Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, estamos festejando todos os santos e santas de Deus. Todos nós somos chamados à santidade. Nós que estamos por aqui, neste caminho da história, temos um ideal a seguir, ou melhor, uma pessoa a imitar: tu, Senhor Jesus, caminho, verdade e vida. Tu és o caminho traçado nas bem-aventuranças. Como diz a tradição, somos a igreja militante. De todos os batizados que já passaram por aqui, antes de nós, muitos, muitos mesmo já estão contigo, na glória. Alguns deles, a tua Igreja reconheceu a sua santidade de vida e nos deu como exemplos e intercessores. São os santos do céu, a igreja triunfante. Nós nos lembramos, hoje, também dos irmãos que se destinam ao paraíso, mas estão ainda em purificação de suas faltas, no purgatório. Eles são a igreja padecente. Todos, nós, os da terra, os do céu e os do purgatório somos os teus santos e santas. Dá-nos viver como fidelidade e perseverança nossa vocação à santidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você não pode deixar de ler o evangelho de hoje: Mateus 5, 1-12. Lendo, sublinhe, na sua Bíblia, a bem-aventurança que mais chamou a sua atenção.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


24/05/2022 - AMA em peregrinação ao Santuário de N. Sra. Auxiliadora- Jaboatão (PE)
No fundo: Réplica da Casa de Dom Bosco

19 comentários:

  1. Obrigado meu bom Deus por todos nós juntos e pela felicidade de Ivan, por tá com os filhos🙏 Por-me-ia pai e por minha sogra🙏 Pelas cuidadoras deles saúde muita saúde meu pai eterno 🙏 porte padre pelas bençãos diárias 🙏

    ResponderExcluir
  2. Palavra da salvação. Deus seja louvado amém!

    ResponderExcluir
  3. Eu desejo me comunicar com o padre João Carlo. Bom dia, padre João Carlos. Peço minha benção.

    ResponderExcluir
  4. Peço intenção pela 16 dias de falecimento da minha Mamãe Maria de Lourdes Rosa Trindade❤🙏

    ResponderExcluir
  5. Para mim as leituras das Bem Aventuranças são como uma Catequese, nelas somos levados a perseveras mais em nossas atitudes como filhos e filhas desse Deus que é só misericórdia. Obrigada, meu Deus, porque me sinto tão abençoada em ser sua filha...

    ResponderExcluir
  6. Sua benção Padre João Carlos, bom dia, linda reflexão, ter "um perfil" da bem-aventurança eu desejo em meu coração.
    Com a graça e a misericórdia de Deus, espero.
    Muito obrigada pela direção espiritual.
    Que eu busque ser do bem. Amém!

    "O perfil do verdadeiro filho de Deus".

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo este lugar! Amei a foto da réplica da casa de Dom Bosco. 👏👏👏💐

    ResponderExcluir
  8. SENHOR! Perdão pelas minhas faltas.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Parece me que nesta passagem, conhecida como o sermão da montanha, Jesus fez um resumo de todos os ensinamentos vividos por Ele, na Sua vida pública, assim estava transmitindo aos discípulos. Traduzindo, podemos entender que são Bem-aventurados, ou seja felizes, os que resistindo todas as interpéreis da vida amarem a DEUS e acima de tudo realizarem a vontade do Pai, O defendendo sobre todas as coisas e também amar ao próximo como a nós mesmos, deixa bem claro que os humildes de coração contemplarão a face de DEUS e alcançarão o céu, porque transmitiram a paz mesmo nas aflições e nas tribulações continuaram evangelizando, perdoaram e souberam agradecer a DEUS em todas as experiências da vida, dando exemplos de que com a Graça Santificante e salvífica dos Sacramentos, entendendo e se esforçando para viver os princípios do Reino, com esperança e a fé sendo restabelecida constantemente pela perseverança Cristã, confiando como a exemplo de todos os Santos confiaram que é possível vencer e chegar até o fim honrando o Pai, o Filho e o Espírito Santo que nos guiará para todo e sempre, até recebermos a recompensa, o prêmio da eternidade,.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus nos ilumine nos bem aventurados, sejamos fiéis, com amor e perseverança. Muita paz ao mundo inteiro.. Que sejamos abençoados por Deus, com muita saúde e paz, para mim e minha família, parentes e amigo e ao nosso Pe João Carlos e nosso Papa Francisco. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Amém benção para mim e minha família

    ResponderExcluir
  12. Deus é bom todo tempo, obrigada meu pai por tudo e perdão por minhas falhas

    ResponderExcluir
  13. Obrigadodeus pelo padre joao carlos existireu sou de sao paulo mas sempre q mimmandam suas mensagem eu o admiro mas e gostaria de recebe todos os dias os seus audiosempre q mim mandam eu sempre os esculto

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e netos e todos. Senhor fazei q esses governantes do mundo inteiro reflitam sobre a paz e também pela saúde de todos. Um domingo abençoado a todos amém.

    ResponderExcluir
  15. Sou amara maria de lima enderesso rua jose laurode arruda camargo n 35 pq. Dos lagos bonanza tiete interior de sao paulo gostariade receber os ceus audios todos os dias e mesg do evangelo se posivel des de ja Gradeco e q deus os abdncoi grademente

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus, fonte de inocência e pureza, eu LHE agradeço pela vida de Santa Bertila. Todavia, me ensine fugir do mal. Me ensine seguir o caminho do discipulado, do serviço, do amor, da santidade, da alegria, da paz, da purificação, da justiça, da sabedoria, da graça, da salvação e da adoração. Me ensine ser dócil aos santos anjos. Me ensine ter a veste branca. Me ensine honrá-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo. Me ensine vencer a tribulação. Me ensine ser um bom filho. Me ensine ser pobre em espírito. Me ensine ser manso e misericordioso. Me ensine vencer a aflição, a injuria e a perseguição. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou Dionisia Eutina, vivo em Angola, recebo sempre o alimento da palavra de Deus, do Padre João Carlos, através da Irmã Fute, Madre, fico muito grata por nos aconchegar de Deus com o vosso programa. Quando recebo, tenho tido a obrigação de enviar, para vários grupos dos meus contatos. Continuem assim, Padre. Que o Espírito Santo, Vos ilumine, hoje e . Amém sempre

    ResponderExcluir
  18. Sua benção Padre João Carlos. Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Deus seja louvado por lhe inspirar, diariamente, para levar o santo evangelho a tantas pessoas espalhadas nos mais diversos lugares. Paz e bem!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nem tudo que reluz é ouro.

   27 de fevereiro de 2024.    Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 23,1-12 Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e ao...

POSTAGENS MAIS VISTAS