PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A tentação do espírito do mundo.

A tentação do espírito do mundo.

 


   04 de novembro de 2023.   

Dia de São Carlos Borromeu, memória 


   Evangelho.    


Lc 14,1.7-11

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.


   Meditação.   


Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares (Lc 14, 7)


Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. E deu um conselho: ”você sendo convidado para uma festa de casamento, não ocupe os lugares reservados a pessoas importantes. Você pode passar uma grande vergonha. De repente, chega alguém mais importante do que você e o dono da casa vai pedir que você ceda aquele lugar... é melhor, sentando-se mais atrás, ser convidado para ocupar um lugar mais à frente, do que ser humilhado na frente de todo mundo”.

O que Jesus observou naquele jantar é o retrato do que nós vivemos hoje: a busca pelos primeiros lugares; pessoas achando-se importantes, gente procurando regalias, cobrando tratamento VIP, diferenciado. Quando alguém se sente importante, superior, especial, está, na verdade, cultivando a própria projeção, inflando o próprio egoísmo. Assim, passa a exigir a atenção dos outros, a admiração, a homenagem, a obediência... e condições diferenciadas dos outros, em seu modo de viver.

Nem sempre a imagem que se tem de si mesmo corresponde ao que de fato se é. E uma imagem inflada pelo sentimento de superioridade falseia a realidade. Além de atentar contra si mesmo, expondo-se a comportamentos e atitudes vaidosas, presunçosas, arrogantes..., essa busca de privilégios ofende as pessoas que estão ao seu redor. Quem se julga superior, tenta reduzir os outros a inferiores, servidores, capachos.

O ensinamento de Jesus é o contrário disso. Nada de arrogância, julgando-se superior por sua condição social, pela cor de sua pele, pelo bairro onde mora ou pelo dinheiro e influência que tenha. Modéstia. Humildade. Não querer ocupar os primeiros lugares, numa afirmação de superioridade sobre os outros. Sentar-se modestamente ao lado dos outros. Valorizar todo mundo, a começar dos que o mundo julga socialmente nenos importantes. Se vier algum reconhecimento, sendo chamado mais para frente, será uma honra bem-vinda. Porque, como disse o nosso Mestre, quem se eleva será humilhado; e quem se humilha, será exaltado.



Guardando a mensagem

Esta é uma tentação permanente em nossa vida, na sociedade e na Igreja: a busca de privilégios e de reconhecimento social. Os fariseus eram mestres nisso. O espírito do evangelho é a fraternidade, um modo de se conviver em sociedade e na Igreja em estilo de acolhimento, cooperação e valorização de cada um. O mundo ensina diferente: seja o primeiro, o mais importante, o mais sabido, o mais poderoso; tem valor quem tem mais dinheiro, quem tem mais títulos de estudo, quem tem melhor aparência. O espírito do evangelho, ensinado por Jesus, diz diferente: somos irmãos, cada um tem seu valor, dependemos uns dos outros. Humildade, nada de arrogância.

Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares (Lc 14, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
naquela refeição, observaste o que simbolicamente é a busca dos primeiros lugares: as disputas de poder, a busca de privilégios. O teu evangelho é a proclamação da fraternidade, todos somos irmãos. A boa nova que pregaste é afirmação da prioridade dos pequenos, os últimos serão os primeiros. Ajuda-nos, Senhor, a fugir desse modo soberbo e vaidoso que o mundo nos ensina; que sejamos próximos, fraternos, acolhedores, irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Não fique triste se não lhe fizerem aquela homenagem que você acha que merece. Não sinta inveja de quem parece ter se dado melhor do que você. Tome o conselho de Jesus: “não fique correndo atrás dos primeiros lugares”. Isso é loucura, vaidade, arrogância. Somos todos irmãos, estamos todos no mesmo barco.

Comunicando

Para facilitar o seu acesso diário à Palavra de Deus, você  tem visto que enviamos sempre um link pra você ler o texto bíblico e a Meditação. Ler o evangelho é muito importante.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Bom dia, que benção a meditação de hoje , padre João Carlos transmite uma paz em nossa vida .
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos muito obrigado pelo evangelho quê recebo todos os dias , o senhor é uma benção pôr entrar na minha casa todos os dias com a palavra do Senhor Jesus Cristo amém 🙏 Deus o abençoe 🙏 Grandemente amém 🙏

      Excluir
    2. Eu Maria José de Lucena Leite muito obrigada fica com Deus 🙏

      Excluir
    3. Boa noite padre! Verdade que humilha será humilhado

      Excluir
  2. Obrigada Padre pelos ensinarmos bíblicos.

    ResponderExcluir
  3. Padre, sua benção…um dia de muita paz para o Senhor. Sua palavra transmite muita paz e a meditação de hoje, toca profundamente o meu coração no sentido de deixar bem claro que estamos no mesmo barco.. um grande abraço e que o Senhor continue iluminando cada vez mais as vidas de muitas pessoas com os seus esclarecimentos e ensinamentos diários ..

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre,a sua benção!

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha receber todo dia sua mensagem de esperança através de suas palavras.

    ResponderExcluir
  6. A palavra de Deus é inovadora....Após essa leitura passo o dia ,bem mais leve. Obrigado padre.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre , Deus nós abençoe, obrigada senhor por mais um dia e oportunidades de set feliz , Deus proteja e abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e afasta todo o mal de perto de nós, livramento e saúde. Amém, proteja toda a minha família.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa essa meditação que Jesus nos ensina, ela nos mostra claramente como devemos nos comportar com os nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha essa reflexão
    Muito bem explicado
    Muito bem colocada essa leitura 📚

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Padre João Carlos obrigada por todos os dia me enviar a meditação da palavra de Deus,cada dia aprendo mais Deus lhe abençoe e abençoe 🙏 todo nós , peço uma benção especial para minha filha,genro e meu netinho q moram em Caruaru PE

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Nesta passagem Jesus mais uma vez valoriza os humildes de coração, nos afirmando que quem quiser ser o primeiro nas situações adversas da vida, deverá ser o último.
    O Cristão autêntico deve ir contra os valores do mundo, dando exemplos nas pequenas atitudes, servindo e mostrando a comunidade aos filhos, as gerações futuras e a sociedade, que precisamos nos livrar de todos os tipos de orgulho, da ostentação seja do que for, porque o que tem valor maior é fazer a vontade de DEUS e se esforçar para viver a Santidade, na bondade e na caridade viver em comunhão e perseverando em favor dos mais necessitados, sempre desejando: Jesus manso e humilde de coração fazei nossos corações semelhante ao Vosso, assim demonstrando que o Amor infinito Misericordioso de DEUS Pai também está em nós,.

    ResponderExcluir
  12. Glória a vós senhor bom dia padre João Carlos minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo jesus descha bem Claro que devemos ocupar us primeiro lugares nas festas de casamento gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha gratidão padre João Carlos pôr tudo que enviaste para nós meu abraço

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, é isso mesmo, que sejamos humilde de coração, como Jesus nos ensinou, que Deus abençoe sempre aim e minha família,com muita saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo q recebo de Deus todos os dias. Temos q sempre tentar ajudar os menos favorecidos com os dons q recebermos de Deus. Peço pela minha saúde e de toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos q estão em hospitais esperando atendimento o q é tão difícil nos hospitais públicos do Brasil. Que Deus ajude a todos e nos abençoe com o fim dessas guerras amém

    ResponderExcluir
  15. Que bom recebi o Evangelho e a Reflexão de hoje! Obrigado Padre João Carlos. Que o Espírito Santo continue a Te Iluminar, Abençoar e Santificar. Suas Palavras são grandes consolos e refrigérios para o nosso Coração ❤️ !Sou aqui de Martins Soares ( MG) e Amo Te Ouvir! Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pela meditação e o evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde meu padre querido fico feliz quando lei palavra paresse um catecismo da vida assim ficamos feliz por que eds para agente intender melhor envio todos o dias para meus amigos deus lhe abençoe sempre só hildeth

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço pela vida de São Carlos Borromeu. Contudo, me ajude seguir o caminho do amor, do evangelho, da humildade, da caridade, da sabedoria, da aliança, da libertação, da salvação e da vocação. Me ajude fugir do pecado, do ciúme, do orgulho e da impiedade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Que nesta noite o Senhor lhe cubra com
    manto e luz e amor, e que o domingo seja um dia de descanso e reflexão.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia obrigado, espero poder receber sempre estas linda mensagem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Amem-se uns aos outros.

05 de maio de 2024    6° Domingo da Páscoa.        Evangelho.   Jo 15,9-17 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me a...

POSTAGENS MAIS VISTAS