PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Hoje é dia de ajudar o próximo?

Hoje é dia de ajudar o próximo?



   03 de novembro de 2023.   

Sexta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum


  Evangelho   


Lc 14,1-6

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

  Meditação.  


Se algum de vocês tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado? (Lc 14, 5)

A gente sempre vê o evangelho falando mal dos fariseus. Mas, na cena de hoje, a gente descobre um pouco mais. Era um dia de sábado e Jesus estava numa refeição na casa de um dos chefes dos fariseus. Olha que surpresa! Um líder fariseu convidou Jesus para ir comer na casa dele. Um gesto bonito! E Jesus aceitou. Está lá comendo com eles: mestres da lei e fariseus. E você sabe que comer juntos era uma coisa muito forte na cultura do povo de Jesus! Comer juntos é sinal de comunhão. Lembre que eles não comiam junto com pagãos.

Então, podemos pensar que havia certa aproximação entre Jesus e os fariseus. Ao menos, alguns tinham certa simpatia por Jesus e Jesus os acolhia com muito boa vontade. Essa refeição na casa de um dos chefes dos fariseus está nos dizendo isso.

E você lembra que era um dia de sábado. Esse detalhe de ser num ‘sábado’ deve ser importante, porque essa informação se repete por três vezes nesse pequeno texto. Sábado era uma marca muito forte na religião deles. Os fariseus matavam e morriam pra todo mundo respeitar o sábado. Era o dia do descanso, nada de trabalho. E, você sabe, isso é maravilhoso, porque é uma afirmação da dignidade do trabalhador. O ser humano, como o Senhor Deus, pára para contemplar a sua obra. É senhor do seu trabalho, não é escravo. O sábado era também o dia do culto a Deus. Todo mundo se encontrava na sinagoga, para cantar os salmos e ouvir as Escrituras. Nisso tudo, Jesus, que era um bom judeu, estava também de acordo.

A refeição, talvez fosse um jantar, estava indo bem. Jesus e os fariseus cordialmente à mesa. Maravilha! Honrando o sábado. Tudo certo. Estranhamente, ali na frente de Jesus tem um hidrópico, um doente do barrigão, coitado. Aqui mostra-se a diferença entre Jesus e os religiosos do seu tempo. Está ali um filho de Deus sofrendo, um desgraçado estendendo a mão, pedindo ajuda a Jesus. E aí? Dia de sábado é dia de socorrer o irmão ou não? Foi a pergunta de Jesus. Ficaram calados. E se fosse um filho de vocês que caísse num poço, sendo sábado, vocês iriam ou não socorrê-lo logo? Ficaram confusos. E Jesus curou o hidrópico. Tomou-o pela mão, curou-o e o despediu.

Nós católicos temos muitas diferenças com outras igrejas, outros grupos religiosos e mesmo com pessoas que não têm fé. Mas, podemos e devemos ser amigos, parceiros, convivendo com respeito, diálogo, amizade, não é verdade? O que, de verdade, vai por a prova nossa amizade e nossa comunhão não será a doutrina, que tem, claro, diferenças. Mas a verdadeira prova, como foi para Jesus e os fariseus, é o hidrópico. Diante do colossal sofrimento do irmão marginalizado, explorado, excluído, o nosso sábado nos compromete com ele, ou, em seu nome, lavamos as mãos e nos omitimos. O sábado pode representar nossas práticas religiosas, nossas tradições. Nossa religiosidade (o sábado) nos impulsiona a retirar o filho que caiu no poço ou nos faz omissos diante do irmão que caiu à beira da estrada, como foi o caso do sacerdote e do levita na parábola do bom samaritano?




Guardando a mensagem

Jesus aceitou o convite para uma refeição na casa de um líder fariseu, num dia de sábado. Os fariseus foram gentis ao convidar Jesus. Isso mostra uma certa aproximação desse grupo com o grupo de Jesus. Comer juntos era um gesto de comunhão e amizade. Ia tudo bem, mas eis que apareceu um irmão doente, precisando de ajuda: um hidrópico. Jesus perguntou se o sábado, onde era proibido fazer qualquer trabalho, permitia que se desse socorro a ele. Eles não souberam responder. E Jesus o curou. Pelo ecumenismo com outras igrejas, nos sentamos à mesma mesa de refeição. O que vai marcar a diferença, vai ser a prova dos nove, para eles e para nós, é se o nosso sábado ou seja nossa religiosidade nos faz comprometidos ou omissos diante do sofrimento dos irmãos.

Se algum de vocês tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado? (Lc 14, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu também respeitavas o sábado dos judeus. E, como se tratava do dia de dar glória a Deus, mostravas como a fé se manifesta na louvação a Deus e na restauração dos humilhados. Assim, vivias e ensinavas o amor a Deus e ao próximo. Obrigado, Senhor, por tuas lições de fé e de vida. Impactados por tua ressurreição na manhã do primeiro dia da semana, nós teus seguidores guardamos o domingo, como o Dia do Senhor, o dia de nossa páscoa, de nossa libertação. Dá-nos, Senhor, que façamos desse dia uma afirmação de nossa adesão ao teu evangelho, que nos ensina a acolher o amor do Pai e a praticar esse amor como solidariedade e compromisso com o bem e a vida de todos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para estimular o entendimento e a prática da palavra, sugiro que você leia em sua Bíblia o evangelho de hoje (Lc 14, 1-6). Para facilitar este acesso diário à Palavra de Deus, você que recebe pessoalmente a Meditação tem visto que estamos enviando sempre um link pra você ler o texto bíblico e também a Meditação. É só clicar no link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Deus abençoe o senhor padre por este trabalho lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua benção padre,João Carlos.estou,mt feliz em receber as mensagens.Deus abencoe

      Excluir
    2. DIVINA bom.dia Deus abençoe Sr muito obrigada por Tudo que Sr passa mim amo ouvir as suas meditações Deus sejam louvado...amem amém amém

      Excluir
  2. José Lúcio de Araújo3/11/23 06:21

    "Comer juntos é sinal de comunhão." Temos ter essa atitude diante dos necessitados. É dividir nossa mesa com nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Deus ti ilumine padre João Carlos. Que bela homilia Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.padre João Carlos sua benção obrigado pela palavra de Deus todos os dias eu leio apalavra que.mim faz bem dê mais até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João. Obrigada pelas reflexões que está me ajudando muito nas minhas meditações.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre, Deus nós abençoe e proteja de todo o mal, obrigada senhor por tudo e perdão pelos meus pecados, senhor te peço pelo meu irmão neném o cure senhor , salve , obrigada senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia obrigado por nós explicar o evangelho tão bem Deus te abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  8. Moro em Marabá -Para e através de um amigo comecei a receber a liturgia diária através de áudios..Que maravilha!..Já estou em oração por ele.

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏 obrigada pela meditação que o senhor explica tão bem DEUS o Abençoe e te guarde sempre que o Senhor Jesus lhe dê muita saúde e sabedoria. Paz e Bem 🙌📖📿

    ResponderExcluir
  10. Padre benção , padre todos os dias meu amigo Osmar Viana passa para mim 🙏🙌

    ResponderExcluir
  11. Deus abençoe sempre sua vida

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Nem mesmo os fariseus, aqueles que na época achavam se os conhecedores da lei, donos de todas as razões humanas, poderiam responder depois desta explicação de Jesus tão clara a respeito do tempo.
    Isso nos faz compreender, como é grande a Misericórdia de DEUS, pois sabendo da forma que a grande maioria dos fariseus viviam e julgavam, tinham seus corações duros gananciosos e maldosos, Jesus sabia de todos os planos e pensamentos maldosos daqueles homens, mas Jesus provando Seu Amor, dando chances deles se converterem estava numa refeição na casa de um dos chefes fariseus mais uma vez? Com certeza esta era a vontade do Pai para ensina los e hoje pudéssemos compreender a Palavra e desta forma provar que a cura a conversão de vida a nossa salvação não pode esperar o tempo cronológico do mundo, ou seja irmãos, o quanto antes devemos dar liberdade para Graça de DEUS agir em nós.
    Precisamos muitas vezes estar próximos das pessoas que nos fazem mau, para ensiná los algo (testemunhar o Amor e compaixão de DEUS), e ao mesmo tempo aprendermos a perdoá los pois eles também muitas vezes não sabem o que fazem, Más DEUS os ama da mesma forma, com a mesma intensidade que nos ama,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, e minha bênção padre João Carlos, muito importante essa palavra, Deus é misericórdia com todos nós amém que assim seja.

      Excluir
  13. Muito benção a leitura , gratidão padre 👏

    ResponderExcluir
  14. Gratidão sempre por tudo Senhor!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. DeusabencoePadreJoaoCarlospelessabiaspalavras.
    MuitoobrigagaDeussejalouvado

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Ajudar o próximo essa é uma das nossa importantes missões como cristãos. Obrigada por tudo Senhor. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Que nosso dia seja abençoado amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos,sua benção, que Deus nos fortaleça, nos abençoe, com saúde e paz, para mim, minha família e a todos nós.Pelo Papa Francisco e nosso Pe João Carlos . Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Amém, gratidão que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  19. Deus o abençoe sempre por suas orações e palavras, que toca meu coração e me faz ser cada mas forte e perseverante na fé.

    ResponderExcluir
  20. Sou muito grato por essa medicação de roso os dia , padre João Carlos nos transmite uma fé euma paz tão grande, tem me ajudado muito no meu momento difíceis em que esto vivendo, Deus os abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  21. Padre gosto muito das coisas que o Senhor fala ouço com muita atenção e envio pra uma amiga me alegra muito quem me manda é um primo Deus abençoe o senhor e meu primo

    ResponderExcluir
  22. Paulo R Queiroga3/11/23 15:18

    Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.” (Lc 14,1)

    Espero que, em um tempo não muito distante, israelenses e palestinos possam comer juntos à mesma mesa, com toda a carga do simbolismo que este ato representa para aqueles povos.

    ResponderExcluir
  23. Peço a sua benção Padre João Carlos assim como foi feito o desafio do mês de outubro eu vou continuar rezando o terço por todos os pedidos de cada dia e em especial pelo santo padre o Papa Francisco

    ResponderExcluir
  24. Ó Deus fiel, eu LHE agradeço pela vida São Martinho de Lima. Entretanto, me conceda a graça para fugir da mentira e da tristeza. Me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, da graça, da cura, da aliança e da oração. Me conceda a graça para testemunhar o evangelho. Me conceda a graça para ter uma boa consciência. Me conceda a graça para ser um bom filho. Me conceda a graça para glorificá-Lo e bendizê-Lo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Padre João Carlos, paz e bem! Gratidão por receber a meditação diária do sagrado evangelho. O senhor explica o texto sagrado com maestria. O Senhor te abençoe e te guarde sempre!

    ResponderExcluir
  26. Olá Padre João Carlos gostaria de receber o evangelho diário
    Gosto muito da sua maneira de explicar
    O Senhor te abençoe sempre 🙏🙏

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos, amo o Evangelho e a Reflexão do Dia! Pena que hoje não consegui ler e refletir com o Senhor penso que sábado o Senhor não faz o Programa! Amém 🙏🙏🙏⛪️🙏

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Padre João Carlos. Obgda pelo santo Evangelho do dia, assim como a linda reflexão não tem como não,compreender essa suas explicitacões é de grande benevolência para cada um de nós .espero em Deus que o senhor nunca desista dessa dedicação para cada um de nós.meu muito obgda.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS