PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Era mais jogo de cena, aparência, fachada.

Era mais jogo de cena, aparência, fachada.



   20 de outubro de 2023.   

Sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.   

Lc 12,1-7

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

  Meditação.   

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

Hipocrisia significa fingimento, falsidade. Gente falando bonito, mas, por trás, fazendo feio. É o que acontecia com os fariseus do tempo de Jesus. É o que acontece com os fariseus de hoje.

Jesus até admirava os fariseus. Eram pessoas muito religiosas, muito praticantes, muito apegadas aos textos da Lei de Deus e às suas tradições. O povo também gostava dos fariseus e lhes tinha uma grande admiração. Achavam que era gente muito santa, muito de Deus. Mas Jesus observava bem e via que eles mais aparentavam do que de fato eram de verdade. Havia mais aparência do que realidade. Exibiam-se como muito devotos, mas viviam disputando cargos, visibilidade e buscando suas vantagens. Jesus também censurava os fariseus porque eles viviam preocupados com o secundário, como os detalhes da Lei. Preocupados com coisas miúdas, esqueciam-se do principal: o amor e o respeito pelos outros; a compreensão com as fraquezas dos outros; o amor a Deus de todo coração e não só da boca pra fora. Por tudo isso, Jesus está nos dizendo hoje: ‘tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia’.

Nossa cultura privilegia a aparência. Vivemos a sociedade da imagem. Vale o que parece ser. Na foto, todo muito sai sorrindo, já notou? Tem cada sorriso forçado, que dá até medo. Vamos caminhando para um mundo do faz-de-conta. É a ditadura da hipocrisia. A verdade passa longe. O nosso é o mundos dos fariseus. Jesus disse claro: “Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”. Isso quer dizer que um dia a máscara cai e a verdade aparece.

Jesus está chamando a atenção da hipocrisia dos fariseus pra gente não cair no conto do vigário dos fariseus de hoje. E também pra gente não imitá-los, não ser hipócritas como eles. Ao contrário, como ele disse: “o seu sim, seja sim; o seu não, seja não. O mais vem do maligno’. Nada de fazer cara de santinho e nos bastidores proceder de maneira diabólica. Bonzinho e gentil fora de casa, rabugento com a família. Nada de farisaísmo. Bons e verdadeiros, sempre.


Guardando a mensagem

Jesus chamou a atenção dos discípulos e do povo para a hipocrisia dos fariseus. Eles pareciam santos, praticantes e dedicados a Deus para impressionar, para manter sua influência sobre o povo, para se manterem na liderança. Mas, era jogo de cena, aparência, fachada. E Jesus nos dizendo isso, pra ninguém se deixar enrolar por esses tipos e pra gente não permitir que dentro da comunidade cristã prosperem comportamentos deste tipo.

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
há muito de fariseu hipócrita ainda em nós e ao nosso redor. Mas queremos levar a sério a tua palavra, nos precavendo contra esse tipo de comportamento. Ajuda-nos, Senhor, a sermos bons cristãos e não apenas parecermos bons; a sermos pessoas da verdade, sem aliança de nenhum tipo com a mentira e a falsidade; e a não nos deixarmos iludir por uma cultura da aparência e por lobos vestidos de ovelhas. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Preste atenção, hoje, para identificar, se em você ou ao seu redor, há sinais de hipocrisia. A hipocrisia é o fermento dos fariseus.

Comunicando

Uma sugestão: Siga o Canal da AMA no seu Whatsapp. A AMA é a Associação Missionária Amanhecer. É um canal de avisos. Só nós podemos postar e ninguém vê quem está seguindo o canal. Fica a sugestão: Siga o Canal da AMA no seu Whatsapp. É só clicar no link que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

26 comentários:

  1. José Lúcio de Araújo20/10/23 07:13

    É verdade ! Temos muita hipocrisia nesse nosso mundo. É um dos sustentáculos dessas guerras desumanas que acabam com a vida de inocentes.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia com a Paz de Cristo e Amor de Maria 🙏.poderia informar onde está este link ? "É só clicar no link que estamos lhe enviando."?

    ResponderExcluir
  3. Maria das Dores

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre , Deus nós abençoe, senhor primeiro agradecer por tudo e depois pedir perdão e misericórdia, senhor todos os dias te peço pelos meus filhos e por mim para afastar todo o mal de nós e também de toda a minha família, em especial peço pelo irmão neném, senhor basta una gota de seu sangue e ele ficará curado , senhor tenha piedade dele e nesericordia e o cure , obrigada .

    ResponderExcluir
  5. Amém peço ao meu Deus que mim livre desses lobos vestido ém pele de cordeiro. Verdadeiros Hipócritas

    ResponderExcluir
  6. Ler a palavra de Deus todos os dias, é uma benção! Nós Encina lições necessária para vida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Um abraço, Padre João Carlos!! Deus o abençoe e ilumine seu caminhar!! Obrigada pelas reflexões diária!! Elas são fonte de fé, saúde e amor. Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Muito verdadeiro.

    ResponderExcluir
  9. José Cisneiro da Silva20/10/23 08:41

    Que Deus abençoe a todos nós e fortaleça a nossa fé, em nome de Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite a na paz do Senhor Jesus amém que Deus a todos amem

      Excluir
  10. Bom dia, que Deus me ajude a ser verdadeira na fé, nas ações. Espero crescer na espiritualidade. A direção espiritual que recebemos diariamente é um bálsamo que Deus nos proporciona através da Comunidade AMA que sempre com carinho e amor nos evangeliza. Obrigada Padre João Carlos! Deus abençoe! 💐🙏🏼

    ResponderExcluir
  11. Que Deus o abençoe Padre João Carlos,só Deus sabe como a meditação diária me transformou,hoje sou uma pessoa melhor e firme na fé cristã...obrigada Padre

    ResponderExcluir
  12. Glória a vós senhor obrigada padre João Carlos pela messagem eu sou devota de meu padrinho Cícero passo aquaresms de perto em omenagem a Jesus padre Cícero nossa senhora do bom parto peluma graças alcançada obrigada por tudo minha benção padre João Carlos gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus nos livre da hipocrisia e falsidade dos lobos, ao nosso redor, tenha um coração de amor, solidariedade, que Deus proteja de todo mau a mim e minha família, desses lobos que existe por aí, que Deus abençoe com saúde e paz a mim, minha família, nosso Pe João Carlos e ao mundo inteiro de paz, que Deus proteja e termine essa guerra, com tanto sofrimento, principalmente as criancinhas. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Paulo R Queirgoa20/10/23 10:40

    Enquanto muitos declaram sua tristeza comovidos por tamanha violência da guerra entre palestinos e israelenses, também cresce no Brasil um clima de torcida para que um dos povos em luta venha a ser o grande ganhador dessa peleja, como se numa guerra, algum povo pudesse sair ganhando alguma coisa.

    Seria este um dos fermentos dos fariseus?

    Nenhum povo ganha, mas algumas pessoas sim. Ganha um pequeno grupo formado pelos “Senhores da Guerra”, aqueles que aumentam sua fortuna a cada instante que a luta avança. São os senhores que produzem, vendem e intermediam armas e munições.

    E são esses mesmos “Senhores”, para o bem dos seus negócios, que divulgam justificativas rasas para assassinatos em massa. Os mesmos que apelam para o direito de defesa de um povo. Os mesmos que falsamente alegam ser este o único caminho para evitar um mal maior.

    Seriam esses os fariseus dos dias atuais?

    Que Deus nos ajude a perceber essa e outras formas de hipocrisia e nos dê discernimento para avaliar as notícias que chegam até nós e apontar nossa discordância, quando for o caso, sem apoiar incondicionalmente esse discurso vazio e enganador.

    Que Deus nos dê coragem e ânimo para denunciar essa barbárie em todas as nossas oportunidades para mostramos aos que nos ouvem ou leem a irracionalidade da luta entre irmãos.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado senhor padre! Deus o abençoe muito com muita saúde, paz e amor por toda a sua vida!

    ResponderExcluir
  16. Excelente a reflexão e os comentarios

    ResponderExcluir
  17. Pedimos a Deus o discernimento para enfrentar as hipocrisias desse nosso mundo.

    ResponderExcluir
  18. Vamos pedir misericórdia ao nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa Mãe Maria Santíssima.
    Pela paz no Brasil e no mundo inteiro.. Tenha piedade de nós Senhor.

    ResponderExcluir
  19. Sou a Maria Geralda aqui de apucarana e tenho uma amiga de americana s p que manda todos os dias a meditação da palavra.
    E ê muito bom pois repasso para todos do meu contato.
    Que Deus abençoe e que possa levando a palavras de Deus a toda criatura.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço pela saúde da minha família, filhós, netos, genros e nora e pela minha e de toda nossa família amem

    ResponderExcluir
  21. SENHOR JESUS livrai-me da hipocrisia. SENHOR JESUS abencoai o padre Joao Carlos,dai-lhe muita saude e alegrias,ele que tanto nos ajuda,anunciando o evangelho.Abencoai a humanidade.Amem.

    ResponderExcluir
  22. Deus da luz e da vida, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Bertilla Boscardin. Todavia, me ajude seguir o caminho do discipulado e da fé. Me ajude ser justo. Me ajude fugir da impiedade e da hipocrisia. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude ser coerente e transparente. Me ajude vencer o medo. Me ajude ter o santo temor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre João Carlos
    Deus te abençoe hoje e sempre
    Santinha - Vila Velha - ES

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João Carlos, eu sou muito grata, pela por receber a palavra do senhor Jesus Cristo, pesso orações para a humanidade, eu sou muito grato . Por tudo 🙏

    ResponderExcluir
  25. Teresinha Greco22/10/23 11:06

    O Evangelho deve ser um NORTE para a vida do Cristão.E para isso é preciso interpretá-lo com sabedoria. Para que chegue a nós como lições preciosas para o dia a dia. E o senhor Pé.João Carlos recebeu do PAI esse dom. Agradeçamos a ELE

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nem tudo que reluz é ouro.

   27 de fevereiro de 2024.    Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 23,1-12 Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e ao...

POSTAGENS MAIS VISTAS