PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Conhecer a fé cristã, um direito.

Conhecer a fé cristã, um direito.



   19 de outubro de 2023.   

Quinta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.  


Lc 11,47-54

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 
52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

   Meditação.   


Ai de vocês, mestres da Lei, porque vocês tomaram a chave da ciência. Vocês mesmos não entraram e ainda impediram os que queriam entrar (Lc 11, 52).

Uma acusação muito forte, esta, feita por Jesus. “Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e ainda impediram os que queriam entrar”. Uma acusação contra os mestres da Lei. Quem eram os mestres da lei do tempo de Jesus? Gente que tinha estudado muito as Escrituras Sagradas; pessoas que tinham frequentado grandes mestres, como Paulo que estudou com um professor muito famoso chamado Gamaliel. Os mestres da lei, que afinal eram do grupo dos fariseus ou dos saduceus, tinham muita influência sobre as pessoas, pois conheciam bem os textos sagrados e instruíam o povo sobre como se devia praticar as tradições religiosas.

Jesus logo percebeu que aquela sabedoria toda daqueles homens era usada em vantagem própria: era fonte de muito prestígio para eles e de muito poder sobre o povo. Por isso, lhes fez várias críticas. Denunciou que eles exibiam santidade, mas por dentro eram violentos e interesseiros. Mais de uma vez, os chamou de sepulcros caiados. Jesus igualmente chamou a atenção dos seus discípulos para a vaidade e o exibicionismo de suas esmolas, de suas orações em público, de seus jejuns. Eles impunham um grande peso nas costas do povo, com tantas normas a serem cumpridas. Mas, eles mesmos nem de longe as praticavam.

Tanto conhecimento, tanta ciência.... mas, não em vantagem do Reino de Deus, do crescimento do povo, mas, sim, utilizados para manterem-se como uma elite, desfrutando privilégios e desclassificando os mais pobres.




Guardando a mensagem

Jesus bateu de frente com os mestres da Lei do seu tempo. Denunciou que, com o seu grande saber religioso, eles estavam não só se esquivando do anúncio do Reino de Deus, mas também obstruindo a adesão do povo. É necessário que os nossos ministros estudem e estudem muito para servir ao povo de Deus, com qualidade, com conhecimento, com a segurança da doutrina e a pedagogia de mestres de espírito. Mas, há sempre o perigo desse muito estudo acabar por constituir uma elite apartada da comunidade, disputando privilégios e fazendo desse conhecimento uma fonte de opressão sobre as pessoas. Pior ainda se, pelos títulos acadêmicos conseguidos, o evangelizador chegar a desprezar a fé dos simples e suas expressões religiosas. Aí realmente fica valendo para eles esse “ai de vocês” profético de Jesus.

Ai de vocês, mestres da Lei, porque vocês tomaram a chave da ciência. Vocês mesmos não entraram e ainda impediram os que queriam entrar (Lc 11, 52).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o teu compromisso com a boa notícia do amor de Deus e com os destinatários dessa boa nova te levaram a anunciar o Reino de Deus, especialmente pela proximidade das pessoas. Esse é o mistério da tua encarnação. Tu és o verbo de Deus que se abaixou para nos encontrar em nossa condição frágil e pecadora. Por isso, não querias que os teus missionários confiassem mais nas estratégias do que na força da mensagem. E denunciaste os pregadores que usavam de sua ciência e de seus muitos conhecimentos para reforçarem seus privilégios e desqualificarem o povo em sua condição de povo em aliança com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O conhecimento da fé é um direito sagrado de todo cristão, não só de um pequeno grupo. Talvez você precise vencer certa passividade e procurar os meios disponíveis para o aprofundamento da fé cristã: catequese, leituras, cursos, retiros... 

Comunicando

Hoje, temos a Santa Missa às 11 horas, rezando pelos associados e ouvintes. Preside, o salesiano Pe. Francisco Demontier. Aguardamos suas intenções. Você acompanha a celebração pela Rádio Amanhecer e pelo meu Canal do Youtube, às 11 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. É exatamente o que está acontecendo hoje em dia, os falsos homens da lei.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Como é atual a Palavra. A humanidade é mesmo uma raça que não muda. Mesmo as palavras de Jesus proferida há mais de 2 mil anos, nos acomete em dias atuais. Como temos pessoas que vivenciam e servem a igreja, mas que impede à aproximidade do povo ao conhecimento da fé.

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Jesus continua censurando e chamando atenção dos fariseus e Mestres da lei, os instruindo na Sua infinita Misericórdia para que acabem com orgulho de serem os soberanos da lei, os donos da razão, ainda os alerta exortando duramente, mostrando que o Pai enviou Santos Profetas para ensinar a Palavra direcionar e conduzir os povos com a Boa Nova, mostrando a justiça Divina e os verdadeiros valores da vida, mas seus pais agiram com soberania os matando, pensando pela razão da ciência que poderiam ser maiores que DEUS, assim infelizmente impediram a salvação de muitos, por isso também que não podemos Ostentar estes sentimentos orgulhosos, negativos de falsas políticas, materialismo, de poder ilusionário, em momento algum devemos valorizar a hipocrisia farisaica, pelo contrário, como cristãos devemos sempre confiar na providência Divina e buscar viver a humildade, sermos caridosos, transmitir alegria, paz, bondade, esperança e tudo mais que sabemos agradar a DEUS,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas mensagens são sempre muito verdadeiras e elucidativas.Gosto de acompanhá- las. DEUS te abençoe!🙏

      Excluir
  4. Bom dia Padre João Carlos é verdade temos quê ser sinceros nas nossas conversas e falar do amor de Deus através do nosso dia-a- dia. Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, e isso mesmo, temos que ser sincero em nossas conversas de amor a Deus, em nossos corações. Que Deus permaneça, com muita saúde e paz a mim e minha família,todos meus amigos e ao mundo inteiro. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. padre peço sua bênção sempre ouço seus ensinamentos suas palavras peço que ore por minha familia gosto muito de ouvir me acalma sou do Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  7. Amém que assim seja, que Deus derrama chuvas de bênçãos em nossas famílias.

    ResponderExcluir
  8. Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, nos oriente em nossas decisões e aumente nossa fé e nosso saber perdoar, amém. Gratidão senhor.

    ResponderExcluir
  9. Marlene Costa: Sou feliz por ser Católica!
    Obrigada meu Divinissimo Espírito Santo!
    🙏❤️🙏

    ResponderExcluir
  10. Glória a vós senhor 🙌🏻 o evangelho de hoje , é fala de tudo que acontece hoje, muita falta de amor próprio,a humanidade só pensa em fazer aquilo que não agrada a Deus, temos que rezar todos os dias o terço pedindo a paz no nosso mundo 🙌🏻🙌🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. O principal é agradecer sempre a Deus por tudo q temos e fazer com q saibamos transmitir esses ensinamentos a todos. Peço saúde pra meus filhos, netos, genros e nora e para mim e toda minha família. Que Deus nos dê sempre muita fé amém

    ResponderExcluir
  12. Deus seja louvado por suas palavras Padre João Carlos. O ensinamento de Jesus nos revela que, quem o anuncia, deve ser humilde e fazer a diferença na vida das pessoas com sua presença.

    ResponderExcluir
  13. Pai eterno, eu LHE agradeço pela vida de São Pedro de Alcântara. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, do apostolado, da purificação, da sabedoria, da expiação, da redenção, da fé e da justiça. Me conceda a graça para fugir do pecado e da violência. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para vencer a perseguição. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Claudenice Ferreira da Silva 19/10 23. Divino pai eterno seja louvado por suas palavras eu estou com problemas de saúde fazer 6 anos quer minha menstruação não ver estou com dois cisto rezo todos as noites padre João Carlos mim de sua bênção amém

      Excluir
  15. Como faço para receber as mensagens?

    ResponderExcluir
  16. Como faço pra receber as mensagens diariamente?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS