PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Espírito Santo constrói a unidade do Povo de Deus.

O Espírito Santo constrói a unidade do Povo de Deus.



   21 de outubro de 2023.   

Sábado da 28ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

   Meditação.   


Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11)

Pecar contra Jesus, o Filho, tem perdão. Mas, pecar contra o Espírito Santo não tem perdão. Foi o que Jesus disse. Como entender isso?

Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. No batismo, ele, o Santo Espírito, nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão.

É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua nos outros sacramentos, santificando a nossa vida: nos lavando do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho.

Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis, como São Paulo falou. O Filho, por sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus, nos pôs na comunhão com o Pai. Nossa comunhão com o Pai é por meio do Filho, no Espírito Santo.

Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos se não tivermos em nós o Espírito do Pai e do Filho. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos.

Jesus nos mandou em missão. Mas, sem o Espírito Santo, não a compreendemos, nem temos condições de realiza-la. O Espírito Santo é quem nos anima na missão. E a missão é a evangelização do mundo.

No início do seu pontificado, o papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. Este documento é como o programa do seu pontificado. Nele, se lê: "É o Espírito Santo, enviado pelo Pai e o Filho, que transforma os nossos corações e nos torna capazes de entrar na comunhão perfeita da Santíssima Trindade, onde tudo encontra a sua unidade. O Espírito Santo constrói a comunhão e a harmonia do povo de Deus. Ele mesmo é a harmonia, tal como é o vínculo de amor entre o Pai e o Filho. É Ele que suscita uma abundante e diversificada riqueza de dons e, ao mesmo tempo, constrói uma unidade que nunca é uniformidade, mas multiforme harmonia que atrai. A evangelização reconhece com alegria estas múltiplas riquezas que o Espírito gera na Igreja" (EG 117).




Guardando a mensagem

Como discípulos de Jesus, cultivamos a docilidade ao Santo Espírito. Ele é o divino amigo em nós, nos movendo interiormente para o bem, para a verdade, para a justiça, para o amor. Infelizmente, podemos nos fechar a isso. No uso da liberdade que o Senhor nos deu e respeita, podemos bloquear essa ação estimuladora do Santo Espírito. Como escreveu o apóstolo Paulo, podemos “extinguir” o Espírito em nós. Apagando essa luz, ficamos à mercê dos nossos instintos e da influência do mal que nos rodeia. Ficamos na escuridão.

Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11)

Rezando a palavra

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Vivendo a palavra

Preparando o Dia do Senhor, leia já o Evangelho do 29º Domingo do Tempo Comum, em sua Bíblia: Mt 22,15-21. Com este domingo, celebramos o Dia Mundial das Missões.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

17 comentários:

  1. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia que nossa mãe Maria Aparecida passe a frente das nossas decisões
    Que pare com essas querras amém

    ResponderExcluir
  2. Que o divino Espírito Santo nos cubra de muita Fé e Paz. Amém

    ResponderExcluir
  3. Obrigado senhor pela oportunidade de das orações e pela vida. Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia parde João Carlos sua bênção

    ResponderExcluir
  5. Que nosso dia seja abençoado pelo poder do Espírito Santo Amém...🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Paulo R Queiroga21/10/23 09:19

    Tomo dois pontos que me chamaram atenção na meditação de hoje.

    O primeiro está no Evangelho de Lucas, 12, 12:
    “Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

    O segundo ponto está na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 117:
    “O Espírito Santo constrói a comunhão e a harmonia do povo de Deus”.

    Peçamos ao Espírito Santo que, como parte dessa construção da comunhão e da harmonia, nos ensine o que devemos fazer e dizer para demostrar claramente a nossa recusa e ao mesmo tempo assumir o combate conta toda forma de briga e desentendimento; de violência praticada por meio de palavras e atos que ferem, matam e prejudicam; e de preconceito, geralmente manifestado contra os mais pobres, aqueles sem apoio de ninguém, sem recursos e sem forças: os desprotegidos e desamparados.

    Todas essas mazelas são parte de uma realidade que facilmente podemos enxergar ao nosso redor, bem perto de cada um de nós. Não precisa ir muito longe...

    Que o Espírito Santo nos ajude.

    ResponderExcluir
  7. Pé joao Carlos fico contetné com as palavo do cênio

    ResponderExcluir
  8. Que o Espírito Santo ilumine cada pessoa para o amor a trinidade Santa e ao próximo.

    ResponderExcluir
  9. Que o espírito santo nos ilumine,obrigada padre por suas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Calos , obrigada por tudo de bom que nos proporciona com as suas reflexões diárias.
    Que o Espírito Santo nos ajude a entender toda essa problemática que o mundo está vivendo , de modo especial o conflito no Oriente Médio . .Que Ele penetre no coração e na mente desses que promovem as guerras , massacrando injustamente milhares de filhos de Deus.Que esses pretensos poderosos reflitam que não é justo , que não vale a pena praticar essas barbaridades

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Em todos os momentos que precisar dar testemunho dos ensinamentos da Palavra de DEUS, devemos falar, não importa onde, como e nem pra quem, se alguém apareceu em nossas vidas, com certeza é porque DEUS que enviou, e na maioria das vezes é alguém precisando de uma palavra amiga, acolhedora, alguém que esteja buscando de alguma forma encontrar uma esperança ou até mesmo só um desabafo procurando alguém para uma partilha, para o escutar, então não podemos deixar passar. Jesus nos ensina que, se alguém pensa por si que não é capaz de ajudar, somente peça o Espírito Santo, disponha seu tempo para o bem e solte as palavras, que o Paráclito conduzirá o necessário.
    As escrituras afirmam que o Cristão verdadeiro será perseguido pelos homens, já está acontecendo, então nos preparemos pra ir a favor do Reino de DEUS até o fim, sem medo, pois DEUS está e estará sempre do lado dos verdadeiros adoradores, os justos e fiéis e estes que são ousados na fé, perseverantes serão salvos, alcançarão o Reino do céu e a tão esperada Jerusalém Celeste,.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos,sua benção, que o Espírito Santo, nos ilumine e nos abençoe, sem ele não somos nada e com Nosso Senhor Jesus Cristo a mim e a minha família,parente e amigos, pelo Nosso Pe João Carlos e ao mundo inteiro, com muita paz, com saúde e amor ao próximo. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço ao Senhor por tudo q nos dá todos os dias. Peço pela paz no mundo. É assustador o q está acontecendo no oriente médio. Que o Espirito Santo ilumine todos os governantes para q volte a paz. Peço pela saúde da minha família, filhos, netos, genros e nora, minha e de todos e em especial para minha irmã e cunhado q estão comemorando os 70 anos hj. Que nunca nos afastemos da Trindade Santa com muita fé amém

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde os padres João Carlos aqui é Rosilene de Salgueiro Pernambuco pois é temos que ter fé no pai creio que o espírito santo é o que nos rege nos protege e nos ilumina , obrigada padre por todos os evangelho por todas as meditações eu sou benfeitura com muito orgulho pois somos tudo que faz parte da alma que Jesus possa abençoar vocês sempre

    ResponderExcluir
  15. ßuua bencao padre joao carlos adelaide

    ResponderExcluir
  16. Deus da partilha e da providência, eu LHE agradeço pela vida de Santa Úrsula e das onze companheiras mártires. No entanto, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do testemunho, do discipulado, da justiça, da fé, da graça, da lei e da esperança. Me ensine fugir do pecado e da blasfêmia. Me ensine vencer as preocupações. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Parece que o mundo não gosta de você.

04 de maio de 2024    Sábado da 5ª Semana da Páscoa.      Evangelho.   João 15,18-21 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18. &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS