PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ele está pra chegar.

Ele está pra chegar.


   24 de outubro de 2023.   

Terça-feira do 29º Domingo do Tempo Comum 


   Evangelho.   


Lc 12,35-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

   Meditação.   


Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar (Lc 12 ,37)

Você lembra da cara dos seus pais quando voltaram de uma viagem e encontraram a casa toda arrumadinha!! Puxa, eles ficaram muito contentes. E elogiaram sua responsabilidade, seu compromisso, seu esforço em fazer tudo bem feito. Esse é o tema do evangelho de hoje.

O tema é o da vigilância. Este tema é desenvolvido nos evangelhos, com diversas histórias e comparações. Recebemos uma tarefa e vamos prestar contas dela a qualquer momento. Precisamos estar atentos e vigilantes. Nada de dormir no ponto.

O empregado está esperando a volta do seu patrão, que foi a uma festa de casamento e volta a qualquer momento. É necessário que esteja acordado na hora em que o patrão voltar, para abrir a porta para ele, assim que bater. O patrão, de tão satisfeito, é quem vai por a mesa para o seu empregado.

Nessa alegoria, o senhor é o próprio Jesus. Ele viajou (é a ascensão ao céu), mas, vai voltar e ninguém sabe a hora certa em que vai chegar (é a sua nova vinda). O empregado sou eu, é você. Ficamos na responsabilidade de cuidar de sua casa, de sua família. A casa pode ser minha família (que não é minha), a minha comunidade (que não é minha), a organização a que pertenço. Nós não somos os donos, somos os empregados. Vamos prestar contas. Vamos ser avaliados. E a hora de sua chegada pode ser a qualquer momento, ele vem sem programação. Mas, vai ficar muito feliz se encontrar tudo em ordem. Vai cear com o seu empregado, contar as novidades de sua viagem, mostrar sua gratidão e sua confiança nele.

É certo que ele vem. E vem, definitivamente, no final dos tempos. Mas, de verdade, vem sempre. Vem numa grande oportunidade. Se não estamos preparados, perdemos (uma promoção, um concurso, um casamento, uma porta de realização, um salto em nossa vida espiritual). É, ele sempre vem. Se não vem, manda chamar a gente. É a morte. Essa é a hora da avaliação de nossa vida. Aprovados, iremos para o banquete eterno que ele mesmo nos servirá. Se não manda chamar, manda um aviso. É a doença. A doença me diz: você não está aqui pra sempre, você é frágil; você recebeu uma tarefa: valorize mais os meios que lhe foram dados para realizar a sua missão: a saúde, as pessoas que lhe querem bem, as qualidades, as capacidades que Deus lhe deu.




Guardando a mensagem

Jesus contou várias histórias ou alegorias para enfatizar a necessidade de estarmos vigilantes, no período de sua ausência física. Ele nos deixou responsáveis por sua missão, por sua casa, pelo bem do seu povo. Nós não sabemos quando ele voltará. E como ele não tem hora pra chegar, há sempre a tentação de a gente relaxar na execução das tarefas ou de abandonar o nosso posto de responsáveis. Ele chega a qualquer hora. Precisamos estar atentos, vigilantes, ativos. De prontidão. A alegria dele é, na hora em que chegar, ele nos encontrar acordados, à sua espera.

Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar (Lc 12 ,37)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
disseste “que os seus rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas”. Rins cingidos é estar com o cinto afivelado, em posição de quem está pronto para sair ou realizar uma tarefa. Lâmpadas acesas é também o sinal de vigilância, de se estar desperto, de olho no que está acontecendo. Estás nos orientando, Senhor, a assumir uma postura de fidelidade e vigilância, na tensão de tua vinda a qualquer momento. Nós queremos esperar a tua volta, de maneira ativa, comprometida, operante. Queremos ver a tua expressão de satisfação, na tua volta, aos nos encontrares acordados, vigilantes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, diga várias vezes essa invocação que está no livro do Apocalipse: “Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20).

Comunicando

Sendo hoje dia 24, hoje é dia da comemoração mensal de N. Senhora Auxiliadora. Neste sentido, rezamos a Santa Missa na Capelinha da AMA, no Recife, começando às 14 horas, com transmissão pela Rádio Amanhecer. Aproveite e baixe o aplicativo na loja do seu celular. Rádio Amanhecer. 
 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Vigiai, orai, sedes humildes de coração, pratiques a caridade, assim também lembrando que o nosso corpo é o Templo Santo, morada do Espírito Santo.
    Temos que estar preparados e prontos, Jesus Cristo, o Noivo virá a qualquer momento, temos que abrir nossos corações sempre que Jesus bater, Ele quer fazer morada, precisamos ser vigilantes em oração para permanecermos no estado de graça e não nos deixar prender pelas ilusões passageiras dessa vida. Se vivermos iluminados pela fé, orientados pela Palavra e guiados pelo amor, não murmurando e sempre reconhecendo que tudo é graça e Ele nos provê muito mais que precisamos, assim reconhecendo e agradecendo a DEUS em tudo, nada temeremos. Desta forma como Igreja, com os rins cingidos estaremos seguros e com a lâmpada da fé acesa e abastecida perseverantes aguardando na esperança o retorno Glorioso do Salvador do mundo,.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo graças adeus

    ResponderExcluir
  3. Bom dis sofre, Deus nós abençoe e nos proteja , senhor obrigada pelo novo dia e por tudo , perdão e mesericordiaoara mim e meus filhos e toda a minha família, amém

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por essa passagem padre, perdi meu amor de quase 50 anos de casados a 3 semanas e essas palavras me conformaram muito... Que o Senhor Jesus me abençoe! ( gosto muito do senhor!!

    ResponderExcluir
  5. "Vem, Senhor Jesus!"
    Suas reflexões são, simplesmente, maravilhosas, Pe. João Carlos!!!

    ResponderExcluir
  6. Rins cingidos e lâmpadas acesas indicam prontidão e vigilância ativa. Mergulhada no corre-corre do dia a dia, na administração dos bens terrenos, as pessoas deixam escapar a ocasião de viver os valores do Reino. Este é o perigo que ronda todos os que vivem cercados de constantes propostas e seduções da sociedade de consumo. O cristão vive no mundo sem ser do mundo, como afirmava Jesus a respeito de seus discípulos (Jo 17,11.16). A comunidade deve estar em contínua vigilância, fiel à palavra e à ação de Jesus. Que o mundo não nos distraia de nossos compromissos cristãos. Assim, quando o Senhor nos visitar com sua graça ou na hora de nossa morte, nos encontre de prontidão a serviço da justiça e da fraternidade. Jesus mesmo nos honrará com seus favores.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, estou sem palavra para agradecer, mim sinto calma, com suas meditações, Deus mim perdoa, a aceitar a falta que faz minha maninha, que Deus mim abençoe e mim ilumine, com força e coragem para viver e saúde para mim e minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. amém senhor Jesus

    ResponderExcluir
  9. “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas”.

    Embora encontrada com frequência nos Evangelhos, muitas vezes não damos muita atenção, talvez por não entendemos o significado dessa referência. Assim, por comodidade, não procuramos ir mais a fundo. No meu entender, porém, ela é a chave da mensagem de hoje.

    A origem da expressão vem do fato de que o povo do tempo de Jesus amarrava uma espécie de cinto (corda) à cintura - portanto à altura dos rins - para prender a túnica que vestiam, a fim de facilitar os movimentos nas caminhadas ou na execução dos trabalhos. Do mesmo modo acontece com a citação das lâmpadas. Elas devem ficar acesas, diz o versículo, porque naquele momento era noite e uma fonte de luz é sempre necessária para execução de um trabalho ou para uma caminhada.

    E o que isto significa hoje?

    Hoje, esta mensagem nos lembra que precisamos nos manter atentos ao fato de que a nossa tarefa e nossa caminhada ainda não terminaram e que nós, os empregados, ainda temos muito trabalho pela frente.

    E o nosso trabalho só faz sentido quando direcionado ao bem de todos, desde que seja por meio de atos concretos. E atos concretos exigem de nós mais do que um simples desejo, ainda que sincero, ou um pedido para que Deus resolva esta ou aquela situação. Nosso pedido precisa ser feito no sentido de que Ele nos dê sabedoria, força e ânimo para realizarmos nós mesmos o nosso trabalho.

    Nosso compromisso, então, seja manter a cintura amarrada e a lâmpada acesa. Ou dito de outra forma, devemos estar de prontidão e dispostos a ajudar aos mais necessitados, independentemente da proximidade ou intensidade de nossas relações pessoais.

    ResponderExcluir
  10. Uma explicação q muito me tocou.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo q tenho. Peço pela minha saúde e dos meus filhos, netos, genros e nora e todos da família. Que possa sempre seguir Teus ensinamentos Senhor amém

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, fonte dos dons celestes, eu LHE agradeço pela vida de Santo Antônio Maria Claret. Todavia, me ensine fugir do pecado e da desobediência. Me ensine seguir o caminho do serviço, do discipulado, da graça, da justiça, da obediência, da esperança e da vigilância. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS