PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Com Jesus, as mulheres se sentiram valorizadas e incluídas

Com Jesus, as mulheres se sentiram valorizadas e incluídas


22 de setembro de 2023.

Sexta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum


Evangelho.



Lc 8,1-3


Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.



Meditação.



Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças (Lc 8, 1-2).


A situação da mulher no tempo de Jesus não era das melhores. A gente hoje conhece um pouco mais dos costumes dos povos do Oriente Médio e vê que ainda hoje a mulher vive uma condição de grande submissão e inferioridade. Na Palestina, a terra de Jesus, se vivia uma estrutura social patriarcal. O homem é que contava. Ele é quem mandava.


O evangelho é uma permanente proclamação de liberdade para os oprimidos, incluídas as mulheres. Ele foi proclamado e vivido por Jesus numa sociedade que discriminava a mulher. Jesus não estava de acordo com aquele jeito de a sociedade menosprezar a mulher e só dar valor ao homem. O evangelho o mostra conversando, no poço de Jacó, com uma mulher estrangeira, de outra religião, a samaritana. Ele hospeda-se na casa de Marta e Maria, suas amigas e discípulas. Algumas mulheres, inclusive, andavam com ele, no seu grupo de discípulos e o evangelho guarda até o nome de algumas delas. É o que nos conta o evangelho de hoje. Diz o texto: “Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças” (Lc 8, 1-2). E lista alguns nomes: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


Para a sociedade daquele tempo, a mulher valia pela sua capacidade de gerar e criar filhos. Por isso, alguém elogiou a mãe de Jesus assim: "Feliz o ventre que te carregou e os seios que te amamentaram". Mas, Jesus não via só isso de importante na mulher. E em sua mãe via mais ainda. Por isso ele completou o elogio: "mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática" (Lc 11). Maria era mais importante ainda porque praticava a Palavra de Deus, porque realizava bem a sua vontade.


Na verdade, as mulheres são apresentadas no evangelho como as mais fiéis a Jesus. Foram elas que chegaram até o final do caminho, na cruz. Os discípulos homens, quase todos, desapareceram na hora da paixão. Restaram as mulheres, com toda fidelidade. E mais: numa cultura em que o testemunho da mulher não tinha valor, foram elas as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo.


E nós temos que continuar trabalhando para que a novidade do evangelho que Jesus viveu e anunciou não se perca e acabemos reforçando os preconceitos que ainda persistem discriminando as mulheres. Temos que viver a grande novidade que ele nos legou. Jesus nos libertou para vivermos a igualdade e a fraternidade. Paulo escreveu em Gl 3, 28: "Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo".





Guardando a Mensagem


No evangelho, temos notícia que, além do grupo dos doze, também um grupo de mulheres integrava o grupo de Jesus e andava com ele. A valorização das mulheres é uma nota importante do seu ministério, particularmente sublinhado pelo evangelista Lucas. A discriminação da mulher continua ainda hoje, apesar das conquistas feitas pelas mulheres e também pelos homens. O papel dos cristãos é fermentar a sociedade com o bom fermento do evangelho. E o evangelho, que foi anunciado por Jesus dentro de uma sociedade patriarcal, liberta a mulher de sua condição de inferioridade e também o homem de sua condição de desumanização ao discriminar a mulher.


Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças (Lc 8, 1-2).


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

homens e mulheres te seguimos, como teus discípulos e discípulas. Do grupo de mulheres mencionado no evangelho de hoje, está dito que tinham sido curadas e libertadas. De fato, nós que te seguimos conhecemos essa realidade. Nós, também, experimentamos a graça de Deus que nos alcançou em nossa pequenez, em nossa condição de pecadores. Sustenta-nos, Senhor, no caminho de construção da fraternidade e da justiça, vencendo toda discriminação e reconhecendo-nos mutuamente como filhos e filhas de Deus, cidadãos e cidadãs do Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Reze, hoje, por sua comunidade, para que ela seja casa onde todos, homens e mulheres, se sintam filhos e filhas amados de Deus, vivendo em fraternidade exemplar.


Comunicando


Pra você que mora fora do Brasil e quer participar do curso bíblico, nós o estamos dispensando de qualquer taxa. Apenas, nos mande uma mensagem com seu nome, email (se tiver), sua cidade e país onde se encontra. Mande para o o whatsApp 81 9 9964-4899, Vamos lhe enviar link para acesso ao curso e ao grupo especial do Whatsapp.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


15 comentários:

  1. Que a minha casa esteja sempre pronta pela presença do espírito santo e que nossa mãe Maria passa à frente amém

    ResponderExcluir
  2. O áudio da meditação com o padre João Carlos é muito mais fácil das pessoas entenderem o santo Evangelho. Bom dia .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Senhor Padre, sua benção 🙏📿

    ResponderExcluir
  4. Bom dia pe.joao Carlos, que leitura ótima. Porque Jesus para onde iam as principais mulheres acompanhavam.e um grande incentivo. Hoje a nós mulheres de fé.. não tem como dizer que não tem tempo. E o tempo é aqui re agora ter o compromisso sim..eu sou ocupado mais dou o meu jeito sempre para Deus. não .espera agente. Nos é que vemos ao encontro dele. Amém.

    ResponderExcluir
  5. O evangelho de hoje maravilhoso,Deixa uma mensagem de incentivo pra aa mulheres se procurar mais o caminhar com Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  6. É verdade muito linda a mensagem do santo evangelho de hoje nós ensinar a ama mais adeus obrigado senhor Jesus Cristo por tanta intimidade com Tigo amém 🙏 bom dia

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Estas mulheres piedosas, foram curadas de alguma forma por Jesus, assim em gratidão resolveram auxilia los na caminhada da Evangelização do povo, onde fosse necessário levar a Palavra de DEUS, a Evangelização, a Boa nova elas iam servindo com certeza com alegria, voluntariamente de coração.
    Ainda hoje, temos muitas mulheres que fazem o mesmo para com as Igrejas, orfanatos, asilos, hospitais, casas de restauração de vidas, dentre outros meios sociais e comunitários, isto é doando seus tempos, seus dons, seus talentos, com os bens que possuem, voluntariamente para auxiliar com amor nos trabalhos que forem necessários para cumprir junto com os celebrantes e paroquianos ou até mesmo os profissionais formados a realizarem a vontade do Pai, que é e sempre será apresentar e conduzir Jesus Verbo Divino a todos, a Palavra, Caminho, Verdade e vida, sempre pautados nos ensinamentos bíblicos que fluem o Amor do Espírito Santo de DEUS, que está todos os dias nos esperando no irmão, na Palavra proclamada, na Eucaristia consagrada, o DEUS Vivo que desce do Céu para nos saciar,.

    ResponderExcluir
  8. Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro no evangelho que as mulheres são mais peseferamte no evangelho gratidão por tudo senhor que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia estou lendo a carta aus e feszi gratidão

    ResponderExcluir
  9. Amém, gratidão a Deus por tudo que Deus nos abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  10. Nilson Maurilio22/9/23 10:49

    Padre muito obrigado pelas suas meditacoes diárias elas nos preenche demais Moro em Riachao do Jacuipe na Bahia

    ResponderExcluir
  11. Amém glória a Deus Jesus

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos,minha benção, que Deus nos abençoe e nos proteja, com saúde, fraternidade e muita paz, para mim,minha família,para o senhor Pe João Carlos e para todos nós que vos acompanha e meus amigos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Nós mulheres temos um papel bem importante na divulgação e cumprimento da palavra de Deus. As q são mães, para passar tudo para os filhos e quem não é mãe, com certeza pode se dedicar mais às campanhas da igreja ou particulares de ajuda ao próximo, amém

    ResponderExcluir
  14. Deus seja louvado hoje e eternamente,e no fim nos livre de todo mal e que os pregadores da teologia da libertação tenham o seu merecido fim,o qual hj em dia eles desdenham e duvidam hj com total descaso.Deus abençoe a todos! Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS