PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O dia do apóstolo e evangelista Mateus

O dia do apóstolo e evangelista Mateus



   21 de setembro de 2023.   

Dia de São Mateus, apóstolo e evangelista


   Evangelho.   


Mt 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

   Meditação.   


Ele se levantou e seguiu Jesus (Mt 9, 9)

Como hoje é dia do apóstolo e evangelista São Mateus, a liturgia nos brinda com uma passagem bíblica muito especial, onde podemos meditar sobre o chamado de Jesus a Mateus e a cada um de nós.

A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede de serviço associado ao Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus amigos de profissão, razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.




Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas. Precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sendo hoje dia do apóstolo e evangelista Mateus, fica bem você pegar sua Bíblia e ler nela essa passagem com muita atenção: Mateus 9, 9-13. 

Comunicando

Quem está inscrito no curso bíblico (que começa segunda-feira) vai receber o material do curso pelo Grupo do WhatsApp. Quem ainda não estiver no grupo, veja o acesso enviado pelo email ou pelo WhatsApp onde se inscreveu. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

21 comentários:

  1. Senhor que receba sempre o chamado e que sirva com amor🙏

    ResponderExcluir
  2. Por july! Tua benção pai🙏

    ResponderExcluir
  3. Por meu pai e por Suely, que tá cuidando dele meu Jesus 🙏

    ResponderExcluir
  4. Jesus converteu o cobrador de imposto amém que largou tudo pata segui-lo

    ResponderExcluir
  5. Que Deus nos abençoe e venha nos dá um coração aberto ao seu chamado 🙏

    ResponderExcluir
  6. Deus cuidar de mim

    ResponderExcluir
  7. que o Espírito Santo mim abençoe a mim cura de um problema do nariz que faz um bom tempo
    Com fe e paciente vou vencer em nome de Jesus Maria e José nossa família nossa eh amém Deus abençoe nosso dia e que nossa mãe Maria passa à frente

    ResponderExcluir
  8. O ensinamento de Jesus nesta visita, neste chamado nos faz entender que: para anunciar o Evangelho e resgatar almas para o Reino dos Céus será preciso irmos em todos os lugares imagináveis, conviver com todos os tipos de pessoas sem fazer acepção nenhuma, ricos, pobres, brancos, negros, dependentes, bandidos, corruptos, etc,.. ou seja, encontraremos todo tipo imagináveis de pecadores como nós mesmos, necessitados de amor, de carinho, muitas vezes carentes de diálogo, de atenção e compreensão.
    Se nós formos escolhidos por DEUS por um motivo ou outro para passarmos pela vida de um desses irmãos necessitados, muitas vezes desacreditados e talvez já desesperançosos na vida, devemos como Cristãos, sempre mantermos a esperança, não julgar e sim termos compaixão, acolher, escutar e sempre testemunhar o Amor do Pai, mostrando que DEUS os ama também, não importa o que eles fizeram e nem o que eles foram, eles também são filhos muito amados, e só depende deles abrir o coração, se arrependerem e deixar tudo que os prende no pecado, e até muitas vezes os escravizam para trás, levantarem e aceitarem seguir Jesus, assim também estarão compreendendo o que significa a misericórdia e vivendo na obediência serão merecedores da salvação em tempo,.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos. Peço orações pela conversão e libertação do meu filho adotivo, Rezo muito para Deus reverter esta situação e pela nossa salvação eterna!
    Tenho certeza da providência Divina! Mas, preciso de orações

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre, Deus nós abençoe, senhor e dia muito importante na vida de meu filho Gabriel Aragão rola, ele vai ao médico, senhor tenha piedade e misericórdia dele que diga que nao precisa operar so apena tomar medicação e ficar curado em nome de jesus , senhor eu te peço, te imploro, que tenha acontecido o milagre , nossa senhora oasse ba frente , Jesus chama os pecadores para salvar, chama meu filho e o salva , amém

    ResponderExcluir
  11. AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA SENHOR NOSO AMOR AO SEU CHAMADO. OBRIGADA POR SUA PACIÊNCIA,
    PELO PERDÃO DOS ERROS QUE COMETEMOS, MUITO JULGAMOS E POUCO FAZEMOS AOS NOSSOS SEMELHANTES .

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos,minha benção, que Deus mim abençoe com saúde e paz e a minha família, obrigada por tudo senhor, que mim concede o melhor para mim,com fé e esperança e minha família e para nosso Pe João Carlos, com muita saúde. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Glórias a Deus assim seja amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Que Jesus me chame logo AMÉM. Eu Conceição Moura Sousa

    ResponderExcluir
  15. Padre boa tarde, estou em oração pelo Jovem MAXWELL MARCOS DE OLIVEIRA FIGUEIREDO DATA 08/09/2023

    MAXWELL MARCOS DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, DE 21 ANOS,

    MORADOR DO BAIRRO GRAÇAS, DUQUE DE CAXIAS /RJ. ELE DESAPARECEU NO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2023, POR VOLTA DAS 2011, APÓS SAIR DE SEU TRABALHO, LOCALIZADO NO BAIRRO VILA ROSARIO, DO MESMO MUNICÍPIO. SEGUNDO INFORMAÇÕES DE FAMILIARES, MAXWELL CONDUZIA SUA MOTOCICLETA DA MARCA HONDA, MODELO TITAN DE COR VERMELHA, PLACA LMR 8354, QUE TAMBÉM NÃO FOI ENCONTRADA.



    DESAPARECIDOS
    Situação muito difícil, que Deus tenha misericórdia da família, a mãe se encontra internada.
    Peço orações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei pedindo por ele, para q seja encontrado com saúde amém. Deus pode tudo

      Excluir
  16. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço pela vida de São Mateus. Entretanto, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine viver a minha vocação. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do conhecimento, do profetismo, do apostolado, da graça, da fé, da esperança, da paz, da humildade, da misericórdia, da conversão, da santificação, da cura, da perfeição e da mansidão. Me ensine suportar todas as pessoas com paciência e amor. Me ensine guardar a unidade. Me ensine viver o meu batismo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Quero agradecer por tudo q Deus me dá, por todas as bençãos. Vamos rezar por esse rapaz desaparecido, o mundo está muito violento e em especial o nosso país. Vamos todos pedir para q o Brasil não se torne uma Venezuela. Todos os dias peço isso ao Pai q está nos céus. TB quero pedir por meu netinho, Bento q sofreu um problema neurológico. Deus, opera o milagre e cura o Bentinho. Creio Senhor mas aumentai minha fé amém

    ResponderExcluir
  18. queiro pedir pela minha mãe que ta sem andar

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS