PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O homem que encontrou a pérola preciosa

O homem que encontrou a pérola preciosa

 



   02 de agosto de 2023.   

Quarta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

   Meditação.   


Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

Duas parábolas parecidas, a do tesouro escondido e a da pérola preciosa. Comparações que Jesus fez sobre o Reino de Deus.

O Reino dos Céus é um como um tesouro escondido no campo que o homem encontra. O Reino é um dom de Deus, um tesouro que está escondido em nossa vida, em nossa história. Nós só o encontramos, mas ele já estava lá. Nós nos deparamos com ele, nos surpreendemos com a sua existência. Não o produzimos. Ele é um tesouro que nós não amealhamos. Mas, ele está ali para nós, um grande dom em nossa vida. Assim é o Reino de Deus.

O Reino dos Céus é como um comprador que procura pérolas preciosas e encontra uma de grande valor. O homem procura pérolas preciosas. Em sua busca, encontra algo maravilhoso, a pérola dos seus sonhos. O Reino não deixa de ser dom, uma pedra preciosa de imenso valor que não é obra de nossas mãos. Mas, há uma detalhe nessa parábola. O homem a buscava... ela é a resposta aos seus sonhos, à sua busca. O Reino de Deus é uma resposta aos profundos anseios de nosso coração: o amor, a paz, a unidade, a comunhão, a fraternidade, a justiça... Assim é o Reino de Deus.

As duas parábolas também nos dizem como teremos parte no Reino de Deus. O agricultor que encontrou o tesouro escondido no campo vendeu tudo quanto possuía e comprou o campo. O comerciante também vendeu tudo o que tinha e comprou aquela pérola. Como podemos entender isso? O tesouro vale mais do que todos os bens que o agricultor possui. Será o grande bem de sua vida. A pérola preciosa vale mais do que todos os bens que o comerciante tem. Será o seu maior bem. Quando se encontra o Reino de Deus, que é o maior bem que a gente pode ter, a gente renuncia a qualquer outro valor para colocá-lo em primeiro lugar. Como disse Jesus: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. E Paulo apóstolo: “Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo” (Filipenses 3,7).

É claro, nós não compramos o Reino de Deus. Não é isto que a parábola está dizendo. Nós damos ao Reino de Deus o lugar mais importante, colocando o resto em segundo plano. Como disse Paulo: “por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo”. Na verdade, ao vender tudo para comprar o campo, é o tesouro que agora me tem. Ao vender tudo para comprar a pérola, é a pérola que agora me possui. Paulo não desprezou tudo para ser dono de Jesus. Pelo contrário, para ser completamente de Jesus é que ele renunciou a tudo.




Guardando a mensagem

Na parábola do tesouro, entendemos que o Reino de Deus é, em primeiro lugar, um dom de Deus em nossas vidas. Um dom, um tesouro encontrado pelo agricultor. Na parábola da pérola, entendemos que o Reino de Deus é uma resposta de Deus aos nossos anseios, aos nossos sonhos. É a resposta à busca do comerciante. Mas, não basta encontrar o Reino de Deus. Precisamos redimensionar tudo em nossa própria vida para que ele esteja em primeiro lugar. Para que nós pertençamos a ele.

Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós já encontramos o Reino de Deus ou ele nos encontrou. O Reino é a tua presença entre nós, nos comunicando o amor do Pai. Nós te descobrimos, como o agricultor cavando a terra. Nós te encontramos, como o comerciante procurando a pérola mais valiosa. Falta-nos ainda nos empenhar por completo, para colocar o Reino de Deus como valor supremo de nossas vidas, não para te possuirmos, mas para pertencermos a ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você entendeu essa explicação de hoje? "Agora, eu sou da pérola que eu comprei". Bom, para entender melhor ainda, leia aMeditação, em meu blog padrejoaocarlos.com. Para você que recebe a Meditação nas redes sociais, estou deixando um link para você ir direto ao texto desta reflexão.

Comunicando
 
Como toda quarta-feira, hoje é dia do programa no Youtube. O convidado de hoje é Ivanildo Silva, jornalista, radialista, humorista, missionário da Comunidade Obra de Maria. O programa começa às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

48 comentários:

  1. Que Deus continue abençoando o Sr e seu dom de pregar a Sua Palavra! Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/8/23 08:52

      Bom dia Padre João Carlos Deus abençoe o senhor e sua paróquia amém!

      Excluir
    2. Anônimo2/8/23 12:05

      Que Deus abençoe o Senhor Padre João Carlos que Deus te dê muita saúde paz e muita sabedoria

      Excluir
  2. Anônimo2/8/23 02:19

    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/8/23 06:12

      Bom dia Pé João Carlos

      Excluir
    2. Anônimo2/8/23 07:08

      Que Deus abençoe sempre

      Excluir
    3. Anônimo2/8/23 07:24

      Bomdiaa.
      Suas palavras nos fortalece a cada amanhecer.
      Gratidão senhor por estar nesse caminhar de luz .
      PAZ E BÊNÇÃO!!

      Excluir
    4. Anônimo2/8/23 07:26

      Amém Padre Jõao Carlos muito obrigada🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  3. Respostas
    1. Anônimo2/8/23 12:49

      r é o próprio Jesus Cristo

      Excluir
  4. Anônimo2/8/23 05:29

    Bom dia padre João Carlos sua benção estou pedindo padre oração pra mim e minha família meu.nome e ornillda.tenha um lindo dia. saúde paz Pará todos até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/8/23 05:42

    🙏🏾🙏🏾🙏🏾☺

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/8/23 05:43

    🙏🏾🙏🏾🙏🏾☺

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/8/23 05:57

    Deus o abençoe sempre é um prevílegio receber suas mensagens.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/8/23 06:18

    Bom dia padre João Carlos 🙌 abençoe minha família dê toda enfermidade 🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/8/23 06:35

    Bom dia Padre

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/8/23 06:37

    Bom dia! Padre João Carlos estou feliz pq agora sou essa pérola,pq encontrei jesus e deixei tudo de lado pra viver no reino de Deus amém. Suas mensagens escrita tbm me ajuda muito eu entender melhor o evangelho do dia .🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/8/23 06:47

    Bom dia Padre sua benção, peço oração pela menina Paula que estar na UTI eu tomo posse da cura e libertação de Paula!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/8/23 06:56

    SENHORÉ MEU PASTOR E NADA MIM FALTARÁ COM AMOR DE CRISTO AMEM

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/8/23 07:07

    Bom dia Padre João Carlos, quero ser essa pérola, reze por mim padre para q eu alcance essa graça 🙌

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/8/23 07:12

    Bom dia Padre João Carlos, sua benção! Muito obrigada por tão valioso alimento espiritual que recebemos todos os. Gratidão. Judith

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/8/23 07:35

    🌿🕊️ Bom dia!!
    A nossa força vem de Deus, a nossa esperança está em Deus, e a nossa vida está nas mãos de Deus!🌿🕊️
    ❤️Beijo no coração 💓

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/8/23 07:52

    Bom dia Padre João Carlos sua meditação é como uma água boa.. pois quem á receber no dia que fica sem..sente falta, meu nome é Sônia sou uma pequena evangelizadora que recebo sua palavra e passo a outras pessoas, muito obrigado por fazer parte da vida de muita gente peço a benção de todos de minha família 🙏🙏.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus nos faça encontrar essa pérola o Reino de Deus, que está próximo a mim e minha família 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/8/23 08:12

    Dom dua padre , Deus a mim e meus filhos e toda a minha família , obrigada e perdão pelis nossa pecados e misericórdia, amém

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2/8/23 08:26

    Bom dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente do terço dos homem e o espiro santo nos abençoe nesse dia tão especial que a paz venha sobre essa querra aqui em Santos que a paz volte a fruir amém

    ResponderExcluir
  20. Anônimo2/8/23 08:29

    Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Deus o Abençoe e te guarde sempre 🙌

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2/8/23 08:31

    Bom dia! Encontrar o Reino de Deus,através
    Da reflexão de cada evangelho, e procurar a cada dia essa intimidade com os seus encinamentos,

    ResponderExcluir
  22. Anônimo2/8/23 08:51

    Padre, conheci o Senhor há poucos dias, mas estou amando as homilias. Muito! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2/8/23 09:44

    AMÉM 🙇 🙏. OBRIGADA SENHOR JESUS PELO PERDÃO! GRATIDÃO 💟 PELOS MEUS DONS , POR AMOR A MIM , E TODOS QUE BUSCAM DE TODO CORAÇÃO, SEU REINO INFINITAMENTE PRECISO.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2/8/23 10:24

    E uma bendição poder ouvir a sua meditação todos os dias eu estou aprendendo português e um placer poder comprender o que Deus me dice a través de voce ♥️🙏🏻

    ResponderExcluir
  25. Anônimo2/8/23 10:34

    Amém glória a vós senhor o reino do céu e como umtisoro escondendo no campo gratidão por tudo senhor Jesus que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós meu abraço

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2/8/23 10:51

    Amém 🙏 bom dia 🙏

    ResponderExcluir
  27. Anônimo2/8/23 11:17

    Bom dia padre João Carlos Deus o abençoe abundantemente 🙌
    Eu e meu marido ouvimos durante o café da manhã e meditamos juntos após a sua homilia. Tem nos ajudado muito a nos mantermos perseverantes não oração pois estamos passando por momentos de aflição com nosso neto Vítor de 10 anos, com câncer alveolar, fazendo químio toda sexta-feira.
    E nossa nora Fernanda com câncer de fígado em estado bem avançado mas lutando com todas as forças pela vida. Rezamos o terço diariamente pedindo a graça da cura deles. É através da oração que confortamos e aliviamos nosso coração e alimentamos nossa alma. Deus seja louvado🙏🏼

    ResponderExcluir
  28. Anônimo2/8/23 11:48

    Padre Antônio Carlos o Senhor é uma benção suas meditações são verdadeiras pérolas para nossos corações Deus continue inspirando o Senhor com suas palavras e meditações agradeço por cada palavra em nome de Jesus amém 🙏

    ResponderExcluir
  29. Anônimo2/8/23 13:22

    Amém que assim seja.
    Que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo2/8/23 14:08

    🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  31. Célia Rodrigues2/8/23 14:45

    Como é maravilhoso ouvir sua homilia todos os dias de manhã ,tomando um cafezinho e agradecendo a Deus por mais um dia de vida ,muito obrigado Padre ,Deus te abençoe sempre,Padre João Carlos ,um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  32. Anônimo2/8/23 15:53

    Boa tarde Padre João Carlos, sou muito amiga do Padre Cleiton e foi através dele é que eu e minha comunidade de Aliança - PE, ouvimos e compartilhamos suas mensagens todos os dias! Sua benção, e Deus lhe dê muita saúde e muitos anos de vida 🙏🙏

    ResponderExcluir
  33. Anônimo2/8/23 19:55

    Divino Pai Eterno, eu LHE gradeço pela vida de Santo Eusébio. No entanto, me ajude seguir o caminho do amor, da aliança, da oração, da obediência e da evangelização. Me ajude vencer o medo. Me ajude viver na VOSSA presença. Me ajude viver cheio de alegria. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite a todos e obrigada pela meditação, Padre João Carlos. Quero agradecer por ter conseguido cumprir todos os afazeres hj. Peço saúde para mim l, meus filhos, netos e toda a família amém

    ResponderExcluir
  35. Anônimo2/8/23 23:21

    Amém gratidão por tudo padre João Carlos obrigada

    ResponderExcluir
  36. Anônimo3/8/23 02:09

    Boa noite, padre João Carlos!
    Como é maravilhoso o reino de Deus!!!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo3/8/23 22:46

    Boa noite sua reflexão muito boa.
    Que Deus continue iluminando com seu Espírito e lhe abençoe

    ResponderExcluir
  38. Anônimo3/8/23 22:50

    Pe João Carlos se possível gostaria de receber diariamente
    para partilhar com meu grupo.
    Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo9/8/23 17:50

    Pé. João Carlos, estou pedindo oração para uma pessoa muito boa e temente a Deus. Está na UTI e precisa muito de todos nós, irmãos e filhos de nosso pai maior , Jesus Cristo .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS