PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Vocês estão entendendo?

Vocês estão entendendo?

 


   03 de agosto de 2023.   

Quinta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 13,47-53

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.



      Meditação.     


Jesus perguntou: Vocês compreenderam tudo isso?” Eles responderam: “Sim” (Mt 13, 51)

Jesus anunciava o Reino de Deus. Era essa a mensagem que ele tinha a comunicar da parte de Deus. No evangelho de Mateus, que estamos lendo, ao invés de dizer Reino de Deus sempre se diz ‘Reino dos Céus’, seguindo o costume dos hebreus de não pronunciar o nome de Deus ou de fazer referência direta a ele, por temor e respeito.

Sobre o Reino de Deus, Jesus falou de muitos modos, mas sobretudo, contou parábolas, pequenas histórias, cheias de significado. Contando uma parábola, ele provocava as pessoas a pensar e a tirar suas conclusões. As parábolas são portadoras de maravilhosos ensinamentos sobre o Reino de Deus. Através delas, Jesus ia conduzindo os seus ouvintes a se deixarem envolver no mistério do Reino de Deus.

No capítulo 13 do evangelho de São Mateus, o evangelista reuniu sete parábolas sobre o Reino de Deus: a do semeador, a do joio e do trigo, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido, a da pérola preciosa e a da rede de pescar. O texto de hoje retoma esta sétima parábola, a da rede de pescar, fechando essa série de parábolas ditas à beira mar, ele sentado na barca de Simão. Certamente, ele não contou tudo de uma vez.

A gente pode imaginar ele falando, pausadamente, com voz tranquila, contando essas histórias. Quando termina de contar uma parábola, fica olhando para as pessoas e espera a reação, pacientemente. E as pessoas começam a conversar entre si, comentando alguma coisa que tenha chamado sua atenção. “Mas, que agricultor bobo... foi semear num terreno cheio de espinhos, trabalho perdido, bem empregado”. “Ah, eu já acho esse agricultor muito simpático, ele queria todo o seu terreno bem aproveitado, não desprezou nenhum terreno”. “Você viu que teve lugar que deu 30%? Só 30%?”. E a conversa vai esquentando... Jesus fica olhando, sorrindo... quando o converseiro diminui, ele começa a contar outra parábola... “Ah, o Reino de Deus, que coisa maravilhosa, minha gente! É do jeito de um agricultor que passou a vida cavando a terra, dando duro, ganhando pouco, no sol quente o dia todo... mas, um dia, um dia, quando a enxada bateu no chão, ele sentiu um som diferente...parou... (todo mundo prende a respiração). Desceu a enxada de novo, com força... tem um negócio diferente aqui... e começou a cavar com cuidado... ele foi tirando a terra, cavando mais... não acreditou no que viu... (suspense) uma botija... (e o povo: oh, oh, uma botija), um tesouro escondido bem ali, um baú cheio de moedas de ouro ... E nem bem terminava a parábola, o povo já estava conversando, trocando ideias, rindo... e começando a entender... nós estamos descobrindo a botija de Jesus, o Reino de Deus. E a alegria ia tomando conta dos corações.

Acho que era assim. Ninguém mais esquecia uma história daquela. Quando chegava em casa, já ia contando pra quem não tivesse ido escutar o novo profeta. E já ia aplicando a sua mensagem. Com certeza, sempre inventava mais um pedaço, porque quem conta um conto, aumento um ponto. As parábolas envolviam, atraíam as pessoas para dentro do mistério do Reino. Jesus não falava como se estivesse fazendo uma palestra ou dando uma aula. Não, ele coloca o povo nas histórias, fazia deles personagens das parábolas. São eles o agricultor que semeou a semente, o pescador que estava pescando, o criador de ovelhas que perdeu uma, o comerciante que estava atrás de uma pérola especial, a dona de casa que fez o pão. Eles e a vida deles estão dentro das parábolas.




Guardando a mensagem

Nas sete parábolas do capítulo 13 do evangelho de São Mateus, podemos adentrar no mistério do Reino revelado aos simples e humildes. Nelas, estão luzes que iluminam profundamente a realidade da vida. Nelas, está um anúncio maravilhoso sobre o Reino. Podemos aprender que Deus quer a salvação de todos e que cada um precisa acolher a palavra de Deus como um bom terreno (parábola do semeador); que não se trata de fazer guetos de gente pura e santa, mas viver santamente no meio dos pecadores (parábola do joio e do trigo). Ninguém se iluda com grandeza, a semente pequenininha dá uma grande árvore (a parábola do grão de mostarda). Ninguém se intimide com maioria, cristão é fermento, não é massa (parábola do fermento). Quando você descobrir a beleza e a riqueza do amor de Deus, você vai investir tudo nisso, vai redirecionar toda a sua vida para ele (parábolas do tesouro escondido e da pérola preciosa). Quem encontrou o Reino de Deus, faz-se testemunha e anunciador dele para os outros, pescadores de gente (parábola da rede de pescar).

Jesus perguntou: Vocês compreenderam tudo isso?” Eles responderam: “Sim” (Mt 13, 51)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
com que amor estavas no meio do teu povo, ensinando, curando, libertando. Contar parábolas para falar das coisas de Deus foi um gesto de carinho e de delicadeza para com aquele povo sofrido. Não só te fizeste entender, mas despertaste pessoas para pensar, analisar, tirar conclusões. Acordaste sonhos, comunicaste amor, devolveste a alegria de viver. Não só o Reino estava sendo anunciado, o Reino estava sendo vivido como experiência de amor, de inclusão, de esperança. Ajuda-nos, Senhor, a realizar a obra da evangelização com grande amor e compromisso com o bem, a justiça, a verdade, expressões do reinado de Deus entre nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Abra sua Bíblia em Mateus, capítulo 13. Escolha uma das sete parábolas e a leia atentamente.

Comunicando

Neste mês de agosto, a AMA está completando 27 anos de serviço missionário nos meios de comunicação. Vamos celebrar essa data em três momentos: 1. No Seminário de Salesianidade que vamos realizar na semana que vem, no auditório da AMA. 2. Na Missa de Ação de Graças do dia 14, no Encontro dos Ouvintes, no Recife. 3. Na Missa de Ação de Graças pela passagem dos 40 anos de minha ordenação de padre, em Carpina, no dia 27. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


24 comentários:

  1. Anônimo2/8/23 23:10

    AMÉM 🙇 🙏. OBRIGADA PE.JOÃO CARLOS. QUE MÚSICA 🎶 MARAVILHOSA ♥️ TÃO PERTO DE MIM QUE EU ATÉ POSSO TOMAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/8/23 07:38

      Eu moro em Paulo Afonso e o pai de meu filho manda essa linda meditação pra todos

      Excluir
  2. Anônimo2/8/23 23:36

    Obrigada Padre João Carlos!
    Estou aprendendo muito com sua evangelização. Sua música Quem me tocou me emociona , quanta fé! Deus te abençoe e ilumine grandemente. Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Mercê Mendes de Caculé /Bahia3/8/23 01:30

    Padre João Carlos ouco todos os dias a medicação , maravilhosa, gratidão!
    Parabéns pelo seu sacerdosio que o Espirito Santo seja sempre presente na sua caminhada! Felicidade vida nova em Cristo.






    em tomado posse da palavra


    ResponderExcluir
  4. Josefa Neto3/8/23 03:12

    Bom dia Padre João Carlos
    Espero que o Sr e toda a sua equipa estejam bem.
    Obrigada por abrir- nos os olhos, a mente e o coração com as homilias que recebemos todos os dias sem darmos nada em troca.
    Que tamanha sabedoria!☺️
    As meditações que recebemos todos os dias, transformam- nos a cada dia, ainda que a pessoa esteja com raiva de alguma coisa ou ansiosa quando pensa na mensagem do reino para,imediatamente e dá outro rumo a sua atitude.
    Escreveria muito Sr padre.
    Deus o conceda sempre sabedoria e discernimento para nos poder guiar a Ele.
    Deus o abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/8/23 03:51

    Carolina Malenga obrigada senhor padre pela palavra de hoje. Alimento forte para meditar. Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/8/23 05:13

    Bom dia! Parabéns pelo seus 40 anos dessa missão linda, que Deus te proteja e por longos anos continue a trazer Jesus para perto de todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/8/23 05:34

    Bom dia sou Josefa gomes do Recife sua benção padre João Carlos parabéns a ama pelos seus 27 anos desse trabalho maravilhoso parabéns ao senhor pelo seus 40 anos de sacerdócio que Deus lhe abençoe grandemente e gratidão por me envia a meditação da palavra tds os dias ❤️

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/8/23 05:41

    Bom dia padre João Carlos sua benção padre João Carlos meu nome é ornillda Soares Recife Pernambuco gostaria de oração pra mim e minha família recebo todos os dias a palavra de Deus amém 🙌

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos,"Tu és Sacerdote para sempre "! Parabéns pela data tão especial de hoje e que o Espírito Santo o continue iluminando nessa caminhada tão linda de Evangelização, grande Pastor conduzindo o Povo de Deus na Peregrinação deste mundo tão conturbado de hoje!. Deus o abençoe e o carregue na Palma das mãos pq o Senhor é muito importante para todos nós e para Ele também! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/8/23 06:40

    Bom dia Padre , obrigada pela palavra de hogee.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/8/23 07:17

    BOM DIA AMEM OBRIGADO PELAS PALAVRAS QUE AMO E HABITA EM VIDA AMEMAMEM

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/8/23 08:05

    Gratidão por nos proporcionar tantos ensinamentos edificantes através das parábolas de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/8/23 08:27

    Bom dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente e o espiro santo nos abençoe nesse dia tão especial amém hoje eu pesso cura para os doentes e aquelas pessoas que tão na fila de silurgia eu sou uma delas amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/8/23 08:32

    Obgda, meu bom Deus, por este momento de reflexão, padre nos abençoe, Deus abençoe senhor também amém

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/8/23 09:07

    Bom dia padre Deus abençoe a mim e meus filhos e toda a mi há familia, obrigada por tudo e perdão meus nossos pecados.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3/8/23 10:04

    Obrigado Padre! O Senhor é pedagógico ao nós mostrar as coisas do Senhor!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/8/23 10:59

    Linda palavra de Jesus, em parábolas dizi tudo para nós entender a palavra de Deus.
    Obrigada padre João CARLOS

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos, que linda meditação da palavra, não somente hoje, mas todos dias... Que paz o senhor transmite.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo3/8/23 11:37

    Bom dia padre!! Uma maravilhosa explanação da palavra! Graças a Deus!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Gratidão pela força que Deus me dá todos os dias. Peço pela cirurgia da minha irmã q será no domingo. Ela vai fazer um procedimento na coluna. E peço saúde para meus filhos, netos e toda a família, meus genros e nora. Deus obrigada por tudo amém

    ResponderExcluir
  21. Anônimo3/8/23 21:39

    Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela vida de Santa Lídia. Todavia, me ensine ser obediente. Me ensine viver o evangelho. Me ensine seguir o caminho dos anjos, dos justos, do discipulado, da graça, da conversão e da proteção. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine trabalhar na construção do Reino dos Céus. Me ensine ser um bom peixe. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. amém

    ResponderExcluir
  22. Anônimo4/8/23 01:30

    Bom dia Padre obrigada pela palavra todos os dias a meditaçao

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS