PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Conviver com todo mundo, sem ser todo mundo.

Conviver com todo mundo, sem ser todo mundo.

 



   01 de agosto de 2023.   

Memória de Santo Afonso Maria de Ligório

     Evangelho.     


Mt 13,36-43

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

     Meditação.      


Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos (Mt 13, 40)

O que é que a gente faz com tanta maldade nesse mundo? Não dá pra gente criar um mundo separado. Os fariseus tinham esse complexo. Eles se sentiam os santos e queriam viver apartados dos pecadores. Jesus ensinou que a gente precisa saber conviver com todo mundo, sem ser todo mundo. Precisamos aprender com Deus que é tolerante, paciente, lento em julgar. No livro do Êxodo tem essa apresentação de Deus: “Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune” (Ex 33).

Jesus contou a parábola do joio e do trigo. Um homem semeou boa semente de trigo em seu campo. De noite, veio o inimigo e semeou o joio. Cresceram juntos, trigo e joio. Quando começaram a aparecer as espigas, notou-se que no meio do trigo havia o joio. Na verdade, não é fácil diferenciá-los. O joio tem cara de trigo. Mas, as espigas são diferentes. Os grãos do joio não são bem organizados na espiga como os do trigo e são venenosos. Os empregados queriam arrancá-lo. Mas, o proprietário não deixou. Isso afetaria gravemente o trigo. É que as raízes do joio são rasteiras e saem se entrecruzando com as do trigo. Deixassem chegar o tempo da colheita. Aí, sim, arrancariam primeiro o joio e o queimariam. E recolheriam o trigo no celeiro.

Jesus, à parte, em casa, com os discípulos deu uma explicação a essa parábola. O homem que semeia a boa semente é ele mesmo, Jesus. O trigo são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao maligno. No fim dos tempos, os anjos farão a ceifa. E cada um terá o seu destino: os maus para o fogo eterno, os justos para a glória.

Uma primeira lição é nos precaver, vigiando para que a nossa plantação não seja infectada pelo joio. O inimigo age na calada da noite, "enquanto todos dormem", como Jesus contou na parábola. A semente boa tinha sido plantada durante o dia. Plantar durante o dia, ótimo, mas vigiar também para que, de noite, não venha o inimigo e infiltre o joio na plantação. É preciso estar vigilante também durante a noite. O dia pode representar a clareza e a transparência com que a gente precisa agir. Quando a coisa é pública, é comunicada, é acompanhada por outros, o mal fica com menos chance. Coisas escondidas, conversas à meia voz, segredinhos... são campo fértil para a ação do inimigo. Claro, uma coisa é o direito à privacidade. Outra, a ação às escondidas acobertada pela mentira, pela falsidade, pela impunidade. É aí que o mal se infiltra, que o inimigo semeia o joio em nossa plantação.

Uma segunda lição é, que neste mundo, vivemos misturados joio e trigo. Não é o caso de adotarmos o jeito fariseu de querer viver separados, de formarmos guetos cristãos. Somos fermento na massa. Mesmo vivendo com todo mundo, não podemos ser todo mundo. Os valores do Reino é que nos guiam, não os valores do mundo. Jesus mesmo pediu, em prece, ao Pai, na última ceia, que não nos tirasse do mundo, mas nos livrasse do maligno. O nosso lugar é o mundo mesmo, junto com o joio. Mas, não para nos tornarmos joio, mas antes para ajudar o joio a dar bons frutos, não frutos venenosos. De toda forma, Deus é quem é o juiz. Assim, já sabemos que o fim do joio é muito ruim. Para o celeiro, só vai o trigo.



Guardando a mensagem

O mal existe. O diabo ainda não se aposentou. Nem está de férias. E tem muitos assessores. E aproveita quando o agricultor dorme, para plantar sua semente ruim na sua vida, na vida de sua família, em sua comunidade. É preciso vigilância. O mundo é movido por muitos interesses, nem todos eles legítimos. A parábola do joio e do trigo também nos estimula a tomar distância de coisas escondidas, de situações dúbias, de escolhas duvidosas em situações de pouca clareza. Outra lição desta parábola é a necessidade de, mesmo vivendo próximos joio e trigo, continuarmos a ser trigo, não nos deixando influenciar pelo mal. Como fermento na massa, sejamos nós a influenciar em favor do bem, da justiça, da paz, da fraternidade.

Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos (Mt 13, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos ensinaste a rezar, no Pai Nosso, “Livrai-nos do mal”. Ajuda-nos, Senhor, a estar vigilantes para que o inimigo não semeie joio na nossa plantação de trigo, na nossa família, na nossa comunidade. Ensina-nos a conviver com quem é joio, sem exclui-lo, mas sem imitá-lo ou deixar-nos cooptar pela desonestidade, pela infidelidade, por suas más ações. Antes, sejamos capazes de ajudá-los a dar frutos bons, antes que chegue o dia final da colheita. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você está conseguindo conviver bem com pessoas que não pensam como você? que não crêem como você? Pense nisso.

Comunicando

Está começando, hoje, o mês vocacional. E o desafio desse mês é rezar, diariamente, pelas vocações. Claro, que você topa o desafio. E o que você vai rezar? Basta oferecer uma Ave-maria pelas vocações. Ou mesmo rezar uma jaculatória, como esta: "A messe é grande, mas os operários são poucos. Envia, Senhor, operários para tua messe". Ou ainda rezar alguma oração vocacional. Vou deixar a oração deste ano vocacional depois do texto da Meditação, no meu blog.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

Oração do 


Oração do Ano Vocacional 2023


Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças,
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a
vocação aos Ministérios Leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.

Amém!

26 comentários:

  1. Anônimo1/8/23 06:26

    Bom dia
    Padre mim chama Valneide de sousa
    Obrigada pelo a meditação diária lei todos os dias, e envio pra mas pessoas, que Deus lhe proteja e lhe der muita saúde

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/8/23 06:47

    Bom dia Pe. , me chamo Aelson Moura , de caruaru-pe, acabo de ouvir e ler a santa palavra, e já se vão quase 17 anos, desde que saí do Ceará para morar trabalhar aqui no Agreste, deficil anos cristãos por em prática, mas com Deus e seu Divino Espírito Santo, seguimos adiante.. abraco eana Ecto.eia...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/8/23 06:49

    *nos Cristaos*, Mana Ectomeia*, o padre sabe (permanecer no Amor)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/8/23 06:52

    Bom dia padre João Carlos sua bênção. Convivemos sim, com pessoas que tem opiniões diferentes da nossa. É .necessário discernimento para bem viver. Falar do amor de Deus sempre para essas pessoas e evitar assuntos polêmicos. Quero parabeniza-lo pelos 40 anos de sacerdócio. Deus o escolheu e o lapidou com tanto carinho, que o fêz sacerdote do jeito que o povo precisa. Homilia do jeito que o povo entende, e o dom da música para concluir a meditação que toca o coração

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Desde a criação, o nosso Pai Criador já nos fez sementes boas, a partir do nosso contato com o mundo se não tivermos os cuidados pertinentes para nosso crescimento e os adubos necessários para nos fortalecer, ou seja os exemplos bons para nossa formação, melhor dizendo a proteção e os cuidados dos país, a educação Cristã, o temor a DEUS e os demais exemplos para formar nosso caráter, o mundo, traduzindo "o maligno" vem e domina mesmo, ou seja aquela semente pura que deveria estar cuidada, protegida para gerar o trigo, se contamina e se transforma em "joio", isto é, o resto dos restos, aquela que não se aproveita para nada.
    Mas graças a DEUS, também Jesus na sua Misericórdia infinita está a todo momento ensinando, cuidando e amando Suas sementes, também nos dá a certeza que no fim dos tempos enviará anjos para retirar todo mal e ainda nos alerta com um despertar da fé, que se até chegar o tempo da colheita, nós as sementes já crescidas e maturas, cientes das nossas escolhas estivermos no pecado ou induzindo alguém a pecar por um motivo ou outro, permanecermos como joio, dai não teremos outro destino a não ser queimar na fornalha de fogo,.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/8/23 07:37

    Bom dia padre João Carlo todos os dias recebo novila gosto muito de ouvi padre João Carlo gostaria que o senhor resasse pra minha irmã Maria elza silva ela ta indo pra o medico ela ta fazendo todos os exame

    ResponderExcluir
  7. A sua benção Pe 🎂, 40 anos de sacerdócio 😃ao ❤️DEUS abençoe e Nossa Senhora Auxiliadora sempre o proteja,.🙏🏽

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/8/23 07:57

    Bom dia padre , louvado seja Deus e abençoado seja nosso dia, amém.bencao padres João Carlos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/8/23 08:33

    Gratidão! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, obrigada Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, por tudo que tem feito por mim e minha família, que Deus continue nos abençoando sempre. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/8/23 08:59

    Querido pai, despertai em nós a compreensão e prática de tuas palavras! Amém.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/8/23 09:39

    Bom Dia Pe. João Carlos!
    É sempre bom receber e ouvir com atenção as suas úteis homilias. O Evangelho tem muitas citações de difícil entendimento, graças as suas palavras, esse problema é resolvido e aos poucos somos catequizados.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/8/23 09:49

    Parabéns Pe. João Carlos por seu Sacerdócio de 40 Anos! O que o Senhor Jesus o inspire e proteja sempre para que o seu Ministério seja cada vez mais abençoado e produtivo. Ser Sacerdote é uma Missão exigente. Bom Dia!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e q o mês de agosto venha trazendo muita saúde para nós e toda nossa família. Deus abençoe e proteja minhas filhas, genros, nora, netinhos, minha mãezinha, minha irmã q vai fazer uma cirurgia no fim da semana. . Peço a oração de todos. Gratidão pela união da minha família amém

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/8/23 13:38

    Amém padre ! Deus o abençoe mais e mais na sua vida e missão! Obrigado pela partilha de cada dia.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/8/23 14:10

    Amém Padre ! Deus te Ilumine e abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  17. Deus pai, eu LHE agradeço pela vida de Santo Afonso Maria de Ligório. Entretanto, me ensine rezar da melhor forma possível. Me ensine ouvir, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine seguir o caminho do discipulado, do perdão, da salvação, da misericórdia, da oração e da adoração. Me ensine viver a VOSSA palavra. Me ensine ser bom, justo, fiel, paciente e clemente. Me ensine viver os dez mandamentos. Me ensine ser um bom cristão. Me ensine fugir do mal e do pecado. Me ensine produzir bons frutos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/8/23 20:22

    Boa noite, gostei do evangelho, e entendi a meditação, quando diz,podemos ficar no meio de todo mundo sem ser todo mundo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo1/8/23 22:28

    Parabéns Padre João Carlos pelo seus 40 anos de sacerdócio. Foi a primeira vez que percebi o joio dentro da minha casa.Deus te me iluminado muito para sair dessa garra do mal.bem no dia do meu 20 anos de casados .amém

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/8/23 22:45

    Boa Noite, que alegria meditar a palavra de Deus, a sua forma de evangelizar, fortalece o espírito e enriquece a alma.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2/8/23 01:31

    Bom dia Padre que alegria a palavra de Deus a sua formade evangelizar fortalece o meu espirito e alma

    ResponderExcluir
  22. Anônimo2/8/23 13:29

    Boa tarde padre João Carlos a sua benção. Que Jesus livre de todo mal

    ResponderExcluir
  23. Anônimo3/8/23 00:55

    Vitor Gustavo Souza galli

    ResponderExcluir
  24. Boa noite lendo a palavra dovjoio e o trigo como desejo que todos aprendesse a convivência com todos sem fazer uma diferença sempre luto trabalhando é não deixar transparecer algo desagradável peço a Deus. Obrigado por estas palavras que me tocou bastante

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS