PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nossa Senhora Rainha

Nossa Senhora Rainha


22 de agosto de 2023.


Memória de Nossa Senhora Rainha



Evangelho.



Lc 1,26-38


Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 

Meditação.


Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim (Lc 1, 33)

A cena é muito conhecida. O anjo Gabriel foi enviado por Deus a Maria. Ele a saudou de uma forma surpreendente: “Ave, cheia de graça, o senhor é contigo”. E anunciou a Maria que ela seria mãe, mesmo sendo virgem. E deu um testemunho maravilhoso sobre Jesus. Maria ouviu tudo e pediu uma explicação. E ele a tranquilizou: ela engravidaria por obra do Espírito Santo. E ela, com humildade e generosidade, aceitou a missão que Deus lhe confiava.

A gente sempre fica olhando para Maria. Claro, ela é o centro da cena. Mas, hoje podemos prestar mais atenção ao anjo que foi falar com ela. Podemos organizar a visita dele em sete passos: ele foi enviado por Deus; ele entrou onde Maria estava e a saudou; ele a tranquilizou e lhe deu a boa notícia da gravidez do filho de Deus; respondeu à dúvida dela sobre como engravidaria; avisou que Izabel que estava já no sexto mês de gestação; recebeu a resposta positiva da Virgem; e retirou-se. Uma comunicação perfeita, em sete passos. Um modelo para a evangelização.

Prestemos também atenção no que Gabriel disse sobre a criança que iria nascer. Sobre Jesus, o anjo Gabriel revelou coisas maravilhosas a Maria: esse menino será seu filho e filho de Deus. Ele é grande e santo, igual ao Senhor Deus. E ele vai nascer para reinar sobre o seu povo, como um novo Davi, e reinará para sempre.

Jesus, homem e Deus, será o líder do povo santo e de toda a humanidade. O apóstolo Paulo dirá que ele é o novo Adão, que tudo nele recomeça - o novo Adão em comunhão com Deus e com seus irmãos; um Adão vencedor do pecado; a criação, a obra de Deus, levada a bom termo. Nele, recomeça a humanidade, agora em comunhão com o Criador.

O Papa Pio XII, em 1954, na encíclica em que tratou da realeza de Maria, escreveu: “Desde os primeiros séculos da Igreja católica, o povo cristão elevou orações e cânticos de louvor e de devoção à Rainha do céu tanto nos momentos de alegria, como sobretudo quando se via ameaçado por graves perigos; e nunca foi frustrada a esperança posta na Mãe do Rei divino, Jesus Cristo, nem se enfraqueceu a fé, que nos ensina reinar com materno coração no universo inteiro a Virgem Maria, Mãe de Deus, assim como está coroada de glória na bem-aventurança celeste”. 


Papa Pio XII diante da imagem de N. Sra. Rainha


Guardando a mensagem

No dia de hoje, celebramos a festa de Nossa Senhora Rainha. A festa da realeza de Maria está em continuação com a festa da sua assunção ao céu. Sua realeza é estar unida a Jesus, filho de Davi, na sua adesão à vontade de Deus. Na meditação de hoje, ficamos atentos ao anjo Gabriel. Ele fez bem a sua tarefa. Ele veio da parte Deus, como mensageiro, com uma missão muito especial. Entrou com grande respeito na presença de Maria, saudando-a como cheia de graça, comunicou-lhe a boa notícia que trazia, tirou suas dúvidas, recebeu sua resposta e se foi. A evangelização deve sempre produzir uma resposta, um engajamento da pessoa. O anjo Gabriel revelou coisas muito especiais sobre Jesus: ele, o filho de Deus e de Maria, é o líder do povo santo e de toda a humanidade. A evangelização nos leva à pessoa de Jesus. E nos pede uma resposta sobre esse encontro com o filho de Deus que muda a nossa vida.

Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim (Lc 1, 13)

Rezando a palavra

O anúncio do anjo a Maria é celebrado, em nossa tradição cristã católica, de maneira especial, com a oração do Ângelus.

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.
Guia: Eis aqui a serva do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.

Ave Maria…

Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.


Vivendo a palavra

Maria ficou prestando atenção no que Gabriel disse. Maria não entendeu tudo, mas ficou guardando e meditando tudo aquilo no seu coração. Hoje, faça como Maria. Preste bem atenção nas palavras do Senhor e guarde-as no seu coração.

Comunicando

Nesta quinta-feira, vamos reinaugurar a Capela de N. Senhora Auxiliadora, junto à sede da AMA (Associação Missionária Amanhecer). Tudo se fará na Missa das 11 horas, que você já costuma acompanhar pelo rádio e pelo Youtube. Endereço para quem vai participar presencialmente: Av. Dantas Barreto, 160, no centro do Recife. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. AMÉM 🙇 🙏. AVE MARIA CHEIA DE GRAÇAS 💟 O SENHOR É CONVOSCO BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE JESUS .AMÉM 🙇 🙏

    ResponderExcluir
  2. A Igreja de Pedro tem como pedra NSra porque Ela é o corpo de Cristo que a Sombra do Altíssimo cobriu. Minha humilde definição sobre a Mãe de Deus 🙏

    ResponderExcluir
  3. Cont: a Igreja de Pedro é a que tem Eucaristia: o Corpo de Cristo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Padre por mais essa sua Meditação Diária,como sempre tão profunda e ao mesmo tempo tão simples,que tanto bem faz a todos nós. A partir de hoje,além dos 95 contatos que fazem parte do meu envio estou incluindo um Jovem de 21 anos que disse ser
    católico e que geralmente vai à missa aos Domingos.indagado se amava Jesus respondeu,com todas as letras, com voz clara e serena: Sim, amo Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, ouvir a palavra de Deus e meditar, por meio do senhor, é diferente, é contagiante e reconfortante. Eu me chamo Célia Ribeiro, moro em Maracanaú, Ceará, todos os dias ouço a suas explicações sobre o Evangelho, como é maravilhoso, e não fico só pra mim, repasso aos meus familiares e amigos. Obrigada, Padre, Deus lhe abençoe com muita saúde.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre Carlos! Agradeço imenso as suas lindas mensagens e conhecimento sobre Maria mãe do Nosso Salvador e Nossa querida Mãe Celestial. Muito obrigado 🌹❤️🙏

    ResponderExcluir
  8. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa a frente amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos
    Como são grandes as obras do senhor, esta é a maior mensagem para todos nós, o anúncio do anjo Gabriel a MARIA,, do nascimento do menino Jesus!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o Espírito Santo mim abençoe mim protejam de todo mal mim abençoe sempre minha vida

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a palavra de Deus e alimento para o nosso dia a dia obrigado senhor por nós presentes com sua palavras de orientação 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dua padre, Deus nós abençoe, se hora obrigada por tudo que fizestes em minha vida , eu te peço pelos meus dois filhos que nós livre de todo mal e proteção contra pessoas mal e tenha pensamentos negativos, obrigada pelo minha família e nós proteja, amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre , que meditação belíssima, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre sou Maria Batista de alexânia Goiás, hoje foi a primeira vez que ouvi sua palavra e me caiu muito bem sobre oque venho pedindo sobre restauração do casamento de minha filha que está separada a dois anos mas vejo e creio que será restaurado em nome da virgem Maria amém

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA PARE JOÃO CARLOS . A SUA BENÇÃO PARA MI E MINHA FAMILIA E TODO POVO DE DEUS . ME CHAMO MAURINA .DE CURITIBA PR. DEUS ABENCOE O SENHOR TAMBEM.AMEM.

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM TER O EVANGELIO .E MEDITAÇÃO TODOS OS DIAS

    ResponderExcluir
  17. Desde que comecei acompanhar a sua meditação, faço as leituras todos os dias.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo Parabéns Padre João Carlos pela belíssima explicação da Palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  19. Amém, obrigada Jesus e Maria pela graça que recebi.🙏♥️

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre, parabéns pelas explicações sobre a Palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  21. Glória a vós senhor gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa tarde fica com Deus um abraço pra senhor 🙏

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre João lhe peço orações para um amigo vítima de acidente encontra internado na UTI em Uberlândia nome Wellington Cortéis . Agradeço pela atenção e orações.

    ResponderExcluir
  23. boa tarde padre João Carlos peço oração pra todos nós pelo meu filho que está fazendo faculdade que Maria interceda por ele

    ResponderExcluir
  24. Ó Deus bendito, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora Rainha. Todavia, me ensine fugir do pecado, do orgulho, da perturbação e da escuridão. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do serviço, do amor, da oração, da santificação, da justiça, da paz, da libertação, da luz, da alegria e da felicidade. Me ensine viver na VOSSA presença. Me ensine vencer o medo e a opressão. Me ensine dá bons conselhos. Me ensine viver cheio de graça. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine viver e pregar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Padre João CARLOS TEM UM PRIMO E MANDO TODOS OS DIAS SEUS AUDIOS PARA ELE E AGORA A POUCO ME PEDIU QUE EU MANDASSE PARA ELE E SE TENHO COMO MANDAR O SR EXPLICANDO COM SUAS PALAVRAS SOBRE Coríntios....TERIA COMO JA ATE PESQUIZEI MAS CONSEGUI ALGUNS EVANGÉLICOS AS ELE QUER OUVIR O SR PADRE JOÃO CARLOS SE TIVER COMO 1 CAPITULO 8

    ResponderExcluir
  26. Coríntios 1 capítulo 8

    ResponderExcluir
  27. Uma noite abençoada a todos e muita gratidão pela melhora do meu netinhos e pela viagem da minha filha, amém

    ResponderExcluir
  28. Amém Padre joao Carlos obrigada pela palavra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS