PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você já encontrou a pérola preciosa de sua vida?

Você já encontrou a pérola preciosa de sua vida?

 


   23 de agosto de 2022.   

Dia de Santa Rosa de Lima, padroeira da A. Latina.

   Evangelho.   


Mt 13,44-46

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

   Meditação.   


O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas (Mt 13, 45)

Jesus falava muito do Reino de Deus. Mas, muito mesmo. E para as pessoas entenderem melhor de que ele estava falando, recorria a comparações. Contava parábolas. Nas comunidades de Mateus, pela sensibilidade judaica que se tinha, evitava-se fazer referência direta a Deus. Então, em vez de Reino de Deus se dizia Reino dos Céus. O que seria o Reino de Deus? A gente vivendo no amor de Deus. Seria esta uma forma de dizer o que é o Reino. A gente vivendo no amor de Deus. A salvação que Deus nos oferece. A nossa comunhão com ele. Tudo isso aponta para o que é o Reino de Deus. Mas, Jesus não queria engessar o Reino de Deus numa definição. Contava parábolas para falar da riqueza e da beleza do Reino de Deus em nossa vida.

No evangelho de hoje, Jesus conta duas parábolas para falar do Reino de Deus: o tesouro e a pérola. Em cada uma, brilha algum aspecto do mistério do Reino de Deus. Vejamos.

O Reino de Deus é como um tesouro escondido no campo. O Reino é um dom, um presente do céu. O agricultor está trabalhando e dá com a enxada num tesouro escondido. Poderia ser uma botija, uma fortuna enterrada. Ou poderia ser um minério precioso. O tesouro estava ali. E ninguém sabia. Mas, agora o agricultor o descobriu. Mas, não basta descobrir. Para possuí-lo, ele precisa vender tudo o que tem para comprar aquele campo. Acolhe-se o Reino de Deus, colocando-o em primeiro lugar em nossa vida. Tudo o mais é reordenado em vista deste bem maior. O Reino é um dom, um tesouro escondido no campo.

O Reino de Deus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Ele está à procura de uma pedra especial, algo no qual valha a pena investir tudo. E na sua procura, encontra uma pérola imensamente valiosa. A pérola já existia, e ele a encontrou. O Reino não é o resultado de nossa busca, de nossos sonhos, ele já existe. Mas, precisa ser buscado... “Buscai primeiro o Reino de Deus”, falou Jesus em outro momento. Por um lado, o Reino é um dom com que nós esbarramos na vida; por outro, é a resposta às nossas buscas, aos nossos anseios, aos nossos sonhos. Dom e Resposta. Mas, para que eu tome posse desta pedra preciosa, preciso renunciar a todas as outras, a tudo o que tenho, para que ela seja o valor maior da minha vida. Na verdade, para que eu seja dela.


Guardando a mensagem

Jesus chamava o projeto de salvação do Pai de Reino de Deus. E contava parábolas, fazendo as pessoas perceberem aspectos fulgurantes dessa realidade que ele estava inaugurando, o Reino de Deus. O Reino é Dom de Deus, nós nos deparamos com ele... ele está escondido como um tesouro na terra. O Reino é a Resposta de Deus aos nossos sonhos, aos nossos anseios mais profundos... como o comerciante que encontrou a pérola mais preciosa que tanto procurava. Nós não compramos o direito de possuir o Reino. Nós nos entregamos a ele, pela conversão. Renunciamos a tudo o mais para possuí-lo, ou melhor, para sermos dele. Você com certeza já descobriu o seu tesouro, já encontrou a sua pérola... é o Reino de Deus que chegou pra você pela presença de Jesus em sua vida. Ponha-o em primeiro lugar. Comece deixando de ser o centro da própria vida... renuncie a si mesmo para seguir Jesus. O mais, o mais, como ele disse, será dado por acréscimo.

O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas (Mt 13, 45)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é verdade. A gente não pode se contentar em viver superficialmente. Como agricultores, precisamos cavar mais fundo. Ou como disseste aos pescadores: navegar em águas mais profundas. Cavando mais, isto é, procurando viver com mais profundidade, encontramos o tesouro que está ali nos esperando. O tesouro do Reino. Como comerciantes, não podemos nos contentar com bijuterias ou pedrinhas semi-preciosas. Para nós, está reservada a pedra mais preciosa. O Reino de Deus. Em tuas parábolas de hoje, aprendemos que para possuir este dom precioso do tesouro ou da pérola, nos entregamos com tudo o que temos e somos. Obrigado, Senhor, por nos revelares o Reino, por nos avisares que o Reino já está entre nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Você já encontrou a pérola preciosa de que fala o evangelho?

Comunicando

Como todas as quartas-feiras, hoje tem programa em nosso canal do Youtube, às 20 horas. O convidado de hoje é o cantor e compositor Novinho da Paraíba.


Amanhã, quinta-feira, dia 24, teremos, no Recife, a reinauguração da Capela de N. Senhora Auxiliadora, junto à sede da AMA, com a Missa das 11 horas. Você pode participar pelo rádio ou pelo Youtube.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. O reino De Deus uma boa semente , uma pedre preciosa e eu já encontrei, meu bom Jesus 🙏

    ResponderExcluir
  2. Hoje a Deus falo pai por minha filha senhor🙏

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, nas suas orações reze pela minha família, pela conversão do meu esposo, pela minha saúde e de todos q amo ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Senhor, por tudo daí Graça, através da dor encontramos o amor. Já encontrei a pérola que é Jesus em minha vida e quero sempre testemunhar com a minhas ações. Obrigada Jesus!

      Excluir
  4. Padre João Carlos!
    Sua benção!
    Reze por todos nós pecadores, que sejamos pessoas melhores a cada dia.
    Que nossa luta não seja em vão, vamos seguir almejando os tesouros do reino de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Que a paz do senhor Jesus e a Glória de nossa mãe Maria passa a frente esse dia
    Que o espírito santo nos dê livramento e que nos alcance o amor de Cristo amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus ja achei-aperola que emeuCristo Redendor precisamos mas de amor de doação masla.pedirmuito nossa mãe para medar mas paciência

      Excluir
  6. Eu já encontrei mas ainda não consegui vender tudo para me entregar somente a ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu semprefui da nossa Igreja Católica meu esposo foi1minstro,aqui nossa Paróquia ele é deuma calma aprendi com ele mas é deumafe que queria serigual ele más vamos fazer 6oanos descasamento.muitofelisesAmem

      Excluir
  7. A MEDITAÇÃO DE HOJE VEIO SEM O ÁUDIO, JOÃO PAULO ROSA, BARBACENA MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
  8. que a paz de Jesus e o amor da mãe Maria santíssima cuida de nós e da nossa família...e assim encontramos o reino da glória em Cristo!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! João Carlos que Deus abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  10. Padre a sua bênção...ore pela minha família em especial por meu filho que precisa muito da conversão...que só assim conseguimos encontrar o reino de Deus🙏

    ResponderExcluir
  11. Bênçãos de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Santa Rosa de Lima você encontrou o grande tesouro que é Jesus. Ajuda-me a ser cada vez nais dele também.

    ResponderExcluir
  13. Pe. JOÃO CARLOS, peço Orações para um parto saudável a favor de minha filha, Wiria Hernâni César de Sá (gestante de 8 meses com cerclagem), com dores de coluna e baixo ventre. Jesus, perdão é misericórdia por ela e família paterna e materna e todos os inimigos carnais.

    ResponderExcluir
  14. Amém 🙏🏿 graças a Deus 🙌, que a boa semente que é a palavra de Deus,encontre terra fértil que possa nascer e crescer dentro de cada coração.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia
    Peço oração pela minha saúde, esposo,minha mãe, meus filhos
    Pela saúde das pessoas acamadas.
    Bençãos de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Padre sua benção sou do interior de tinbauba comunidade de são José do livramento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou procurando porque me cinto ainda fraco na fé mais vou chegar lá se Deus quiser

      Excluir
  17. Glória a vós senhor Jesus descha Claro que quem vive em caminha can Deus em cantar a pérola preciosa que e a salvação lindo evangelho gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa tarde meu abraço

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, fonte dos dons celestes, eu LHE agradeço pela vida de Santa Rosa de Lima. No entanto, me conceda a graça para sofrer com paciência. Me conceda a graça para seguir o caminho do amor, da santificação e da alegria. Me conceda a graça para trabalhar na construção do VOSSO reino. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS