PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você precisa agradecer mais, partilhar mais.

Você precisa agradecer mais, partilhar mais.




   05 de junho de 2023.  

Segunda-feira da 9ª Semana do Tempo Comum

Memória de São Bonifácio, bispo e mártir



     Evangelho.    


Mc 12,1-12

Naquele tempo, 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe. 2Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.
3Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. 4Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. 5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. 6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’. 7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa. 8Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha. 9Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros. 10Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; 11isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?”
12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.



     Meditação.    


Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha (Mc 12, 2).

Olha só essa história de Jesus.... Um homem plantou uma vinha. Arrendou-a e viajou para longe. No tempo combinado, mandou buscar a renda. Os rendeiros negaram-se violentamente a pagar a renda. 

Para entender essa história de Jesus, basta saber quem é a vinha. E quem seriam os agricultores covardes que se apossaram da vinha. Você tem uma ideia sobre quem é a vinha? A vinha, quem é? Vou lhe ajudar.

Uma vinha é uma unidade de produção de vinho: a plantação da uva, a colheita e a fabricação do vinho, tudo feito na mesma fazenda. O homem plantou a vinha, cercou-a, fez um lagar (um tanque para pisotear as uvas) e até uma torre de guarda (para garantir a segurança do lugar). A vinha é uma imagem bíblica do povo de Deus. A vinha é o povo de Deus. No caso, o povo de Israel. Foi Deus que plantou aquela vinha e a aparelhou de todo necessário para produzir um bom vinho. O vinho é uma coisa nobre, é uma representação dos frutos que o povo devia produzir.

Então, quem é a vinha? O povo de Deus. O povo com sua terra, sua organização, seu desenvolvimento. E de quem é a vinha? Claro, de Deus. Foi ele que a plantou e organizou tudo. Ele deixou um grupo de agricultores tomando conta, os rendeiros. E quem seriam esses agricultores? Pense aí... É só prestar bem atenção no começo da leitura, que a gente fica sabendo de quais agricultores Jesus estava falando. Vou ler o comecinho do evangelho de hoje: “Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas”. Quem são os agricultores que ficaram como rendeiros, tomando conta da vinha? Isso, essa turma aí... os sumos sacerdotes, os mestres da lei, os anciãos... os líderes do povo, os seus governantes. Eles não são donos da vinha. Eles devem dar conta do seu trabalho e dos frutos que a vinha produzir, dar contas ao dono da vinha. E quem é o dono da vinha? Claro, Deus.

Mas, os agricultores da parábola maltrataram os empregados que o dono da vinha mandou para receber a renda. Bateram neles, expulsaram, até mataram alguns. E quando o dono da vinha resolveu enviar o seu filho único, o herdeiro, eles se combinaram para mata-lo. Os empregados enviados foram os profetas. E você já advinha quem foi o filho único que o dono da vinha mandou... quem foi? Claro, o próprio Jesus que está contando a história.


Guardando a mensagem

A parábola se aplica a tudo o que é de Deus e que ficamos cuidando: a terra em que habitamos, a Igreja, a família, a comunidade, até nossa própria vida. A sua vida, por exemplo, é uma vinha que Deus plantou e dispôs muitas oportunidades para que ela produzisse muita coisa boa, um bom vinho. A sua vida é uma vinha. Você é o agricultor (a agricultora) que ficou tomando conta dela. Não vá pensar que a vinha é sua. Não é. Não vá negar a quota que é devida ao dono dela. Nem tratar os emissários dele com violência. E que quota você deve dar ao dono de sua vida? É bom você perguntar ao Espírito Santo de Deus que habita em você desde o batismo. Ele vai lhe dizer alguma coisa. Mas, eu já adianto: você precisa reconhecer claramente que a vinha é de Deus, que o que você consegue não é só fruto do seu suor.  O dízimo, por exemplo, é uma forma de reconhecer o senhorio de Deus em nossa vida. O que produzimos, ganhamos, conquistamos não é só esforço de nossa parte. A devolução do dízimo é uma forma de reconhecimento e de ação de graças por tudo que recebemos das mãos de Deus. É, você precisa agradecer mais, partilhar mais.

Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha (Mc 12, 2).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nessa tua história de hoje, a parábola dos vinhateiros, disseste que o dono da vinha mandou seu único filho para receber a parte do arrendamento. Sabemos que és tu que vieste. Tu és o filho unigênito que o Pai nos enviou. O que está na parábola foi o que te aconteceu: “Então agarraram o filho, o mataram e o jogaram fora da vinha”. Hoje, me dou conta que rendeiro (a rendeira) sou eu também. Eu quero, hoje, com a tua graça, reconhecer que é o Pai o dono da minha vida e te acolher como o filho único, o herdeiro, enviado pelo Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Deixe que a palavra caia no seu coração, que crie raízes. Só assim produzirá frutos. Escute a mesma palavra mais de uma vez, durante o dia. A palavra é uma comunicação de Deus. Não é uma receita de obrigações a fazer para nos dar bem. É uma declaração de amor de Deus por nós. 

Comunicando

Como toda segunda-feira, temos, hoje, encontro marcado no meu Canal do Youtube, às 20 horas. A nossa conversa continua lá. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Anônimo5/6/23 06:10

    Bom dua oadre, senhor Deus abençoe essa semana para mim e meus filhos , obrigada senhor por tudo o
    que tenha e perdão meus pecados, amém,,abençoe meus filhos Lucas e Gabriel e afaste dele todo o mal

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/6/23 07:05

    Que o espiro santo nos abençoe nesse dia.
    Que essa semana nossa mãe Maria passa à frente do terço dos homens que der tudo certo amém,
    Peço benção pela minha família,minha casa,minha comunidade, nossa capela São José, e a paróquia São Vicente de Paulo amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/6/23 07:12

    AMEM MEU JESUS GRÃTIDAO POR TUDO OBRIGADO POR TUDO Ó SENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARA GLÓRIA A DEUS AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/6/23 07:29

    A palavra salvadora é eterna,e está para todos! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo por toda a eternidade!!

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Ao Jesus contar esta parábola, os sumos sacerdotes na hora se sentiram desafiados, e mais uma vez falou mais alto o orgulho humano, ou seja melhor dizendo, como era possível eles escutar conselhos de um humilde homem, para eles não tinha cabimento, pois eram os homens da lei, acreditavam que como anciões sabiam de tudo, más claro se enganaram mais uma vez.
    Porque Jesus reagiu mais uma vez da forma mais calma possível, confirmando que a pedra deixada de lado se tornou a mais importante, dizemos que é a pedra angular, que como Cristãos também devemos fazer a diferença, nos esforçando para sermos exemplos, Cristãos autênticos, justos e verdadeiros, Sal da terra e luz para o mundo.
    Não podemos agir como esses agricultores, o Dono da vinha já viajou e de tempos manda seus enviados, já vieram os profetas, já mandou o seu próprio Filho o Herdeiro e como estamos recebendo, pois sabemos do cumprimento da profecia: A Pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?”

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/6/23 07:51

    Gratidão sempre

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/6/23 07:57

    Parabéns padre José Carlos, me chamo Dulce Sena Pereira de Oliveira, eu moro em Salvador Ba, e quero agradecer-lo pelas belíssimas mensagens que nós presenteia todos os dias. Deus continue lhe abençoando com muita sabedoria e amor no coração.um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/6/23 07:58

    Muito lindo.! Peço que.Deus abençoe a minha filha Tayane e meu filho Marcio que liberte de todo mal e chame para participar mais da igreja.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/6/23 08:04

    Amém. Deus quer nos salvar. Basta que acolhemos a sua palavra que é Jesus. Muitos frutos da vinha do Senhor... Fé... Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/6/23 08:14

    Faz muito bem ouvir as mensagens e a palavra diárias do Pe. João Carlos, que Deus o proteja e o abençoe sempre. Obrigado!🙏

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/6/23 08:36

    Bom dia Padre! Bela meditação! Que Deus nos conceda sempre a compreensão da sua palavra. E que saibamos sempre colocá-la em prática. Deus nos abençoe! Shalom!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/6/23 08:45

    Bom dia, Padre! Que possamos cuidar da vinha do Senhor para ďevolvermod os melhores frutos que possam ser produzidos para a glória de Deus e Nossa salvação! Obrigada pela sua linda evangelização!🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/6/23 08:53

    Que Deus proteja e abençoe a minha família

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/6/23 09:45

    Bom dia amado padre, a sua benção, obrigado por seu cotidiano empenho em difundir a Palavra de Deus. Deus te proteja e abençoe sempre.
    Joao Zaratine Joinville SC.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/6/23 10:04

    AMÉM 🙇 🙏 OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS PELA MEDITAÇÃO DA PALAVRA QUE É FONTE DE VIDA PRA TODOS NÓS!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela meditação diária, Padre João Carlos. Que Deus nos dê sempre muita fé para que possamos, mesmo nos momentos mais difíceis, acreditar q vai dar certo. Agradeço peo começo da mudança na nossa família, que agora parece estar mais em paz. Peço pela minha saúde e de toda a minha família. Uma abençoada semana a todos amém

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/6/23 16:20

    Boa tarde Padre. Muito feliz pelo evangelho. Sou Espírita, mto feliz

    ResponderExcluir
  18. Linda reflexão para todos nós, que Deus que é o dono da vinha, dos céus e da terra, possa encontrar boa vinha, que somos nós, que ele tenha compaixão de todos, possamos dar alegrias ao Nosso Senhor Jesus por tantas bênçãos alcançadas, tenho uma boa vinha pra cuidar que é a minha família, meu trabalho e amigos, estou colhendo bons frutos, sei que estou me dedicando pra essa colheita, assim como ensinei meus filhos, agora estou ensinando meu netinho pra ser um homem de boa índole como meus filhos. Gratidão meu Deus por seu imenso amor.
    Boa tarde Padre João Carlos e sua bênção

    ResponderExcluir
  19. Pai do Céu, eu LHE agradeço pela vida de São Bonifácio. No entanto, me ajude seguir o caminho do amor, do profetismo, da evangelização, da salvação, da verdade, da justiça, da caridade, da fé e da esperança. Me ajude vencer o sofrimento, o pecado e o medo. Me ajude produzir bons frutos. Me ajude ter bons pensamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6/6/23 01:18

    Obrigada padre

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/6/23 14:18

    Jesus nos abençoe e nos guarde, e nos livre de todo o mal.Ó Deus Ilumina e protege a minha filha: Ana Gabriela e meu filho Pedro, os guiando sempre no caminho do bem e que eles cresçam na fé, na caridade e na igreja, sendo cristãos. Amém! 🙏🎼

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6/6/23 15:02

    Muito obrigada Padre João Carlos pela pela palavra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS