PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A unidade, o sonho que temos no coração

A unidade, o sonho que temos no coração

 



   04 de junho de 2023.  

Domingo da Solenidade da Santíssima Trindade


     Evangelho.    


Jo 3,16-18

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.


     Meditação    


Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3, 16)

A nossa realidade é assim. Desunião dentro de casa. Gente brigada na comunidade. Um país polarizado. Gente que não escuta, nem dialoga, só correndo atrás do seu interesse. Mas, não estamos satisfeitos com isso. Sonhamos com algo bem diferente. Famílias, onde se vive amor e respeito. Comunidades inclusivas e solidárias. Um país no caminho da justiça e da fraternidade. Esse é o sonho que temos no coração.

Podemos pensar: temos um bom exemplo a seguir, a Santíssima Trindade. Eles são três pessoas, mas são um só Deus. Cada um tem a sua individualidade: um é o Pai; outro é o Filho; e o outro é o Espírito Santo. São três, cada um tem sua atuação, mas vivem na perfeita unidade. São um. Podemos nos inspirar nesse modelo para construir famílias e comunidades unidas e felizes.

Podemos pensar um pouco mais. Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Então, já está no nosso DNA a inclinação para a compreensão, a cooperação, a unidade. Por isso, ficamos tão desapontados com esse desencontro, essa concorrência, essa busca egoísta de felicidade que experimentamos todo dia, em nós, em nossas famílias, em nossas comunidades.

Pensando ainda melhor, podemos perceber uma realidade surpreendente. O Deus uno e trino, que habita no mais alto do céu, o Deus que adoramos não é apenas um belo modelo a ser imitado. Nós já vivemos mergulhados nele, na grande experiência do seu amor. O salmo oitavo exalta o ser humano e pergunta ao Altíssimo: “Senhor, que é o homem, para dele vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”. É que nos vemos rodeados de tanta atenção, de tanto carinho, participantes do seu poder e de sua glória. O Deus lá do alto fez morada cá entre nós. Nós nos sentimos, como Pedro, Tiago e João na transfiguração de Jesus, no Monte: envolvidos pela nuvem de sua presença e de sua glória.

Nas Escrituras Sagradas, brilha esse mistério da presença e do amor do Deus uno e trino em nossa vida e em nossa história. Deus se revelou e fez aliança com o povo de Israel. No Monte Sinai, Moisés dirigiu-se a Deus, o Pai, com esta linda prece: "Senhor, se é verdade que gozo do teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua" (Ex 34, 9). A presença do Santo Espírito, com o Pai e com o Filho, está bem clara na saudação do apóstolo Paulo, em seus escritos : "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês" (2 Cor 13, 13). O Filho veio para restaurar a nossa comunhão com Deus. "Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele" (Jo 3, 17). Deus nos deu o que ele tinha de mais precioso, deu de si mesmo. Ele nos deu o seu Filho para sermos libertados da condenação merecida pelo nosso pecado, para sermos salvos.

Já estamos mergulhados na Trindade. Como disse Paulo, em sua pregação em Atenas: “nele vivemos, nos movemos e somos” (At 17). Fomos inseridos na comunhão com o Pai, pela reconciliação que Cristo, o Filho, nos alcançou em sua cruz. O Santo Espírito foi derramado sobre nós como água viva, nos comunicando a graça da filiação divina. E não nos esqueçamos que fomos criados por Deus, na maravilhosa atuação do Pai, criados à sua imagem e semelhança. Já estamos mergulhados no mistério do Deus uno e trino que contemplamos, tentando imitá-lo em nossa vida de família e de comunidade.


Guardando a mensagem

Construir comunidades de amor, onde as individualidades sejam respeitadas, onde se dialogue nas diferenças e se reencontre no perdão, não é algo utópico. Dá pra gente fazer. Mesmo com nossa fraqueza, dá pra gente construir famílias mais felizes e comunidades mais acolhedoras. A comunhão é coisa da nossa própria natureza espiritual, nós que agora somos irmãos no Senhor, membros do seu único corpo, filhos e filhas do mesmo e eterno Pai, habitados todos pelo único Espírito. Então, cuidemos de ser mais amorosos dentro de casa, com nossos pais, com nossos irmãos e parentes; mais gentis e generosos com quem encontrarmos; mais gratos e apaixonados pela mãe Igreja, que nos gerou como filhos para Deus e, permanentemente, nos alimenta com o pão da Palavra e da Eucaristia.

Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a experiência que temos, no dia-a-dia, termina nos fazendo descrentes do grande sonho da fraternidade que está no nosso coração. Nosso estilo de vida nos leva a tratar os outros com segundos interesses ou nos afastar deles tomando-os como inimigos, adversários, concorrentes. Assim vamos perdendo a confiança e o respeito pelos outros e destruindo as boas chances de aproximação, cooperação, amizade. Repetimos esse mesmo esquema dentro de casa, na Igreja também. Daqui a pouco não nos sentiremos mais filhos amados, mas críticos amargos de tudo e de todos. Ah, Senhor, esse domingo da Santíssima Trindade nos ajuda a dar um freio nisso. Não somente Deus é maravilhosamente uno e trino, uma comunidade de amor, que podemos imitar. Mas, por graça, estamos inseridos nessa comunidade de amor. Somos filhos. Somos irmãos. Somos amados. Estamos em comunhão. Que o teu Santo Espírito nos ajude a viver esse amor em casa, na rua, na igreja, no trabalho, na sociedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quando, hoje, for fazer o sinal da cruz, faça-o devagar e pensando como o mistério do Deus uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo nos abraça.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Anônimo4/6/23 07:36

    Linda mensagem!! Gosto muito de meditar que o padre João Carlos manda oara nós. Me ajuda muito. Que JESUS continue abençoando e protegendo sua vida padre JOÃO CARLOS com muita saúde, paz, alegria e sabedoria..Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/6/23 07:40

    Amém. Sempre invoco a Santíssima Trindade antes de tudo: Fé. Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/6/23 08:05

    AMEM EU CREIO GLÓRIA A DEUS MINHA FE ESTA EM DEUS ESPERO EM DEUS AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/6/23 08:05

    Maravilhosa mensagem . Tenham todos um domingo abençoado .

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/6/23 08:08

    Da mensagem proposta, o mais deixou-se feliz e reflexão sobre a família, entender que Deus nos dá opornidade porém, cabe a nós, às nossas atitudes e comportamento currículo necessário, digital que abrem as portas do céus. Seja abençoado seu trabalho missionário. Grande abraço. Bom dia.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/6/23 08:17

    Que o espiro santo nos abençoe nesse dia tão importante e nos dê livramento proteção amém
    Um bom final de cemana a todos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/6/23 08:27

    Bom dia , feliz domingo do senhor, quero soebas de agradecer e te oefir perdão pelo meus pecados, amém

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/6/23 08:44

    Bom dia, muito linda reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/6/23 08:49

    Maravilhosa msg do querido Padre João Carlos, q ouço tds os dias a partir das 6h pela Rádio 9 de Julho de SP. João M.Jodas/Atibaia-SP.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/6/23 08:50

    PADRE JOÃO CARLOS QUE NUNCA NOS FALTE SUAS SÁBIAS PALAVRAS QUÊ BOM SERIAQUE TODOS NÓS CUMPRISSEM O MUNDO SERIA BEM MELHOR HOUVESSE MAIS PAZ ENTRE TODOS NOS JESUS LHE ABENÇOE GRANDEMENTE E NÓS LIVRE DE TODOS OS MALES SENHOR JESUS

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/6/23 09:14

    Palavras sábias que acalma nossos corações e engrandece nossas almas. Que jamais nos falte para continuarmos enfrentando as intempéries da vida

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/6/23 09:41

    Peço oração para eu sair da depressão

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/6/23 10:08

    AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA, COM AMOR IMENSO DEUS, PODEMOS IMITÁ-LOS EM NÓS, NA FAMÍLIA, NA COMUNIDADE, E ,COM TODOS A FAZER O BEM SEMPRE 🔥🕊🤍

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Domingo, 9ª Semana do Tempo Comum, Solenidade da Santíssima Trindade, São Crispim.
    Evangelho do dia
    (Jo 3,16-18)
    Glória a Vós Senhor!
    Reflexão:
    Glória a Vós Senhor!
    Não existe, não existiu e nem existirá Amor maior do que nosso DEUS Pai nos presenteou, melhor dizendo, com o Seu Plano Perfeito
    Ofereceu o Seu Filho Unigênito na cruz para nos salvar de de toda e qualquer forma de ingratidão que possa ter, de todo pecado que possa existir, desde o original até o pior ou maior que possamos imaginar, assim pela Sua infinita misericórdia ainda nos concede com o perdão a reconciliação e o direito a vida eterna, ou seja quem escolher o bem, o amor, a justiça Divina, a Verdade, a caridade, com certeza pela Graça de DEUS será escolhido para o convívio dos eleitos, mas quem escolher o caminho contrário ao que o Pai deixou, com testemunho nos exemplos de Seu Filho Jesus Cristo que eternizaram e ficaram por escrito nos acontecimentos de superações na fé de cada tempo na Sagrada Escritura, servindo para não termos nenhuma dúvida do que é certo ou errado.
    Então vivendo a plenitude da Santíssima Trindade, só nos resta seguir e viver o Evangelho, a vida de Jesus, este manual da vida, escolher as coisas do alto, o Caminho a Verdade e a Vida, decidir andar na luz do Único que tem Palavra de vida eterna, para sermos protegidos de toda escuridão e trevas, assim garantir o prêmio maior que já nos foi prometido e confirmado com a marca indelével do Sacramento inicial no Batismo, melhor dizendo a Luz eterna, o Céu, para isso precisamos nos esforçar, buscar a Santidade, ter coragem, resistir e perseverar até conquistarmos a coroa e contemplarmos a face de DEUS,.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/6/23 13:34

    Glória a vós senhor 🙏 Deus não enviou o seu filho unigênito au mondo para candena o mundo mas sim Pará que todos seujam salvo poureli gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa tarde forti abraço

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/6/23 13:43

    Padre João Carlos, muito bom ouvir uma reflexão sobre o Deus Trino, sem a palavra "mistério", de forma tão esclarecedora e profunda. Deus o abençoe grandemente.


    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Essa mensagem de hj parece que veio direta pram. Minha família tá toda dívida de por interesses particulares. Peço ao Divino Espírito Santo que nos ilumine para buscarmos e encontrarmos a paz. Saúde para minha mãezinha, toda minha família e todos nós amém

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4/6/23 16:23

    Amem gloria a Deus

    ResponderExcluir
  19. Deus, Pai de misericórdia, eu LHE agradeço pela Solenidade da Santíssima Trindade. Todavia, me ensine seguir o caminho do amor, do perdão, da obediência, da oração, da clemencia, da paciência, da coragem, da salvação, da conversão, da bondade, da paz, da fidelidade, da adoração, da alegria, da concórdia, da graça, da santificação, da fé, da consagração e da vida eterna. Me ensine ser uma boa morada do meu SALVADOR. Isso eu LHE peço em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS