PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos!

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos!


16 de junho de 2023

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


     Evangelho.    


Mt 11,25-30

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.



     Meditação.     


Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)

Que palavra maravilhosa para nossa meditação neste Dia do Sagrado Coração de Jesus. Jesus vê que o grupo dos seus discípulos - homens e mulheres que o seguem – estão cansados, carregados de fardos pesados.

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus; fardos são também as responsabilidades e sofrimentos da vida; as decepções, o desencanto, os problemas que cada um carrega; a falta de horizonte em muitas situações de uma vida rotineira; a situação de sobressalto que se vive em função dos compromissos com a sobrevivência. Diante desse quadro, de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte e de esperança, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso.

Mas, como Jesus pode aliviar o nosso peso? O seu ensinamento nos liberta de tantos fardos pesados, torna leve a nossa carga. Na verdade, ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. E qual é o ensinamento de Jesus? O maior deles é que Deus nos ama como um pai. Ele cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. Alivia o nosso peso pelo seu ensinamento.

Mas, também alivia o nosso peso pela reconciliação. Jesus nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do nosso pecado e de suas consequências nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso das costas.

Também o amor nos liberta do massacrante peso da vida. O amor ao próximo, que Jesus nos ensina, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nosso trabalho, por amor aos outros, passa a ser um serviço, em sintonia com Deus que nos ama. Também pelo amor, a própria prática religiosa deixa de ser uma obrigação enfadonha para ser um louvor alegre e restaurador.


Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
estamos sobrecarregados com muitos fardos que nos tiram a alegria de viver, que tornam a nossa vida sofrida e enfadonha. É a exploração no trabalho. É o abatimento na doença. É o esvaziamento de uma vida sem sentido. Para quem está assim fatigado sob o peso de fardos insuportáveis, tu, Senhor Jesus, ofereces a tua palavra, o teu ministério, o teu coração. Tua palavra – a revelação do Pai – desmascara a alienação do trabalho e o liberta para ser uma atividade criativa e prazeirosa. O teu carinho pelos doentes e sofredores ilumina a experiência de sofrimento e de dor, tornando leve o peso da enfermidade e dos limites biológicos de nossa condição humana. Teu amor nos abraça, nos perdoa, nos restaura. A todos, Senhor, com a tua graça, alivia, consola, orienta. Sagrado Coração de Jesus, nós confiamos em ti. Amém.


Vivendo a palavra

No dia de hoje, imite Jesus, ouvindo alguém que está no meio de uma grande dificuldade, prestando atenção ao seu sofrimento e dizendo-lhe palavras de conforto. Muitas pessoas precisam de um ombro amigo, com quem possa compartilhar suas dores.

Comunicando

Agradecimentos e boas vindas a quem, ontem, se inscreveu como associado(a) da AMA. Com sua participação, estamos nos sentindo fortalecidos e confirmados no serviço da evangelização. Somos todos missionários. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


   Você leu a Meditação de ontem 


Acesse aqui a Meditação de ontem, 15.06.2023: 











9 comentários:

  1. Amém glória a vós senhor 🙏 jesus disse venham Amin todos que tiveram cansado gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos bom dia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Muita gratidão pelas graças alcançadas. Que possamos também nós ser ajuda e força para os q sofrem. Que dê a mim e à minha família muta saúde e a todos q sofrem nas filas sem atendimento amém

    ResponderExcluir
  3. Amém 🙏 jesus

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde padre João Carlos, Deus abençoe vocês hoje e sempre amém.
    Gostei muito do evangelho de Mateus.
    Gosto guando me ensina a palavra de Deus, porque sem ele não samos nada.
    Obrigado pelo seu ensinamentos. Outro dia dia comento melhor. Paz e bem pra todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Pe amei sou do Ceará, pois sou ministra extraordinária da sagrada comunhão o meu nome é Graças.suas bençãos!

    ResponderExcluir
  6. Deus da luz e da vida, eu LHE agradeço pela Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Todavia, me ensine evangelizar com amor e fidelidade. Me ensine viver a minha consagração. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do testemunho, da salvação, da libertação, da fé, da adoração, da aliança e da misericórdia. Me ensine observar os VOSSOS mandamentos, as VOSSAS leis e os VOSSOS decretos. Me ensine fugir do ódio e do pecado. Me ensine ser manso e humilde de coração. Isso eu LHE peço em nome de Jesus. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Sagrado coração de Jesus eu estou tão cansada. Mais sei que estais comigo.

    ResponderExcluir
  8. Não,recebi a oração de hoje 27/06

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS