PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa.

O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa.

 


     13 de junho de 2023.     

Memória de Santo Antônio de Pádua, 
Presbítero e Doutor da Igreja

     Evangelho.    


Mt 5,13-16

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13"Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

     Meditação.    


Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa (Mt 5, 15).

No tempo de Jesus, não havia luz elétrica, claro. As casas eram um pouco escuras, com poucas janelas. O que eles chamavam de lâmpada era uma tigelinha de barro com um bico com um pavio de algodão ou de linho. Dentro da lâmpada - a tigelinha de barro -, se colocava azeite. O povo mesmo produzia o azeite de oliva, assim era barato. A lâmpada era colocada numa prateleira que estava na parede, num lugar mais alto, ou mesmo numa lamparina que estivesse pendurada. Com aquele pavio, a lâmpada podia ficar acesa o dia todo, sem gastar muito. E ficava acesa para iluminar a casa que era meio escura e para acender o fogo na hora de cozinhar. Só para lembrar, não havia fósforo. Tinham que manter a luz acesa mesmo. Uma das tarefas da dona de casa era manter a lâmpada acesa.

Jesus contou várias parábolas em que se fala da luz dessa lâmpada de azeite. Lembra-se da mulher que perdeu uma dracma e teve que procurar a casa toda com uma lâmpada? E aquela parábola das moças imprudentes que se esqueceram de levar o azeite? As lâmpadas se apagaram antes de começar a festa de casamento.

A pequena parábola de hoje também fala da lâmpada (de azeite, claro). "Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa". Todo mundo no tempo de Jesus entendia do que ele estava falando. O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa. O que temos a dizer com nossas palavras ou com nosso comportamento é uma luz para iluminar nossa família.

Jesus nos disse que somos luz no mundo, cidade edificada na montanha, lamparina no lugar alto da casa. Testemunhamos que, em nossa pequenez, fomos resgatados por seu amor. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros, luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido em suas vidas, à luz do nosso testemunho. Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto ou lâmpada na prateleirinha da parede, no candeeiro. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.

Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida (é o que nos dizem as bem-aventuranças). Você é bem-aventurado porque Deus lhe deu o seu Reino, adotou você como filho/filha, consolou você em sua aflição. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.

Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.


Guardando a mensagem

O Senhor, com a sua graça e com sua palavra, enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala. Estamos aí para iluminar a vida dos outros.

Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa (Mt 5, 15).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nosso coração e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja, da Eucaristia seja a luz que refletimos para os que conosco convivem ou conosco se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, faça um momento de oração por sua família. Recorde cada um, cada uma e peça ao Senhor que os ilumine com a sua Palavra. Peça também ajuda para realizar bem a tarefa que ele lhe dá: ser a lâmpada de azeite acesa e posta num lugar alto de sua casa para iluminá-la.

Comunicando

Nesta quinta, dia 15, eu e o Frei Gilson faremos show na noite católica da grande festa junina de Caruaru, em Pernambuco. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. Amém bom dia padre sua benção. Peço oração pra minha família que Jesus mim dê força e coragem. Saúde pra que eu seja Luz na vida da minha família 🙏🏼🙌📖📿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou maravilhada com esse homilia.Obrigado Espírito santo.viva Santo Antônio.Sou Antonia Doralice de Manaus Amazonas

      Excluir
  2. Muito propício este Evangelho neste tempo q as pessoas vivem na escuridão,q a luz de Gristo brilhe na face da humanidade inteira para q sejamos luz na vida de nossos irmãos em Gristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Bomdia,sua benção Padre Carlos. Que sejamos sempre luz no caminho de quem amamos,que Senhor nosso Deus sempre nos fortaleça na fé !

    ResponderExcluir
  4. Peço por meus filhos meu esposo pra mim senhor cuida de todos nós amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Hoje nós não temos nada para comer mais o senhor Jesus vai providenciar eu sei que vai

    ResponderExcluir
  6. Deus seja Louvado pela profunda reflexão que nos ajuda a irmos às águas mais profundas.Obrigada padre e que Deus o abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, peço que mim abençoe, que Deus nos ilumine com a lâmpada acesa para mim e minha família e para todos nós 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre iii q Deusss nus proteger sempre... peço sua benção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOUVADO SEJA DEUS, tenho o hábito de lê à leitura do dia

      Excluir
  9. Precisamos ser essa lâmpada acesa e vigilante todos os dias para sermos felizes.

    ResponderExcluir
  10. AMÉM 🙇 🙏. Sem A LUZ DE JESUS EU NÃO SEI VIVER. OBRIGADA JESUS PELO SEU IMENSO AMOR. GRATIDÃO 💟

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Nestas palavras Jesus instrui os discípulos a importância que tem em transmitir a luz, ou seja a Boa nova, a mensagem recebida através da Graça e do Amor de DEUS a todos que possível, ainda orienta a testemunharmos sem nos corrompermos com as coisas mundanas, porque senão eles e hoje nós, não teremos sustância nenhuma e ainda seremos pisados pela multidão, pelos homens que já estão na escuridão.
    Por isso devemos ser sal da terra (exemplos de cristãos) e luz (esperança) para o mundo, com propósito e cada vez mais cheios de sustância, de Sabedoria, nos alimentando diariamente da Palavra do Senhor e ungidos com os sete dons do Espírito Santo, pelo Sinal do Crisma refletir a luz de Cristo, sempre fortificados pela Graça Santificante dos Sacramentos, focados no objetivo da missão de contribuir e aumentar o Reino do céu o máximo possível,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda sua reflexão!!!
      Parabéns!

      Excluir
  12. Gratidão pela luz que me ilumina e peço que Santo Antônio continue me iluminando e protegendo eu é minha família Santo Antonio rogai por nós 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Santo Antônio abençoe minha família, todas as famílias, crianças, idosos e a humanidade inteira. Amémmmm Gratidão infinita 🙏🏼🙏🏼👏👏🤲🤲

    ResponderExcluir
  14. Muita Luz na nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que possamos ser a luz para nossas famílias e para todos q convivem conosco. Muita gratidão por tudo que Deus me dá todos os dias, principalmente a fé. Ontem tive q sair com minha filha para uma emergência e deu tudo certo pq Deus é maravilhoso. Peço por todas as famílias q passam fome ou q não têm sequer direito ao atendimento médico. Que Deus nos dê um dia abençoado e proteja e dê saúde a mim e minha família sempre amém

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde é muito importante participar da palavras de Deus e também peço orações por mim e meu esposo, meu dois filhos, pelo trabalho, empreendimentos é onde é nosso trabalho e sustento de todo os compromissos

    ResponderExcluir
  17. Sou Madalena sua benção padre, que o Espírito Santo de Deus nós ajude a ser luz na vida de nossos familiares e amigos e os que encontramos.🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  18. A paz de nosso Senhor Jesus Cristo!
    Precisamos ser luz na vida dos que estão ao nosso lado e brilhar essa luz ainda mais longe.
    Conte sempre comigo nas minhas orações no santo rosário diário.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada Padre pela meditaçao

    ResponderExcluir
  20. Padre peço ajuda para minha familia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS