PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: É fácil achar defeito na vida dos outros...

É fácil achar defeito na vida dos outros...


   26 de junho de 2023.   

Segunda-feira da 12ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 7,1-5

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.
3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.


     Meditação.     


Tira primeiro a trave do teu próprio olho (Mt 7, 5)

A sensação de se ter um cisco no olho é uma coisa muito chata. É o tal do argueiro. E a pessoa mesma pode tirar o cisco do seu próprio olho, banhando os olhos com água na torneira, no chuveiro ou derramando água no olho com um copo, por exemplo. Mas, nada de ficar esfregando o olho. E todo cuidado com as mãos sujas: elas podem aumentar o problema, irritando os olhos ou transmitindo doenças. Normalmente, a pessoa precisa da ajuda de alguém para remover o cisco do seu olho. Mas, quem vai ajudar tem que estar com as mãos bem lavadas com sabão, e precisa identificar onde está o cisco, o argueiro. Tem que olhar bem, abaixando a pálpebra do olho e pedindo à pessoa para mover o olho para um lado e para o outro. Identificando o cisco – um cílio, um lixinho ou o que seja – precisa ajudar a pessoa a lavar os olhos com água. Não tendo jeito, tem que levar logo num posto de saúde .

Dessa experiência tão simples, a do argueiro, Jesus tira uma lição muito séria: “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” Achar defeito na vida dos outros, bem que é fácil. Difícil é identificar os próprios erros e querer consertá-los. É claro que os outros precisam de nós, de nossa amizade, de nossa proximidade, de nossa correção também. Por isso, precisamos estar em condições de ajudar. Mas, ajuda a tirar o cisco do olho do outro ou da outra quem está enxergando bem, não é verdade? Você estando com a sua vista prejudicada, como se tivesse uma trave de madeira nela, não vá se meter a tirar o argueiro do olho do seu irmão!

Alguém que chega atrasado todo dia no trabalho não vai poder corrigir um colega que um dia se atrasou. Primeiro, cuide de andar no horário. Um pai que chama palavrão na vista dos filhos não tem moral para reclamar de um filho que soltou um palavrão. Primeiro, tirar a trave do seu olho para ajudar a tirar o cisco do olho do filho. E aquele outro que não pisa na Igreja, mas fica cobrando que os filhos não percam a Missa no domingo. Isso tudo fica bem claro com o que se recomenda no avião. Se houver uma despressurização, cairão as máscaras de oxigênio. Primeiro, você deve colocar a própria máscara. Só depois, ajudar quem estiver ao seu lado. É preciso estar em condições para ajudar os outros.


Guardando a mensagem

Facilmente, percebemos os erros alheios. E os repreendemos. Ajudar os outros a se consertar é uma coisa importante e necessária. Somos responsáveis uns pelos outros. Mas, para tirar o cisco do olho de alguém, preciso estar vendo bem. Acontece que, muitas vezes estamos com uma falha pior do que a que queremos consertar na vida de outrem. A hipocrisia é justamente estranhar o malfeito do outro, quando a nossa vida não é nada exemplar. Realmente, precisamos ajudar quem está ao nosso lado. Mas, primeiro consertemos a nossa vida.

Tira primeiro a trave do teu próprio olho (Mt 7, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
com certeza, em nossa vida há muito a corrigir, por isso nos convidas à conversão todos os dias. Não podemos ensinar sem viver. Não podemos cobrar dos outros o que nós mesmos não fazemos. Ajuda-nos, Senhor, a reconhecer a trave, que talvez tenhamos em nossos olhos, que nos impede de estar em condições de ajudar os outros. Como estás ensinando, um cego não pode guiar outro cego. Dá-nos, especialmente, pela presença do teu Santo Espírito, que não nos arvoremos em juízes de ninguém, que não julguemos para não sermos julgados com a mesma medida. Dá-nos, Senhor, um coração generoso e bom como o teu, para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você lembra o que é Exame de Consciência? É examinar a própria vida, pra ver onde está acertando e onde está desviando-se do caminho de Deus. Hoje, arrume um tempinho pra fazer o seu Exame de Consciência.

Comunicando

No programa de hoje à, noite, no Youtube, vou contar as novidades deste final de semana de shows e eventos que participei. Você me acompanha no Canal Padre João Carlos, às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro , sdb

17 comentários:

  1. Glória a vós senhor não jugui não será julgado gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Se DEUS é justo e ama Seus filhos todos da mesma forma, sem diferença alguma, claro que Sua lei seria desta forma também, se eu julgar o irmão serei julgado do mesmo jeito, terei a mesma culpa. Pois quem somos nós para condenar alguém, se também somos todos pecadores, se estamos sujeitos as mesmas falhas os mesmos erros e as mesmas imperfeições?
    Acredito, que o que faça a diferença é o tempo de caminhada é o tempo de conversão e aprendizado com as coisas do alto, da Sabedoria da Palavra, da prática do zelo apostólico, enfim do esforço que cada um faça para buscar intimidade com o Senhor, só sendo misericordiosos e piedosos, nos aproximando mais de DEUS estamos nos purificando e assim vivendo como irmãos nos tornando melhores Cristãos,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mensagem é desse jeito q podemos conquistar o perdão d todas as nossas falhas, p poder sermos perdoado por Deus d tudo q erramos q fizemos.

      Excluir
  3. Josefa gomes Recife te acompanho na Radio olinda glória a vos senhor sua benção padre gratidão por me envia tds os dias a meditação da palavra e parabéns pelo o show de ontem nos 33 anos da comunidade obra de maria foi uma benção um abraço que Deus lhe abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos. Nessa Leitura eu acho muito importante porquê nós não podemos julgamos nosso próximo sem sermos julgado. E hoje as pessoas nao dá direito. Somente Deus em sua reeducação e graças Amor e caridade.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Mediante os ensinamentos de Jesus, nós, Cristãos, devemos nos corrigir, para o nosso próprio bem.

    ResponderExcluir
  6. Senhor, que vós possais ser as luzes de meus olhos, Amém!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Linda mensagem de hj: não julgueis para não serdes julgados. Peço a Deus que me ajude a estar sempre corrigindo meus erros e ajudando outros a se corrigirem sem julgar amém

    ResponderExcluir
  8. Amém, sua benção padre 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos e muito obrigado pelas meditações que Deus continue iluminando seus caminhos. Parabéns pelo noite de ontem na festa da Obra de Maria.🙌🙌❤️❤️❤️👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Amém Pe. João Carlos, gratidão pela meditação diária! 🙏🙌✨🙋‍♀️

    ResponderExcluir
  11. Me adicionem para receber as meditações no meu WhatsApp (33)988130051

    ResponderExcluir
  12. Boa reflexão da palavra de hoje!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Padre Joao Carlos pelas meditaçoes

    ResponderExcluir
  14. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São Josemaria Escrivá. No entanto, me ajude ser obediente. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da misericórdia, da generosidade, da bênção, da oração e da fé. Me ajude evitar o julgamento, o pecado e a hipocrisia. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia povo de Deus gosto muito de ouvi a palavra de Deus mim chamo Maria de Fátima Magalhães moro em Dom Pedro Maranhão

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS