PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Construir relacionamentos respeitosos e humanizadores

Construir relacionamentos respeitosos e humanizadores



   27 de junho de 2023.   

Terça-feira da 12ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.    


Mt 7,6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!



     Meditação    


Tudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).

Jesus disse que ‘fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam’ realiza o núcleo da Lei e dos Profetas. ‘A Lei e os Profetas’ – é uma forma de falar da própria Palavra de Deus, da Bíblia. Fazer o bem aos outros é uma forma de realizar integralmente a palavra de Deus.

"Faça aos outros aquilo que você deseja que lhe façam" é outra forma de dizer "ame o seu próximo como a si mesmo". Faço ao outro aquilo que eu quero que façam a mim. Como eu acho que sou merecedor de atenção, de respeito, de consideração, assim devo tratar os outros, com atenção, respeito, consideração, em qualquer circunstância.

Na verdade, por trás de uma pessoa que humilha, menospreza ou desdenha do seu semelhante há uma pessoa mal resolvida. Uma pessoa que age com rispidez e ignorância com os outros revela alguém com déficit de humanidade. Sua ação grosseira e ferina reflete seu estado interior depauperado.

Fazer aos outros o que nós queremos que façam conosco. Não é fazer com os outros o que fazem conosco. Fazer o queremos que façam conosco. Isso quer dizer que mesmo que alguém me maltrate, me trate com indiferença, eu preciso tratá-la(lo) como eu gostaria de ser tratado. E isso não é fácil, e nem parece muito natural. Normal seria responder com a mesma moeda, no mesmo tom de voz, jogar com as mesmas armas. Mas não é o que Jesus falou. Ele disse pra gente tratar os outros como nós merecemos ser tratados. Responder a um tratamento ríspido, descortês, grosseiro com um tratamento educado, respeitoso, cordial. É assim que gostaríamos de ser tratados. Então, é assim que temos que responder.

E por que isso? O cristão tem várias motivações para seguir esse conselho de Jesus. Primeiro, porque o outro é uma pessoa humana, merecedora de respeito e consideração em qualquer situação. Pode ser questionado, repreendido, corrigido, mas sempre com educação, com cordialidade, com o respeito que merece uma pessoa humana. Segundo, porque nele eu posso identificar a semelhança de Deus que toda pessoa humana carrega. Ele nos fez à sua imagem e semelhança. Menosprezando um irmão ou uma irmã, eu estou desonrando o próprio Deus criador. Terceiro, porque Jesus se identificou com o outro, especialmente com o mais abandonado e sofrido (o faminto, o doente, o prisioneiro). Ele disse: o que você fez a um desses irmãos fez a mim.



Guardando a mensagem

Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é a regra de ouro. Humaniza nossas relações. Estende a boa imagem que faço de mim mesmo, de minha dignidade, de meus direitos aos outros. Faz-me dar o primeiro passo, como construtor de relacionamentos respeitosos e humanizadores. Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é uma forma de realizar o mandamento do amor ao próximo. Agindo assim dou testemunho do meu amor a Cristo Jesus que assumiu nossa humanidade e se fez solidário com os últimos e os pecadores.

Tudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tratavas todo mundo bem. Não fazias acepção de pessoas. Aliás, aos que a sociedade menos considerava, a eles tu te dirigias com maior deferência e atenção. Dá-nos, Senhor, a graça de tratar a todos com o reconhecimento da grandeza de sua dignidade, vendo em cada um a imagem e semelhante do nosso Criador e Pai e honrando a tua própria presença neles, sobretudo nos mais humildes e discriminados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Como todos os dias, hoje, você pode encontrar alguém que trate você com indiferença, desatenção ou falta de consideração. Seu esforço vai ser tratar bem, como gostaria de ser tratado.

Comunicando

Parece que você não viu o programa de ontem, no Youtube. Conversamos com o bispo de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa e com o novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. Está no Canal Padre João Carlos do Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Muito são chamados mas poucos são os escolhidos, ou seja, são poucos que passarão na porta estreita que leva ao céu, até porque somos testados a cada momento, todos os dias e temos que escolher em aceitar a provação ou a tentação, não é fácil mesmo, mas através dos ensinamentos da Palavra de DEUS obtemos o discernimento e a Sabedoria do alto, para assim distinguirmos as coisas sagradas das outras e na caminhada espiritual vamos ganhando experiências de fé, desta forma permanecendo no estado de graça, esperimentamos a Graça Santificante contida nos Sacramentos que nos faz negar as tentações adversas que querem nos induzir ao pecado, más revestidos com a armadura do Cristão aceitando sermos ajudados e ajudando o próximo, encontraremos o Caminho.
    Assim, dia a dia também aprendemos com as provações que nos fortalecem para ultrapassar os próximos obstáculos impostos pela vida,.

    ResponderExcluir
  2. E agente sempre tratar bem o nosso próximo. E as vezes as pessoas não estão nem aí.sao poucos que reconhece. Em fazer o bem.

    ResponderExcluir
  3. Bom dua padre , Deus nós abençoe e proteja, amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e minha proteção meu exame que vou realizar hoje. Isso mesmo, muitas vezes a gente trata bem, mais não recebe o mesmo tratamento, mais Deus é nossa testemunha, fazei o bem, não olhai aquém, é isso que podemos fazer. Abençoe eu e minha família, nosso Pe João Carlos e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, que Deus nos ajudem a tratar bem as pessoas, as vezes damos um bom dia e não temos respostas mesmo assim continuo em frente fazendo sempre o bem. Sua benção e parabéns pelo lindo momento na festa da Obra de Maria no TEATRO GUARARAPES foi uma benção.❤️👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos fazer o bem sempre! Amém.

    ResponderExcluir






  7. AMÉM 🙇 🙏. A AMARGURA DO CORAÇÃO, E UM EGOÍSMO TA, NO ORGULHO , FAZENDO NOS INDIFERENTES ,CEGANDO A VER DEUS EM CADA SEMELHANTE ...

    ResponderExcluir
  8. Nada que Jesus Cristo MARAVILHOSO Amém nos pede pra fazer é impossível. Se atentarmos para suas ordens vimos que não é tão complicado seguir às vezes passamos despercebidos. Porém Jesus está sempre nos mostrando com sua Sabedoria todos os caminhos que vamos seguir. Eis o grande mandamento amai-vos uns aos outros como eu vos Amei. Porque sou amando e humilde de Coração. Amém

    ResponderExcluir
  9. Amém gratidão senhor pelas graças alcançadas. Pela minha família e nossa união e nossa paz.
    Obrigada padre João Carlos que Deus te abençoe hoje amanhã e sempre o meu saudoso abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bom e abençoado dia!

    ResponderExcluir
  11. Glória a vos senhor 🙏 bom dia 🙏 abenção pade João Carlos amém ✝️📿

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Tratar a todos com respeito e dignidade, mesmo qdo somos ofendidos. Não é fácil mas é necessário. Esse é o nosso modelo Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos quê evangelho maravilhoso é como o senhor é muito bom
    Deus.lhe abençoe padre hoje e sempre amém 🙏❤️

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos em primeiro lugar desejo uma abençoada tarde , em segundo peço sua benção olha essa passagem do evangelho de hoje me fez lembrar como muitas as vezes somos tratados na área da saúde pelos atendentes e até mesmo pelos médicos que acham que agente não tem direito porque somos pobres não sabendo eles que são do nosso imposto e do nosso trabalho que são sustentados

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos fico muito agradecidacida ouvindo sua palavras Deus abençoe o senhor por nós ajudar na nossa convenção com Deus é maravilhoso td que o senhor fala além de nós ajuda muito nos fortalecer obrigada Deus continue o abençoando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos boa noite nós cristãos temos que fazer um grande esforço e vontade de passar pela porta e caminho estreito porque os primeiros são os últimos, e os últimos serão os primeiros

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/7/23 07:01

    Abençoado dia.Sua benção

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Se pedirdes algo em meu nome....

  03 de maio de 2023   Festa de São Felipe e São Tiago, apóstolos.    Evangelho   Jo 14,6-14 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o C...

POSTAGENS MAIS VISTAS