PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura.

Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura.


09 de maio de 2023

  Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa. 


                             Evangelho                                  

Jo 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.



                            Meditação                              

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)

Jesus nos dá a sua paz. O mundo também oferece a paz. Mas, Jesus nos dá a paz de maneira diferente, não como o mundo o faz. Que paz Jesus nos traz? Que paz o mundo nos dá?

As pessoas do antigo povo de Deus se saudavam ou se despediam com um Shalom. Shalom! É o desejo de saúde, harmonia, paz interior, calma, tranquilidade, bênção de Deus. Foi certamente essa saudação que fez Maria ao chegar à casa de Izabel. Essa saudação – Shalom – encheu o coração de Izabel de alegria e sua criança vibrou de satisfação no seu seio. Um shalom que manifesta a presença e o amor de Deus!

No tempo de Jesus, os romanos tinham dominado meio mundo e governavam os povos vencidos com uma dura legislação e com suas legiões de soldados. Também o Mar Mediterrâneo estava sob o controle dos romanos. Assim, se podia viajar por todo o mundo conhecido, sem fronteiras. Em todo o Império, reinava a paz, a pax romana. A pax romana era o resultado da total submissão dos povos e a cruel repressão a qualquer manifestação contra a ordem estabelecida. A paz do mundo é então a paz dos vencidos, dos dominados pelo mais forte. Como os romanos alcançaram a paz? Pelas guerras, pela invasão, pela repressão.

A paz de Jesus é de outra natureza. A sua obra foi a reconciliação. Estamos em paz com Deus e em paz entre nós. Ele fez as pazes entre nós e Deus, nos alcançando o perdão divino. Ele estabeleceu a paz entre o céu e a terra. No seu nascimento, cantaram os anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. E como Jesus nos deu a paz? Dando a sua vida por nós, morrendo em nosso lugar, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício de expiação por nossos pecados.

Quando Jesus realizou a sua obra, apresentou-se à comunidade dos discípulos com a saudação “A paz esteja com vocês”, um shalom especial. Realmente, ele nos deu a paz, nos reconciliando com o Pai, em sua cruz.

Na Missa, antes da comunhão, somos convidados a nos comunicar mutuamente a paz. E dizemos: “A paz de Cristo!”. É uma forma de realçar que estamos em comunhão uns com os outros, estamos na paz que Cristo nos alcançou. E é assim, reconciliados com o Pai e entre nós, que nos aproximamos da mesa santa da comunhão.


Guardando a mensagem

A pax romana foi alcançada com guerras e o esmagamento do inimigo. A paz de Jesus foi alcançada com a doação de sua vida em favor dos pecadores. Por sua cruz, fomos reconciliados com Deus. Agora, estamos em paz com Deus e com os irmãos. Na Missa, nos preparamos para a comunhão eucarística com Cristo, nossa paz, nos comunicando mutuamente a sua paz: é o nosso compromisso de viver reconciliados e de cultivar a paz em nossos relacionamentos.

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da Oração pela Paz da Santa Missa:

Senhor Jesus Cristo,
dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”, Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que, sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.


Vivendo a palavra

Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura. A paz é o dom pelo qual nos reconhecemos reconciliados com Deus e com os irmãos. Hoje, cultive atitudes cordiais, mesmo que você não receba o mesmo tratamento. Diga: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, me desculpe. Difunda a paz de Jesus ao seu redor.

Comunicando

Junto com o texto da Meditação, estou lhe deixando minha agenda dos próximos dias em São Paulo, especialmente os encontros com os ouvintes na capital e na baixada santista.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



21 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Naquela época, nem mesmo os discípulos entenderam esta revelação e despedida, mesmo Jesus dizendo: ficai alegres porque Eu vou para o Pai, más Eu voltarei a vós.
    Hoje sabemos que assim já estava acontecendo o Plano Perfeito de DEUS, selava se assim a nova e eterna aliança, concretização do humano e do Divino de Jesus Cristo, más imaginemos a dor que ficou no coração de todos naquela época.
    A mesma alegria que Jesus pediu que tivéssemos, ainda pede que permaneçamos, quando por um motivo ou outro despedimos para a morada eterna de algum parente ou ente querido, isto é que aceitamos, mesmo se nem tivermos a oportunidade de despedida e até muitas vezes sem entender, melhor dizendo que entregamos toda nossa confiança no Senhor, pois Ele sempre tem a razão de tudo e para tudo, Ele nos concede o melhor, desde que seja para nossa salvação ou de alguém que está em nossa volta e depois como seus Apóstolos e seus discípulos constataram com o tempo, nós também iremos reconhecer e entender que era o melhor naquele momento que DEUS podia fazer por nós,.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/5/23 07:45

    A Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/5/23 07:46

    Bom dia padre ,Deus abençoe a mim e meus filhos e toda a minha família , amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/5/23 07:48

    Shalom Padre, muito obrigado pelo seu trabalho de evangelização!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/5/23 08:01

    Bom dia! Shallon Deus conosco!!!
    Lendo a palavra de hoje, vi que estamos vivendo os tempos de romenos...
    Como sou perseverante fico com a lei do meu senhor Jesus Cristo.
    A paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que a paz, esteja sempre conosco, porque o amor de Cristo nos união peço a Deus e ao nosso querido Pe João Carlos, com intercessão a viagem Maria , que abençoe a mim,minha família e que acompanhe em nossa viagem de amanhã a Fortaleza, que nos proteja.Obrigada por tudo. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/5/23 08:21

    Amém 🙏🏼 bom dia padre João Carlos sua benção. Peço A Paz de Cristo ao mundo. Shalom a todos irmãos em Cristo Jesus 🙌📿

    ResponderExcluir
  8. Que a paz de Deus esteja entre nós e sejamos abençoado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/5/23 10:42

      Gostou muito de desse capitulo retrata a Bíblia

      Excluir
  9. Anônimo9/5/23 08:28

    Anônimo 8/05/2023 8:19 Bom dia padre João carlos paz e bem faço suplica a Deus todos os dias pela sua saúde para que o senhor seja sempre fortalesido na sua santa Missão!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/5/23 09:24

    🌿Bom dia! Jamais se esqueça de que Deus é a paz para o cansado e a tranquilidade para o aflito! ❤️🕊
    ❤️Beijo no coração 💓

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/5/23 09:33

    Bom dia Padre João Carlos sua benção q a Paz esteja com todos nós

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/5/23 09:43

    Bom dia, padre João Carlos.
    Que Deus lhe abençoe e continue iluminando-o em sua missão. Obrigada por essa reflexão diária, que alimenta o meu espírito e fortalece a minha fé. Que a Paz de Deus esteja conosco, nos caminhos da vida!🙏🏻

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/5/23 10:07

    Paz e bem 📿 em nome de Jesus, obgda padre João Carlos amém ✝️📿

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/5/23 10:25

    Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 na Paz de Cristo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida do Beato Estêvão. Todavia, me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do amor, do jejum, da oração, da alegria, da confiança, da paz, da fé e da evangelização. Me conceda a graça para viver a minha vocação. Me conceda a graça para fugir da perturbação. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9/5/23 21:00

    Que Deus abençoe nossa noite amém

    ResponderExcluir
  17. Que Deus abençoe nossa noite e muito obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que possamos sempre estar juntos na paz de Cristo amém

    ResponderExcluir
  18. Deus abençoe nossa noite obrigada pela meditação de todos os dias

    ResponderExcluir
  19. mande o evangelho do dia. a videira e os ramos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS