PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Se alguém me ama, guardará minha palavra.

Se alguém me ama, guardará minha palavra.




08 de maio de 2023

  Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa  



                                 Evangelho                             


Jo 14,21-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.


                                 Meditação                            


Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

Jesus está falando com os seus discípulos, gente que o ama, que o segue. Imaginemos você participando dessa reunião e Jesus dizendo isso: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”.

Você, com a liberdade de um discípulo, um amigo, uma amiga de Jesus, poderia perguntar-lhe diretamente que “palavra” é essa pra gente guardar. Vai, pergunta... Coragem, vai... “Oh Jesus, desculpe, que palavra é essa pra gente guardar?” Escute bem a resposta. “A minha palavra pra você guardar é o que eu disse a vocês e ao povo, o que eu fiz entre vocês, a minha vida. A palavra é a minha vida, vivida entre vocês”. Puxa, que resposta! Pensa bem: como é que a vida dele é a palavra? Pergunte mais não. Eu mesmo lhe explico: Toda a vida de Jesus é uma grande palavra que Deus falou na história da humanidade. Ficou complicado? Vou dizer de outra forma: a vida de Jesus na terra, sua vida humana, é uma grande comunicação, uma boa notícia, um evangelho. Ih, parece que você não entendeu... Então, é melhor você perguntar a Jesus.

Vai, pergunta... pergunta... “Jesus, aqui, você diz assim 'Se alguém me ama, guardará a minha palavra'. Amá-lo, eu amo, mas eu queria saber qual é mesmo a palavra que você quer que a gente guarde". Escute bem a resposta dele. “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele ensinará tudo a vocês e lhes recordará tudo o que eu tenho dito a vocês”. Puxa vida, respira fundo, que resposta ... Olha só, o Espírito Santo ajuda a gente a entender o significado e o alcance do que Jesus disse e fez, de sua vida humana e muito mais. A vida de Jesus é o seu evangelho. Aliás, o evangelho de Marcos começa assim: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”. Então, o evangelho é a vida de Jesus, com tudo o que ele fez e disse.

Tudo claro? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. E “guardar”, o que é? Responda você. Não vale dizer que ‘guardar’ aqui é conservar. Claro,...’guardar’ é praticar. Praticar. E praticar a Palavra de Deus é, segundo o mesmo Jesus, o mais importante. Não é apenas dizer “Senhor, Senhor”, mas fazer a vontade do Senhor. A palavra é, afinal, a vontade de Deus, que está manifestada na história da vida de Jesus, na história do povo eleito, na história da salvação que a Bíblia conta. Guardar é tomar a vida de Jesus como referência para a própria vida, é acolher a boa notícia do amor de Deus que se manifesta nela.


Guardando a mensagem

Nos evangelhos, está a história de Jesus, o testemunho de como sua vida impactou a primeira geração de cristãos, guiada pelo Espírito Santo. Neste testemunho, revela-se o rosto misericordioso do Pai, revelado por Jesus. Foi o que ele disse “E a palavra que vocês escutam não é minha, mas do Pai que me enviou”. A história de Jesus, sua vida, o que ele disse e o que fez, esse é o evangelho que precisamos conhecer e tomar como inspiração para a nossa vida. É a palavra que precisamos guardar. Você que ama Jesus, tome hoje um propósito: meditar diariamente os Evangelhos. Aliás, já é o que fazemos juntos aqui na Meditação. Então, estamos no bom caminho.

Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos tranquilizas, quando nos dizes que o Espírito Santo enviado, pelo Pai em teu nome, ele nos ensinará tudo que precisamos para entender e realizar a tua palavra. Todos os dias, procuramos meditar a tua palavra, palavra que é toda a tua vida, tuas atitudes e teus ensinamentos. Aos poucos, vamos assimilando tua maneira de ver o mundo, com o olhar do Pai. São Paulo mesmo nos recomendou que tivéssemos os mesmos sentimentos teus. Nós te amamos e queremos guardar a tua palavra. Guardar a tua palavra é uma questão de amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Renove hoje o seu compromisso de ler diariamente a Palavra de Deus e meditá-la. Uma dica: diariamente, como você sabe, comentamos aqui o evangelho do dia. Seria muito importante você ler esse evangelho. Para você que recebe a Meditação pelo celular, veja que, além do áudio, sempre envio o texto do Evangelho e da Meditação. É só clicar no link que chega aí pra você. 

Comunicando

Hoje, tem Encontro dos Ouvintes, no Recife. A Santa Missa começa às 11 horas, na Igreja de Santo Antonio, na Pracinha do Diário.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

42 comentários:

  1. Anônimo8/5/23 05:12

    Bom dia!!
    Sua benção padre João Carlos!!
    Que Jesus nos fortaleça cada dia mais com suas palavras. Gratidão 🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/5/23 05:19

    Bom dia padre , Deus abençoe nossa vida com muitas graças , obrigada pela minha família , peço proteção e bênçãos e agradecer por tudo , obrigada pelo dom da vida e por tudo que tenho , gratidão e peço perdão pelo pecados, tenha piedade e nesericirdua por mim e meus familiares amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/5/23 06:10

    Amém 🙌 gratidão

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/5/23 06:35

    Que o espírito santo hoje nos proteja, nós de livramento que tenhamos um bom dia abençoado e uma ótima semana amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/5/23 07:00

    Bom dia padre João Carlos, sua bênção. Estou aprendendo muito com o senhor, depois que comecei a acompanhar todos os dias a leitura, meditação e propósitos da Palavra de Deus. Obrigada .Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/5/23 07:02

    Bom dia Pe. João Carlos - graças ao senhor que deu sabedoria aos homens e deixou os pregadores para pregação da palavra de Jesus......amemmmm...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/5/23 07:05

    SENHOR TUAS PALAVRAS EU QUADO NO MEU CORAÇÃO ELAS MIM FORTALECI E MINHA ALIMENTAR AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/5/23 07:15

    BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS A SUA BENÇÃO E QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE, UMA SEMANA ABENÇOADA PRA TODOS NÓS AMÉM

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/5/23 07:23

    Amém que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/5/23 07:28

    Sua benção padre sou de ji Paraná Rondônia e todos os dias Deus me dá graça de ouvir a palavra através do senhor.Deus abençoe sempre sua vida.abencoada semana para todos nós.amem

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Observemos só que garantia o próprio Jesus nos dá, nos afirmando que, quem O ama, respeita os Seus mandamentos e guarda a Sua Palavra, é DEUS Pai que nos ama e faz Sua morada em nós, sendo assim só precisamos espalhar este Amor, isto é transmitir a Boa Nova na vivência do amor, ou seja evangelizando e deixando sermos evangelizados, refletindo a luz do Espírito Santo que todo Cristão batizado possui, demonstrando que a chama da esperança não se apaga.
    Podemos afirmar que não existe garantia maior que esta, viver em Cristo, Palavra e Eucaristia é a segurança irmãos, a verdadeira felicidade que todos procuram,.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/5/23 07:44

    Bom dia Pe João Carlos!
    Obrigada Senhor por Vosso Imenso amor. Grata tbm pela sua visita recentemente a Surubim, mais uma vez nos encorajando.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/5/23 08:01

    Bom dia padre sua benção abençoe meus filhos netos

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/5/23 08:01

    Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/5/23 08:59

      Bom dia padre João muito obrigada pelas orações sempre acompanho suas meditações que recebo no meu celular

      Excluir
    2. Anônimo8/5/23 10:42

      Bom dia padre sua benção que Deus continue abençoando sua caminhada só tenho agradecer por seus ensinamentos gratidão gratidão🙏🙏🙌🙌

      Excluir
    3. Anônimo8/5/23 10:44

      Bom dia padre João Carlos sou de campo novo de. Rondônia eu ouço suas mensagens todos os dias pra mim é uma benção o brigado

      Excluir
    4. Anônimo8/5/23 10:47

      Eu o Jales coordenador da comunidade menino jesus de três coqueiros paróquia Santa Marta de buritis Rondônia

      Excluir
    5. Anônimo8/5/23 14:37

      Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 obrigado Jesus 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
  15. O TEXTO CONTINUA DESCONFIGURADO!!!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8/5/23 08:16

    Bom dia!! Sua benção padre abençoe minha vida, a vida de toda minha família 🙏 da minha filha do meu genro.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/5/23 08:17

    Que o Divino espírito santo ilumine minha vida 🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/5/23 08:33

    Bom dia! Sua mensagem me faz compreender as vontades do Senhor Jesus. Peço-lhe abençoar minha família e restabelecer a saúde. Amém

    ResponderExcluir
  19. Anônimo8/5/23 08:39

    Que o Espírito Santo me ilumine , dando me sabedoria e discernimento e muita calma e humildade para me expressar no dia a dia !

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, Jesus eu ti amo, proteja a mim, minha família, o Pe João Carlos e todos nós, obrigada por tudo Jesus. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Anônimo8/5/23 08:50

    Bom dia 🌺 todos os dias escuto a meditação com Pe João Carlos. É maravilhoso

    ResponderExcluir
  22. Anônimo8/5/23 08:59

    Bom dia Padre João Carlos
    Meu nome é Mariza cândida
    Peço oração pela minha saúde e todos da minha família paz é bem

    ResponderExcluir
  23. Anônimo8/5/23 09:19

    Bom dia Pe João euma bênção logo de manhã meditar a palavra Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  24. Anônimo8/5/23 09:20

    Oi parabéns pelo ensinamento de hoje um abraço obrigado

    ResponderExcluir
  25. Anônimo8/5/23 09:31

    Bom dia Pe. João Carlos! Sua bencão. Sou do interior da Paraiba. Obrigada por nos enviar o texto do evangelho e a meditação todos os dias. Obrigada pelos ensinamentos bíblicos. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo8/5/23 09:44

    AMÉM 🙇 🙏 A PALAVRA DE DEUS É ALIMENTO DE VIDA PRA TODOS NÓS, VIVER, LER O EVANGELHO E UM PRESENTE DE BÊNÇÃOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/5/23 10:16

      Amo as músicas de padre João Carlos, estou sempre cantando por nossas Comunidades.🙏🙏🙏❤️

      Excluir
    2. Anônimo8/5/23 21:21

      Maria da Paz bezerra Cavalcante da cidade Recife fico grata pela bênçãos

      Excluir
  27. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária que tanto nos ajuda a melhor compreender a palavra de Deus. Um dia abençoado a todos nós e muita gratidão amém

    ResponderExcluir
  28. Anônimo8/5/23 11:07

    Bom dia estou fazendo tratamento de depressão, hoje vou ao psiquiatra, peço sua oração e benção pra que fique bom, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  29. Mais um dia Deus nos concedeu para que possamos fazer a sua vontade agradeço por tudo e em alguns minutos estarei em oração por mais um dia de vida Deus abençoe todos nós que topamos o desafio deste mês em louvor a Santa Mãe de Deus

    ResponderExcluir
  30. Anônimo8/5/23 19:12

    Que Deus continue lhe abençoando padre João Carlos estou acompanhando sua meditação todos os dias tenho aprendido muito com os seus ecinamentos

    ResponderExcluir
  31. Anônimo8/5/23 23:51

    Glória á vós Senhor...
    Que o Espirito Santo venha sobre mim e minha família trazendo a Sabedoria necessária pra fazer sempre a vontantade

    ResponderExcluir
  32. Anônimo9/5/23 01:36

    Que Deus nosso senhor olhe pela minha familia

    ResponderExcluir
  33. Anônimo9/5/23 08:51

    Estou precisando receber o evangelho de hoje com os comentarios do pe. João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS