PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Unidos a Cristo, como ramos na videira.

Unidos a Cristo, como ramos na videira.

 


10 de maio de 2023

   Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.  


                              Evangelho                                 


Jo 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

                              Meditação                                


Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês (Jo 15, 4)


Qual é a grande palavra de hoje? PERMANECER. ‘Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês’. Jesus está à mesa com os discípulos. No clima de intimidade da ceia, ele descreve a comunhão existente entre ele e os discípulos como a relação entre a videira e os ramos. A videira era já uma representação do povo de Deus, no Antigo Testamento. Ele lhes diz: “Eu sou a videira verdadeira, vocês são os ramos. Meu Pai é o agricultor”.

Jesus está unido ao Pai, permanece no Pai. E o Pai nele. Assim, os discípulos: permaneçam em Jesus, pois Jesus permanece neles. Como ramos, estejam inseridos na videira, profundamente, para dar frutos. O Pai poda os ramos para que dêem mais frutos e corta os que não dão fruto. Como bom agricultor, o Pai cuida da videira e é glorificado pelos frutos que colhe.

Mas, o que é ‘permanecer’? A imagem da videira nos ajuda a entender bem o que seja ‘permanecer’. Permanecer é estar inseridos em Cristo, em comunhão com ele, alimentando-nos dele e produzindo frutos.

Em primeiro lugar, PERMANECER EM CRISTO é estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra. “Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto”. Estamos unidos a Cristo pela fé e pelo batismo. No batismo, fomos inseridos nele, enxertados como ramos na videira. O batismo foi o banho purificador, que nos lavou do pecado, inserindo-nos no mistério de sua morte e ressurreição. Jesus falou que o Pai limpa o ramo e que nós já estávamos limpos pela palavra que recebemos. É bom lembrar que eles estavam ali na ceia, e que a ceia começou com o lava-pés. Por sua morte e ressurreição, Jesus nos limpa, nos purifica, nos reconcilia. Permanecendo em Cristo, o que pedimos ao Pai, ele nos concede. Permanecendo nele, suas palavras permanecem em nós. Temos já uma primeira resposta: PERMANECER em Cristo é estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra.

Em segundo lugar, PERMANECER EM CRISTO é estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos. Lemos no livro dos Atos dos Apóstolos (At 9), Saulo tinha chegado em Jerusalém, mas ninguém queria saber dele, a fama dele era de perseguidor. Barnabé o apresentou aos apóstolos e contou-lhes a sua conversão. Os apóstolos o acolheram. Ele integrou-se na comunidade e começou a pregar ao povo. Olha que grande lição. Quem está unido a Cristo, como Saulo já estava, precisa viver unido à comunidade dos discípulos, à Igreja, ser conhecido, participar, contribuir com a missão. Essa segunda resposta é muito valiosa: PERMANECER em Cristo é estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos.

Em terceiro lugar, PERMANECER EM CRISTO é guardar os seus mandamentos. Lemos na primeira carta do apóstolo João: “Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus com ele” (1 Jo 3). E o apóstolo resume o mandamento de Deus: crer no nome do seu Filho e nos amarmos como irmãos. Jesus, de muitos modos, nos falou disso: o discípulo de verdade é o que faz a vontade de Deus, como ele. E ali na ceia, ele nos deu o mandamento do amor fraterno: “amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. Terceira resposta: PERMANECER em Cristo é guardar os seus mandamentos.


Guardando a mensagem

Como os ramos estão unidos à videira, assim nós estamos unidos a Cristo. Para dar frutos, isto é, para realizarmos nossa vocação de ramos precisamos permanecer nele. Permanecer é estar em comunhão com ele, participando de sua Igreja e praticando os seus mandamentos. Só assim podemos dar frutos. O grande fruto é nos tornarmos seus discípulos: andar nos seus caminhos, ter os seus mesmos sonhos, amar com o seu coração compassivo, servir aos sofredores como ele o fez, ter o seu mesmo compromisso com o Reino.

Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês (Jo 15, 4)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
pela fé e pelo batismo, estamos unidos a ti. Como ramos, fomos enxertados na videira verdadeira. Não é fácil, Senhor, manter essa comunhão contigo, permanecer na graça. São tantas as provações, as tentações que teimam em nos afastar de ti e da comunhão com a tua Igreja, o teu corpo místico. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito, a nos mantermos perseverantes e fiéis, alimentados pelo pão da Palavra e da Eucaristia, produzindo muitos frutos para a glória do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

No seu caderno espiritual, escreva um propósito: fazer algo que o(a) ajude a permanecer em Cristo. 

Comunicando

A Meditação que você recebe no celular ou ouve em vários canais também é veiculada em diversas emissoras. No caso de você ter acesso a alguma rádio que possa transmitir a Meditação, entre em contato com nossa equipe da AMA. Deixo-lhe o contato de Marcos Mariano, responsável por este setor. 

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

28 comentários:

  1. É uma benção de Deus receber a meditação que nos ensina, nos oorienta para Deus. Padre que o Senhor Deus esteja sempre com o senhor para nos conduzir aos Céus.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Amém! Sem Jesus a vida não têm sentido. "Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre". Gratidão Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Amém!E uma grande dádiva de Deus receber essa mensagem todos os dias do evangelho.muita gratidão senhor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Padre João Carlos, poder ter essa condição de ler o evangelho todos os dia é uma benção.Por esse, canal nos tornamos partes dessa videira agradeço a Deus pela palavra VIVA alimento edificante.Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Tem sido verdadeiro refrogério e alimento p mim a meditação diária consigo, padre João Carlos. Muito obrigada por estarmos juntos nesta bendita missão. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Mais uma vez Jesus nos lembra que sem Ele não somos nada, ou seja aqueles que acreditam que podem viver sem temor e sem comunhão com DEUS estão totalmente enganados, porque Ele nos afirma: se alguém não permanecer nEle na Videira verdadeira, o ramo não poderá dar fruto por si só, então como ramos que somos independentemente do tempo de colheita dependemos da Videira que é Jesus Cristo e também da proteção e cuidados de nosso Pai celestial que é o Agricultor, quando absorvemos Sua Palavra, Sua presença, assim cheios do Espírito Santo, tomados da paz de Cristo adquirimos a Sabedoria, e vivendo a prática dos ensinamentos da Palavra nos tornamos frutos vistosos, abençoados, traduzindo Cristãos autênticos.
    Jesus é a Luz da Verdade, o Caminho da libertação e a Salvação para eternidade. Nesta parábola mais uma vez nos confirma que já estamos limpos e para conseguirmos produzir bons frutos precisamos estar ligados a Raiz, permanecer na Videira, confiar e nos entregar aos cuidados do Agricultor,.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe. João Carlos! Sua bencão. Acesso todos os dias o blog da meditação que é uma bênção para mim compreender a Palavra de Deus atraves das suas reflexões. Deus o abencoe.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos é uma benção de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  9. anabasilianp@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Que Deus abençoe sempre sua vida 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Gratidão Padre Joao Carlos por seus ensinamentos, estou muito feliz por está nesse grupo para aprender suas lições com muita dedicação

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre , Deus seja louvado para sempre, obrigada Jesus por tudo que tenho , dom da vida e dos meus filhos ,e senhor tenha piedade e misericórdia de mim e de toda família, hoje te peço peka minha sobrinha ,Denise que esteja bem e que abra seus caminhos e que ela se encontre a paz .

    ResponderExcluir
  13. Ola, Padre João Carlos bença 📿🛐✝️

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor 🙌🙏🌹🌻 bom dia Padre João sua benção 🙏 aqui é Elenilda de Recife, obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🌹🌻❤️

    ResponderExcluir
  15. Que Deus abençoe Sempre sua vida

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a paz de Cristo Jesus obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  17. Um dia abençoado a todos nós e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Gratidão por tudo amém

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos Deus abençoe vocês sempre com saúde e proteção divina. ❤️‍🔥
    Gostei muito do evangelho de hoje, gosto de ouvir você e sinto que tem parentesco, com migo não sei explicar, Mais sinto.
    Sua benção. Sabe uma coisa que tem ai parecendo um prego, eu vi um assim só que era grande, depois te falo mais detalhes..amém

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Pe. João Carlos pelas mensagens diárias que envia!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Me sinto abençoada por receber os áudios da meditação da palavra tenho 67 anos já perteci a grupo da igreja fui Cordenadora do cursilho da igreja e nunca me sentir tão bem com as palavras do senhor padre calos..Obrigada...sou viúva a 9 anos e mãe de 3 filhos biológico e 4 adotivos..não espero nada de filhos criei todos na igreja..nem todos escutar o grande Deus de Amor....

    ResponderExcluir
  21. Padre João Carlos em primeiro lugar peço a sua benção , peço também que em suas orações coloca minha família para que possamos fazer a vontade de Deus aqui na terra a todos os nesecitados e que o espírito santo nos enseni palavras agradáveis a Deus a cada dia para que possamos dar frutos em nossas famílias e em ossas comunidades é o que nós diz o evangelho de hoje

    ResponderExcluir
  22. Quero me inscrever para receber sempre.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pela meditação diária da Santa Palavra, Padre! Deus o abençoe grandemente! Sua bênção! Amém. 🙏

    ResponderExcluir
  24. Padre João Carlos sua benção fico muito agradecida pelas meditação que recebo todos os dias muito obrigada por tudo gratidão

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre eu agradeço a sua bençao pela meditação agradeço todos os dias

    ResponderExcluir
  26. Glória a Deus todo poderoso.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS