PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Onde e como encontramos Jesus Ressuscitado

Onde e como encontramos Jesus Ressuscitado




23 de abril de 2023

  3º Domingo de Páscoa.  


                              Evangelho                                 

Lc 24,13-35

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém.
14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?”
19Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?”
27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”
33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.



                           Meditação                                  


Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando! (Lc 24, 29)

Os evangelistas e suas comunidades se esforçaram para nos comunicar a sua experiência de encontro com o Senhor Jesus ressuscitado. Lucas, no seu evangelho e nos Atos dos Apóstolos, nos deixou um belo relato desta experiência, nos contando, particularmente, a história dos discípulos de Emaús. Neste episódio, passado com cristãos comuns, discípulos que não eram apóstolos, podendo ser inclusive um casal, Cléofas e sua esposa, dá para identificar sete expressões do encontro com o Senhor Ressuscitado. São sete experiências da ressurreição de Cristo.

A primeira experiência é esta: Jesus ressuscitado está vivo e caminha conosco, escutando nossas dores e nossos dramas. Os dois estão voltando, a pé, para Emaús, no domingo da páscoa. Andam cerca de 11 km. Desencantados e tristes: é assim que Jesus os encontra no caminho. E entra na conversa, escutando com atenção toda a sua história. Eles não se dão conta ainda de que o peregrino é o próprio Jesus. Mas, estão fazendo experiência da ressurreição. A Escuta é lugar de encontro com o Senhor Ressuscitado.

A segunda experiência é esta: Jesus ressuscitado caminha conosco, nos ajudando a ler os acontecimentos com a luz das Escrituras. Ele comenta o que a Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos falavam sobre o caminho do Messias, servo de Deus, provado no sofrimento. O coração dos dois discípulos como que ‘ardem’ com o vigor que a palavra lhes comunica. A Palavra é lugar de encontro com o Senhor Ressuscitado.

E esta é a terceira experiência da ressurreição: Jesus ressuscitado é acolhido por nós, nos pobres, nos peregrinos. Está entardecendo e eles insistem para que ele fique e se hospede em sua casa. Estão assim exercitando a caridade, a hospitalidade tão recomendada pela tradição do seu povo. “Quando você acolhe o peregrino, está me acolhendo. Quando você dá pão a quem tem fome, está me alimentando”, tinha ensinado o Mestre. A Caridade é lugar de encontro com o Senhor Ressuscitado.

A quarta experiência da ressurreição: Jesus ressuscitado continua oferecendo-se em sacrifício em nosso favor, pela nossa salvação. Sentado à mesa, ele repete os gestos da multiplicação dos pães no deserto e, especialmente, da última ceia. Toma o pão, dá graças, parte o pão e o entrega aos discípulos. É o sinal da Eucaristia. Na Missa, a ceia eucarística, renova-se o sacrifício redentor de Cristo em favor da humanidade. Nesta hora, os discípulos, sentados à mesa da ceia, com os olhos da fé, reconhecem a presença do ressuscitado. A Eucaristia é lugar privilegiado de encontro com o Senhor Ressuscitado.

Mas há uma quinta experiência, onde os discípulos encontram o Senhor: Jesus ressuscitado nos acolhe em nossa volta à comunidade. Os dois discípulos retornaram, às presas, à comunidade com a boa notícia. A comunidade dá testemunho de que o Senhor se apresentou a Pedro e aos apóstolos, confirmando-os na fé e na missão. O próprio Senhor se apresenta na reunião. A Comunidade, a Igreja, é lugar do encontro com o Senhor Ressuscitado.

E há ainda uma sexta experiência: Jesus ressuscitado é anunciado por nós a todas as nações. Ele nos deixa a tarefa de anunciar a todos, em seu nome, a conversão e o perdão dos pecados. No livro dos Atos, vemos Pedro realizando isto, em nome da comunidade: “Deus enviou Jesus ressuscitado para abençoar vocês, na medida em que cada um se converta de suas maldades". A Evangelização é lugar do encontro com o Senhor Ressuscitado.

E, finalmente, há uma sétima experiência de Jesus ressuscitado: Nós somos as testemunhas de Cristo Jesus ressuscitado. Testemunhamos que Jesus, enviado pelo pai, foi rejeitado e morto, mas, pelo poder de Deus, está vivo e ressuscitado, comunicando-nos a vida de Deus. Na força de sua ressurreição, vidas são restauradas, os paralíticos pulam de alegria, os pobres são evangelizados. Pedro, ao entrar no templo, diz ao coxo: “Ouro e prata não tenho, mas o que tenho te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”. O Testemunho é lugar de encontro com o Senhor Ressuscitado. Somos testemunhas de que a força da ressurreição está fazendo novas todas as coisas.


Guardando a mensagem

Sem a experiência do encontro com Jesus ressuscitado, nossa vida fica opaca, sem transcendência, sem horizontes. Você pode encontrar o Senhor ressuscitado, ou melhor ele vem ao seu encontro, na escuta da Realidade, na audição da Palavra de Deus, no serviço da Caridade aos sofredores, na celebração da Santa Eucaristia, na Comunidade Cristã, no serviço da Evangelização e no Testemunho de quem crê.

Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando! (Lc 24, 29)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
nossa prece hoje é a dos discípulos de Emaús: “Fica conosco, Senhor. É tarde, a noite já vem!”. Sem tua presença de ressuscitado em nosso caminho, caminhamos para a noite, para o sem sentido, para o fracasso. Se estiveres conosco, o nosso caminho se ilumina, a Palavra santa que ouvimos enche-se de sentido, o serviço aos pobres enche o nosso coração de alegria. Pela tua ressurreição, por tua presença ao nosso lado, a celebração da Santa Missa é verdadeira comunhão com o teu sacrifício redentor, a nossa Comunidade se torna lugar de fraternidade e missão reforçadas pelo nosso Testemunho. Fica conosco, Senhor! Amém.

Vivendo a Palavra

Neste domingo, o terceiro da Páscoa, mesmo depois de um feriado, faça todo esforço para participar da Santa Missa. Um domingo sem Missa é uma semana sem Graça. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Fica conosco Senhor! Sem Ti , não conseguiremos prosseguir!

    ResponderExcluir
  2. CACILDA SENA.Fica conosco Senhor! Sem Ti a noite é tão escura, precisamos tanto do Seu Amor,da Sua Companhia!

    ResponderExcluir
  3. Fica conosco Senhor e ilumina nossos caminhos com a tua santa presença 🙏🩷

    ResponderExcluir
  4. Maria claudete ferreira herculano batista23/4/23 07:22

    Que eu possa vivenciar hoje e todos os dias a tua palavra Senhor. Gratidão ao padre João Carlos por nessa reflexão cheia de unção estar nos revelando o caminho .7 é o número da perfeição. Bom dia para todos nós

    ResponderExcluir
  5. Glória a vós Senhor paz e bens a todos bom dia e uma semana iluminada por Deus nosso criador beijos

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus, me encoraje, retira da minha mente, pensamentos negativos e me levanta para uma nova vida, cheia de paz, saúde e coragem para enfrentar tudo q vier de negativo, abre meu coração para praticar a caridade. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre João Carlos por suas palavras tão sábias de todos os dias que jesus lê abençoe sempre amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos,minha benção, um domingo sem missa é uma semana, sem a proteção de Jesus nosso salvador, fica comigo senhor e com minha família, oração para acalmar meu coração , sem a minha mainha, que Deus a levou, Deus seja louvado.Obrgada Pe João Carlos, por todas as medicações, que Deus abençoe sempre o senhor, na sua caminhada com Deus. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Fica conosco SENHOR , pois sem a sua companhia , não tem sentido o caminhar!!! Excelente Reflexão da palavra de DEUS

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus te Consagro minha vida minha Familia e Jefferson Mattioli e familiares e todas as pessoas que convivem comigo que eu Amo tanto. Nos ABENÇOE e PROTEJA hoje e sempre. E nos dê livramentos de todo e qualquer mal de todo perigo e de toda doença do corpo. Tira de mim essa angústia esses pensamentos que preocupam e mim dê sabedoria para passar pelas adversidades da vida sem mim machucar . Amém

    ResponderExcluir
  11. Cadê o jornalzinho padre João Carlos bom di

    ResponderExcluir
  12. Bom dia especial!!! Domingo do Senhor Rezamos pela a Paz no Mundo pelo o Mundo de igualdade de respeito ao próximo e assim seja pelo século dos séculos... Amém.

    ResponderExcluir
  13. Fica conosco Senhor... Fica com da pessoa que precisa de sua companhia. Que mensagem tão linda. Obrigada Padre João Carlos. Que Deus te abençoe sempre com saúde e paz.

    ResponderExcluir
  14. Fica conosco, Senhor!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Continuo pedindo orações pela minha mãe q segue internada, com melhoras graças ao Senhor mas ainda precisando controlar a pressão. Um domingo Santo a todos amém

    ResponderExcluir
  16. Amém que Deus sempre esteja presente nas nossas vidas

    ResponderExcluir
  17. Amém que Deus esteja sempre presente em nossas vidas 🙏

    ResponderExcluir
  18. Fica Senhor Jesus comigo me ajuda na minha súplica eu confio em ti 🙏🏼

    ResponderExcluir
  19. Que Deus continue abençoando a cada um de nós 💕 🙌

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos, gosto muito de seus ensinamentos sobre a palavra de Deus, esse evangelho de hoje foi muito lindo.
    Agora tem uma coisa que não entendo porque Jesus Cristo está vivo entre nós e a Igreja ⛪️ prega tanto a morte de Jesus Cristo??
    Eu gostaria de saber fica sempre uma dúvida em meus pensamentos. Será que as pessoas não estão iguais as pessoas que ele estava caminhando.
    Deus te abençoe sempre vocês filhos e filhas de Deus vivo. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para pregar a ressurreição temos que pregar também a morte,se Cristo está vivo e ressuscitado e porque morreu por nós.
      Está e a nossa fé amém

      Excluir
  21. Padre João Carlos, que aula de Teologia nos destes hoje! Abençoado sejas sempre.

    ResponderExcluir
  22. Pai eterno, eu LHE agradeço pelos milagres, prodígios e sinais realizados na vida do VOSSO povo. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, do amor, do testemunho, do apostolado, da tristeza, da alegria, da libertação, da ressurreição, da fé, da oração, da esperança, da libertação, da sabedoria, da santidade, da vida, da evangelização, da partilha, da bênção, da inteligência e da purificação. Me conceda a graça para vencer o sofrimento, o pecado, as provações, a impiedade, a corrupção e a angústia. Me conceda a graça para viver na VOSSA presença. Me conceda a graça para fazer boas obras. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Fica conosco jesus nós abençoe e ilumine sempre sua vida 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada Padre pelas meditações

    ResponderExcluir
  25. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Fica Conosco SENHOR 🙏🏼Uma semana abençoada pra todos nós 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS