PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nas tempestades, podemos fazer uma profunda experiência de Deus

Nas tempestades, podemos fazer uma profunda experiência de Deus

 




22 de abril de 2023

  Sábado da Segunda Semana da Páscoa.  
 


                            Evangelho                            

Jo 6,16-21

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.
20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.


                              Meditação                               

Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).

O que aconteceu foi o seguinte. Os discípulos, de tardezinha, pegaram a barca pra voltar para Cafarnaum, que ficava do outro lado do mar. O mar deles, na verdade, era o grande lago da Galileia. Jesus tinha ficado no monte. Tinha se esquivado do povo que o queria proclamar rei, depois da multiplicação dos pães. A travessia estava muito difícil. Escureceu, o vento contrário foi ficando forte e o mar ficou agitado. Já estavam na metade da viagem quando viram aquele vulto andando sobre as águas, vindo na direção deles. Foi um medo só. Jesus de lá gritou: “Sou eu. Tenham medo não”. Puxa, que susto. Eles ficaram esperando que Jesus subisse na barca, mas nem deu tempo. A barca de repente chegou ao destino.

O que essa história está ensinando? Só contando um fato curioso? Certamente que não. O próprio texto (Jo 6, 16-21) já nos dá uma pista de compreensão. A palavra “mar” (ou águas), por exemplo, está repetida quatro vezes. ‘Mar’ é sempre uma representação do mundo a que os discípulos estão enviados como missionários. O ‘mar’ é o mundo onde se realiza a missão. A palavra “barca” está repetida quatro vezes. Não pode ser por acaso. ‘Barca’, você sabe bem, é uma representação da comunidade, da Igreja. A barca de Pedro é a Igreja, a comunidade dos discípulos. 

O que é que está acontecendo? Eles estão tentando atravessar o mar e estão encontrando muita dificuldade. O que significa a barca dos discípulos atravessando o mar? É a Igreja realizando a sua missão no mundo, no meio de muitas dificuldades. Note as palavras que aparecem: já estava escuro, os ventos eram contrários, o mar ficou agitado. Muitas coisas continuam atrapalhando a missão da igreja hoje: um mundo que se afasta de Deus, batizados que não vivem na fé da Igreja, pessoas que fomentam divisão...Verdade, o  mar continua revolto. E os ventos, contrários. Noite escura nessa travessia. Olha, como esse texto é atual!

Voltemos ao mar da Galileia. O que aconteceu no meio daquela apreensão toda dos discípulos, coitados, no meio daquela tempestade? Eles viram um vulto andando sobre as águas e vindo na direção deles. Ficaram de cabelo em pé. Mas, reconheceram quem era, quando ele se apresentou. Lembra o que foi que Jesus disse? Vou recordar: “Sou eu. Tenham medo não”. E quem é ele? Claro, é Jesus. Mas, ele disse SOU EU. Disse como Deus, o Pai, tinha dito no Monte Sinai a Moisés. EU SOU. Diga ao Faraó que EU SOU mandou dizer que liberte o meu povo. EU SOU é Deus. 


Podemos pensar assim: no meio daquele vendaval, daquela tormenta, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: Jesus é Deus. Ele é EU SOU. Você lembra que muitas vezes ele foi se revelando: Eu sou o pão vivo descido do céu. Eu sou o Bom Pastor. Eu sou a Luz do Mundo. Ele é Deus. É Deus quem domina o mar, é Deus quem acalma a tempestade. Por falar em tempestade, cadê a tempestade? Mal os discípulos se prepararam para Jesus entrar na barca, tinham chegado.

Guardando a mensagem

O mar é o mundo, onde os discípulos levam adiante a missão que Jesus lhes confiou. A barca é a comunidade dos discípulos, a Igreja. De vez em quando, a comunidade se encontra cercada de problemas e dificuldades, no meio de uma verdadeira tempestade. Em momentos como esse, faz uma profunda experiência de Deus. Jesus mesmo vem ao seu encontro. Jesus é o Deus vencedor do pecado, do mal e da morte. É ele quem garante o êxito da missão, ele domina a tempestade.

Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
minha família também é como uma barca, navegando no mar. De vez em quando, dá cada tempestade! Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. Tu vens ao nosso encontro, mesmo quando partimos sem ti. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção, a grandeza do teu amor. Tua presença acalma a tempestade. Muito obrigado, Senhor. Tu és o nosso Deus e Salvador. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

É possível que, hoje, se apresente uma oportunidade para você dizer uma palavra de fé que ajude a acalmar uma tempestade. Se aparecer essa oportunidade, dê seu testemunho sobre Jesus: testemunhe que é ele quem acalma o mar.

Pe João Carlos Ribeiro, SDB

32 comentários:

  1. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção obrigada pela homilia tão rica Q Deus o abençoe que o Divino Espírito Santo ó ilumine sempre com sabedoria nessa missão 🙏🏻🙏🏻🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Especial!!! Grandeza do Evangelho com clareza e sabedoria Deus sempre mostrando sinais e nós sempre em desobediência... Deus abençoe esta Nação e nos guias para salvações.

      Excluir
  2. Jesus está conosco. Nossas preocupações e medo não podem ser maior do que nossa Fé. Gratidão Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos gosto muito de suas mensagens a fé é muito importante na nossas vidas reze pelo meu esposo que precisa de ajuda

    ResponderExcluir
  4. Obrigado.Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Padre João Carlos ,Jesus sempre está do nosso lado e nunca desiste da gente basta nós estarmos sempre confiante .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção meu nome é ornillda de Recife Pernambuco oração que Deus a calme sempre atepestade.da minha casa 🏡 e o que pesso al meu senhor Jesus Cristo amém 🤚 que Deus abençoe sempre sua vida sua família e a minha também.com a proteção dó nosso pai amém 🙌

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa homilia,padre.Deus te ilumine com saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre sua benção
    Estou passando por essa tempestade na minha casa

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus misericórdia de nois

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Juraci sou de Paulista Recife Pernambuco
    Estou em desespero pela tempestade que estou passando
    Estou entrando em depressão mim ajude

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todas é todos
    Gosto muito da explicação que o padre João sobre o Evangelho. Realmente são muitas as tempestades que nós enfrentamos no nosso dia a dia.Confiemos em Deus...

    ResponderExcluir
  12. OBRIGADO SENHOR POR SE R MINHA TEPESTADE NA MINHA VIDA E MINHA FAMILIA TUDO POSSO NA QUELE QUI MIM FORTALECI AMEM GLÓRIA A DEUS GRATIDÃO MEU JESUS POR TUDO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, padre João Carlos,sua bênção, que o Espírito Santo ilumina sempre dê ao senhor muita saúde e paz e muita sabedoria e dircenimento estou atravessando uma tempestade na .minha vida com a crise financeira, estou devendo tanto que não consigo pagar. Peço a Deus e santa Edvirgem santo Expedito e santa Filomena, que intercede por mim, eu creio mas aumentar a minha Fé. As suas reflexões são belas,amo muito o senhor pela dedicação e de sua preocupação de evangelizar o mundo inteiro, sua bênção, Amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, na paz de Jesus que sempre estás conosco ,na caminhada mesmos quando surgem as grandes e terríveis tempestades,ele que nos da coragem, e nos mantém firmes. Todas as manhãs sigo ,as lindas reflexões,um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Maria claudete ferreira herculano batista22/4/23 08:16

    A certeza de que Jesus está sempre nos guiando no mundo é a convicção de que adentraremos um dia na casa do Pai.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe. JOAO CARLOS. SIa bênção. Obrigada por nos ensinar e compartilhar conosco a Palavra de Deus todos os dias. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos,minha benção, minha família estava em uma grande tempestade, pedindo a Deus em minhas orações, graças a Deus, está passando a tempestade, está quase no fim de terminar a tempestade, obrigada senhor Jesus, por ouvir meu pedido de orações, abençoe a mim e minha família sempre, e para o senhor e sua família também. Obrigada pelas lindas meditações. Que Deus nos proteja de todo mal amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Como faço para receber os áudios do Evangelho todos os dias?

    ResponderExcluir
  19. Glória a Vós Senhor!
    Quantas vezes nas nossas vidas nos momentos de tribulações, dificuldades ou mesmo de dúvidas, Jesus fala conosco da mesma forma que nesta passagem e não reconhecemos quando Ele diz, sou Eu não tenha medo ?
    O segredo para escutar a voz de DEUS é se esforçar para estar em paz de espírito, ou seja é quando nos amamos e conseguimos amar o próximo sem distinguir de nada, é quando escolhemos andar nos caminhos do Senhor amando e perdoando, quando permanecemos no estado de graça, com a alegria do Cristão e sempre de bem com a vida, assim no discernimento sempre entenderemos e agiremos de acordo a vontade do Pai, reconhecendo que somos muito amados e não nos falta nada, reconhecendo que recebemos muito mais que precisamos. Jesus andando sobre as águas, nos mostra Sua Onipotência e Sua Onipresença que Ele tem o controle e o domínio de tudo, assim nos garante que independente da agitação dos ventos ao redor ou da tempestade do mar das nossas vidas, não devemos ter medo, precisamos confiar e viver sempre agradecidos, pois Cristo já venceu por nós, está Ressucitado no meio de nós,.

    ResponderExcluir
  20. Na verdade este Evangelho de São João, tem grande repercussão na minha vida atual, filho mais velho que Parte Para o Pai de 47anos eu e minha Esposa com problemas de Diabètes melittus 2 e Hipertensão arterial elevada, tem sido uma turbulência na minha vida de Pecador arrependido

    ResponderExcluir
  21. QUE ASSIM SEJA FEITO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS PAI! QUE SEJAMOS MANSOS HUMILDES DE CORAÇÃO 😍 💌

    ResponderExcluir
  22. Bom dia a todos e obrigada padre João Carlos pela meditação diária. Em oração por todos os pedidos feito aqui e pela minha mãe q segue internada mas bem melhor com a graça de Deus. Creio Senhor mas aumentai minha fé sempre amém



    ResponderExcluir
  23. Amém glória a vós senhor gratidão senhor por vencer as tempestade da minha que acantese na minha família us deciplos ficaram com medo dá tempestade más jesus disse não tenho medo sou eu gratidão por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos gratidão por tudo bom dia

    ResponderExcluir
  24. BOM DIA, VOLTO A INFORMAR QUE O TEXTO DO EVANGELHO CONTINUA DESCONFIGURADO E QUE ESSAS TARJAS EM AZUL PODEM SER A CAUSA DESSA MÁ FORMATAÇÃO.
    ESPERO TER CONTRIBUÍDO!!!
    PAZ E BEM A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  25. Que Deus continue abençoando a cada um de nós 💕 🙌

    ResponderExcluir
  26. Senhor dos exércitos, eu LHE agradeço pela vida de todos os diáconos. Todavia, me ajude seguir o caminho do discipulado, do serviço, da fidelidade, da evangelização, da fé, da oração e da caridade. Me ajude ser um cristão de boa fama, repleto do Espírito Santo e de sabedoria. Me ajude viver a minha vocação. Me ajude vencer o medo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  27. Vejo sempre que posso pelo Spotify! Deus abençoe você !!!!

    ResponderExcluir
  28. Padre João Carlos. Desejo receber todos os dias, a Meditação da palavra do Senhor. Meu número de cel é 81-988452927. Moro no Recife. Obrigada @

    ResponderExcluir
  29. Pe João Carlos, que homilia diferente que mexe conosco.
    Que bençãos é a forma de explicar sem fugir da leitura do evangelho.
    Muito gratificante de ouvi-lo, e enriquecer nossos conhecimentos.

    Sou de Guaratinguetá-SP, mas, estou morando em Cachoeira Paulista-SP, terra da Canção Nova.

    Um abraço fraterno para o Senhor.

    ResponderExcluir
  30. Sou Ricardo Wagner de Cachoeira Paulista-SP.
    rwccosta50@gmail.com
    11 95496 0700

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS