PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Estamos buscando benefícios ou buscando o Senhor?

Estamos buscando benefícios ou buscando o Senhor?

                                                            



24 de abril de 2023

  Segunda-feira da 3ª Semana da Páscoa. 



                               Evangelho                             

Jo 6,22-29

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.



                              Meditação                                 

Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna (Jo 6, 27)

É, Jesus tinha razão. Aquele povo estava atrás de coisas e não dele. Mesmo andando atrás dele, não o estavam buscando, mas buscando as coisas que ele poderia lhes dar.

No dia anterior, Jesus tinha alimentado uma grande multidão com pouquíssimos pães e peixes. Terminado o dia, aquele povo todo tinha ido embora. Mas, no dia seguinte, começou a chegar de novo atrás dele. Quando notaram que ele e os discípulos tinham ido para o outro lado do grande lago, eles pegaram barcos e foram atrás de Jesus. Quando o encontraram, Jesus disse logo: vocês vieram atrás de mim por causa do pão que vocês comeram ontem.

Essa palavra de Jesus, no evangelho de hoje, é muito atual. Aplica-se direitinho a nós e a muita gente. Quanta gente corre, hoje, atrás de coisas que Jesus pode dar! Que ele pode dar, pode. Que ele pode nos conceder graças, fazer milagres em nossa vida, claro que pode. Mas, que andemos atrás de Jesus unicamente movidos por esses interesses, é triste. O nosso interesse não pode estar unicamente nas coisas ou nas soluções materiais ou físicas para os nossos problemas. Continuamos, assim, a ser interesseiros e ingratos. Estamos interessados realmente em Jesus ou nas coisas que ele pode nos dar?

Jesus acolheu bem aquelas pessoas, mas as convidou para um nível mais alto de sua busca. ‘Vocês vieram atrás de mim por causa do pão que se acaba’. “Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna”. Uma palavra atual, não acha? Não falta gente correndo atrás de milagres e curas. Agora, perguntemos se estão se comprometendo com o evangelho do Senhor. Nada. E olha que, infelizmente, não faltam pregadores apregoando milagres em nome de Jesus, mas sem convidar seus fiéis a seguirem Jesus, a praticarem os seus mandamentos.

Jesus ressuscitado se apresentou a dois discípulos que estavam voltando para Emaús. Eles demoraram a reconhecê-lo. No meio das dificuldades, ficamos meio cegos, meio míopes. Jesus está vivo e ressuscitado e vive entre nós, nos comunicando a vida nova. Essa é a boa notícia, o evangelho. A conversão é a primeira resposta que damos ao receber o anúncio do evangelho. E passamos a viver em comunhão com Jesus, escutando-o em sua Palavra, reconhecendo-o na Eucaristia, guardando os seus mandamentos. E assim nos tornamos suas testemunhas, seus missionários. Com nosso testemunho e com o nosso anúncio, ajudamos outros a viverem ressuscitados com Cristo.


Guardando a mensagem

Essa palavra de Jesus - 'Esforcem-se pelo alimento que permanece' - pode também nos fazer um alerta, neste início de semana. Nossa correria de todo dia é, em primeiro lugar, pela busca de nossa sobrevivência. É claro, que essa é uma luta importante, um esforço louvável para ganhar o pão de cada dia. Mas, se esse pão que passa, que não é definitivo, merece tanto empenho, tanto esforço de nossa parte, quanto mais empenho e esforço não merece a busca pelo bem verdadeiro que nos alimenta para a vida eterna. Esse pão é a Palavra de Deus, é a Eucaristia… esse pão é o próprio Jesus. Ele nos disse uma vez: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, não terá mais fome”.

Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna (Jo 6, 27)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
igual àquele povo que estava te procurando por causa do pão material que comeu naquele encontro, por causa do milagre da multiplicação dos pães, nós também ficamos correndo atrás das coisas e daquilo que tu podes nos dar. Tua Palavra, hoje, nos ensina, que nosso maior esforço, nosso maior empenho, deve ser buscar-te como nosso Deus e Salvador; não estar interesseiramente atrás do que tu podes nos conceder na tua misericórdia, mas buscar a ti que és o verdadeiro pão dado para a vida do mundo, como disseste. Dá-nos a graça, Senhor, de buscar primeiro o Reino de Deus. Ilumina, Senhor, os nossos compromissos deste dia, com a luz de tua Palavra. Conforta-nos em nossas dores, ensina-nos a viver na fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Recomendo-lhe, hoje, um exercício de exame de consciência. É colocar-se diante de Deus e se perguntar, com honestidade: Nos meus muitos empenhos, correndo para ganhar o pão de cada dia, que tempo eu tenho reservado para a busca do pão que me sustenta para a vida eterna?

Comunicando

Hoje, 24 de abril, é comemoração mensal de N. Sra. Auxiliadora. Hoje é dia de Missa na capelinha da AMA, às 14 horas, com a comemoração dos aniversariantes do mês, Tudo transmitido pela Rádio Amanhecer. Às 20 horas, temos programa no Youtube, de olho na passagem do Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Daqui a 30 dias, estaremos em peregrinação no Santuário de N. Senhora Auxiliadora em Jaboatão, área metropolitana da capital pernambucana. Organize sua caravana. Adquira sua passagem na secretaria da Associação. De toda forma, mesmo de longe, você vai poder nos acompanhar pelo rádio e pelo canal do Youtube. 24 de maio - na casa da mãe.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Gratidão Padre João Carlos pelos ensinamentos, que Deus continue iluminando seus caminhos.🤲 Fica conosco Senhor é tarde e a noite já vêm.🤝🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Deus abençoe todos amém 🙏🙏🙏

      Excluir
  2. Bom dia Sr.padre. Obrigada por esse alimento pela manhã

    ResponderExcluir
  3. Saudações Padre João Carlos.
    Que Deus continue a abençoar e a iluminar seu caminho hoje sempre.
    Benjamim, Angola

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela medicação me faz muito bem

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos ,Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Maria José Albuquerque24/4/23 06:05

    Bom dia! Sua benção Padre João Carlos que bela evangelização ao inicio desta manha...um grandioso alimento para nosso espírito e vida.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por esse alimento, pela manhã

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos sua benção bela reflexão que Jesus te abençoe grandemente e continue evangelizando

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADO SENHOR PELO PÃO DE CADA DIA POR QUE Ó SENHOR E MEU PASTOR E NADA MIM FALTARA AMEM ALELUIA GLÓRIA A

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela excelente reflexão!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre Obrigada por nos alimentar com a palavra de Deus. Amém

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Aquela multidão acreditava que Jesus voltaria e faria os milagres que eles esperavam a hora que fosse, mesmo depois de Jesus ter mostrado que o segredo está em se alimentar do Pão da vida, que se transfigura depois de ser consagrado e apresentado e depois de agradecer ao Pai, no Pão vivo que desce do Céu, o Corpo eucarístico do Cristo, e este é o alimento que precisamos para a vida toda.
    Ainda completa, que aqueles que o Pai marcou com a marca da Promessa o selo do batismo, conhecido como a marca indelével, se esses escolherem ter parte com Ele, terão que se alimentar com o Pão do Céu para conquistar a vida eterna.
    Assim entendemos, que para a obra do Pai se realizar em nós, precisamos professar nossa fé em Jesus Cristo como nosso Salvador e permitir que o Espírito Santo nos faça discípulos do Plano Divino, ou seja não adianta procurarmos outra razão de felicidade da nossa vida, sem ser estar em comunhão com Jesus Cristo, só assim renovados dia a dia pela Palavra e pela Santíssima Eucaristia, remédio para o corpo e para alma, podemos como discípulos autênticos permanecermos saciados, desta forma cheios do Espírito Santo podemos transmitir a Boa Nova e conduzir a esperança renovada a todos,.

    ResponderExcluir
  13. Que o espírito santo abençoe nossa semana e que nossa mãe Maria nos cubra com seu manto sagrado. E nos de livramento amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos. Muito obrigada pela excelente reflexão vou repassar pq me fez muito bem, amém. Boa semana a todos🙌🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, muito linda a meditação de hoje, pelo pão nosso de cada dia, que Deus nos abençoe a mim e minha família, ao senhor Pe João Carlos e a todos nós 🙏🙌

    ResponderExcluir
  16. Obgdo meu Deus por mas um dia de vida ,e ao Pé João Carlos ,pela partilha .Deus nos ama.🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  17. Peço oração pela minha família ,em especial pelo meu esposo que gosta muito de bebidas e não dar a atenção nescessária para a família.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre. Palavras de reflexão belíssimas que nos ensina a buscar mais a Jesus como alimento espiritual.

    ResponderExcluir
  19. Jesus é o caminho a verdade e a vida quem seguir os passos de Jesus amando com toda força que tem no seu coração encontrará paz amor e fraternidade em sua vida.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, que assim seja. Amém

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Jesus por mais um dia que Deus 🙏🏻 nós abençoe sempre 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  22. Procuro seguir Jesus, obedecendo os mandamentos, mas fiquei pensando se estou sendo interesseira porque penso que vivendo assim, além de me sentir feliz penso em ganhar a vida eterna.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia a todos e obrigada padre João Carlos pela meditação diária. Sempre é bom refletir sobre essa parte de rezar sem interesses particulares, mas para q sejamos seguidores pela fé amém

    ResponderExcluir
  24. Anônimo 24/231:28 olá padre João carlos Boa tarde obrigada por essa bela catequese nem só de pão vivemos mas o pão que devemos pedir sempre senhor dê-me o pão que me sustenta para a vida eterna!

    ResponderExcluir
  25. Glória a vós senhor termos que courer atrais e de Jesus que e o alimento que nos leva a vida eterna gratidão por tudo meu Jesus gratidão padre João Carlos pôr tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos boa tarde

    ResponderExcluir
  26. Que Deus continue abençoando a cada um de nós 💕 🙌

    ResponderExcluir
  27. Glória a vos senhor, boa noite

    ResponderExcluir
  28. Deus da luz e da vida, eu LHE agradeço por todos os prodígios e sinais que foram feitos na vida do VOSSO povo. No entanto, me ensine viver cheio de graça e poder. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, da lei, da santificação, da fé e da sabedoria. Me ensine fugir do suborno, da blasfêmia e da mentira. Me ensine procurar o alimento que permanece até a vida eterna. Me ensine fazer boas obras. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Venham a mim.

   18 de julho de 2024.   Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e diss...

POSTAGENS MAIS VISTAS