PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 17º passo de nossa caminhada quaresmal é a abstinência de carne.

O 17º passo de nossa caminhada quaresmal é a abstinência de carne.




10 de março de 2023

Sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma  

17º dia da caminhada quaresmal

EVANGELHO


Mt 21,33-43.45-46

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

MEDITAÇÃO


Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho, eles vão respeitar’ (Mt 21, 37)

Olha só essa história de Jesus.... Um homem plantou uma vinha. Arrendou-a e viajou para longe. No tempo combinado, mandou buscar a renda. Os rendeiros negaram-se violentamente a pagar a renda.

Para entender essa história de Jesus, basta saber quem é a vinha. E quem seriam os agricultores covardes que se apossaram da vinha. Você tem uma ideia sobre quem é a vinha? A vinha, quem é? Vou lhe ajudar. Uma vinha é uma unidade de produção de vinho: a plantação da uva, a colheita e a fabricação do vinho, tudo feito na mesma fazenda. A vinha é uma imagem bíblica do povo de Deus. A vinha é o povo de Deus. No caso, o povo de Israel era a vinha. Foi Deus que plantou aquela vinha e a aparelhou de tudo para produzir um bom vinho. O vinho é uma coisa nobre, é uma representação dos frutos que o povo devia produzir.

Então, quem é a vinha? O povo de Deus. O povo com sua terra, sua organização, seu desenvolvimento. E de quem é a vinha? Claro, de Deus. Foi ele que a plantou e organizou tudo. Ele deixou um grupo de agricultores tomando conta, os rendeiros. E quem seriam esses agricultores? Pense aí... É só prestar bem atenção no começo da leitura, que a gente fica sabendo de quais agricultores Jesus estava falando. Deixa eu ler o comecinho do evangelho de hoje: “Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas”. Quem são os agricultores que ficaram como rendeiros, tomando conta da vinha? Isso, essa turma aí... os sumos sacerdotes, os mestres da lei, os anciãos... os líderes do povo, os seus governantes. Eles não são donos da vinha. Eles devem dar conta do seu trabalho e dos frutos que a vinha produzir, dar contas ao dono da vinha. E quem é o dono da vinha? Claro, Deus.

Mas, os agricultores da parábola maltrataram os empregados que o dono da vinha mandou para receber a renda. Bateram neles, expulsaram, até mataram alguns. E quando o dono da vinha resolveu enviar o seu filho único, o herdeiro, eles se combinaram para matá-lo. Os empregados enviados foram os profetas. E você já advinha quem foi o filho único que o dono da vinha mandou... quem foi? Claro, o próprio Jesus que está contando a história.


Guardando a mensagem

Por que será que essa palavra está chegando a você hoje? Aí eu já não sei. Mas que ela é uma palavra viva de Deus para você hoje, eu não tenho dúvida. Vou lhe dar uma sugestão. Você poderia pensar na sua vida. A sua vida é uma vinha que Deus plantou e dispôs muitas oportunidades para que ela produza muita coisa boa, um bom vinho. A sua vida é uma vinha. Você é o agricultor (a agricultora) que ficou tomando conta dela. Não vá pensar que a vinha é sua. Não é. Não vá negar a quota que é devida ao dono dela. Nem tratar os emissários dele com violência. E que quota você deve dar ao dono de sua vida? É bom você perguntar ao Espírito Santo de Deus que habita em você desde o batismo. Ele vai lhe dizer alguma coisa. Mas, eu já adianto: você precisa reconhecer claramente que a vinha é de Deus, que o que você consegue não é só fruto do seu suor. Você precisa agradecer mais, obedecer mais, partilhar mais.

Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’ (Mt 21, 37)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nesta tua história de hoje, a parábola dos vinhateiros, disseste que o dono da vinha mandou seu filho único para receber a parte do arrendamento. Sabemos que és tu que vieste. Tu és o filho unigênito que o Pai nos enviou. O que está na parábola foi o que te aconteceu: Eles te mataram e jogaram pra fora da vinha. Até hoje, nós tínhamos ficado com raiva daqueles agricultores violentos. Mas, agora está nos ocorrendo que os rendeiros somos nós também. Queremos, hoje, com a tua graça, reconhecer que é o Pai o dono da nossa vida e te acolher como o filho único enviado por ele, o herdeiro, o Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é sexta-feira, dia de abstinência de carne. A sugestão: vamos levar isso a sério. Nada de carne, hoje. Este pequeno sacrifício, durante a quaresma, é para nos unir ainda mais ao filho do dono da vinha, a quem o nosso pecado expulsou e levou à cruz numa sexta-feira. O 17º passo de nossa caminhada quaresmal é levar a sério a abstinência de carne nas sextas-feiras da quaresma. 

Comunicando

Segunda-feira que vem, teremos Encontro dos Ouvintes no Recife. A Santa Missa começa às 11 horas, na Igreja de Santo Antonio, no centro da cidade. 
Domingo 26 de março é dia de Passeio dos Ouvintes, saindo do Recife com destino a Bezerros. Informações pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

24 comentários:

  1. Bom dia oadre , Deus abençoe o senhor , peço que Deus abençoe e proteja minha família nós livrando todo o mal , peço proteção para mim e meus filhos Lucas leopolldo Aragao Rola e Gabriel aragao Rola e para mim mim ,saúde e muita coragem, amém

    ResponderExcluir
  2. Obgda, Padre João Carlos bença 📿🛐

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus nos proteja livrando de todo mal, que conseguimos concretizar a venda do apto, que foi de nossa mãe, para termos paz, e acabar o pesadelo.Que Deus abençoe sempre e senhor. Amém 🙏🙏 🙏

    ResponderExcluir
  4. Assim seja amém

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Nesta parábola dos vinhateiros, Jesus falando naquela época e hoje aos nossos corações, explica que DEUS mandava e continua mandando muitos profetas e enviados para orientar o povo, mas infelizmente não davam importância e os maltratavam, até enviar o Seu próprio Filho, assim representando Jesus Cristo, a Pedra Angular, mas mesmo assim o povo de cabeça dura não O aceitaram, pois seus corações estavam duros, só pensando na ganância, nas riquezas materiais, e infelizmente porventura fechados a Graça. Mas mesmo assim também hoje nos afirma, que por mais que enxergamos as coisas erradas neste mundo, situações adversas, quem deve fazer a justiça e até mesmo julgar é só DEUS, porque todos somos pecadores e imperfeitos, não podemos afirmar que se fosse um de nós naquela situação, com a falta do amor no coração, dominados pelas paixões mundanas, desacreditados, não faríamos igual ou pior a aquele irmão, ou aqueles irmãos ?
    Jesus ainda completa, citando A Pedra Angular, da mesma forma entendemos que por mais ruim que a pessoa seja, se estar arrependido e confessar pedindo perdão de seus erros e pecados, Jesus lhe dá uma vida nova, uma chance de converter seu caminho para produzir frutos novos, trabalhar para aumentar o Reino de DEUS e em tempo conquistar a salvação,.

    ResponderExcluir
  6. Sua benção padre ! muito grata a Deus e ao senhor por essa palavra 🙏🏽✨deus o abençoe sempre 🙏🏽✨

    ResponderExcluir
  7. Sua benção padre q o senhor te cubra de sabedoria e humildade. Amém Ângela cristina

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre e todos os irmãos em Cristo, saúde e paz a todos . Senhor atendei nossas necessidades, amém.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Boa.noite Senhor.Padre.e.todos que amam Cristo Nosso Senhor

      Excluir
  9. Bom Dia Padre sua benção! Que tenhamos um dia abençoado 🙌

    ResponderExcluir
  10. Obrigada mais uma vez padre João Carlos pela meditação diária. Que nós saibamos colocar Jesus no centro da nossa vida para seguirmos sempre seus ensinamentos amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre a sua
    benção para toda minha família e para meus netos que estão pequenos precisando caminhar contigo pq tem muitas injustiças !!! Peço aDeus que nunca desampare eles !! É que eles aprendam
    a ser fiel aos seus mandamentos!!!! 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Amém glória a vós senhor finalmente o proprietário enviou o seu filho pensando que a Eli Elis ião respeita gratidão por tudo que enviaste para nós minha bemçao padre João Carlos minha gratidão bom dia

    ResponderExcluir
  13. Anônimo 10 03//202310:40 obrigada senhor pocolocar na minha vida hoje nesta catequese que me fais entender que o dono da vinha é Deus, e que o filho unico que ele mandou o propio Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  14. 📿💚🍃💫💦Paz de Deus a todos meus amigos irmãos...São a minha família.
    VRA

    ResponderExcluir
  15. Olá padre João Carlos a sua benção que linda homilia. Gratidão

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos !
    Olha ouço todos os evangelhos do dia E tenho aprendido mto com o senhor mto obrigada por trazer tanta sabedoria e passar para todos que assite seus videos ..

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre Joãozinho sua benção

    ResponderExcluir
  18. Jesus, bom pastor.Sonda- me e cura - me.
    Quero renascer todos os dias.
    Oh glória!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos sua bença, minha gratidão por tudo que Deus continue te abençoando pelas mensagens de amor por nós

    ResponderExcluir
  20. Deus te dê sabedoria, pra trazer o bem pra TDS nós,suas homilias é uma bença fique com o amor de Maria

    ResponderExcluir
  21. Devemos viver esse evangelho. Amém!

    ResponderExcluir
  22. Gostaria muito de receber tuas meditações de todos os dia mas ñ estou conseguindo o que preciso fazer?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS